Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de Proposta de Dissertação do Discente Marcelo Gonzaga Rodrigues
Início do conteúdo da página

Defesa de Proposta de Dissertação do Discente Marcelo Gonzaga Rodrigues

Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 01h14 | Acessos: 820

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A D E P R O P O S T A D E D I S S E R T A Ç Ã O

 

COM O TÍTULO:

 

CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE BAS C. VAN FRAASSEN AO ENSINO DE CIÊNCIAS”

 

Por

 

MARCELO GONZAGA RODRIGUES

 

Resumo

 

Para a realização dessa pesquisa, fez-se a revisão dos trabalhos de van Fraassen com intuito de correlacionar sua epistemologia no âmbito da filosofia da ciência com a abordagem de modelos no ensino de ciências. Ao mesmo tempo que se fez uma recapitulação da literatura acadêmica no ensino de ciências sobre os modelos e suas aplicações em sala de aula. Um ponto interessante encontrado nessa atividade de pesquisa é a existência de modelos concretos. Na revisão da literatura, observou-se uma falta de trabalhos relevantes que correlacionam as contribuições no tema das representações científicas feitas por van Fraassen na construção de modelos capazes de representar a realidade empírica. A correspondência do trabalho no ensino de ciências torna-se importante em virtude que os modelos, ao serem enxergados como artefatos que possibilitam a construção do conhecimento, apropriam-se de duas discussões realizadas por van Fraassen (2007): pragmática da explicação e isomorfismo estrutural. Portanto, o objetivo desse trabalho é correlacionar a epistemologia do autor como um fundamento em potencial para a abordagem de modelos em sala de aula sob uma perspectiva empirista construtiva. A discussão promovida por van Fraassen (2007) refuta a verdade como objetivo da ciência, contudo cria modelos a partir de um parâmetro objetivo cuja perspectiva científica é confiável. Van Fraassen (1987) elabora uma crítica em que distingue a natureza subjetiva e a natureza objetiva da ciência, e seu produto epistemológico fornece ao ensino de ciências uma base que serve para o planejamento de aulas empíricas sem tratar de demonstrações verdadeiras sobre a realidade. O presente trabalho compreende que a ciência não tem por objetivo a produção de uma verdade absoluta e universal, pois tal é de caráter religioso que envolve crença em um objeto transcendental a realidade humana (VAN FRAASSEN, 1987). Porém, o conhecimento científico produzido pela ciência não é pura imaginação individual onde vale qualquer ideia capaz de explicar um fenômeno. A ciência tem um embasamento na construção dos seus modelos explicativos para a realidade observável (VAN FRAASSEN, 2007).

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Juliana Machado, Orientador(a)

Marco Antonio Barbosa Braga (MEI), CEFET/RJ 

Fábio André Sangiogo (MEP), UFPel

 

 

Local, Data e Horário:

Fim do conteúdo da página