Processamento e Soldagem por Fricção e Mistura (Friction Stir Processing and Welding) Aplicados em Metais

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 5

2021

1.   2021-Atual. Modelamento e simulacoes de processamento termomecanico visando homogeneidade microestrutural em acos planos microligados ao niobio
Descrição: O projeto de mestrado acadêmico tem por objetivo desenvolver metodologia combinando ensaios físicos e simulações numéricas visando homogeneidade microestrutural para obtenção de chapas de aços microligados ao nióbio com elevado limite de escoamento. Os aços a serem investigados serão fornecidos pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). As simulações físicas para reproduzir as condições de processamento termomecânico serão realizadas pelas técnicas de ensaios de torção a quente nos equipamentos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ou compressão plana a quente (CSN ou UFF). As condições de conformação a quente de laminação nas operações de desbaste e acabamento serão analisadas conjuntamente às simulações realizadas com um modelo de evolução microestrutural. Os ensaios de torção e compressão plana a quente serão realizados em um simulador termomecânico Gleeble 3500, com o qual serão reproduzidas sequências de passes de desbaste e acabamento. Com isso serão determinados os valores de tensão média de escoamento por passe em função das condições de processamento (temperatura, deformação e taxa de deformação). As simulações físicas também fornecem acesso aos mecanismos de recristalização que podem ter lugar nas etapas de laminação a quente e, portanto, servem de base para o modelamento de equações de previsão de evolução microestrutural. As medidas metalográficas, necessárias as etapas de calibração e validação do modelo de evolução microestrutural, poderão ser realizadas pelas técnicas de microscopia óptica (CSN ou UFF) e microscopia eletrônica de varredura (CSN ou UFF) com difração de elétrons retroespalhados (CSN ou UFF). Além disso, serão realizadas medidas de microdureza em amostras preparadas a partir de condições ora iniciais ora após a realização dos ensaios de simulação física a quente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciano Pessanha Moreira - Integrante / Ricardo Henriques Leal - Coordenador / Gabriel Augusto de Avila Santiago - Integrante / Roney Eduardo Lino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Luciano Pessanha Moreira.

2020

1.   2020-Atual. Relacao entre os parametros do Friction Stir Processing, deformacao por laminacao e tratamentos termicos adequados no aumento da resistencia mecanica de metais.
Descrição: Atualmente busca-se uma maior eficiência energética, sendo assim a redução de peso das estruturas metálicas em diversos setores como, por exemplo, o aéreo e o automobilístico, tem sido uma alternativa viável. Para isso, o aumento da resistência mecânica dos materiais de engenharia, é uma opção interessante, onde alguns metais, como por exemplo ligas de alumínio e ligas de magnésio, devido sua baixa densidade aliada a relativa alta resistência mecânica se destacam cada vez mais. Para se aumentar a resistência mecânica das ligas metálicas, podem ser realizados tratamentos térmicos adequados, encruamento e redução do tamanho médio dos grãos, onde o Friction Stir Processing (FSP) tem se tornado uma alternativa interessante para esta última opção. O presente projeto tem como objetivo principal, realizar um estudo sistemático que relacione os parâmetros do FSP, grau de encruamento obtido pela laminação e tratamentos térmicos adequados que possibilitem o aumento da resistência mecânica da liga de alumínio 7075, magnésio AZ91 e aço inoxidável 304. Também se destacam os seguintes objetivos secundários: correlação direta dos parâmetros empregados no FSP com as temperaturas obtidas durante o processamento, e suas influências nas propriedades mecânicas; realizar comparações microestruturais e mecânicas entre chapas como recebidas, que foram submetidas ao FSP e posteriormente laminadas até espessuras menores; escolha da melhor etapa de realização de tratamentos térmicos adequados, ou seja, antes do FSP, antes ou depois da laminação; realizar o acompanhamento da evolução microestrutural e suas influências nas propriedades mecânicas da liga ao longo de todo o processamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Saulo Brinco Diniz - Coordenador / Luciano Pessanha Moreira - Integrante / Darlene Souza da Silva Almeida - Integrante / Aldair Pimenta da Silva - Integrante / Carolina Alencar Caldeira de Souza - Integrante / John Santos Freire - Integrante / Kaio Ferreira dos Santos - Integrante / Natasha Matta Rangel - Integrante / Pedro Yago Ramalho da Silva dos Santos - Integrante / Suzy Maria da Silva - Integrante.
Membro: Saulo Brinco Diniz.

