Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Teses e Qualificações > Defesa de Tese da Discente Tanushree Selokar
Início do conteúdo da página

Defesa de Tese da Discente Tanushree Selokar

Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 03h53 | Acessos: 217

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA & UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INSTRUMENTAÇÃO E ÓPTICA APLICADA

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Instrumentação e Óptica Aplicada tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A   D E TESE

 

COM O TÍTULO:

 

 

“Study of All-Fiber Sensors for Salinity and Temperature Simultaneous Measurement”

Por

 

Tanushree Selokar

 

Resumo

 

Sensores de fibra ótica têm sido usados em uma grande área de aplicações, que inclui variáveis de monitoramento como índice de refração, salinidade, deformação, curvatura, taxa de fluxo, vibração e temperatura. Neste trabalho, o dispositivo básico é uma estrutura de descasamento de diâmetro de núcleo (CDM) composta por pequenos arranjos simples de fibras monomodo e fibras multimodo e a estrutura em balão, que é feita de fibra monomodo curvada. Os sensores propostos são fáceis de fabricar, simples, econômicos e seguros para o meio ambiente.
Neste trabalho, sensores simples totalmente a fibra são desenvolvidos para medir salinidade e temperatura usando interferência multimodal, com aplicações como sensor de temperatura e de salinidade. Demonstramos quatro tipos de estruturas de CDM com o sensor em forma de balão para medição individual e simultânea de salinidade e temperatura. Medindo-se os espectros com a variação do comprimento de onda de cada sensor, pode-se obter a medição simultânea de temperatura e salinidade. Simulações das estruturas com CDM foram realizadas usando-se o software de propagação do feixe (BeamProp).
Entre todas as estruturas CDM, o sensor SM1SM2S de salinidade mostrou a melhor sensibilidade com um valor de 402 pm/%NaCl. Para as medições de temperatura, o sensor SM1SM1S apresentou a melhor sensibilidade entre todas as estruturas com um valor máximo de 377,62 pm/°C. Com a combinação da estrutura CDM e o balão para medições de salinidade, o sensor SM1SM1S com o balão mostrou a melhor sensibilidade entre todas as outras estruturas com um valor de 168pm/%NaCl. Para as medições de temperatura, a estrutura SM1M2S combinada à estrutura do balão apresentou uma grande sensibilidade com valor máximo de 735,6 pm/°C. Para a medição simultânea, o sensor com a estrutura SM1SM2S e o balão mostrou uma sensibilidade máxima de 2.86 dB/°C em 10% de NaCl.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Maria Thereza Miranda Rocco Giraldi, IME, Orientador
Hypolito José Kalinowski - UFF
Maria Aparecida G. Martinez - CEFET/RJ
João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa - UFPA
Cindy Stella Fernandes - UNIFESSPA

 

Local, data e horário:

  • 04 de novembro de 2021
  • 08h30m
Fim do conteúdo da página