Perspectivas Sociais em Ensino de Ciências

Glauco dos Santos Ferreira da Silva

Possui Licenciatura Plena em Física (2003) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado estágio no exterior (Programas de Bolsa Sanduíche da CAPES) junto ao Graduate Center of City University of New York (CUNY). Atou no Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais na cidade de Juiz de Fora. Foi professor substituto no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP), atuando no curso de Licenciatura em Física. Atualmente é professor efetivo do CEFET/RJ - Campus Petrópolis, onde assumiu o cargo de coordenação do Curso de LICENCIATURA EM FÍSICA (2013-2015). Participa do Núcleo de Atividades e Pesquisa em Ensino de Física (NAPEF) deste campus e é lider do Grupo de Pesquisa Perspectivas Sociais em Ensino de Ciências (GPSEC). Orientador de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET/RJ. Foi Coordenador Institucional do PIBID/CEFET/RJ (2015-2020). Representante da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) na América do Sul no biênio 2018-2020. Atua também como editor adjunto da Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. Foi assistente editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC). Tem experiência na área de Ensino de Ciências, pesquisando principalmente nos temas de ensino-aprendizagem, trabalhos em grupo, interação professor e alunos, formação inicial de professores de Física, Estágio Supervisionado, codocência e PIBID. Ênfase nos referencias da Psicologia Social e Psicanálise (Grupo Operativo) e Sócio-histórico-cultural (Teoria da Atividade). https://orcid.org/0000-0002-2747-720X (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4367207560456388 (29/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Uned Petrópolis. Rua do Imperador, 971 Centro 25620001 - Petrópolis, RJ - Brasil Telefone: (24) 22425716 Ramal: 24
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2019-Atual. Os modos acoplados de aprender a ser professor e supervisor nas atividades do estagio supervisionado, do Pibid e da Residencia Pedagogica
      Descrição: Pretendemos investigar, no seio das relações entre a escola de educação básica e a universidade (IES) no processo de formação simultânea do supervisor e do licenciando na escola. Nos interessa, especificamente, a relação entre supervisor, professor e estudantes, na atividade de estágio supervisionado, Pibid e Residência Pedagógica. Entendemos aqui, que a atividade de estágio não é somente uma atividade de formação inicial de professores direcionada aos licenciandos, mas também uma atividade de formação continuada de professores, na qual o supervisor desenvolve e reflete sobre suas próprias compreensões e práticas no diálogo colaborativo com os outros. Assim, o principal objetivo deste projeto é o de identificar o desenvolvimento da consciência do professor supervisor como formador de professor e do licenciando estagiário como professor nos diversos cenários: estágio supervisionado, Pibid e Residência Pedagógica. Pretendemos examinar esse processo de tomada de consciência por meio da investigação das interações e produtos (objetos) desenvolvidos nas e com as ações coordenadas durante as atividades dos licenciandos na escola de educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Glauco dos Santos Ferreira da Silva - Integrante / Francisco Cardoso Mendes - Integrante / Cristiano Rodrigues de Mattos - Coordenador / Luciani Tavares - Integrante / ANDRÉ MACHADO RODRIGUES - Integrante / Valeria Silva Dias - Integrante / Juliano Camillo - Integrante / Esdras Viggiano de Souza - Integrante / Leonardo Gonçalves Lago - Integrante / Walter Mendes Leopoldo - Integrante / Danila Farias Brito Ribeiro - Integrante.
      Membro: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
    2. 2019-Atual. A PRATICA DE ENSINO E O ENSINO DA PRATICA: O ESTUDO SOBRE O PAPEL DA SUPERVISAO DE ESTAGIO E DA CODOCENCIA NA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS
      Descrição: A formação prática dos professores tornou-se uma questão entre professores e pesquisadores da área de educação e ensino de ciências, na medida em que se discute uma ruptura com a racionalidade técnica. Nesse sentido, as discussões sobre o estágio supervisionado ganham destaque na agenda de pesquisa da área, especialmente sobre a relação universidade e escola. Devido ao lastro histórico, o modelo ainda predominante da formação inicial de professores é o das disciplinas teóricas sobre conhecimentos pedagógicos e específicos em detrimento do conhecimento prático-profissional. No entanto, os documentos legais atuais para a formação de professores bem como algumas políticas públicas recentes apontam para outra compreensão sobre a formação docente em que a escola é chamada a assumir maior protagonismo, assumindo a posição de coformadora. Essa mudança de perspectiva levanta novas questões sobre a relação universidade e escola e chama a atenção para a supervisão do estágio e para a figura do professor da educação básica no papel de supervisor do estágio. Assim, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é investigar o papel da supervisão de estágio no processo de iniciação à docência de futuros professores de ciências, considerando a codocência como modelo privilegiado para estruturar a coformação, e fundamentando-se na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. A pesquisa será realizada em etapas fundamentadas pelos domínios genéticos cuja parte empírica será desenvolvida em salas de aula de escolas de educação básicas parceiras do nosso grupo de pesquisa. Vamos utilizar a videogravação para o registro das aulas de codocência da supervisão do estágio, e os grafos para elaboração de redes de interação entre professor, estagiários e alunos nas práticas de codocência. Dessa forma, será possível organizar os dados dos registros dos vídeos de forma a construir eventos relacionados aos processos e aos significados atribuídos pelos sujeitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Glauco dos Santos Ferreira da Silva - Coordenador / João Paulo Fernandes - Integrante / Clara F Pitanga - Integrante / Marcos Corrêa da Silva - Integrante / Karoline C. A. Sanches - Integrante / Carlos José Afonso Neto - Integrante / Gabriel Gomes dos Santos - Integrante / Pedro Forgane - Integrante / Olga Eliana Severino Dick - Integrante / Jussara Pereira da Silva - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. Café: Ciência, Educação e Sociedade.Codocência e Prática de Ensino: experiências na formação de professores. 2020. (Seminário).
