Perspectivas Sociais em Ensino de Ciências

Total de produção bibliográfica


Número total de itens: 62

2020

1.   BARCELLOS, MARCILIA. Ciência não autoritária em tempos de pós-verdade. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 37, p. 1496-1525, issn: 1677-2334, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   DANNEMAN, R. ; SOUZA, E. G.. ACESSIBILIDADE COMO ESTRATÉGIA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO USO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFJF: UM ESTUDO DE. Em: Congresso Nacional de Educação, v. 1, p. 1, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FERNANDES, JOÃO PAULO; GOUVÊA, GUARACIRA. A perspectiva CTS e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: aproximações e distanciamentos. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. v. 9, p. 1-17, issn: 2238-8079, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FORGANE, P. ; SILVA, G. S. F. ; FERNANDES, J. P.. A Análise do Discurso e o Ensino de Física: um levantamento bibliográfico de 2002 à 2019. Em: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. 18, p. 1-8, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   FRANÇA, CLARISSA DE OLIVEIRA GARCIA ; BARCELLOS, MARCÍLIA ELIS. Tema gerador, investigação e abordagem temática: um panorama da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. 145974126, issn: 2525-3409, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   OLIVEIRA, J. A. ; SILVA, G. S. F. ; CATARINO, G. F. C.. A ATIVIDADE DE CONTROVÉRSIA EM SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA ATRAVÉS DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV E TEORIA DO DISCURSO DE BAKHTIN. Em: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. 18, p. 1-8, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   SANCHES, K. C. A. ; FERNANDES, J. P. ; SILVA, G. S. F.. CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA EXPERIENTE: UM ESTUDO DE CASO. Em: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. 18, p. 1-8, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SANTOS NETO, R. O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA: MITOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Em: Congresso Internacional de Educação Tecnológica CIET ENPED, v. 5, p. 1-11, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SANTOS NETO, R. O uso das tecnologias no ensino de Física. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso
10.   SANTOS, G. G. ; MELO, T. B. ; MATTOS, C. R. ; SILVA, G. S. F.. O USO DE GRAFOS PARA ANÁLISE DA CODOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PRÁTICA DE ENSINO FÍSICA. Em: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. XVIII, p. 1-8, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   SOUZA, E. G. O PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PAPEL DO GUIA E OS GÊNEROS DIGITAI?. Em: Congresso Nacional de Educação, v. 1, 2020.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2019

