Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ‘XIII Escola do CBPF’ está no ar
Início do conteúdo da página

‘XIII Escola do CBPF’ está no ar

Última atualização em Sábado, 01 de Maio de 2021, 01h51 | Acessos: 425

Acaba de entrar no ar a página da ‘XIII Escola do CBPF’, cuja programação e atividades fazem desse evento um dos mais importantes e aguardados da física no Brasil. Esta edição será realizada entre os dias 2 e 13 de agosto e é totalmente virtual devido à pandemia. Os cursos serão transmitidos online através de plataformas que permitem a interação entre os alunos e professores.


Cartaz da Escola - clique para ampliar
(Crédito: CBPF)

Na página do evento é possível encontrar os detalhes sobre os três módulos que serão oferecidos na Escola: Cursos, Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio (PROFCEM) e Física para Todos. Estão disponíveis a lista de cursos oferecidos, com as respectivas ementas, a bibliografia básica e os pré-requisitos. Também estão previstas palestras de divulgação científica abertas à todo o público.
Para este ano, “as expectativas do comitê são as melhores possíveis e que o número de participantes e alunos seja um novo recorde”, diz Roberto Sarthour, Coordenador da Escola. As inscrições para todos os módulos serão de 12/04 a 13/06.

Sessão de pôsteres de participantes da escola na edição 2019
(Crédito: JRicardo)


Formação e divulgação
Na primeira semana, como é tradição, é realizado o PROFCEM, voltado aos professores do Ensino Médio. Apresentando física em dimensão experimental, com ênfase em tópicos de Física Moderna, os docentes aprenderão a motivar seus estudantes com experimentos de baixo custo que podem ser realizados em salas de aula. A participação é gratuita, mas os interessados terão que realizar a inscrição. Certificados de participação serão concedidos aos professores que realizarem este módulo.
Também na primeira semana ocorre o ‘Física para todos’, de divulgação científica, gratuito e aberto para o grande público, mas será necessário fazer inscrição para ser avisado das atividades. Este ano contará também com uma visita guiada aos laboratórios do CBPF: “cada dia um tema específico será apresentado e discutido. Estas terão duração de duas horas com experimentos de física moderna, ao vivo e com a participação, via chat com o público”, apresenta Sarthour. Depois desta visita virtual, uma palestra mais profunda sobre o tema será apresentada e retransmitida através do nosso canal no YouTube.
A segunda semana será dedicada ao módulo ‘Cursos’, direcionado aos alunos do ensino superior de física, matemática, e áreas afins, do Brasil e do exterior. Serão onze aulas simultâneas, disponibilizados em três faixas horárias, tratando dos mais diversos temas relacionados à física, totalizando 33 cursos, alguns deles nunca oferecidos em edições anteriores.


Participantes na edição de 2019 da Escola do CBPF
(Crédito: JRicardo)


Novidade: área do aluno
Para criar um ambiente virtual completo para os participantes, a Escola neste ano terá um espaço exclusivo. As aulas dos Cursos e do módulo PROFCEM serão transmitidas através de webinários, permitindo a interação dos professores com os alunos e participantes.
Na área do usuário poderá ser feita a inscrição nos módulos, envio de comprovantes de pagamento da inscrição nos cursos e solicitações de certificados. É também nesta área que é feito o acesso às salas de aulas e a interação dos professores com os alunos e participantes.
A XIII Escola do CBPF conta com o apoio da Coordenação de Formação Científica (COEDU), do CBPF, e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica (FACC).

SERVIÇO
Evento: XIII Escola do CBPF
Quando: de 2 a 13 de agosto de 2021
Inscrições: 12/04 a 13/06
Onde: www.youtube.com/CBPFvideos
Página: escola.cbpf.br

 

Fonte: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/xiii-escola-do-cbpf-esta-no-ar

Fim do conteúdo da página