      2. Ciclo de Palestras em Ensino de Física.PIBID e algumas contribuições para a formação de professores de Física. 2020. (Seminário).
      3. XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA EXPERIENTE: UM ESTUDO DE CASO. 2020. (Congresso).
      4. GIREP-ICPE-EPEC-MPTL 2019 CONFERENCE. Co-teaching and Physics teacher education: an analysis of a successful practice. 2019. (Congresso).
      5. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A codocência expandida no contexto do estágio supervisionado em física. 2019. (Congresso).
      6. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2019. (Simpósio).
      7. VII Encontro Nacional das Licenciaturas/VI Seminário do PIBID/ I Seminário do Residência Pedagógica.INOVAÇÃO CURRICULAR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA: A PROPOSTA DO CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS. 2018. (Encontro).
      8. VIII Congreso sobre Formación de Profesores de Ciencias. O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência na formação de professores: algumas contribuições para um curso de licenciatura em física. 2018. (Congresso).
      9. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/programa/pesqAutor.asp. 2018. (Congresso).
      10. XVIII IOSTE SYMPOSIUM. Expanded co-teaching activity in the context of physics teacher education. 2018. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. SILVA, G. S. F.; CRUZ-HASTENREITER, R. S.. II Encontro Regional IOSTE - América do Sul/ II Encuentro Regional de IOSTE en América del Sur. 2019. Congresso
      2. LEITE, C ; SILVA, G. S. F. ; MÁXIMO-PEREIRA, M ; SIQUEIRA, M.. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2018. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Glauco dos Santos Ferreira da Silva ⇔ Elisabeth Gonçalves de Souza (3.0)
        1. MICHA, D. N. ; BARCELLOS, MARCÍLIA ELIS ; SILVA, G. S. F. ; SOUZA, E. G. ; CORREA, M. ; SILVA, E. T. ; GONCALVES, D. N.. O novo currículo do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ, Campus Petrópolis. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 35, p. 478-517, issn: 1677-2334, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, G. S. F. ; BARCELOS, M. E. ; SOUZA, E. ; SOUZA, E. G.. Mind the Gap Between Science, Teaching and Education. Em: Lynn A. Bryan; Kenneth Tobin. (Org.). Critical Issues and Bold Visions for Science Education. 1ed. : Brill. 2018.v. 63, p. 17-39.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. GONÇALVES DE SOUZA, ELISABETH ; BARCELLOS, M. E. ; SILVA, G. S. F.. Inovação curricular no estágio supervisionado da licenciatura em Física: a proposta do CEFET/RJ campus Petrópolis. Em: VII Encontro Nacional das Licenciaturas/VI Seminário do PIBID/ I Seminário do Residência Pedagógica, v. 1, p. 1-12, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Glauco dos Santos Ferreira da Silva ⇔ Marcília Elis Barcellos (3.0)
        1. MICHA, D. N. ; BARCELLOS, MARCÍLIA ELIS ; SILVA, G. S. F. ; SOUZA, E. G. ; CORREA, M. ; SILVA, E. T. ; GONCALVES, D. N.. O novo currículo do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ, Campus Petrópolis. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 35, p. 478-517, issn: 1677-2334, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, G. S. F. ; BARCELOS, M. E. ; SOUZA, E. ; SOUZA, E. G.. Mind the Gap Between Science, Teaching and Education. Em: Lynn A. Bryan; Kenneth Tobin. (Org.). Critical Issues and Bold Visions for Science Education. 1ed. : Brill. 2018.v. 63, p. 17-39.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. GONÇALVES DE SOUZA, ELISABETH ; BARCELLOS, M. E. ; SILVA, G. S. F.. Inovação curricular no estágio supervisionado da licenciatura em Física: a proposta do CEFET/RJ campus Petrópolis. Em: VII Encontro Nacional das Licenciaturas/VI Seminário do PIBID/ I Seminário do Residência Pedagógica, v. 1, p. 1-12, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Glauco dos Santos Ferreira da Silva ⇔ Marcos Corrêa da Silva (2.0)
        1. MICHA, D. N. ; BARCELLOS, MARCÍLIA ELIS ; SILVA, G. S. F. ; SOUZA, E. G. ; CORREA, M. ; SILVA, E. T. ; GONCALVES, D. N.. O novo currículo do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ, Campus Petrópolis. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 35, p. 478-517, issn: 1677-2334, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, M. C. ; SILVA, G. S. F. ; MARTINS, I.. Codocência e estágio supervisionado: um processo horizontal de formação de professores de ciências. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Extraordin, p. 1-6, issn: 2323-0126, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
    Data de processamento: 19/05/2021 13:20:15