2019

1.   2019-Atual. Proposta de apoio emergencial ao Programa de Pos-graduacao em Engenharia Metalurgica PPGEM/EEIMVR /UFF
Descrição: O presente projeto objetiva-se obter apoio emergencial para o desenvolvimento das atividades do programa de pós graduação em engenharia metalúrgica (PPGEM) da escola de engenharia industrial metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Propõe-se a utilização dos recursos para atender prioritariamente a aquisição de materiais de consumo dos laboratórios multiusuários que atendem todas as linhas de pesquisas do programa. A compra de material de consumo para os laboratórios e a participação de alunos de mestrado e doutorado em congressos com publicações de trabalhos serão priorizados visando atender aos principais índices de avaliação da CAPES na área de Engenharias II, onde o programa está inserido. Espera-se que os recursos disponibilizados neste edital venham a contribuir de forma importante para o incremento da produção científica do programa possibilitando sua postulação à elevação de seu conceito CAPES no próximo quadriênio (2017-2020).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (25) / Doutorado: (10) . Integrantes: Luciano Pessanha Moreira - Coordenador / Paulo Rangel Rios - Integrante / Marcos Flávio de Campos - Integrante / Neil de Medeiros - Integrante / Claudinei dos Santos - Integrante / Glaucio Soares da Fonseca - Integrante / José Adilson de Castro - Integrante / Ladário da Silva - Integrante / Weslley Luiz da Silva Assis - Integrante / Alexandre Furtado Ferreira - Integrante / Elivelton Alves Ferreira - Integrante / Leticia Vitorazi - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Luciano Pessanha Moreira.
2.   2019-Atual. UTILIZACAO DO MECANISMO DE FRICCAO E MISTURA PARA UNIAO E MODIFICACAO DAS PROPRIEDADES DE CHAPAS DE LIGAS METALICAS.
Descrição: O Friction Stir Welding (FSW) e Friction Stir Processing (FSP) consistem basicamente na imersão e no avanço (geralmente em linha reta ao longo da região a ser soldada / processada) de uma ferramenta, que é constituída por um pino não consumível acoplado a um ombro, que giram com uma velocidade constante, porém no primeiro este deslocamento se dá ao longo de uma linha que é definida entre duas peças a serem soldadas, e no segundo, ocorre em uma única peça a ser processada. O objetivo deste projeto submetido a FAPERJ, compreende em arrecadar fundos para aquisição de equipamentos e materiais de consumo indispensáveis para a execução de análises em projetos envolvendo o FSW / FSP que estão sendo desenvolvidos e que serão desenvolvidos na instituição de execução do projeto. Como boa parte dos parâmetros do FSW / FSP tem uma relação direta com a temperatura, as aquisições de termômetros podem auxiliar no acompanhamento preciso da temperatura conforme um determinado parâmetro é variado, e desta forma pode-se inferir possíveis causas de defeitos macroestruturais (visualizados através de uma estereoscópio) e defeitos microestruturais (visualizados através de um microscópio óptico), bem como a correlação da extensão de distintas zonas obtidas pelos processos anteriormente citados. Outro fato também esperado nas seguintes análises é estimar a variação das propriedades mecânicas obtidas em uma região processada / soldada com base nas temperaturas obtidas através da variação dos parâmetros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Saulo Brinco Diniz - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Saulo Brinco Diniz.

2018

1.   2018-2020. UTILIZACAO DO MECANISMO DE FRICCAO E MISTURA PARA SOLDAGEM E PROCESSAMENTO DE CHAPAS METALICAS
Descrição: O processamento por fricção e mistura consiste no avanço (em linha reta ao longo da região a ser soldada / processada ? FSW / FSP) de uma ferramenta, constituída por um pino não consumível acoplado a um ombro, no qual giram com uma velocidade constante. A deformação plástica provocada entre a rotação da ferramenta com a(s) peça(s) a serem soldada/processada, são capazes de gerar calor e mistura dos materiais (no caso da soldagem), ou então uma grande modificação microestrutural na região processada. O auxílio financeiro do presente projeto de pesquisa tem como destino comprar ferramental de usinagem e matéria-prima para confecção de dispositivos de fixação, mesa fixadora, ferramenta, etc. Itens estes necessários para a realização do FSP/ FSW no CEFET ? Angra dos Reis. Além dos itens ferramentais e materiais primas, será adquirido um termômetro com 4 canais, para aferir temperaturas em 4 regiões diferentes simultaneamente durante a realização do FSW e FSP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Saulo Brinco Diniz - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Saulo Brinco Diniz.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
Data de processamento: 19/05/2021 13:20:17