Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 17h33 | Acessos: 219

 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TERMOMECÂNICO DE UNIÕES SOLDADAS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Materiais

Descrição: Modelagem e análise experimental do processo de soldagem. Desenvolvimento de modelos constitutivos e procedimentos numéricos baseados no método de elementos finitos para prever o comportamento termomecânico de peças metálicas submetidas a ciclos térmicos de soldagem. Análise da influência das tensões residuais na integridade estrutural de juntas soldadas. Desenvolvimento de experimentos para validação dos modelos.

Docentes: Hector Reynaldo Meneses Costa, Jorge Carlos Ferreira Jorge, Luís Felipe Guimarães de Souza, Paulo Pedro Kenedi, Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, Ricardo Alexandre Amar de Aguiar.

 

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS E COMPONENTES BIOMECÂNICOS

Linha de Pesquisa: Estrutura e propriedades dos materiais

Descrição: Este projeto visa a pesquisa de novos materiais biomecânicos através de testes mecânicos e de sua caracterização microestrutural. Modelos analíticos e numéricos são desenvolvidos para prevenir a falha de componentes biomecânicos.

Docentes: Hector Reynaldo Meneses Costa, Paulo Pedro Kenedi.

 

ANÁLISE MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE METAIS E LIGAS

Linha de Pesquisa: Estrutura e propriedades dos materiais

Descrição: Correlação de propriedades mecânicas e evolução microestrutural aos modos de deformação ativados para os materiais metálicos ferrosos e não ferrosos e suas ligas em função do trabalho termomecânico aplicado.

Docentes: Hector Reynaldo Meneses Costa, Jorge Carlos Ferreira Jorge, Juan Manuel Pardal, Luís Felipe Guimarães de Souza, Sergio Souto Maior Tavares.

 

AVALIAÇÃO DE VIDA ÚTIL EM AÇOS PARA ALTA TEMPERATURA

Linha de Pesquisa: Estrutura e propriedades dos materiais

Descrição: Estudo através de avaliação microestrutural da vida útil de equipamentos que operem em altas temperaturas de aços da classe Cr-Mo. Estudo da evolução de tipos de carbetos formados ao longo do tempo de operação. Avaliação de Metodologias usando técnicas destrutivas e não destrutivas para avaliação de vida em caldeiras. Estudos das técnicas de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão em aços Cr-Mo e Cr-Mo-Si.

Docentes: Hector Reynaldo Meneses Costa, Jorge Carlos Ferreira Jorge, Luís Felipe Guimarães de Souza.

 

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE METAIS DE SOLDA DE AÇOS DE MÉDIA E ALTA RESISTÊNCIA

Linha de Pesquisa: Estrutura e propriedades dos materiais

Descrição: Análise qualitativa e quantitativa de constituintes microestruturais e fases desenvolvidas no metal de solda e na zona termicamente afetada por ação do ciclo térmico da soldagem, por meio de microscopia ótica e eletrônica de varredura. Correlação entre microestrutura e propriedades mecânicas.

Docentes: Hector Reynaldo Meneses Costa, Jorge Carlos Ferreira Jorge, Luís Felipe Guimarães de Souza.

 

DEPOSIÇÃO DE FILMES FINOS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Materiais

Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver conhecimentos práticos dos processos de deposição de filmes finos, caracterização dos filmes finos e de análise das microestruturas dos materiais. O domínio dessa técnica permitirá um grande salto ao nosso país no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico, pois a aplicação de filmes finos está presente em vários equipamentos de uso diário tais como: células solares, monitores de tela plana, isoladores de vidro, materiais de embalagem avançados, sensores, circuitos integrados, entre outros.

Docentes: Ana Lucia Ferreira de Barros, Silvio Romero de Barros.

 

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE ADESIVOS E JUNTAS COLADAS

Linha de Pesquisa: Estrutura e propriedades dos materiais

Descrição: Estudo sobre novos adesivos, bem como estudos das propriedades adesivas de materiais já existentes. São estudados adesivos estruturais de alto desempenho mecânico, assim como materiais funcionais como os chamados adesivos inteligentes. As propriedades térmicas dos adesivos são particularmente investigadas, assim como o comportamento de juntas coladas em função da temperatura.

Docentes: Doina Mariana Banea, Juliana Primo Basílio de Souza, Lívia Júlio Pacheco, Paulo Pedro Kenedi, Silvio Romero de Barros.

