Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - PPPRO - CEFET/RJ

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 57

2016

1.   2016-Atual. A CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTOS NA ERA DA CIBERCULTURA
Descrição: As novas formas de circulação de conhecimentos engendradas pelas sociedades contemporâneas vêm colocando em questão a formatação na qual esses conteúdos são produzidos e transmitidos. Na educação formal, o professor já não é mais a única fonte de informação nem a mais importante. A geração/recepção de informações agora é múltipla. Pretende-se investigar a circulação do conhecimento no contexto da cibercultura. As investigações seguirão as seguintes vertentes: a) revisão bibliográfica sobre Cibercultura. A relação Homem-Máquina no mundo moderno. Variantes sobre o conceito de Ciborgue. Como a internet está sendo utilizada por diversos grupos sociais? Quais expressões culturais estão sendo transposta para o ciberespaço? b) Como está acontecendo a superposição de espaços educacionais formais (escola), não formais (museus, centros de ciências) e corporativos (universidades corporativas) com o ciberespaço? Como estudantes/trabalhadores reagiram e estão reagindo às 3 ondas da internet (web 1.0, 2.0 e 3.0)? Investigação etnográfica em diversas comunidades. c) Qual o futuro dos materiais didáticos? Como está se dando a circulação do conhecimento na era da cibercultura? d) O surgimento de Redes de Conhecimento nas escolas/corporações. Como estão sendo estruturadas "Comunidades de Aprendizagem" baseadas na internet?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Marco Antonio Barbosa Braga - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4
Membro: Marco Antonio Barbosa Braga.
2.   2016-Atual. Abordagens epistemológico-contextuais: estudando as perspectivas de alunos e alunas a respeito da ciência brasileira e seus atores
Descrição: Esse projeto parte do pressuposto que questões referentes aos diferentes contextos escolares e socioculturais dos alunos e das alunas podem gerar subsídios capazes de ampliar as reflexões em torno a possibilidades e obstáculos para a implementação de práticas pedagógicas que visem discutir o processo de construção da ciência no ensino de ciências, ampliando, então, o escopo das pesquisas em torno à temática. Na construção desse projeto de pesquisa, essa proposição foi conjugada ao entendimento de que o olhar estabelecido por alunos e alunas para a ciência e para os que a produzem é construído na cultura onde esses alunos e alunas se inserem e que esse olhar interfere no cotidiano da sala de aula de ciências. Nesse sentido, o projeto de pesquisa aqui apresentado será desenvolvido em realidades escolares distintas, em contextos socioculturais diferentes. Considerando ser a escola um espaço importante de interação entre alunos e alunas e a abordagem histórico-filosófica capaz de possibilitar um espaço profícuo de discussão sobre a ciência e seus produtores, desenvolveremos a pesquisa em intervenções pedagógicas, onde os professores discutam os conteúdos científicos numa abordagem epistemológica-contextual. No entanto, nossa preocupação não estará no poder de aprendizagem da intervenção, mas nos diálogos estabelecidos pelos alunos e pelas alunas ao longo desse processo e na possibilidade de investigar suas perspectivas e compreender as relações culturais entre seus enunciados e a produção científica a que são apresentados. A pesquisa será delimitada na análise das perspectivas de alunos e de alunas, situados em realidades escolares e contextos socioculturais distintos, em relação à ciência e a seus produtores, e, em especial, aos brasileiros e às brasileiras, como produtores de conhecimentos científicos. Dessa forma, a pesquisa pretende, ao analisar as perspectivas de alunos e alunas a respeito da ciência e seus produtores manifestas em diferentes contextos escolares e socioculturais, confrontar tais perspectivas com os referidos contextos, de forma a melhor compreender questões sobre compatibilidade e incompatibilidade cultural entre alunos e alunas brasileiros e a ciência a eles apresentada. Pretende-se, assim, gerar subsídios capazes de indicar possibilidades de ação em sala de aula que problematizem com os alunos e alunas questões relacionadas entre ciência e a cultura em que esta é produzida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Andreia Guerra de Moraes - Integrante / Andreia Guerra - Coordenador / Wagner Thadeu Jardim - Integrante / Hermann Schiffer - Integrante / CRISTIANO BARBOSA DE MOURA - Integrante / Catalina Avila - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Andreia Guerra de Moraes.
