Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2020, 14h01 | Acessos: 3466

O Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) tem como objetivo a formação de pesquisadores na área de Ensino de Ciências e Matemática em temáticas transdisciplinares. A educação, e em particular o ensino das ciências e matemática, vem acenando ao longo dos últimos anos para a superação de um currículo em que os conteúdos ainda permaneçam divididos em disciplinas incomunicáveis. Essa demanda esbarra não só na inexistência de experiências significativas que sirvam como exemplos como na ausência de materiais didáticos que a elas dêem suporte. O PPCTE visa promover e investigar experiências educacionais no campo das Ciências Naturais e da Tecnologia a partir de um olhar transdisciplinar.

Dessa forma, o profissional formado por esse curso deverá ter a capacidade de:

  • investigar possíveis temáticas na área das ciências naturais e da tecnologia que possam contribuir para a construção de um currículo transdisciplinar;
  • investigar a viabilidade de implementação de novas propostas educacionais e de materiais didáticos transdisciplinares:
  • investigar o impacto de novas propostas educacionais e materiais didáticos sobre o sistema educacional.

O programa conta com dois cursos - Mestrado Acadêmico em Ciência, Tecnologia e Educação e Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação - e 4 linhas de pesquisa (acesse as linhas de pesquisa aqui), organizados em área de concentração única denominada “Ciência, Tecnologia e Educação”.

 

Histórico

O PPCTE iniciou suas atividades em janeiro de 2010, com o curso de Mestrado, tendo sido reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) inicialmente através da portaria MEC nº 1045 de 19/08/2010. O curso de Doutorado iniciou em Setembro de 2013, reconhecido inicialmente através da portaria MEC nº 1211 de 19/12/2013. Possuindo inicialmente 3 linhas de pesquisa, passou por reformulações e credenciamento de novos docentes e atualmente conta com 4 linhas de pesquisa. Foi o primeiro Programa de Pós-Graduação do CEFET/RJ a abrir um curso de Doutorado e já formou centenas de mestres e doutores.

 

Avaliação

Na última avaliação da CAPES, o programa alcançou a nota 5, que significa “muito bom” e caracteriza excelência em nível nacional. Com esta avaliação, o programa ficou classificado entre os 15 melhores programas (com doutorado) do país da área de Ensino, apesar de ser um dos mais recentes entre estes.

 

Portarias de Reconhecimento

As portarias de que autorizam o funcionamento do curso podem ser consultadas na CAPES aqui.

Fim do conteúdo da página