Docente do PPRER realiza viagens em missão no exterior para a Leuphana Universität (Alemanha) e o Centre for Transforming Sexuality and Gender (Reino Unido)
De 27 de abril a 01 de junho de 2022, a professora Flavia Meireles, docente do PPRER, coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Cefet/RJ e professora de dança da Coordenação de Artes do Maracanã realizará duas viagens consecutivas em missão de pesquisa no exterior.
A primeira delas é a continuação de interlocução com o prof.Dr. Christoph Brunner, do Instituto de pesquisa em Filosofia e Arte, na Leuphana Universität (Luneburg/Alemanha), com quem a professora colabora desde 2017 em diversos eventos e textos em co-autoria. Desta vez a dupla de pesquisadores encontra a artista indígena-mestiza tarascan, pós-doutoranda no Data&Society (NY/EUA) Tiara Roxanne, baseada em Berlim, para uma conversa a três intitulada “Colonial Anesthesia and the question of Solidarity” (Anestesia Colonial e a questão da solidariedade), no dia 4 de maio de 2022 em Lüneburg (Alemanha).
Em seguida, a professora Flavia Meireles viaja para Brighton (Reino Unido) como International Visiting Fellow do Centre for Transforming Sexuality and Gender (CTSG) da University of Brighton. O CTSG é um centro interdisciplinar que agrega artistas, ativistas e acadêmicos em torno das questões de sexualidade e gênero. Lá, a professora fará pesquisa a partir da obra de Glória Anzaldúa e María Lugones, terá interlocução com a comunidade acadêmico-artística-ativista local, além de apresentar trabalho sobre o Slam das Minas RJ. Haverá duas sessões abertas. A primeira no dia 13 de maio, um grupo de leitura intitulado "How not to tame a metholology/epistemology? Digging out metholodogies/epistemologies from Glória Anzaldúa and María Lugones" (Como não domar uma metodologia/epistemologia? Desenterrando metodologias/epistemologias a partir de Gloria Anzaldúa e Maria Lugones". A segunda sessão, dia 18 de maio, será a apresentação intitulada "Slam das Minas RJ: Dissident Slam poetry in Rio de Janeiro" (Slam das Minas RJ: slam dissidente no Rio de Janeiro). As infos completas do conteúdo das sessões estão disponíveis nos eflyers e no blog oficial do CTSG.
As duas viagens também têm como objetivo firmar parcerias institucionais entre o PPRER e as universidades envolvidas nos dois países, a fim de que haja intercâmbio docente e discente entre as instituições. Que os bons ventos soprem ao Sul para isso!
Para informações adicionais, clique em:
https://www.leuphana.de/institute/ipk/archipelago-lab/veranstaltungen.html
https://blogs.brighton.ac.uk/ctsg/
Redes Sociais