3.   2016-Atual. Ciência de Dados em Séries Espaço-Temporais: Gerência de Dados Applications
Descrição: Processo: 302993/2015-0, Programa: PQ 2015, Valor financiado: R$39.600,00. Ciência de Dados é uma disciplina de extração de conhecimento a partir dos dados. Um subconjunto de aplicações relevantes de Ciência de Dados engloba o estudo de séries temporais e espaço-temporais. As séries temporais correspondem a uma sequencia de observações, enquanto as séries espaço-temporais apresentam uma posição associada a essa sequência. Essas observações podem ser univariadas, multivariadas e ter domínios diferentes, trazendo um caráter heterogêneo aos dados. As aplicações em séries espaço-temporais comumente recaem na exploração de métodos de representação, indexação, predição, classificação e padrões frequentes. Para cada método, existem inúmeros algoritmos associados. A solução de um determinado problema pode envolver a combinação de diferentes métodos e algoritmos. Nesse contexto, a gerência dos dados passa a ser um ponto chave no processo de extração de conhecimento. Desta forma, este trabalho de pesquisa visa contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das abordagens na gerência de dados de séries espaço-temporais em diferentes aplicações. Para tanto, pretende-se atuar em três frentes: (i) Armazenamento e Paralelismo de Dados, (ii) Métodos de Preprocessamento, (iii) Aplicações em Problemas de Predição, Classificação e Padrões Frequentes. A pesquisa combina o estudo aplicado de séries temporais e espaço-temporais em problemas de predição, classificação e padrões frequentes com as pesquisas básicas em gerência de dados (armazenamento, paralelismo e métodos de preprocessamento) visando entender a fundo em quais circunstâncias a gerência de dados em séries espaço-temporais precisa ser refinada. A partir dessa análise, será possível investir com propriedade na resolução de problemas reais propostos para cenários de predição, classificação e padrões frequentes em séries espaço-temporais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
4.   2016-Atual. CYTPENCRI -Educación de las competencias científica, tecnológica y pensamiento crítico mediante la enseñanza de temas de naturaleza de ciencia y tecnología
Descrição: El pensamiento crítico (PC) es un constructo formado por un conjunto de habilidades cognitivas de alto nivel, donde se incluyen sus propios procesos de regulación y metacognición, cuyo dominio se considera clave para pensar bien y cuya transversalidad las hace valiosas en múltiples tareas. Las relaciones entre PC y competencias curriculares, tanto en educación secundaria como superior son casi auto-evidentes; por ejemplo, la descripción de la competencia científica es parecida a PC (usualmente se identifica con PC), la matemática está ligada a la resolución de problemas, la autonomía e iniciativa personal a la toma de decisiones (qué hacer o qué pensar), aprender a aprender está relacionada con autoregulación y metacognición y la competencia lingüística con la argumentación. Así pues, el primer fundamento del proyecto es la educación de las competencias claves. En la educación científica, las destrezas constitutivas del PC y las habilidades, valores y rasgos mencionados en los currículos escolares de ciencias de los diversos niveles educativos (razonar, argumentar, reconocer pruebas, validar conocimiento, etc.) como propios del pensamiento científico, muestran una evidente concomitancia entre sí. Además, las destrezas de PC son importantes porque su transversalidad facilita el aprendizaje de los conceptos, teorías, procesos, valores y rasgos epistémicos de la ciencia. Estos valores y rasgos de ciencia y tecnología (CyT) se denominan contenidos ?acerca? de CyT: como validan sus conocimientos y como impactan sobre el mundo actual, y se etiquetan en la literatura como naturaleza de la ciencia y tecnología (NdCyT), que engloba cuestiones de historia, epistemología y sociología de CyT y las relaciones de la sociedad con CyT (CTS), todas ellas cuestiones complejas e innovadoras, por su carácter abierto y dialéctico, que las hace apropiadas como contexto de formación del PC; a su vez, las destrezas de PC desarrolladas contribuyen a mejorar la comprensión de NdCyT (segundo fundamento). El tercer fundamento teórico es el conocimiento didáctico del contenido (CDC), concepto que aglutina y aplica las destrezas de PC del profesorado a sus propias creencias y su práctica educativa, como elemento de desarrollo profesional docente. El CDC es un indicador de la capacidad docente del profesorado para la apropiación de innovaciones en el aula (como son educar destrezas de PC y la comprensión de NdCyT). El objetivo del proyecto es analizar el desarrollo de destrezas de PC a partir de la enseñanza de temas de NdCyT. Para ello se desarrollan herramientas para enseñar a pensar bien a estudiantes y profesores de diversos niveles educativos desde un contexto de enseñanza de temas de NdCyT. Se desarrollan instrumentos de evaluación e intervención didáctica que contienen andamiajes didácticos para mejorar el desarrollo del PC. Todos los instrumentos se aplican mediante un diseño cuasi-experimental longitudinal pre-test /post-test con un grupo de control para evaluar las mejoras de las diferentes destrezas implicadas. El proyecto es aplicado por un equipo multidisciplinar internacional, formado por investigadores de varios países e instituciones, que desarrollan y aplican colaborativamente el plan de investigación. Para automatizar las comunicaciones, acceder a los instrumentos y obtener la cuantificación de los resultados de las evaluaciones se desarrollan plataformas informáticas, que, a la vez, sirven para la diseminación y explotación de resultados. PALABRAS CLAVE: pensamiento crítico y científico, naturaleza de CyT, alfabetización CyT, competencias, conocimiento didáctico del contenido Formado por 60 investigadores de 9 países.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Integrante / Maria Delourdes Maciel - Integrante / Maria Antonia Manassero-Mas - Coordenador / Silvia Porro - Integrante / Ángel Vázquez Alonso - Integrante / Maria Mercedes Callejas - Integrante / Mayra Garcia-Ruiz - Integrante / Fátima Paixao - Integrante.
Membro: Alvaro Chrispino.