1.   Elisabeth Gonsalves de Souza. LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES(?) DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2018 ? GÊNERO BLOG. Em: VI Congresso Nacional de Educação, v. 1, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   FARROCO, C. P. ; FORGANE, P. ; MATTOS, C. R. ; SILVA, G. S. F.. A codocência expandida no contexto do estágio supervisionado em física. Em: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-8, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FARROCO, C. P. ; PITANGA, C. F. ; FERNANDES, J. P. ; SILVA, G. Co-teaching on science teacher education: first findings of a literature review. Em: GIREP-⁠ICPE-⁠EPEC-⁠MPTL 2019 CONFERENCE, 2019, Budapeste. GIREP-ICPE-EPEC-MPTL 2019 CONFERENCE Celebration of Eötvös Year 2019, Teaching-learning contemporary physics, from research to practice. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, p. 585-586, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FERNANDES, JOÃO PAULO; GOUVÊA, GUARACIRA. A perspetiva CTS e a formação docente na visão de professores da educação básica brasileira. REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA). v. 14, p. 41-69, issn: 1850-0013, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   FORGANE, P. ; FARROCO, C. P. ; SILVA, G. S. F.. A codocência no contexto do estágio supervisionado: uma proposta de análise. Em: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-8, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   GALAMBA, A. ; SILVA, G. S. F. ; RODRIGUES, A. M.. The reform of high-school education in Brazil: a Kafkian metamorphosis?. BRAZIL BUSINESS BRIEF: NEWS FROM THE BRAZILIAN CHAMBER OF COMMERCE IN GREAT BRITAIN, BRAZILIAN CHAMBER OF COMMERCE, p. 4-6, 25 jul. 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   GUERRA, E. C. M. ; FERNANDES, J. P.. Máquinas Térmicas e a primeira revolução industrial: os movimentos sociais como resultado de intervenções científicas. Em: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   GUERRA, E. C. M. ; FERNANDES, J. P.. MÁQUINAS TÉRMICAS E A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: OS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO RESULTADO DE INTERVENÇÕES CIENTÍFICAS. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
9.   INNOCENCIO, K. ; QUIOSSA, A. ; SOUZA. Elisabeth Gonçalves de. ACOLHIDA E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS GRADUAÇÕES DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Em: Liamara Scortegagna; Helena Rivelli ; Vítor Fonseca Figueiredo. (Org.). Casos de Gestão. 1ed.Juiz de Fora. : Editara UFJF/CAed/Fadepe. 2019.v. 1, p. 333-345.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MORAES, I. A. ; Elisabeth Gonsalves de Souza. POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UFJF EM QUESTÃO. Em: VI Congresso Nacional de Educação, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   PEREIRA, B. A. ; FERNANDES, J. P.. ARDUINO E ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA. Em: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   PEREIRA, B. A. ; FERNANDES, J. P.. ARDUINO E ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
13.   SANTAREM, E. D. V. ; SOUZA. Elisabeth Gonçalves de ; QUIOSSA, A.. n. 14 - POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA SEDUC/AM: OFERTA E ACESSO DOS PROFESSORES AOS CURSOS DE 40 HORAS. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. v. 13, p. 1-24, issn: 1981-1969, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   SANTOS NETO, R.; Lima, M. B. ; STRUCHINER, M.. Crenças de Autoeficácia Docente no Ensino de Física: Uma Análise sobre o Percurso de Formação Docente. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE. v. 12, p. 86-103, issn: 1983-7011, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   SANTOS NETO, R.; STRUCHINER, M.. Um Panorama Sobre a Integração do Conhecimento Tecnológico na Formação de Professores de Ciências. REVISTA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGÍA EDUCATIVA. v. 18, p. 219-231, issn: 1695-288X, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   SILVA, G. S. F.; MATTOS, C.. A análise da atividade de codocência na Prática de Ensino na formação inicial de professores de Física. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. v. 1, p. 1-21, issn: 2596-268X, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   SILVA, G; MATTOS, C. R.. Co-teaching and Physics teacher education: an analysis of a successful practice. Em: GIREP-⁠ICPE-⁠EPEC-⁠MPTL 2019 CONFERENCE, 2019, Budapeste. GIREP-ICPE-EPEC-MPTL 2019 CONFERENCE Celebration of Eötvös Year 2019 Teaching-learning contemporary physics, from research to practice. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, p. 579-580, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   SILVA, M. C. ; SILVA, G ; MARTINS, I.. Collaboration between university and school in the context of physics teacher education: the potential of co-teaching methodologies. Em: GIREP-ICPE-EPEC-MPTL 2019 CONFERENCE, 2019, Budapeste. GIREP-ICPE-EPEC-MPTL 2019 CONFERENCE Celebration of Eötvös Year 2019,Teaching-learning contemporary physics, from research to practice. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, p. 563-564, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   AFONSO NETO, C. J. ; BRAGA, M. A. B. ; SILVA, G. S. F.. A atuação de bolsistas de iniciação à docência nas aulas de física em uma controvérsia sobre aquecimento global. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Extraordin, p. 1-6, issn: 2323-0126, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   AFONSO NETO, C. J. ; BRAGA, M. A. B. ; SILVA, G. S. F.. A atuação de bolsitas de iniciação à docência nas aulas de física em uma controvérsia sobre aquecimento global. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
3.   ALVES, L. E. G. O. ; SOUZA, E. G. ; QUIOSSA, A.. O uso da biblioteca escolar: buscas para o letramento literário na modalidade CESEC. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. v. 6, p. 236-256, issn: 2317-6571, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FARROCO, C. P. ; SILVA, G. S. F.. VIDEOGRAVAÇÃO NA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O SOFTWARE DE ANÁLISE ELAN. Em: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. 17, p. 1-8, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   FARROCO, C. P. ; SILVA, G. S. F.. VIDEOGRAVAÇÃO NA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O SOFTWARE DE ANÁLISE ELAN. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
6.   FERNANDES, J. P.; GOUVÊA. A relação entre a universidade e a escola na promoção da abordagem de questões sociocientíficas no Ensino de Ciências: um estudo de caso. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional. v. Extraordin, p. 1-6, issn: 0121-3814, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   FERNANDES, J. P.; GOUVÊA. O processo de apropriação da perspetiva CTS no contexto da formação docente: um estudo de caso no contexto educacional brasileiro. Em: Seminário Ibero Americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade, 2018, Buenos Aires. Seminário Ibero Americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   FERNANDES, J. P.; GOUVÊA. A relação entre a universidade e a escola na promoção da abordagem de questões sociocientíficas no Ensino de Ciências: um estudo de caso. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
