Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 12h56 | Acessos: 133

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL) iniciou suas atividades em 2009 e está estruturado em uma única área de concentração denominada de Sistemas Eletrônicos Industriais. Possuindo uma proposta moderna e alinhada com as demandas tecnológicas e científicas da sociedade, em especial da Cidade do Rio de Janeiro. O PPEEL possui 5 laboratórios nos quais são desenvolvidos 14 projetos de pesquisa de grupos de docentes e discentes envolvendo também diferentes colaborações e parcerias nacionais e internacionais. Os docentes do PPEEL estão associados a 16 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e credenciados pelo CEFET/RJ. As diferentes agências de fomento, a saber, CAPES, CNPq, FAPERJ e FINEP, têm apoiado as atividades de pesquisa dos docentes e discentes nos últimos anos, seja por meio da aprovação de propostas de projeto e/ou pela concessão de bolsas de estudo. As atividades desenvolvidas pelo PPEEL estão agrupadas em duas linhas de pesquisa:

1. Instrumentação e Controle:
As atividades desta Linha envolvem o desenvolvimento de pesquisa básica e avançada nas áreas de Sistemas de Controle, Automação Industrial, Automação de Processos e Instrumentação Científica Aplicada. O objetivo geral é estudar soluções para problemas tecnológicos e científicos da indústria pela investigação, análise e proposição de novas metodologias de controle e técnicas de instrumentação eletrônica.

2. Processamento e Transmissão de Sinais:
Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de sistemas e técnicas aplicadas de processamento de sinais baseado em inteligência computacional. O objetivo principal das investigações científicas desta linha de pesquisa é atuar na solução de diferentes problemas de natureza multidisciplinar encontrados na indústria e na sociedade, envolvendo principalmente, reconhecimento de padrões complexos, sistemas de apoio à decisão, tratamento e extração de informações relevantes de sinais provenientes de variados domínios (em tempo real ou não).

Fim do conteúdo da página