5.   2016-Atual. Identificação de Motifs em Séries Espaço-Temporais: Aplicações Métodos
Descrição: Processo: E-26/210.525/2016 Programa: APQ1 2015/02 Valor financiado: R$10.000,00 A extração de conhecimento a partir dos dados é uma atividade extremamente importante e demandada por diversas organizações existentes no eixo empresarial, governamental e científico. A Ciência de Dados é uma área interdisciplinar que aborda a resolução de tal atividade considerando grandes volumes de dados em suas variações de formatos (estruturados e não-estruturados). Um subconjunto de problemas importantes abordados em Ciência de Dados engloba o estudo de séries temporais e espaço-temporais. As séries temporais correspondem a uma sequência de observações, enquanto as séries espaço-temporais apresentam uma posição associada a essa sequência. Essas observações podem ser univariadas, multivariadas e terem diferentes domínios e periodicidade, trazendo um caráter heterogêneo aos dados. As pesquisas em séries temporais comumente recaem na exploração de métodos de representação, indexação e identificação de \emph{motifs} sobre os dados. Um \emph{motif} é definido como uma subsequência, previamente desconhecida, que frequentemente se repete, sem sobreposição, ao longo de uma série temporal. Já no contexto das séries espaço-temporais, apesar de não ser difícil elencar um conjunto de aplicações que demanda esse tipo de análise, o estudo de \emph{motifs} encontra-se pouco explorado. Sendo assim, este projeto explora essa lacuna, combinando pesquisa básica e aplicada no contexto de identificação de \emph{motifs} em séries espaço-temporais. A pesquisa, portanto, é dividida no estudo de novos métodos identificação de \emph{motifs} em séries espaço-temporais e a aplicação em diferentes problemas existentes nas áreas de aviação, mobilidade urbana, astronomia e sísmica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Esther Pacitti - Integrante / Fábio Porto - Integrante / Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante / Kele Belloze - Integrante / Florent Massaglia - Integrante / Jorge de Abreu Soares - Integrante / Laura Silva de Assis - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.

2015

1.   2015-Atual. Mapa da Mobilidade Urbana
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante / Diego Moreira de Araújo Carvalho - Integrante / Peter Fernandes Wanke - Coordenador / Otavio Henrique dos Santos Figueiredo - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
2.   2015-Atual. Práticas disciplinares na emergência do ensino industrial no Brasil: uma análise da Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz
Descrição: A presente pesquisa, na área de História da Psicologia do Trabalho, tem por objetivo analisar, a partir do referencial teórico de Foucault, as práticas disciplinares da ?Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz?, instituição brasileira de ensino profissional com características peculiares por ser a única, no período entre 1918 e 1937, voltada à formação de professores para as escolas de aprendizes e artífices. O trabalho de investigação está centrado nas fontes primárias do acervo do CEFET/RJ, cuja Seção de Documentação possui cerca de dois milhões e quinhentos mil documentos de alunos e novecentos mil documentos histórico-administrativos. O exame de tais fontes privilegiará o ?Livro de Registros?, que contém 268 registros disciplinares, indicados cronologicamente, de acordo com a data da incidência. Ademais, a análise documental visará o texto e o seu contexto histórico, pois a intenção será a de destacar a relação dialógica entre as punições disciplinares e as práticas discursivas do período, alusivas tanto às políticas públicas, quanto ao desenvolvimento industrial. Nesse sentido, buscar-se-á articular e explorar as relações entre os diferentes saberes e práticas, sendo adotada a perspectiva de que a emergência do ensino industrial na Escola Wenceslau Braz não deve ser interpretada como um evento inaugural. Mas, ao contrário, como uma multiplicidade de processos que foram ganhando o esboço de um procedimento funcional, principalmente em resposta às complexas demandas de conjunturas político-sociais que se estabeleceram no Brasil do período compreendido entre fins da República Velha, Revolução de 30, e início do Estado Novo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.

2014

1.   2014-Atual. Avaliação de Artefatos Computacionais
Descrição: É muito comum no ensino de computação, seja no nível médio-técnico como na graduação, a presença dos denominados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Nestes projetos são desenvolvidos protótipos que visam solucionar algum problema proposto, melhorando ou potencializando uma determinada área de conhecimento. Entretanto, em diversas vezes, nestes TCCs ficam faltando avaliações dos protótipos desenvolvidos. Um dos maiores empecilhos para isto é a falta de tempo e de abordagens para se conduzir experimentos de avaliação. Esse trabalho visa apoiar esta demanda ao estabelecer um abordagem simplificada para elaboração de formulários de avaliação de artefatos acadêmicos, juntamente com um ferramental estatístico de fácil uso. Isto possibilita um retorno importante aos estudantes sobre o potencial real dos artefatos produzidos ao longo do TCC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / João Roberto Quadros - Integrante / Carlos Otávio Schocair Mendes - Integrante / Leonardo Lignani - Integrante / Sergio Duarte - Integrante.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
2.   2014-Atual. Mapeamento de patentes de energias renováveis
Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar um estudo de patentes relacionadas às energias obtidas através do vento, biodiesel e biomassa, de modo a verificar o panorama sobre o desenvolvimento destas tecnologias a nível mundial e no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Coordenador / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
3.   2014-Atual. Patenteamento das universidades do Brasil e do exterior e elaboração de framework baseado na experiência internacional
Descrição: O objetivo da pesquisa é apresentar um cenário do patenteamento das universidades do Brasil e do exterior e elaborar um framework baseado na experiência internacional de modo a contribuir para uma melhor compreensão desse fenômeno que vem crescendo no ambiente acadêmico brasileiro. Esse estudo visa também fornecer subsídios para o estabelecimento de políticas de CTI que promovam a transferência de conhecimento para a sociedade e o fortalecimento das relações ciência-indústria.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
4.   2014-Atual. Racismo, livros didáticos e relações étnico-raciais na educação e na sociedade
Descrição: A pesquisa tem sido desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET/RJ, a fim de propor alternativas inovadoras e emancipatórias no âmbito da educação para a igualdade racial. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo elaborar produtos educacionais para o enfrentamento do racismo por meio de ações sócio-educativas, a partir da análise acadêmica criteriosa de currículos e livros didáticos do Ensino Médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Isabela Bastos de Carvalho - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
5.   2014-Atual. Técnicas de pré-processamento para mineração de dados
Descrição: No contexto de mineração de dados, identificar se é necessário realizar transformações de dados na etapa de pré-processamento pode ser um passo fundamental para se atingir uma boa acurácia. Esta preocupação se torna maior, principalmente, no caso de utilização de métodos de classificação/predição. Isto é decorrente ao fato de que a maioria dos métodos tradicionais de mineração de dados fazem suposições que podem não ser válidas. O primeiro pressuposto é que os dados são estacionários, ou seja, suas propriedades estatísticas, tais como média e desvio padrão, não mudam ao longo do tempo. O segundo pressuposto é que elas têm homocedasticidade, i.e., a volatilidade destas dados não varia. Na prática, estes pressupostos não são válidos. A consequência disto é que a capacidade de classificação/ predição fica comprometida nesta situação. Assim, este projeto visa abordar o problema e estudar dados não-estacionários e heterocedásticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Eduardo Bezerra - Integrante / Jorge Soares - Integrante / Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.

