Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de Dissertação da discente Camila Machado Brandão Santos
Início do conteúdo da página

Defesa de Dissertação da discente Camila Machado Brandão Santos

Acessos: 290

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA 
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SISTEMAS PRODUTIVOS 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos  tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A   D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

 

“AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIAIS E PERCEPÇÃO DOS RISCOS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO USANDO A METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA SOCIAL NO CONTEXTO DO COVID-19”

Por

 

Camila Machado Brandão Santos

 

Resumo

 

Avaliação Dos Impactos Sociais e Percepção dos Riscos Sociais na Educação Usando A Metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida Social no Contexto do Covid-19 No contexto das Emergências de Saúde Pública Internacional, como a do Covid19, evidenciam-se questões que afetam o desenvolvimento sustentável e demandam abordagem teórica e metodológica capazes de tratar, integradamente, das questões sociais, ambientais, econômicas, na perspectiva de impactos e de percepção de riscos. A literatura indica que a técnica de Avaliação de Ciclo de Vida é um campo de pesquisa em franco desenvolvimento para o tratamento das questões contemporâneas associadas à perspectiva do desenvolvimento sustentável. As diversas atividades humanas, as políticas públicas e a gestão das organizações demandam novas informações e parâmetros para enfrentar e superar a crise decorrente da pandemia atual. Neste trabalho, toma-se a educação superior, especificamente as aulas remotas emergenciais, como objeto de pesquisa, adotando-se a técnica Avaliação do Ciclo de Vida Social (ACVS). A ferramenta trabalha a complexidade da escolha de indicadores sociais relevantes, e dos impactos negativos e positivos robustos para análise de inventário social relativo às práticas educacionais em uma instituição pública de ensino superior. Os resultados obtidos se desdobram em duas linhas de contribuição científica: mais informações sobre riscos e impactos de uma atividade importante para a sociedade e que demanda orientações seguras no campo da gestão orientada a sustentabilidade e, subsídios para o uso da ACVS no ambiente da educação.

Palavras-chave: Covid-19, Avaliação Do Ciclo de Vida Social, Educação Emergencial Remota, Indicadores Sociais, Sustentabilidade.

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Leydervan de Souza Xavier (CEFET/RJ) (Orientador)
Debora Omena Futuro (UFF)
Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas (UFF)
Cristina Gomes de Souza (CEFET/RJ)
Marta Lucia Azevedo Ferreira (CEFET/RJ)
André Teixeira Pontes (UFF) (Suplente)
José André Villas Boas Mello (CEFET/RJ) (Suplente)

 

Local, data e horário:

 

    • Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
    • 10 de março de 2022
    • 14h

Fim do conteúdo da página