Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Teses e Dissertações
Início do conteúdo da página

Teses e Dissertações

Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 14h01 | Acessos: 765

Dissertações

2018

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DO DISCURSO DE PROFESSORES EGRESSOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL
Abigail Vital de Goes Monteiro. 2018. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

A TECNOLOGIA NA ABORDAGEM CTS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA EM DOIS PERIÓDICOS INTERNACIONAIS DE ESTUDOS DE C&T E BRASILEIROS NA ÁREA DE ENSINO
Bruno Stefoni Böck. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?
Paulo Roberto Castor Maciel. 2018. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tereza Fachada Levy Cardoso.

 

2017

INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO
Mylena Guedes Passeri. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Dr. Marcelo Borges Rocha.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadora: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

A CONTRIBUIÇÃO DE JOSÉ ANTONIO ACEVEDO-DÍAZ PARA O CTS BRASILEIRO
Bárbara de Azevedo Bittencourt. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

PROBLEMATIZANDO O PAPEL DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO ENSINO DE FÍSICA
Julliana Miguel Bomfim. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Prof. Dr. José Claudio de Oliveira Reis.

CTS NA IBERO-AMÉRICA E ENSINO CTS NO BRASIL: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NUMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Thiago Brañas de Melo. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

VEIAS ABERTAS: O ESTUDO DO CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Catalina Ávila. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra.

UMA VISÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO NO BRASIL COMO RESPOSTA ÀS DEMANDAS DA CIBERCULTURA
Roni Costa Ferreira. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sérgio Eduardo Silva Duarte.

ANÁLISE DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA REFERENTES À BIOLOGIA ANIMAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Pedro Henrique Ribeiro de Souza. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, CULTURA E SOCIEDADE EM LARANJA MECÂNICA: UM CAMINHO PARA PROBLEMATIZAR A CIÊNCIA A PARTIR DO CINEMA
Bruno Jorge Barboza da Silva. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

LINHA DO TEMPO VIRTUAL IMAGÉTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Luciana Fiuza de Castro. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

PERFIL DOS ESTUDOS CTS NO BRASIL A PARTIR DAS TESES PUBLICADAS NAS ÁREAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO
Carlos Eduardo Rosas de Toledo. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

A BIOLOGIA CELULAR EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Carlos Alberto Andrade Monerat. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

A CONSTRUÇÃO DE MODELOS NO ENSINO DE FÍSICA: DA REALIDADE À CONCEITUALIZAÇÃO
Juliana Machado. 2017. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antônio Barbosa Braga.

O USO DE INTERNET E LIVRO DIDÁTICO NOS ESTUDOS NO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA
Jacqueliny Souza Reis. 2017. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadores: Marco Antonio Barbosa Braga e Alessandro Farage Figueiredo.

 

2016

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRÁFICOS DE CINEMÁTICA COM USO DE VIDEOANÁLISE MEDIADO POR UMA METODOLOGIA.
Júlio Cesar Gallio da Silva. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Daniel Guilherme Gomes Sasaki.

A REPRESENTAÇÃO DA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA NO ENSINO CTS BRASILEIRO.
Daratilde Batista Santana. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

A ANÁLISE DE DILEMAS MORAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: DAS ORDENS DE COMTE-SPONVILLE AO ENSINO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE.
Fernanda Costa da Cruz de Pontes. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino. 

O TEMA CTS DA INDÚSTRIA DA GUERRA USANDO A TÉCNICA DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA NO ENSINO MÉDIO.
Cristiano da Silva Vidal. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS SURDOS: ANÁLISE DA LINGUAGEM NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Vinícius Balbino Paiva. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Sheila Cristina Ribeiro Rego.

A UTILIZAÇÃO DA CONTROVÉRSIA MENDELIANO-BIOMETRICISTA NA QUESTÃO DA HEREDITARIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: UM CAMINHO PARA SE TRABALHAR A HEREDITARIEDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA?
Mary Anne Marques da Silva. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes .

CURSO DE ELETROMAGNETISMO PARA O ENSINO MÉDIO.
Rodrigo Caetano. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso.

HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MUSEU E INTERNET: CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO DE PARCERIA PARA O ENSINO DE FÍSICA.
Suelen Aparecida Bonoto Alves de Assis. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

BOHR E O PRINCÍPIO DA COMPLEMENTARIDADE: SUBSÍDIOS PARA MATERIAIS EDUCACIONAIS NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA.
Weiller Vilela Rodrigues. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

Contribuições de Feyerabend ao ensino de ciências: seu anarquismo epistemológico, pluralismo cultural e uma proposta didática sobre a discussão entre Galileu e os aristotélicos.
Lincoln de Almeida Motta Filho. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Cláudio Reis.

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Barbara Doukay Campanini. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha .

 

2015

LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL: QUE VISÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA ESTÃO SENDO TRANSMITIDAS?
Kaíza Martins Porto de Hollanda Cavalcant. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E ARTE E SUA RELEVÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO FÍSICO DE COR.
Nathaly Barboza de Brito. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Cláudio de Oliveira Reis.

NATUREZA DA CIÊNCIA NA VISÃO DE RECÉM BACHARÉIS EM FÍSICA.
David Andrade Marques da Silva. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

SOBRE A METAFÍSICA ROMÂNTICA E A CONSTRUÇÃO DO PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA.
IVAN LUIS MIRANDA TALON. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA NAS DÉCADAS DE 60 E 70: ANÁLISE DE OBRAS DO PERÍODO.
Patricia Borges Coutinho da Silva. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

OS CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO EM SALA DE AULA.
Ueslei Vieira dos Reis. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: UM OLHAR À COMPOSIÇÃO DA SUA ESTRUTURA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA.
Mayer Lucía Sánchez Benítez. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga .

A VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE C&T.
Marilyn Anderson Alves Bonfim. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino,.

HEREDITARIEDADE E NATUREZA DA CIÊNCIA: O USO DA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Priscila do Amaral. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E O ENSINO NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
Sanderson Alcântara Moreira. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

ANÁLISE DO POTENCIAL DIDÁTICO DO LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Danielle Cristina Duque Estrada Borim. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

OS DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR A TEMÁTICA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Roberta Rodrigues da Matta. 2015. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

 

2014

DISCUTINDO A NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: UM CAMINHO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS MODELOS ATÔMICOS.
Cristiano Barbosa de Moura. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

PROBLEMATIZANDO A REALIDADE DOS MODELOS NA CIÊNCIA EM SALA DE AULA.
Carlos Eduardo Rosas de Toledo. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

APAGUEM AS LUZES, O FILME JÁ VAI COMEÇAR! O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
CRISTIANE MENDES THOMAZ. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

TÉCNICA DE CONTROVÉRSIA APLICADA AO TABAGISMO.
MARCELLA ERMELINDA COVIELLO CARNEIRO. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CEFET-RJ SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
REGINA HELENA GRECO TORRES. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

CONTROVÉRSIA HISTÓRICA: UMA POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DE ELEMENTOS DE NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO.
Fabiano Fernandes de Oliveira. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: OBSTÁCULOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.
Abigail Vital de Goes Monteiro. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andreia Guerra de Moraes.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E ARTE? UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA E O ESTUDO DE CASO DE SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO INTELECTUAL TRANSFORMADOR.
ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

 

2013

AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS TELEMÁTICAS E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO ONLINE.
TERESA RAQUEL DALTA DE CARVALHO. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

A APROPRIAÇÃO DO TERMO "QUÂNTICO": DE QUE FORMA A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA É DIVULGADA POR OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
THIAGO TAVARES DA COSTA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

OS ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA NOS TEXTOS SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL.
Marana Vargas Bernardino. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

COMO UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO SOBRE ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR.
MARCO VINICIO FIGUEIREDO DE AGUIAR. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima.

CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA CTS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
LAÍS RODRIGUES DA SILVA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

REFLEXÕES EM TORNO AO USO DIDÁTICO DAS TICs: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O PROFESSOR PROBLEMATIZAR SUA CULTURA DIDÁTICA?
RICARDO JULLIAN DA SILVA GRAÇA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andréia Guerra de Moraes.

CRENÇA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ESTUDO DO IMPACTO DE MATERIAL DE ENSINO CTS EM CURSO DE EAD.
CAIO JORDÃO FERREIRA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO ENSINO DE QUÍMICA NO COLÉGIO PEDRO II (1837 – 1889).
JOSÉ ILTON PINHEIRO JORNADA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

UTILIZANDO A ABORDAGEM HISTÓRICA COM EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR CONCEITOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.
GLEICI GUIMARÃES POPPOLINO. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: José Claudio de Oliveira Reis.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: APRENDIZADO DE NOVAS ABORDAGENS PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
ÚRSULA GOMES ROSA MARUYAMA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga.

HISTÓRIA DA IDEIA DE NATUREZA NA AULA DE FÍSICA: ATIVIDADES COM IMAGENS.
LUCIANA FIUZA DE CASTRO. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientadores: Andréia Guerra de Moraes e Sheila Cristina Ribeiro Rego.

ANÁLISE DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL.
PEDRO HENRIQUE RIBEIRO DE SOUZA. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Marcelo Borges Rocha.

CTS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA PARA UMA PERCEPÇÃO MAIS HUMANÍSTICA DA CIÊNCIA.
RODRIGO TREVISANO DE BARROS. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

 

2012

ANÁLISE DO IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES.
PEDRO ZILLE TEIXEIRA NASSER. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Glória Regina Pessôa Campello Queiroz.

ASTRONOMIA E A FRANÇA EQUINOCIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA.
FABRÍCIO NELSON LACERDA. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

AS CONTRIBUIÇÕES DE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, SOB OS ENFOQUES CTS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
DANIELLE PAIVA FERREIRA. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

NARRATIVAS HISTÓRICAS: DISCUTINDO A NATUREZA DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA.
HERMANN SCHIFFER FERNANDES. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Andréia Guerra de Moraes.

AS CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA A CONCEPÇÃO DE NÃO-NEUTRALIDADE DOS MODELOS MATEMÁTICOS EM ATIVIDADES NO ENSINO MÉDIO.
Thiago Brañas de Melo. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O NASCIMENTO DA BACTERIOLOGIA NAS PÁGINAS DA GAZETA MÉDI.
Anderson Gonçalves Malaquias. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Maria Renilda Nery Barreto.

ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DE SAÚDE E AMBIENTE PARA DEBATER OS PROBLEMAS DA DENGUE: UM ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE BIOLOGIA.
Daniele Blanco Cavalcanti. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Jorge Luiz Silva de Lemos.

ATITUDES, VALORES E CRENÇAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA.
Patrick de Miranda Antonioli. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Orientador: Alvaro Chrispino.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página