2013

1.   2013-2016. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE MATERIAIS PARADIDÁTICOS E EXPERIMENTAIS NAS CONCEPÇÕES SOBRE ?NATUREZA DA CIÊNCIA? DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO.
Descrição: Segunda fase do projeto que visa investigar o impacto de materiais paradidáticos sobre a visão de ciência dos alunos de Ensino Médio, este projeto pretende focar no problema da experimentação. Pretende-se desenvolver atividades laboratoriais tentando problematizá-las a partir da História e Filosofia da Ciência. Com isso pretende-se perceber qual o poder dessas atividades nas transformações de visão de ciência dos alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marco Antonio Barbosa Braga - Coordenador / Andreia Guerra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Marco Antonio Barbosa Braga.
2.   2013-Atual. Impacto dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências na qualidade da Educação Científica
Descrição: Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais na área de ensino desde a homologação pela Capes em 2001 de documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional e o ajustamento do sistema de avaliação às características desse segmento. Para além da avaliação oficial que vem sendo implementada pela CAPES, vemos como importante desdobramento dessa ação política, a avaliação do seu impacto na qualidade da educação básica. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é avaliar o impacto dos mestrados profissionais em ensino sobre a qualidade da educação científica, considerando-se a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais de formação e atuação, tendo como referência a avaliação oficial medida pelo IDEB e ENEM. Esta proposta corresponde a um desdobramento do projeto desenvolvido pela rede proponente no âmbito do Edital do Observatório da Educação 2008 da CAPES/INEP, principalmente em relação à utilização de perspectivas teórico-metodológicas e resultados obtidos a respeito da qualidade do ensino de ciências no nível médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: Andreia Guerra de Moraes - Integrante / Fernanda Ostermann - Integrante / Abigail Vital de Goes Monteiro - Integrante / Gloria Regina pessoa Campelllo Queiroz - Integrante / Flavia Rezende - Integrante / Silvania Nascimento - Coordenador / Alcina Maria Testa Braz da Silva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Andreia Guerra de Moraes.
3.   2013-2016. Matrizes em Teoria Espectral dos Grafos: teoria e aplicações - Projeto Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ
Descrição: A conexão e determinação de propriedades topológicas e estruturais de grafos a partir dosautovalores de uma matriz associada a esse mesmo grafo é a principal linha de atua ção da Teoria Espectral em Grafos, que está na fronteira entre a Álgebra, Álgebra Linear e Teoria dos Grafos. Dentre as matrizes que representam um grafo, podem ser destacadas as matrizes de incidência, adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Antes de 2007, poucos artigos haviam sido publicados com resultados relevantes em relação à matriz laplaciana sem sinal, denotada por Q, e o trabalho de Yan em 2002 foi um dos pioneiros no tema. Os Teoremas de Perron-Frobenius e Rayleigh-Ritz tornam o maior e o menor autovalores e seus respectivos autovetores mais atrativos do ponto de vista teórico e das relações dos mesmos com parâmetros combinatórios, com medidas de vulnerabilidade e confi abilidade de redes, o que justi fica o fato da grande maioria dos artigos abordarem, nessa ordem de importância, o maior e o menor autovalores de matrizes que representam grafos e, em particular, da matriz laplaciana sem sinal. Mais recentemente, a partir de 2010, o segundo maior autovalor da matriz laplaciana sem sinal também tem sido objeto de pesquisa, que por sua vez é motivada, principalmente, pela sua rela ção com o segundo maior autovalor da matriz de adjacência do grafo linha e com métricas de agrupamento. Nesse cenário, esse projeto consiste em dar continuidade às pesquisas em duas grandes áreas de atuação: (i) determinação de novos limites superiores e inferiores que relacionem os invariantes de um grafo com os autovalores e autovetores da matriz laplaciana sem sinal; (ii) estudar as aplicações dos autovalores dessa matriz em problemas de agrupamento, como por exemplo o Stellar Cluster Membership de grande interesse na área de Astronomia e Computação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 4
Membro: Leonardo Silva de Lima.
