Defesa de Proposta de Dissertação do Discente Marcelo Gonzaga Rodrigues
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à
D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O
COM O TÍTULO:
“CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE BAS C. VAN FRAASSEN AO ENSINO DE CIÊNCIAS”
Por
MARCELO GONZAGA RODRIGUES
Resumo
Para a realização dessa pesquisa, fez-se a revisão dos trabalhos de van Fraassen com intuito de correlacionar sua epistemologia no âmbito da filosofia da ciência com a abordagem de modelos no ensino de ciências. Ao mesmo tempo que se fez uma recapitulação da literatura acadêmica no ensino de ciências sobre os modelos e suas aplicações em sala de aula. Um ponto interessante encontrado nessa atividade de pesquisa é a existência de modelos concretos. Na revisão da literatura, observou-se uma falta de trabalhos relevantes que correlacionam as contribuições no tema das representações científicas feitas por van Fraassen na construção de modelos capazes de representar a realidade empírica. A correspondência do trabalho no ensino de ciências torna-se importante em virtude que os modelos, ao serem enxergados como artefatos que possibilitam a construção do conhecimento, apropriam-se de duas discussões realizadas por van Fraassen (2007): pragmática da explicação e isomorfismo estrutural. Portanto, o objetivo desse trabalho é correlacionar a epistemologia do autor como um fundamento em potencial para a abordagem de modelos em sala de aula sob uma perspectiva empirista construtiva. A discussão promovida por van Fraassen (2007) refuta a verdade como objetivo da ciência, contudo cria modelos a partir de um parâmetro objetivo cuja perspectiva científica é confiável. Van Fraassen (1987) elabora uma crítica em que distingue a natureza subjetiva e a natureza objetiva da ciência, e seu produto epistemológico fornece ao ensino de ciências uma base que serve para o planejamento de aulas empíricas sem tratar de demonstrações verdadeiras sobre a realidade. O presente trabalho compreende que a ciência não tem por objetivo a produção de uma verdade absoluta e universal, pois tal é de caráter religioso que envolve crença em um objeto transcendental a realidade humana (VAN FRAASSEN, 1987). Porém, o conhecimento científico produzido pela ciência não é pura imaginação individual onde vale qualquer ideia capaz de explicar um fenômeno. A ciência tem um embasamento na construção dos seus modelos explicativos para a realidade observável (VAN FRAASSEN, 2007).
Banca Examinadora composta pelos Doutores:
Juliana Machado, Orientador(a)
Marco Antonio Barbosa Braga (MEI), CEFET/RJ
Fábio André Sangiogo (MEP), UFPel
Local, Data e Horário:
- Plataforma Teams (Clique aqui para ingressar na sala da defesa)
- 18 de dezembro de 2020
- 10:00h
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