 

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS

Linha de Pesquisa: Estrutura e propriedades dos materiais

Descrição: tudo sobre novos materiais compósitos e aplicações de materiais já existentes. São estudadas novas matrizes poliméricas e cerâmicas, além de novos materiais de reforço que podem ser ligas, pós-metálicos ou fibras naturais e sintéticas. As pesquisas desenvolvidas incluem aplicações de compósitos como material de construção mecânica nas indústrias automotiva e aeronáutica, assim como o uso desses materiais em reparos na indústria naval e do petróleo.

Docentes: Doina Mariana Banea, Juliana Primo Basílio De Souza, Lívia Júlio Pacheco, Paulo Pedro Kenedi, Silvio Romero de Barros.

 

ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Materiais

Descrição do projeto: Este projeto tem como objetivo estimar via modelos analíticos e modelos numéricos, com a utilização do Método dos Elementos Finitos, a distribuição de tensões residuais em componentes mecânicos submetidos a plastificação parcial de sua seção transversal.

Docentes: Jorge Carlos Ferreira Jorge, Luís Felipe Guimarães de Souza, Paulo Pedro Kenedi, Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco.

 

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE MATERIAIS, DISPOSITIVOS E ESTRUTURAS INTELIGENTES

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Materiais

Descrição: Estudo do comportamento de materiais, dispositivos e estruturas com materiais inteligentes, como ligas com memória de forma, materiais eletro e magnetoreológicos e materiais piezoelétricos submetidos a carregamentos complexos. Análise do comportamento estático e dinâmico para aplicações nas mais diversas áreas. Uso combinado de materiais inteligentes visando o aperfeiçoamento de atuadores.

Docentes: Luciana Loureiro da Silva, Luis Felipe Guimarães de Souza, Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, Ricardo Alexandre Amar de Aguiar.

 

FRATURA E A FADIGA EM MATERIAIS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Materiais

Descrição do projeto: Neste projeto conceitos de mecânica da fratura e de fadiga são aplicados sob diversos aspectos. Além da abordagem experimental, são desenvolvidos modelos analíticos e numéricos que procuram estimar a vida remanescente de equipamentos.

Docentes: Jorge Carlos Ferreira Jorge, Luís Felipe Guimarães de Souza, Paulo Pedro Kenedi, Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, Silvio Romero de Barros.

 

MODELAGEM DE ESTRUTURAS COMPÓSITAS E JUNTAS COLADAS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Materiais

Descrição: Estudo do comportamento termomecânico de estruturas compósitas e juntas coladas através de modelos numéricos e analíticos. Critérios tradicionais, como os critérios de Tsai- Hill e Tsai-Wu, são aplicados ao estudo da falha em materiais compósitos laminados. Modelos de zona coesiva são desenvolvidos e aplicados ao estudo do dano em juntas coladas. Programas comerciais de elementos finitos, como ANSYS e ABAQUS, são utilizados nessas pesquisas, assim como o desenvolvimento de programação em programas livres.

Docentes: Ana Lucia Ferreira de Barros, Doina Mariana Banea, Lívia Júlio Pacheco, Juliana Primo Basílio de Souza, Paulo Pedro Kenedi, Silvio Romero de Barros.

 

REVESTIMENTOS RESISTENTES AO DESGASTE E A CORROSÂO

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Materiais

Descrição: Neste projeto são estudadas as características mecânicas e microestruturais de revestimentos metálicos, polímeros e cerâmicos submetidos ao desgaste e a corrosão. Através da avaliação e da correlação entre microestrutura e propriedades mecânicas, envolvendo os metais de base e de solda que resultam de diferentes processos de soldagem e de aspersão térmica, objetiva-se um melhor entendimento das propriedades resultantes e o aperfeiçoamento das técnicas para aumentar a resistência destas ligas.

Docentes: Ana Lucia Ferreira de Barros, Hector Reynaldo Meneses Costa, Juan Manuel Pardal, Ricardo Alexandre Amar de Aguiar, Sergio Souto Maior Tavares.

 

SOLDABILIDADE DE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Materiais

Descrição: Neste projeto são estudadas as características mecânicas e microestruturais de aços de alta resistência mecânica submetidos a ciclos térmicos decorrentes de processos soldagem. Através da avaliação e da correlação entre microestrutura e propriedades mecânicas, envolvendo os metais de base e de solda que resultam de diferentes processos, objetiva-se um melhor entendimento das propriedades resultantes e o aperfeiçoamento das técnicas e dos aços para aplicações de alta resistência considerando situações de: fabricação, construção e montagem e soldagem de reparo.

Docentes: Jorge Carlos Ferreira Jorge, Juan Manuel Pardal, Luís Felipe Guimarães de Souza.

 

Fim do conteúdo da página