4.   2013-2016. O uso dos resultados do PIEARCTS para a consolidação da disciplina Construção Social da Ciência e da Tecnologia, no enfoque CTS-Ciência, Tecnologia e Sociedade, visando intervenção na educação e no ensino
Descrição: Objetivo Geral: Consolidar a disciplina Construção Social da Ciência e da Tecnologia, no Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação, do CEFET/RJ, utilizando os resultados das pesquisas realizadas pelo PIEARCTS, sob o enfoque CTS, visando intervenção na educação e no ensino. Objetivos específicos: 1.Mapear a evolução da área intitulada de Sociologia da Ciência, desde seus fundadores até autores contemporâneos, com seus principais fundamentos que contribuam para o melhor entendimento da Sociologia da Ciência e da Tecnologia; 2.Identificar autores da ainda incipiente área da Sociologia da Ciência e da Tecnologia e também da Tecnociência, com seus respectivos fundamentos; 3.Modelar como esses fundamentos da Sociologia da Ciência, Sociologia da Tecnologia e da Tecnociência podem contribuir para um melhor entendimento da Construção Social da Ciência e da Tecnologia. 4.Analisar as respostas obtidas na pesquisa do PIEARCTS nas perguntas (até 19 das 30 disponíveis) que tratam da Sociologia Interna da Ciência e da Sociologia Externa da Ciência, buscando contribuições para a Educação em Ciência e Tecnologia; 5.Organizar e aplicar a disciplina de Construção Social da Ciência e da Tecnologia a partir do mapeamento das áreas de conhecimento e seus autores e das respostas disponíveis na pesquisa do PIEARCTS; 6.Difundir os resultados desta disciplina por meio de artigos em periódicos especializados, apresentação em eventos científicos da área e projetos de pesquisa (dissertações e teses). 7.Prover o acervo bibliográfico do CEFET/RJ com obras de referencia dos principais autores da Sociologia da Ciência e da Tecnologia. Dentre os principais autores a serem indicados podemos citar: David Bloor, Barry Barnes, Steven Shappin, Wiebe E. Bijker, Trevor Pinch, Bruno Latour, Lagdon Winner, Carl Mitchan, Javier Echeverria, Ulrick Beck. Podemos também indicar outros nomes que poderão compor o acervo: David Edge, Harry Collins, Michael Callon, Thomas P. Hughes, Andrew Feenberg, William Quine, Norman Storer, Ludwik Fleck, Steve Woogar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva - Integrante / Thiago Brañas Melo - Integrante / Bruno Stefoni Böck - Integrante / Patrícia Borges Coutinho - Integrante / daratilde santana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 6
Membro: Alvaro Chrispino.
5.   2013-2016. Possibilidades e entraves na inserção da História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Ciências: o que fazem os professores?
Descrição: O projeto visa desenvolver uma pesquisa junto a docentes de física da educação básica que desenvolveram e implementaram práticas pedagógicas concretas numa abordagem histórico-filosófica, com vistas a construir subsídios para responder a seguinte questão: A construção, aplicação e avaliação de um produto/processo educacional com enfoque histórico-filosófico contribuem para que o professor estabeleça questionamentos que encaminhem a superação dos obstáculos impostos por sua cultura didática na implementação de práticas pedagógicas que privilegiem discussões sobre a ciência?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Guerra de Moraes - Integrante / Andreia Guerra - Coordenador / Luciana Fiuza - Integrante / Abigail Vital de Goes Monteiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
Membro: Andreia Guerra de Moraes.
6.   2013-2015. Problemas em Teoria Espectral de Grafos e aplicações em Redes Complexas
Descrição: A conexão e determinação de propriedades topológicas e estruturais de grafos a partir dos autovalores de uma matriz associada a esse mesmo grafo é a principal linha de atuação da Teoria Espectral em Grafos, que está na fronteira entre a Álgebra, Álgebra Linear e Teoria dos Grafos. Dentre as matrizes que representam um grafo, podem ser destacadas as matrizes de incidência, adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Antes de 2007, poucos artigos haviam sido publicados com resultados relevantes em relação à matriz laplaciana sem sinal, denotada por Q, e o trabalho de Yan em 2002, [Ya02], foi um dos pioneiros no tema. Os Teoremas de Perron-Frobenius e Rayleigh--Ritz tornam o maior e o menor autovalores e seus respectivos autovetores mais atrativos do ponto de vista teórico e das relações dos mesmos com parâmetros combinatórios, o que justifica o fato da grande maioria dos artigos abordarem, nessa ordem de importância, o maior e o menor autovalores da matriz laplaciana sem sinal. Mais recentemente, a partir de 2010, o segundo maior autovalor tem sido objeto de pesquisa, que por sua vez é motivada principalmente pela sua relação com o segundo maior autovalor da matriz de adjacência do grafo linha.Além disso, de acordo com Mohar [Mo91], os autovalores da matriz laplaciana de um grafo G são mais intuitivos e mais importantes do que os autovalores da matriz de adjacência. Nesse cenário, esse projeto de pesquisa consiste em dar continuidade às pesquisas já iniciadas em Teoria Espectral de Grafos com os autovalores das matrizes laplaciana e laplaciana sem sinal e suas aplicações em problemas de otimização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carla Silva Oliveira - Integrante / Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Claudia Marcela Justel - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Carla Silva Oliveira.