9.   FERNANDES, J. P.; GOUVÊA. O processo de apropriação da perspectiva CTS no contexto da formação docente: um estudo de caso no contexto educacional brasileiro. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
10.   FERNANDES, JOÃO PAULO; GOUVÊA, GUARACIRA. A perspectiva CTS e o desenvolvimento de propostas pedagógicas no contexto do ensino de ciências. ALEXANDRIA (UFSC). v. 11, p. 231-255, issn: 1982-5153, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   GOMES, M. F. T. ; SOUZA, E. G.. Letramento literário e ludicidade: contanto um conto a partir de um projeto de extensão. Em: Mauro Rocha Baptista. (Org.). Letramento e Ludicidade. 1ed.Barbacena. : EdUemg. 2018.v. 1, p. 35-47.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   GONÇALVES DE SOUZA, ELISABETH ; BARCELLOS, M. E. ; SILVA, G. S. F.. Inovação curricular no estágio supervisionado da licenciatura em Física: a proposta do CEFET/RJ campus Petrópolis. Em: VII Encontro Nacional das Licenciaturas/VI Seminário do PIBID/ I Seminário do Residência Pedagógica, v. 1, p. 1-12, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   Lima, M. B. ; SANTOS NETO, R. ; STRUCHINER, M.. Narrativa de Design sobre a Integração de Questões Sociocientíficas no Ensino de Genética: Desenvolvimento e Implementação do Modelo e-CRIA. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. v. 18, p. 609-640, issn: 1984-2686, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   MAGALHAES, C. ; QUIOSSA, A. ; SOUZA, E. G.. Polos de Educação in tegral: propostas, contribuições e desafios à implantação do projeto. Em: Eliane Borges de Medeiros;Laura Assis; Mônica Motta; Victor Fonseca Figueiredo. (Org.). Casos de Gestão. 1ed.Juiz de Fora. : Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018.v. 1, p. 347-359.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   MICHA, D. N. ; BARCELLOS, MARCÍLIA ELIS ; SILVA, G. S. F. ; SOUZA, E. G. ; CORREA, M. ; SILVA, E. T. ; GONCALVES, D. N.. O novo currículo do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ, Campus Petrópolis. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 35, p. 478-517, issn: 1677-2334, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   SANTOS, S. R. ; SOUZA, E. G. ; QUIOSSA, A.. CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PIBID PARA A EFETIVA INCORPORAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM OURO BRANCO - MG. Em: Encontro Nacional das Licenciaturas, v. 1, p. 1, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   SANTOS, S. R. ; SOUZA, E. G. ; QUIOSSA, A.. CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PIBID PARA A EFETIVA INCORPORAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM OURO BRANCO - MG. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
18.   SILVA, G. S. F.; PITANGA, C. F. ; KNEIPP, W.. O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência na formação de professores: algumas contribuições para um curso de licenciatura em física. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Extraordin, p. 1-6, issn: 2323-0126, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   SILVA, G. S. F.; PITANGA, C. F. ; KNEIPP, W.. O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência na formação de professores: algumas contribuições para um curso de licenciatura em física. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
20.   SILVA, G; MATTOS, C. R.. Expanded co-teaching activity in the context of physics teacher education. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
21.   SILVA, G. S. F. ; BARCELOS, M. E. ; SOUZA, E. ; SOUZA, E. G.. Mind the Gap Between Science, Teaching and Education. Em: Lynn A. Bryan; Kenneth Tobin. (Org.). Critical Issues and Bold Visions for Science Education. 1ed. : Brill. 2018.v. 63, p. 17-39.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   SILVA, M. C. ; MARTINS, I. ; SILVA, G. Codocência e estágio supervisionado: um processo horizontal de formação de professores de ciências. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
23.   SILVA, M. C.; MARTINS, I.. A Formação Intercultural de Professores de Ciências: entendendo alguns aspectos desse desafio. Em: V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2018, Niterói. Caderno de Resumos V Eneciencias, p. 1-127, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
24.   SILVA, M. C.; MARTINS, I.. A Formação Intercultural de Professores de Ciências: entendendo alguns aspectos desse desafio. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
25.   SILVA, M. C.; MARTINS, I. ; SILVA, G. S. F.. Codocência e estágio supervisionado: um processo horizontal de formação de professores. Em: VIII Congreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias para la Construcción de sociedades sustentables, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
26.   SILVA, M. C. ; SILVA, G. S. F. ; MARTINS, I.. Codocência e estágio supervisionado: um processo horizontal de formação de professores de ciências. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Extraordin, p. 1-6, issn: 2323-0126, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
27.   SOUZA. Elisabeth Gonçalves de. OS GENEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE COMPARATIVA DA COLEÇÃO ÁPIS NOS PNLD 2013 E 2016. Em: V Congresso Brasileiro de Educação, v. 1, p. 1-15, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
28.   SOUZA, E. G. OS GENEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE COMPARATIVA DA COLEÇÃO ÁPIS NOS PNLD 2013 E 2016. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
29.   SOUZA. Elisabeth Gonçalves de; BARCELOS, M. E. ; SILVA, G. S. F.. MAUÁ POR UMA PERSPECTIVA DIFERENTE: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM BASES FREIREANAS. Em: 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, v. 1, p. 1-15, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
30.   SOUZA, E. G.; BARCELLOS, M. E. ; SILVA, G. S. F.. MAUÁ POR UMA PERSPECTIVA DIFERENTE: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM BASES FREIREANAS. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
31.   SOUZA, E. G.; OLIVEIRA, A. L. (Org.) ; VALE, J. S. (Org.). Saberes e Fazeres. 1 ed. São João Del Rei: , 2018. v. 2, p. 100.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
32.   TOLEDO, S. W. Mesa redonda: Equidade e Surdez: a educação como agente de transformação social. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
33.   TOLEDO, S. W. Mesa redonda: 'Descriminalização do aborto em tempos de luta por equidade social: um debate necessário'. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
Data de processamento: 19/05/2021 13:20:15