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Seminários de Autoavaliação dos PPGSS

Last Updated: Tuesday, 25 October 2022 14:04 | Hits: 9337

Autoavaliação dos PPGSS

Desde 2018, a CAPES tem sistematizado a autoavaliação no âmbito dos programas de Pós- Graduação. A CAPES reconhece atualmente que a autoavaliação traz, como consequência aos programas, subsídios para o desenvolvimento de sistemas de qualidade. De acordo com o documento de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação, o processo de autoavaliação propicia a construção da identidade, heterogeneidade e envolvimento dos programas avaliados. Neste sentido, a avaliação é capaz de realizar ações e comportamentos que poderão induzir a ações reflexivas para a melhoria dos cursos. Cumpre destacar que esse processo é utilizado mundo afora, com exemplos como a Holanda, Finlândia e Reino Unido. Além disso, nesses países, uma das finalidades essenciais do processo autoavaliativo tem resultado no aperfeiçoamento do sistema, identificando potencialidades e fragilidades, e na melhoria dos próprios programas de Pós-Graduação.

Os cursos dos PPGSS possuem o compromisso com o desenvolvimento de ações de integração com a comunidade que o circunda, dentro de uma perspectiva de articulação entre ensino, pesquisa e extensão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Cefet/RJ.

Desde 2004, em articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem sido feita uma avaliação interna da Pós-Graduação. Ao mesmo tempo, os PPGSS também realizavam sua autoavaliação de modo ad hoc. A autoavaliação era centrada na medição e acompanhamento dos indicadores de produtividade da CAPES. A partir deles, ações eram tomadas para ajustar os programas visando à melhoria dos pontos fracos e fortalecimento dos pontos fortes.

Em 2020, os PPGSS passam a assumir um processo sistemático de autoavaliação. Neste processo, todo planejamento dos programas é centrado no perfil do egresso, desde o processo seletivo de discentes, até o acompanhamento dos mestres e doutores formados.

O processo de autoavaliação dos PPGSS não Cefet/RJ, considera como referenciais:
• as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
• as diretrizes de autoavaliação de Programas de Pós-Graduação feitas pela CAPES;
• as diretrizes de avaliação multidimensional da CAPES;
• os princípios de garantia de qualidade apresentados pela CAPES.

De modo geral, os PPGSS consideram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o norteador dos fundamentos dos cursos oferecidos, em consonância com as áreas de conhecimento associadas aos cursos e as boas práticas de garantia de qualidade. Nesta visão holística, busca-se convergir tais direcionamentos à luz das métricas multidimensionais e de autoavaliação. Algumas destas métricas são gerais e outras específicas para atendimento às áreas de conhecimento dos PPGSS.

Para mais informações acesse o Documento Geral de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 
Seminários 
 
A DIPPG em dezembro de 2021 começou a promover uma serie de seminários com os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cefet/RJ no intuito de promover a troca de conhecimento entre os programas.

No primeiro seminário realizado em 09/12/2021 os coordenadores dos PPGSS do Cefet/RJ apresentaram como foi o processo de autoavaliação do seu programa na última quadrienal (2017-2020). Nessa reunião foi criado um calendário de apresentações com os temas da autoavaliação da Capes.

Calendário 2022

Data Tema
10/02/2022 Produção de Conhecimento
24/03/2022 Ensino e aprendizagem
05/05/2022 Internacionalização/inserção 
09/06/2022 Convidado externo 
07/07/2022 Inovação e transferência de conhecimento
04/08/2022 Impacto e relevância para a sociedade

 

 

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