Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Contribuição com o Ensino Básico / Graduação
Início do conteúdo da página

Contribuição com o Ensino Básico / Graduação

Acessos: 775

A natureza do vínculo de parte dos docentes do Programa é o ponto de partida da interação com a educação básica, uma vez que os docentes Julio Cesar Santos, Marta Ferreira, Alba Rodrigues, Bauer Bernardes e Cristiane Magalhães atuam também no ensino médio-técnico. Além de ministrarem aulas na educação básica, também têm orientado ativamente projetos de iniciação científica e de extensão com oferta de bolsas. Esse envolvimento, além de contribuir para a formação dos alunos, também permite que eles possam interagir com discentes da graduação e pós-graduação, promovendo a verticalização do ensino e despertando o seu espírito investigativo.
O Programa também interage com alunos do técnico de Informática que, através de estágio interno, tem auxiliado em tarefas de suporte ao periódico Revista Produção e Desenvolvimento.
Ações de interações com instituições públicas de ensino fundamental e médio do município Nova Iguaçu e redondezas tem sido estimuladas. Estas ações já ocorrem em diversos trabalhos de conclusão de cursos e artigos científicos com este viés. Destacam-se os últimos artigos científicos publicados na temática:
- GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA DE ENSINO E INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE. (2182-1372) DA INVESTIGAÇÃO ÀS PRÁTICAS
- APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO TÉCNICO DO CEFET/RJ: O CASO DO LABORATÓRIO DE EMPRESA. XV Congresso Nacional de Excelência em Gestão
- Mapas Mentais e as Mensagens Transmitidas Através de Séries Animadas. Congresso de Estudos da Infância.
- CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A HIPODERMÓCLISE. 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem
- CONHECIMENTO DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS ACERCA DA CONSERVAÇÃO DA INSULINA. (0103-4499) SAÚDE (SANTA MARIA)

Muitos dos artigos  e trabalhos desenvolvidos tem ligação com a educação básica, uma vez que se tratam de produtos que podem ser utilizados para fortalecer o aprendizado dos conteúdos abordados e, ao mesmo tempo têm ligação por serem resultados de pesquisa realizada neste nível de ensino ou terem co-autores deste.

Além destas ações se destaca a participação ativa dos discentes do Mestrado que foram palestrantes na Semana de Enfermagem e as do projeto "Expedição insulina" desenvolvido no âmbito do ensino técnico de Enfermagem e que visa contribuir com a disseminação do conhecimento acerca da conservação e utilização da insulina em indivíduos diabéticos insulino-dependente. Teve participação de do Professor Júlio César Santos da Silva, docente permanente do Programa, da Professora Marcela dos Santos Ferreira do curso técnico de Enfermagem, como coordenadora, e dos estudantes Ana Beatriz Oliveira, Lorena Fortuna da Silva e Sávio Dias de Paula Mello.

Na Graduação os discentes do Programa atuam no Estágio  Supervisionado e atividades conjuntas de pesquisa e extensão.

Fim do conteúdo da página