Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

Acessos: 1999

SISTEMAS PRODUTIVOS

Agronegócio e Hábitos de Consumo: Desenvolver estudos sobre os sistemas de agronegócio e os sistemas de ensino e educação agroalimentar, propondo tecnologias de produção, canais de distribuição, estudos financeiros, bem como avaliando as tendências em termos de comportamento de consumo e alimentação.

Competitividade e sistemas produtivos: Pensar nas organizações em suas múltiplas dimensões, estudando a qualidade de vida do trabalhador, os estudos de análise financeira, de viabilidade mercadológica e inovação, bem como os estudos de gestão aplicados aos arranjos/redes.

Promoção e Difusão do Pensamento Sustentável: Entender a importância dos mercados de consumo, das políticas públicas e das organizações frente aos desafios impostos pela crise ecológica vigente. O projeto tem uma perspectiva interdisciplinar na busca do entendimento das transformações socioambientais inerentes a esta transição, contemplando questões relacionadas aos modelos econômicos, o pensamento do ciclo de vida, as inovações ambientais e sociais, e a educação tecnológica ambiental.

 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Cidades e Territórios: Contribuir para o desenvolvimento de estudos que promovam o desenvolvimento e contribuam para a redução de assimetrias urbanas, pensando as cidades e territórios como espaços de bem viver com adequados sistemas públicos de serviços. Espera-se o desenvolvimento de projetos inter e multidisciplinares que envolvam múltiplos olhares e aplicações, tais como conhecimentos de engenharia, educação, transporte, meio ambiente, saúde, gestão, negócios, economia da energia, bem como outras áreas de conhecimento.
 
Empreendedorismo e Tecnologias Sociais: O projeto Empreendedorismo e Tecnologias Sociais busca fomentar projetos de extensão e/ou de pesquisa que contribuam para a implementação de práticas mais sustentáveis e empreendedoras, valorizando o protagonismo de atores sociais. Explora temas ligados a temática da sustentabilidade, gênero, desenvolvimento de tecnologias, economia solidária, inteligência empreendedora e a economia de inovação.
 
Qualidade de vida, serviços e tecnologias: Contribuir para o aprimoramento das organizações que prestem serviços públicos com o objetivo de propor melhorias nos sistemas de prevenção, cuidado e gestão, incluindo a gestão de fluxos de materiais e informações, bem como o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para a otimização de resultados.
Fim do conteúdo da página