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Linhas de Pesquisa

Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 13h30 | Acessos: 223

A primeira linha “Teoria e Prática do Ensino de Filosofia” tem como intenção enfatizar a reflexão sobre o que é ser e como ser, atualmente, professor de filosofia. A ela estão ligados três projetos: “Ensino de Filosofia no Brasil: Histórias, Teorias e Métodos”, “Arte, Filosofia e Ensino” e “Produção e Avaliação de Material Didático no Ensino de Filosofia”. A segunda linha de pesquisa “História da Filosofia para o Ensino de Filosofia” busca permitir reflexões sobre diversos temas compreendendo que o aprofundamento teórico permite uma melhor atuação docente. A essa linha de pesquisa estão ligados dois projetos de pesquisa: “Pensar e Fazer Política Hoje” e “Metafísica: Problemas e Limites”. A linha de pesquisa “Questões Políticas, Sociais e Culturais no Ensino de Filosofia” permite lidar com o diálogo da filosofia com outras áreas de saber, assim como permite lidar com tais áreas. A realidade do docente na escola é bastante complexa, por isso é interessante compreender e poder lidar com múltiplas perspectivas de abordagem para entender e agir no ambiente escolar. À terceira linha estão vinculados os projetos de pesquisa: “Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo” e “Discurso de Sala de Aula e a Formação do Professor-Pesquisador”.

Cada estudante deve cursar ao menos uma disciplina de cada linha de pesquisa, em um total de oito disciplinas ao longo do curso. Esta obrigatoriedade tem a expectativa que o aluno passe pelos três eixos que orientam o curso: a prática docente, o diálogo com o contexto de nossas práticas e a história da filosofia.

 

DISCIPLINAS DE LINHA 1 – TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA

Descrição: Se Filosofia é uma atividade reflexiva, ensinar Filosofia também deve ser uma atividade reflexiva. Isto significa que o professor de Filosofia deve pesquisar tanto problemas clássicos para a Filosofia (e aspectos da História da Filosofia), quanto problemas relativos ao seu ensino. Dessa maneira, fica claro que o professor de Filosofia deve se dedicar tanto às questões do ensino, pois isso concerne à sua atividade profissional, quanto às questões próprias à história da Filosofia, pois isso lhe concerne enquanto Filósofo. No aprofundamento da formação de professores de Filosofia, é preciso incentivar a sólida formação nesses dois eixos: História da Filosofia e Ensino de Filosofia. Esta linha de pesquisa pretende, propor projetos educacionais e discutir tópicos concernentes à história do ensino de filosofia no Brasil e em outros países; concernentes à  presença da Filosofia nos diversos sistemas escolares nacionais; concernentes às abordagens teóricas, filosóficas e pedagógicas, sobre o ensino de filosofia e sobre a filosofia como disciplina escolar;  concernentes ao o  currículo em filosofia, às concepções sobre o ensino (por problemas, por conceitos, por temas e pela história da disciplina), seus objetivos, sua realização e estratégias didático-pedagógicas e de avaliação.

Projetos de pesquisa vinculados: Arte, Filosofia e Ensino (participam os professores: Luís César Fernandes de Oliveira e Eduardo Giglio Gatto); Ensino de Filosofia no Brasil – História, Teorias e Métodos (participam os professores: Edgar de Brito Lyra Netto, Felipe Gonçalves Pinto, Filipe Ceppas Carvalho e Faria, Marcelo Senna Guimarães, Renato Nogueira dos Santos Junior); Produção e Avaliação de Material Didático em Ensino de Filosofia (participam os professores: Taís Silva Pereira, Rafael Mello Barbosa, João André Fernandes da Silva e Roberto César Zarco Câmara).

- Antropogia e Ensino de Filosofia;
- Argumentação e Retórica;
- Filosofia da Arte;
- Filosofia da Arte e Ensino;
- Formação e Autoformação humanas;
- O Ensino de Filosofia na História da Filosofia;
- Produção de materiais didáticos;
- Recursos educacionais.