7.   2013-2014. Técnicas de Transformação de Dados para Previsões de Séries Temporais por Meio de Redes Neurais
Descrição: Processo: E-26/111.386/2013 Programa: APQ1 2013/01 Valor financiado: R$13.000,00 No contexto de previsões de séries temporais por meio de mineração de dados, identificar se é necessário realizar transformações de dados na etapa de pré-processamento pode ser um passo fundamental para se atingir uma boa acurácia. Esta preocupação se torna maior, principalmente, no caso de utilização de redes neurais. Isto é decorrente ao fato de que a maioria dos métodos tradicionais de mineração de dados por meio de redes neurais fazem suposições que podem não ser válidas. O primeiro pressuposto é que as séries temporais são estacionárias, ou seja, suas propriedades estatísticas, tais como média e desvio padrão, não mudam ao longo do tempo. O segundo pressuposto é que elas têm homocedasticidade, i.e., a volatilidade destas séries temporais não varia. Na maioria das séries temporais macroeconômicas, por exemplo, estes pressupostos não são válidos. A consequência disto é que a capacidade de previsão de uma rede neural fica comprometida nesta situação. Assim, este projeto visa abordar o problema e estudar as séries temporais não-estacionárias com heterocedasticidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Eduardo Bezerra - Integrante / Jorge Soares - Integrante.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
8.   2013-Atual. Técnicas, saberes e práticas na construção dos modos de ser e fazer no Rio de Janeiro de 1850 até 1950
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar os diferentes modos de desenvolvimento e aplicação dos saberes psicológicos no Rio de Janeiro entre 1850 e 1950, descrevendo e analisando as técnicas que estiveram na base das práticas psicológicas e engendraram tecnologias psi. Técnicas, saberes e práticas esses que eram voltados ora para a medição e avaliação de ensino e aprendizagem, ora para a classificação clínica de indivíduos, ora para o aprimoramento profissional do trabalhador na indústria. Trata-se, conseqüentemente, tanto de levantar métodos de diagnóstico, avaliação e terapêuticas, quanto de investigar processos históricos da constituição da educação. Para isto, busca-se articular e explorar as relações entre os diferentes saberes e práticas compartilhados, analisando o modo pelo qual o pensamento psicológico progressivamente se definiu na relação com os demais campos científicos e técnicos brasileiros e se inseriu no contexto de modernização industrial e urbana do país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Francisco Teixeira Portugal - Integrante / Cristiana Facchinetti - Integrante. Financiador(es): CNPQ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.

2012

1.   2012-Atual. A controvérsia histórico-filosófica contínuo versus discreto: um caminho para a construção de inserções interdisciplinares para o ensino de ciências?
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa construir caminhos para potencializar os professores de Química e Física a trabalharem temas de FMC comuns a suas disciplinas. Para tal, escolheu-se um tema específico: as relações do átomo com a Física e a Química. O recorte a ser feito será a tensão entre a visão da matéria contínua e discreta em fins do século XIX e início do século XX, que culminaram na construção do modelo de Bohr. A escolha desse tema e do recorte específico deve-se ao fato do modelo atômico ser um tema recorrente nas aulas de Química do Ensino Médio e ausente nas aulas de Física do mesmo nível de ensino. Dessa forma, a pesquisa em desenvolvimento visa responder a seguinte questão: o debate histórico-filosófico em torno à questão da matéria ser contínua ou discreta permite a construção de ferramentas a serem usadas por professores de Química e Física para a discussão interdisciplinar de um tema comum às duas disciplinas?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andreia Guerra de Moraes - Integrante / Andreia Guerra - Coordenador / Marco Braga - Integrante / Thais Forato - Integrante / Hermann Schiffer - Integrante / Ana Paula Bispo da Silva - Integrante / Luiciana Fiuza de Castro - Integrante / Matheus Furtado da Silva Netto - Integrante / Priscila do Amaral - Integrante / Cristiano Barbosa de Moura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 5
Membro: Andreia Guerra de Moraes.
