Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de Dissertação do Discente Pedro Paulo Abalada
Início do conteúdo da página

Defesa de Dissertação do Discente Pedro Paulo Abalada

Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 13h46 | Acessos: 989

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

 

D E F E S A   D E   D I S S E R T A Ç Ã O

 

 

COM O TÍTULO:

 

“O ECLIPSE DE SOBRAL DE 1919 A PARTIR DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA: UM DESVIO NO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PROBLEMATIZADORA”

Por

 

PEDRO PAULO ABALADA LINHARES FERREIRA

 

Resumo

 

No campo da educação em ciências, diversos são os estudos que expõem a relevância de serem estabelecidas no ensino discussões sobre a ciência e os seus processos de construção. Um dos possíveis caminhos indicados para realização de tal empreendimento se faz através da inclusão da História da Ciência nas aulas da educação básica. Inspirados nesse pensamento, a pesquisa desenvolvida, à luz da abordagem historiográfica da História Cultura da Ciência, analisa e discute o episódio histórico de observação do eclipse solar total de 1919, na cidade de Sobral, no Ceará. A investigação tem o intuito de construir subsídios capazes de promover respostas à seguinte pergunta de pesquisa: quais questões sobre a construção da ciência podem ser trabalhadas na educação em ciências de nível básico, a partir do estudo da participação de diferentes atores sociais na expedição do eclipse de Sobral de 1919? Buscando possíveis respostas para tal pergunta, estudamos fontes secundárias produzidas sobre o episódio e diferentes fontes primárias como, relatórios, cartas, notícias de jornal e fotografias, com vistas a estudar as práticas científicas em torno à observação de eclipses totais do Sol no início do século XX, através das lentes da História Cultura da Ciência. Os resultados apontam que a abordagem historiográfica adotada permite compreender o episódio como uma atividade complexa, que envolveu diferentes personagens, pertencentes a diferentes grupos sociais e portadores de diferentes saberes. Os resultados também indicam a participação de diferentes atores sociais brasileiros e brasileiras na prática da observação do eclipse total do Sol em 1919 em Sobral, alguns colocados em condição de invisibilidade, bem como apontou características e imposições desenvolvidas por aqueles que possibilitaram que a prática científica pudesse ocorrer. As questões sobre a ciência apontadas nos resultados do estudo histórico do episódio quando trabalhadas em aulas de ciências, encaminham para um ensino mais político e problematizador.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Andreia Guerra de Moraes, Orientadora

Cristiano Barbosa de Moura, CEFET/RJ

Heraclio Duarte Tavares, IFUSP/FAPESP

 

Local, Data e Horário:

Fim do conteúdo da página