 

DISCIPLINAS DE LINHA 2 – QUESTÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS ENVOLVIDAS NO ENSINO DE FILOSOFIA

Descrição: O professor de Filosofia é um profissional que está inserido em um contexto político e social do qual ele não pode simplesmente desviar sua atenção sob pena de acabar se encontrando em sérias dificuldades de lidar com a reformulação do seu conhecimento, com o seu público/ auditório (sobretudo no caso do ensino secundário), com o currículo que se espera que ele ministre e com a instituição em que leciona. Não é incomum que tais profissionais acabem se isolando e sendo isolados da vida escolar, apesar de terem muito que contribuir para as relações éticas e políticas deste mesmo ambiente, além de ser-lhes inerente o diálogo direto com outras ciências. Esta linha de pesquisa pretende propor projetos educacionais e discutir questões concernentes à inserção do profissional de Filosofia na instituição escolar enquanto professor, pesquisador e agente político.

Projetos de pesquisa vinculados: Discurso de Sala de Aula e a Formação do Professor-Pesquisador (participam os professores: Talita de Oliveira, Maria Cristina Giorgi, Fabio Sampaio de Almeida e Maicon Jeferson da Costa Azevedo); Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo (participam os professores: Nara Maria Carlos de Saldanha e Antonio Maurício Castanheira das Neves).

- Discurso e Produção de Conhecimento: Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas;
- Estudos do Discurso II: Análises em Contextos Diversos;
- Introdução aos estudos do Discurso: Percursos e interseções;
- Narrativas orais e entrevistas na Pesquisa Qualitativa;
- Pensamento Político Contemporâneo Brasileiro;
- Pensamento Social Brasileiro;
- Produção Social do Conhecimento.

 

DISCIPLINAS DE LINHA 3 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Descrição: Se a Filosofia é a prática da atividade teórica, então o seu ensino envolve, por um lado (dos estudantes), aprender tal prática e, por outro lado (dos professores), não deixar de praticá-la. De outra maneira, ainda que seja possível fazer Filosofia sem ensinar Filosofia, não é possível ensinar Filosofia sem fazer Filosofia. Paulo Freire assinala que “não há ensino sem pesquisa” (Pedagogia da Autonomia, 1996, p.15); o professor deve ser igualmente um pesquisador. A reunião destes dois itens, ensino e pesquisa, que pode soar como índice de qualidade em algumas disciplinas, é absolutamente necessária em Filosofia, de tal maneira que o primeiro não seria sem o exercício do segundo. Além de expedientes didáticos e pedagógicos para que o professor possa conseguir levar para perto dos estudantes temas tão abstratos quantos os trabalhado pela Filosofia, para que ele possa pensar de maneira autônoma em métodos e instrumentos pedagógicos adequados para ensinar tal assunto a tal grupo, é preciso que o professor conheça em profundidade os assuntos a ensinar ou que seja capaz de neles se aprofundar suficientemente. O professor de Filosofia terá uma fala vazia caso não tenha ele mesmo refletido e experimentado as questões sobre as quais vai tratar, e nenhum recurso pedagógico poderá remediar esse afastamento. Esta linha de pesquisa pretende, em consideração com necessidades dos diversos níveis de ensino, produzir projetos educacionais e investigar questões fundamentais concernentes à História da Filosofia segundo diferentes temas: ontologia, epistemologia, lógica, ética, estética...

Projetos de pesquisa vinculados: Os desafios de pensar e fazer política hoje (participam os professores: Filipe Ceppas Carvalho e Faria, Renato Nogueira dos Santos Junior e Taís Silva Pereira); Metafísica: problemas e limites (participam os professores: Edgar de Brito Lyra Netto, Felipe Gonçalves Pinto, Eduardo Giglio Gatto, João André Fernandes da Silva, Rafael Mello Barbosa, Roberto Cesar Zarco Câmara e Thomaz Estrella Bettencourt).

- Estética;
- Ética;
- Filosofia Africana;
- Filosofia da Mente;
- Filosofia Política;
- Ontologia;
- Teoria do Conhecimento;
- Tópicos Especiais de Filosofia Antiga.

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