Perspectivas Sociais em Ensino de Ciências

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 35

2020

1.   Bruna Karl Rodrigues da Silva. Projeto Usinas: uma sequência didática embasada na perspectiva CTS com a abordagem de temas controversos no Ensino de Física. (Graduação em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2020.
Orientador: Joao Paulo Fernandes.
2.   Bruna Karl Rodrigues da Silva. DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NAS AULAS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EMBASADA NA PERSPECTIVA CTS. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2020.
Orientador: Joao Paulo Fernandes.
3.   CLARISSA DE OLIVEIRA GARCIA FRANÇA. ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA COMUNIDADE DA NOVA BRASÍLIA - COMPLEXO DO ALEMÃO. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2020.
Orientador: Marcília Elis Barcellos.
4.   Gabriel Gomes dos Santos. O uso de grafos na análise em processos comunicativos nos contextos da iniciação à docência de futuros professores de física. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, PIBIC-CEFET/RJ. 2020.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
5.   KAROLINE CRISTINA ARRUDA SANCHES. UMA PROPOSTA INICIAL DE CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2020.
Orientadores: Glauco dos Santos Ferreira da Silva, Joao Paulo Fernandes.
6.   Pedro Forgane. O uso de grafos na análise em processos comunicativos nos contextos da iniciação à docência de futuros professores de física. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, PIBIC/CEFET/RJ. 2020.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.

2019

1.   Alexandre José Ponciano Ferreira. O estudo avaliativo do PIBID/CEFET-RJ: uma análise quantitativa do programa e as contribuições para formação de professores de física. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, PIBIC-CEFET/RJ. 2019.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
2.   ANTONIA VERA LÚCIA DA SILVA. OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELA CREDE 15 NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ: UM OLHAR PARA A MOBILIZAÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2019.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
3.   Celio da Paz Farroco. A formação dos professores de física e a perspectiva da codocência expandida no contexto do estágio supervisionado. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, PIBIC/CEFET/RJ. 2019.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
4.   Clara Fabro Pitanga. CONTEXTOS E PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS DO CO-TEACHING NO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2019.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
5.   Clara Fabro Pitanga. O Pibid, a colaboração e a codocência: características e contribuições para a formação de professores de física. (Graduando em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, PIBIC-CEFET/RJ. 2019.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
6.   Célio da Paz Farroco. O Uso do RPG digital no ensino de fisica: uma proposta para o ensino do tema energia. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2019.
Orientador: Joao Paulo Fernandes.
7.   Daniel de Azevedo Silva. Terra plana: uma análise do processo grupal de alunos em aulas de física. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2019.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
8.   Debora de Oliveira Souza. A plataforma arduino e o laboratório de ensino de física inclusivo: uma inivação didática. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2019.
Orientador: Joao Paulo Fernandes.
9.   Emanuel Martins Cardoso. COPÉRNICO E A CIÊNCIA ÁRABE NO ENCONTRO DE CULTURAS: UMA CONTRANARRATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Marcília Elis Barcellos.
10.   Gabriel Gomes dos Santos. Análise de processos comunicativos em contextos da iniciação à docência de futuros professores de física. (Graduando em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, PIBIC-CEFET/RJ. 2019.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
11.   Jheny Daisy Caldas de Schepper. A teoria da relatividade no 1° ano do ensino médio: uma abordagem histórico-conceitual. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2019.
Orientador: Joao Paulo Fernandes.
12.   Olga Eliana Severino Dick. A formação de professores de Física e o aprendizado da docência no contexto das disciplinas de estágio curricular supervisionado do CEFET/RJ Campus Petrópolis. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
13.   PATRÍCIA RACKEL SOARES GONÇALVES CALDAS. A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: os desafios da gestão articulada. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2019.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.

2018

1.   CLAIRTON LOURENÇO SANTOS. POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
2.   Clara Fabro Pitanga. Estudo avaliativo do PIBID no âmbito do CEFET/RJ-Campus Petrópolis na perspectiva da Codocência: contribuições para a formação de professores de licenciatura em física. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, PIBIC/CEFET/RJ. 2018.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
3.   Cláudio Magalhães. POLOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: propostas, contribuições e desafios à implantação do projeto Escola de Helena na Fundação Helena Antipoff em Ibirité/MG. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
4.   Célio da Paz Farroco. O uso da videogravação na pesquisa e na formação inicial de professores de física: Análises a partir dos softwares Elan e Iramuteq. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2018.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
5.   Ester Cristina Mello Guerra. Extensão Popular no Vale do Carangola. (Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2018.
Orientador: Marcília Elis Barcellos.
6.   IRAMAIA APARECIDA MORAES. POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UFJF EM QUESTÃO. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
7.   Karoline Machado Innocêncio Martins. INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso da acolhida e permanência dos alunos com deficiência nas graduações do Instituto de Ciências Humanas-ICH da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
8.   Kelvin Fernandes Soares. Percursos da Comunidade Surda Brasileira: Um Estudo Historiográfico. (Graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2018.
Orientador: Soraia Wanderosck Toledo.
9.   Maria de Fatima dos Santos Galvão. A formação inicial do professor de ciências no contexto do estágio supervisionado do Colégio de Aplicação da UFRJ: uma análise à luz da Teoria da Atividade. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2018.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
10.   Matheus Henrique Jardim Motta Barillo Borré. Itinerários formativos no Ensino médio: análise de fatores que condicionam as escolhas de alunos do 9º ano de uma escola petropolitana. (Graduação em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
11.   MÍRIAN VALÉRIA DE CARVALHO. PANORAMA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADA EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
12.   Paulo César Silvano. ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO ATANÁSIO. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
13.   ROBERTA DANNEMANN VARGAS NEVES. A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFJF: inclusão e acessibilidade. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.
14.   Rodrigo Vieira Câmara. Ensino de Física e Surdez: um estudo das contradições emergentes em sala de aula inclusiva. (Graduação em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . 2018.
Orientador: Soraia Wanderosck Toledo.
15.   Rodrigo Vieira Câmara. A educação inclusiva e a prática de ensino de física: uma análise na perspectiva da teoria da atividade. (Graduando em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, PIBIC-CEFET/RJ. 2018.
Orientador: Glauco dos Santos Ferreira da Silva.
16.   Sandro Renato dos Santos. CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PIBID PARA A EFETIVA INCORPORAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM OURO BRANCO - MG. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2018.
Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2021
Data de processamento: 19/05/2021 13:20:15