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Contribuição com o Ensino Básico / Graduação

Última atualização em Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 15h03 | Acessos: 353

Os docentes permanentes do PPEEL possuem uma forte integração com a graduação, uma vez que todos fazem parte do corpo docente dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Controle e Automação, no campus sede e nos demais campi. Esta integração se desenvolve através de quatro eixos principais: (i) participação dos docentes nos colegiados de graduação; (ii) participação dos docentes em comissões e conselhos de ensino; (iii) participação dos docentes nos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs); (iv) orientação de projetos de fim de curso de graduação e (v) orientação de alunos de iniciação científica (tanto de graduação quanto de ensino médio). Através da participação na graduação, os docentes do programa, em contato constante com o estado da arte de suas áreas de pesquisa, contribuem quanto à proposta pedagógica do curso, em especial no que se refere ao provimento de conteúdos de forma dinâmica e coerente com o progresso tecnológico e científico mundial. A participação destes docentes em comissões e conselhos institucionais reflete também o compromisso deste colegiado com a instituição como um todo, nos seus diferentes níveis e papéis de atuação, numa atitude ativa de fortalecimento de uma identidade institucional moderna e compromissada com a pesquisa e com o desenvolvimento tecnológico.
O desenvolvimento de projetos finais de curso, os quais são normalmente baseados em tópicos relacionados às linhas de pesquisa dos docentes orientadores, contribuem para a formação de engenheiros de formação sólida, hábeis na solução de problemas complexos e atuais e como agentes ativos da construção do próprio conhecimento. A iniciação científica, por outro lado, além de contribuir para uma maior motivação e amadurecimento dos alunos em seus cursos de graduação, atua como um importante instrumento complementar de aprendizado. Através deste recurso, o aluno realiza seus primeiros passos na investigação científica de fenômenos e problemas, sendo motivado e preparado para ser um futuro aluno de programas de pós-graduação. A profa. Aline Gesualdi é coordenadora do Ramo Estudantil do IEEE do CEFET/RJ desde 2016. O grupo do ramo estudantil é formado pelos alunos de graduação dos cursos de engenharia do CEFET/RJ que desenvolvem projetos tecnológicos e participam de competições estudantis no Brasil e no mundo. Em 2017, a sala de projetos do Ramo foi reformulada com recursos do Departamento de Educação Superior (DEPES) do CEFET/RJ, sob a coordenação da profa. Aline. Em 2017 e 2018, pelo menos 15 alunos de graduação e 3 do segmento de Ensino Médio foram orientados pelos docentes do PPEEL.
Em 2018, o docente Rodrigo Peres ministrou um curso de extensão de 8 horas pra alunos de graduação, intitulado "Introdução à Inteligência Computacional".

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