Docente na Graduação Licenciatura em Física no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Campus Petropolis , Doutor em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ), Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ, Graduado no curso de licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio no exterior Financiado pelo Programa de Bolsas de Doutorado Sanduíche - PDSE da CAPES, junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em Portugal (Março a Julho de 2017). Atuou como Professor de Física na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Seus temas de interesse são: Ensino de Ciências, Energia, Desempenho de Estudantes, Práticas Educativas , a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) , Materiais de Ensino, abordagens de questões sociocientíficas e o ativismo social no contexto do ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)
FERNANDES, JOÃO PAULO; GOUVÊA, GUARACIRA. A perspectiva CTS e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: aproximações e distanciamentos. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. v. 9, p. 1-17, issn: 2238-8079, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERNANDES, JOÃO PAULO; GOUVÊA, GUARACIRA. A perspetiva CTS e a formação docente na visão de professores da educação básica brasileira. REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA). v. 14, p. 41-69, issn: 1850-0013, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERNANDES, JOÃO PAULO; GOUVÊA, GUARACIRA. A perspectiva CTS e o desenvolvimento de propostas pedagógicas no contexto do ensino de ciências. ALEXANDRIA (UFSC). v. 11, p. 231-255, issn: 1982-5153, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERNANDES, J. P.; GOUVÊA. A relação entre a universidade e a escola na promoção da abordagem de questões sociocientíficas no Ensino de Ciências: um estudo de caso. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional. v. Extraordin, p. 1-6, issn: 0121-3814, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (0)
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2)
GUERRA, E. C. M. ; FERNANDES, J. P.. Máquinas Térmicas e a primeira revolução industrial: os movimentos sociais como resultado de intervenções científicas. Em: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
FERNANDES, J. P.; GOUVÊA. O processo de apropriação da perspetiva CTS no contexto da formação docente: um estudo de caso no contexto educacional brasileiro. Em: Seminário Ibero Americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade, 2018, Buenos Aires. Seminário Ibero Americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (4)
PEREIRA, B. A. ; FERNANDES, J. P.. ARDUINO E ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GUERRA, E. C. M. ; FERNANDES, J. P.. MÁQUINAS TÉRMICAS E A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: OS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO RESULTADO DE INTERVENÇÕES CIENTÍFICAS. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
FERNANDES, J. P.; GOUVÊA. A relação entre a universidade e a escola na promoção da abordagem de questões sociocientíficas no Ensino de Ciências: um estudo de caso. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
FERNANDES, J. P.; GOUVÊA. O processo de apropriação da perspectiva CTS no contexto da formação docente: um estudo de caso no contexto educacional brasileiro. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Pedro Henrique Forgane Franco. A Análise do Discurso e o Ensino de Física: um levantamento bibliográfico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Início: 2020. Orientador: Joao Paulo Fernandes.
Iniciação científica (2)
KIMBERLY CABALINI CORREA. O ENSINO DE FÍSICA E A ABORDAGEM DE PÓS VERDADES EM SALA DE AULA: MATERIAIS DE ENSINO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Início: 2020. Orientador: Joao Paulo Fernandes.
MIRELLE DE SOUZA NOBREGA. O ENSINO DE FÍSICA E A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Início: 2020. Orientador: Joao Paulo Fernandes.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
KAROLINE CRISTINA ARRUDA SANCHES. UMA PROPOSTA INICIAL DE CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2020. Orientadores: Glauco dos Santos Ferreira da Silva, Joao Paulo Fernandes.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (4)
Bruna Karl Rodrigues da Silva. Projeto Usinas: uma sequência didática embasada na perspectiva CTS com a abordagem de temas controversos no Ensino de Física. (Graduação em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2020. Orientador: Joao Paulo Fernandes.
Debora de Oliveira Souza. A plataforma arduino e o laboratório de ensino de física inclusivo: uma inivação didática. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2019. Orientador: Joao Paulo Fernandes.
Jheny Daisy Caldas de Schepper. A teoria da relatividade no 1° ano do ensino médio: uma abordagem histórico-conceitual. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2019. Orientador: Joao Paulo Fernandes.
Célio da Paz Farroco. O Uso do RPG digital no ensino de fisica: uma proposta para o ensino do tema energia. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2019. Orientador: Joao Paulo Fernandes.
Iniciação científica (1)
Bruna Karl Rodrigues da Silva. DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NAS AULAS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EMBASADA NA PERSPECTIVA CTS. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2020. Orientador: Joao Paulo Fernandes.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (2)
IV Seminário Ibero americano em CTS.O processo de apropriação da perspetiva CTS no contexto da formação docente: um estudo de caso no contexto educacional brasileiro. 2018. (Seminário).
Octavo Congreso Internacional de formación de Profesores de Ciencias para la Construcción de Sociedades Sustentables. A relação entre a universidade e a escola na promoção da abordagem de questões sociocientíficas no Ensino de Ciências: um estudo de caso. 2018. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (7)
FERNANDES, J. P.. VI Semana da Física. 2018. (Exposição).. . 0.
FERNANDES, J. P.. V Semana Da Física. 2016. (Outro).. . 0.
FERNANDES, J. P.. IV Semana Da Física. 2015. (Outro).. . 0.
FERNANDES, J. P.. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Congresso).. . 0.
FERNANDES, J. P.. IV Jornada de Pós graduação NUTES. 2012. (Congresso).. . 0.
FERNANDES, J. P.. III Jornada de Pós Graduação NUTES - UFRJ. 2011. (Outro).. . 0.
FERNANDES, J. P.. III Jornada de Pós graduação NUTES. 2011. (Congresso).. . 0.
Lista de colaborações
Colaborações endôgenas (0)
(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
Data de processamento: 19/05/2021 13:20:15