Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Palestra do Professor do PPGIO Dr. Alexandre Bergantini
Início do conteúdo da página

Palestra do Professor do PPGIO Dr. Alexandre Bergantini

Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2022, 20h07 | Acessos: 44

No dia 17 de maio de 2022 às 13:45,  o professor do PPGIO, Dr. Alexandre Bergantini, fará uma palestra no Workshop de Astroquímica Experimental do Observatório do Valongo/UFRJ - Em homenagem às contribuições da Professora Heloísa M. Boechat-Roberty. 


Título: Introdução a astroquímica experimental usando espécies químicas contendo a ligação N-O como estudo de caso

Resumo: A química interestelar do nitrogênio é consideravelmente menos compreendida do que a química de outros elementos comuns, como carbono e oxigênio. Embora o número de espécies químicas que contém átomos de nitrogênio já detectadas no meio interestelar seja relativamente grande, apenas seis espécies, de um total de aproximadamente 240, possuem uma ligação nitrogênio-oxigênio (N-O). Alguns modelos astrofísicos, bem como modelos do desenvolvimento da Terra primordial, sugerem que espécies N-O, como a hidroxilamina (NH2OH), são os potenciais precursores de aminoácidos prebióticos, e até mesmo de peptídeos. Tais espécies químicas são fundamentais no estudo da questão do surgimento da vida na Terra. Nesta apresentação iremos discutir os principais argumentos a favor da modelagem no estado sólido da astroquímica interestelar, bem como apresentar resultados de estudos recentes envolvendo a tentativa de compreender a falta de espécies químicas contendo a ligação N-O em ambientes astrofísicos, tais como em nuvens moleculares frias e em regiões de formação estelar.

 

Programação do evento: Programação do Evento
As inscrições do evento são feitas diretamente por email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



Fim do conteúdo da página