2.   2012-2013. Paralelização de Workflows Científicos para Apoiar Aplicações de e-Science
Descrição: Processo: E-26/112.442/2012 Programa: Auxilio Instalação 2012/01 Valor financiado: R$4.650,00 Os workflows científicos emergiram como uma abstração para estruturar experimentos científicos baseados em simulações computacionais. Em muitas situações, estes workflows são intensivos, seja computacionalmente seja quanto em relação à manipulação de dados, exigindo a execução em ambientes de processamento de alto desempenho. Comumente a paralelização da execução destes workflows científicos requer programação trabalhosa, de modo ad hoc e em baixo nível de abstração, o que torna difícil a exploração das oportunidades de otimização. Recentemente, o pesquisador propôs em sua tese de doutorado o uso de abordagem algébrica para workflows científicos como uma forma de ascender o nível de abstração para especificar workflows científicos visando à diminuição da complexidade de paralelização destes workflows. Entretanto, embora tenha alcançado resultados promissores, o estudo foi feito utilizando-se um modelo de execução específico para clusters homogêneos em ambientes de disco compartilhado, o que nem sempre é uma realidade para áreas científicas reais como bioinformática e astronomia. Assim, torna-se necessário realizar novos estudos e explorar os desafios inerentes a ambientes diferenciados, o que inclui cenários como discos não compartilhados e dados geograficamente dispersos, heterogeneidade e dinamismo computacional (entrada e saída de recursos computacionais a qualquer momento). Este projeto inclui pesquisa teórica e experimental visando a avaliar o uso de abordagens que viabilizem a paralelização de workflows científicos. O projeto prevê estudos destas abordagens no apoio a aplicações reais em e-Science como, por exemplo, bioinformática, mineração de dados e astronomia nos próximos dois anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
3.   2012-2015. Problemas em Teoria Espectral de Grafos e aplicações em Redes Complexas - Projeto Universal - CNPq
Descrição: A conexão e determinação de propriedades topológicas e estruturais de grafos a partir dos autovalores de uma matriz associada a esse mesmo grafo é a principal linha de atuação da Teoria Espectral em Grafos, que está na fronteira entre a Álgebra, Álgebra Linear e Teoria dos Grafos. Dentre as matrizes que representam um grafo, podem ser destacadas as matrizes de incidência, adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Antes de 2007, poucos artigos haviam sido publicados com resultados relevantes em relação à matriz laplaciana sem sinal, denotada por Q, e o trabalho de Yan em 2002, [Ya02], foi um dos pioneiros no tema. Os Teoremas de Perron-Frobenius e Rayleigh--Ritz tornam o maior e o menor autovalores e seus respectivos autovetores mais atrativos do ponto de vista teórico e das relações dos mesmos com parâmetros combinatórios, o que justifica o fato da grande maioria dos artigos abordarem, nessa ordem de importância, o maior e o menor autovalores da matriz laplaciana sem sinal. Mais recentemente, a partir de 2010, o segundo maior autovalor tem sido objeto de pesquisa, que por sua vez é motivada principalmente pela sua relação com o segundo maior autovalor da matriz de adjacência do grafo linha. Além disso, de acordo com Mohar [Mo91], os autovalores da matriz laplaciana de um grafo G são mais intuitivos e mais importantes do que os autovalores da matriz de adjacência. Nesse cenário, esse projeto de pesquisa consiste em dar continuidade às pesquisas já iniciadas em Teoria Espectral de Grafos com os autovalores das matrizes laplaciana e laplaciana sem sinal e suas aplicações em problemas de otimização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Carla Oliveira - Integrante / Cláudia Justel - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 4
Membro: Leonardo Silva de Lima.
Descrição: O projeto consiste em dar continuidade às pesquisas sobre Teoria Espectral de Grafos com os autovalores das matrizes laplaciana e laplaciana sem sinal e suas aplicações em problemas de otimização bem como investigar a aplicação de técnicas de Teoria Espectral dos Grafos e métricas de centralidade em Análise de Redes Sociais. Projeto apoiado através do Edital Universal MCTI/CNPq N º 14/2012 do CNPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante / Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Carla Silva Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.

2011

1.   2011-Atual. ESTUDO DAS PATENTES DAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Descrição: O objetivo da pesquisa é fazer um estudo das patentes das universidades do Estado do Rio de Janeiro de modo a apresentar um diagnóstico que possa contribuir para uma melhor compreensão dessa prática que vem crescendo e sendo estimulada através de políticas governamentais. O trabalho apresenta abordagem bibliométrica com levantamento de patentes através da base Derwent Innovation Index acessada através do Portal de Periódicos da Capes. Informações complementares serão obtidas a partir do acesso ao currículo Lattes dos pesquisadores/inventores bem como através de entrevistas com gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Com o desenvolvimento da pesquisa espera-se identificar as características das patentes de universidades do Estado do Rio de Janeiro comparadas com outras universidades do Brasil; relações de colaboração que levam à geração dessas patentes; perfil dos inventores e da relação entre geração de patentes e publicação de artigos por parte desses inventores; e identificação das características das patentes que estão sendo licenciadas - que possam ser utilizadas de forma estratégica por pesquisadores, gestores de NITs e formuladores de políticas estaduais de CTI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Coordenador / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
2.   2011-Atual. Grids em Aplicações da Indústria e da Administração Pública
Descrição: Grids computacionais têm o potencial para revolucionar a computação de alto desempenho ao prover acesso ubíquo e sob demanda a serviços e recursos computacionais. Tais infraestruturas de computação distribuída visam permitir o acesso e composição sob demanda de serviços fornecidos por diversos provedores, possivelmente pertencentes a diferentes domínios administrativos, prometendo níveis de paralelismo sem igual para aplicações de alto desempenho. Este projeto de pesquisa visa a aplicação de Grids Computacionais para a resolução de problemas concretos da indústria e da administração pública, através da expansão do cluster computacional do CEFET/RJ e da sua integração com Grades Computacionais Internacionais. Especificamente nesse projeto busca-se aplicações para problemas de: (1) seqüenciamento de produção; (2) mix de produtos estocásticos; (3) redes massivas; e (4) mineração de processos administrativos, a partir do desenvolvimento de casos reais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Garcia Barbastefano - Coordenador / Diego Carvalho - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Rafael Garcia Barbastefano.
