Perspectivas Sociais em Ensino de Ciências

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 4

2020

1.   2020-Atual. Aprendizado Baseado em Projetos
Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é que uma equipe multidisciplinar trabalhe colaborativamente para identificar quais e como problemas recorrentes em um determinado ofício podem ser usados para gerar discussão e aprendizado tanto do conteúdo de disciplinas formativas, quanto dos processos e práticas de áreas como a Enfermagem e de Docência de Ciências Naturais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Raul dos Santos Neto - Coordenador / Júlio César Santos da Silva - Integrante / Wanderson Amaral da Silva - Integrante.
Membro: Raul dos Santos Neto.

2019

1.   2019-Atual. A PRATICA DE ENSINO E O ENSINO DA PRATICA: O ESTUDO SOBRE O PAPEL DA SUPERVISAO DE ESTAGIO E DA CODOCENCIA NA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS
Descrição: A formação prática dos professores tornou-se uma questão entre professores e pesquisadores da área de educação e ensino de ciências, na medida em que se discute uma ruptura com a racionalidade técnica. Nesse sentido, as discussões sobre o estágio supervisionado ganham destaque na agenda de pesquisa da área, especialmente sobre a relação universidade e escola. Devido ao lastro histórico, o modelo ainda predominante da formação inicial de professores é o das disciplinas teóricas sobre conhecimentos pedagógicos e específicos em detrimento do conhecimento prático-profissional. No entanto, os documentos legais atuais para a formação de professores bem como algumas políticas públicas recentes apontam para outra compreensão sobre a formação docente em que a escola é chamada a assumir maior protagonismo, assumindo a posição de coformadora. Essa mudança de perspectiva levanta novas questões sobre a relação universidade e escola e chama a atenção para a supervisão do estágio e para a figura do professor da educação básica no papel de supervisor do estágio. Assim, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é investigar o papel da supervisão de estágio no processo de iniciação à docência de futuros professores de ciências, considerando a codocência como modelo privilegiado para estruturar a coformação, e fundamentando-se na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. A pesquisa será realizada em etapas fundamentadas pelos domínios genéticos cuja parte empírica será desenvolvida em salas de aula de escolas de educação básicas parceiras do nosso grupo de pesquisa. Vamos utilizar a videogravação para o registro das aulas de codocência da supervisão do estágio, e os grafos para elaboração de redes de interação entre professor, estagiários e alunos nas práticas de codocência. Dessa forma, será possível organizar os dados dos registros dos vídeos de forma a construir eventos relacionados aos processos e aos significados atribuídos pelos sujeitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco dos Santos Ferreira da Silva - Coordenador / João Paulo Fernandes - Integrante / Clara F Pitanga - Integrante / Marcos Corrêa da Silva - Integrante / Karoline C. A. Sanches - Integrante / Carlos José Afonso Neto - Integrante / Gabriel Gomes dos Santos - Integrante / Pedro Forgane - Integrante / Olga Eliana Severino Dick - Integrante / Jussara Pereira da Silva - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
2.   2019-Atual. Os modos acoplados de aprender a ser professor e supervisor nas atividades do estagio supervisionado, do Pibid e da Residencia Pedagogica
Descrição: Pretendemos investigar, no seio das relações entre a escola de educação básica e a universidade (IES) no processo de formação simultânea do supervisor e do licenciando na escola. Nos interessa, especificamente, a relação entre supervisor, professor e estudantes, na atividade de estágio supervisionado, Pibid e Residência Pedagógica. Entendemos aqui, que a atividade de estágio não é somente uma atividade de formação inicial de professores direcionada aos licenciandos, mas também uma atividade de formação continuada de professores, na qual o supervisor desenvolve e reflete sobre suas próprias compreensões e práticas no diálogo colaborativo com os outros. Assim, o principal objetivo deste projeto é o de identificar o desenvolvimento da consciência do professor supervisor como formador de professor e do licenciando estagiário como professor nos diversos cenários: estágio supervisionado, Pibid e Residência Pedagógica. Pretendemos examinar esse processo de tomada de consciência por meio da investigação das interações e produtos (objetos) desenvolvidos nas e com as ações coordenadas durante as atividades dos licenciandos na escola de educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Glauco dos Santos Ferreira da Silva - Integrante / Francisco Cardoso Mendes - Integrante / Cristiano Rodrigues de Mattos - Coordenador / Luciani Tavares - Integrante / ANDRÉ MACHADO RODRIGUES - Integrante / Valeria Silva Dias - Integrante / Juliano Camillo - Integrante / Esdras Viggiano de Souza - Integrante / Leonardo Gonçalves Lago - Integrante / Walter Mendes Leopoldo - Integrante / Danila Farias Brito Ribeiro - Integrante.
Membro: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.

2018

1.   2018-Atual. Generos digitais em Livros Didaticos de Lingua Portguguesa: analise das edicoes 2016, 2017 e 2018 do PNLD
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral analisar quais gêneros digitais estão presentes nos LDs de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio aprovados no PNLD/ 2016, 2017, 2018 e de que forma estes gêneros são trabalhados, se enquanto objetos de ensino ou como meio para o ensino de outros objetos e se a transferência do suporte virtual para o impresso não compromete a compreensão da função sócio-comunicativa do gênero digital.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Elisabeth Gonçalves de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Membro: Elisabeth Goncalves de Souza.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
Data de processamento: 19/05/2021 13:20:15