Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Última atualização em Segunda, 30 de Julho de 2018, 13h26 | Acessos: 319

L1 - HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO ENSINO
Linha que visa investigar as relações entre epistemologia, ciência e tecnologia, considerando (1) a Natureza da Ciência a da Tecnologia, (2) a introdução de abordagens histórico-filosóficas no ensino de ciência e tecnologia na educação (3) a necessidade de introdução desses conteúdos na formação inicial e continuada de professores.

 

L2 - CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO
Linha que visa investigar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, considerando (1) a Natureza da Ciência e Tecnologia, (2) a apropriação, a construção e avaliação social da ciência e tecnologia, (3) os impactos da ciência e tecnologia na sociedade, (4) as articulações entre educação, ciência e tecnologia no que tange a introdução de novas tecnologias desde as de caráter organizacional até as TICs, no universo do trabalho e suas conseqüências para a formação de professores e de trabalhadores da área técnica em geral.

 

L3 - NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Linha que visa investigar as articulações entre educação e tecnologia a partir de diversas abordagens, desde o impacto das novas tecnologias sobre os processos educativos até a criação de redes de conhecimento. Não se enquadram aqui trabalhos sobre Educação à Distância (EAD) clássicas.

 

L4 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
A linha tem o objetivo de investigar a formação inicial e continuada de professores no enfoque da educação em ciências, suas práticas, teorias e epistemologias em diferentes espaços e níveis educacionais. Seus temas de pesquisa procuram responder à pergunta: O que é formar professores de ciências no Brasil e como se dão esses processos formativos nos contextos de uma realidade complexa e em constante transformação?

Fim do conteúdo da página