Descrição: Este projeto de pesquisa visa a aplicação de Grids Computacionais para a resolução de problemas concretos da indústria e da administração pública, através da expansão do cluster computacional do CEFET/RJ e da sua integração com Grades Computacionais Internacionais. Especificamente nesse projeto busca-se aplicações para problemas de: (1) seqüenciamento de produção; (2) mix de produtos estocásticos; (3) redes massivas; e (4) mineração de processos administrativos, a partir do desenvolvimento de casos reais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Coordenador / Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco - Integrante / Diego Moreira de Araújo Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
3.   2011-Atual. Literatura machadiana e identidades etnicorraciais
Descrição: Este projeto tem como pressuposto a constatação de que as práticas discursivas engendradas pela literatura têm recebido uma atenção especial em diversas pesquisas realizadas no campo da Psicologia Social. De fato, a literatura é uma instância social de importância indiscutível frente às análises psicossociais, posto que oferece uma série de representações a fim de que dados modos de ser e fazer sejam produzidos socialmente. O que recorrentemente se verifica é que há modos de subjetivação que se constituem a partir de um processo que tem por base uma série de dispositivos dispersos no tecido social. Nesse sentido, o conceito cunhado por Mikhail Bakhtin ? ?dialogismo? ? confere especial relevo a essa questão por oferecer condições teóricas para a percepção das práticas discursivas se constituindo em sistemas ininterruptos de comunicação, numa dinâmica dialógica. Aspecto que de certa forma se relaciona à literatura, pois a leitura do texto não pode ser dissociada da leitura do mundo, já que os sentidos de dado discurso circulam na consciência de um leitor a partir de formações discursivas muitas vezes vinculadas a outras esferas da vida social. Assim sendo, investigar as articulações entre o discurso literário e a produção de subjetividades é um procedimento que assume grande relevância. Realmente, há ocasiões em que o sujeito identifica-se com os discursos produzidos pela literatura e (re)produz-se como um sujeito daquele modo, daquela forma. Daí, então, o objetivo deste projeto de pesquisa, que procura analisar as concepções de ?identidade? implícitas em Machado de Assis. Tal objetivo de investigação permite um olhar específico para um dado momento histórico, em fins do século XIX, onde a literatura machadiana evidenciava a subjetividade então presente na caracterização das identidades histórico-sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Rosimary Paula Ferreira Vargas - Integrante / André Luís de Oliveira de Sant?Anna - Integrante / Isabela Bastos de Carvalho - Integrante / Elbert de Oliveira Agostinho - Integrante / Maria Cristina Giorgi - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 5
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
4.   2011-2013. Modelos de Redes Sociais com aplicações em bibliometria no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: A Teoria dos Grafos é uma área clássica e sedimentada da Pesquisa Operacional e da Ciência da Computação. Aplicações da Álgebra Linear à Teoria dos Grafos levaram ao surgimento da Teoria Espectral dos Grafos na década de 50. É deste período também o começo do estudo das relações sociais através da análise de grafos. Nos últimos anos, modelagem e a análise de redes sociais tem despertado o interesse de pesquisadores no mundo inteiro. Tal fato decorre tanto da aplicabilidade desse tipo de análise, quanto do aparecimento de grandes redes colaborativas de compartilhamento de informações O projeto "Modelos de Redes Sociais com aplicações em bibliometria no Estado do Rio de Janeiro" objetiva investigar a aplicação de técnicas de Teoria Espectral dos Grafos em Análise de Redes Sociais. O Projeto reúne uma equipe multidisciplinar com habilidades em Teoria dos Grafos, Computação de Alto Desempenho e Ciência da Informação de modo a permitir um melhor entendimento de redes sociais de documentos e, por conseguinte, um melhor entendimento de como ocorre o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação. A proposta envolve articulação entre duas instituições públicas federais ? o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ? CEFET/RJ e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas ? ENCE/IBGE ? ambas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e que já mantêm uma relação de parceria através do desenvolvimento de projetos apoiados por órgãos de fomento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Carla Oliveira - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante / Diego Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Leonardo Silva de Lima.
Descrição: O objetivo do projeto é investigar e determinar propriedades em redes sociais bibliométricas através do emprego da Teoria Espectral de Grafos. Os objetivos específicos podem ser divididos nas seguintes linhas de atuação: 1. desenvolver algoritmos que permitam a geração de redes sociais a partir de um banco de dados e implementar rotinas para o cálculo de medidas de clusterização em redes massivas; 2. aplicar métricas espectrais em redes de dados bibliométricos de interesse do Estado do Rio de Janeiro; 3. dar continuidade aos estudos de parâmetros espectrais aplicados em redes sociais; 4. difundir o conhecimento das principais técnicas de manipulação de redes sociais modeladas por grafos; e 5. investigar aplicação das técnicas desenvolvidas em outras redes sociais. Parceria: CNPq/FAPERJ. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante / Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Diego Moreira de Araújo Carvalho - Integrante / Carla Silva Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
5.   2011-Atual. NATUREZA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E ENSINO: experimentando novos rumos no ensino de ciências na educação profissional e tecnológica
Descrição: Projeto que visa investigar experiências de introdução da pesquisa científica na Formação Profissional de Nível Médio. O projeto se fundamenta em duas ações básicas: - Estudo sobre como ocorre a Inovação nas empresas (epistemologia da Inovação) visando construir subsídios para novas práticas de aprendizagem na Formação Técnica de Nível Médio. - Estudo dos processos de aprendizagem de grupos de estudantes (Células de Inovação) trabalhando com projetos investigativos no campo da Tecnologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marco Antonio Barbosa Braga - Coordenador / Andréia Guerra - Integrante / Sabrina Fernandes Assis - Integrante / Clarice Parreira Senra - Integrante / Ursula Maruyama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7
Membro: Marco Antonio Barbosa Braga.
6.   2011-2013. Projecto de Investigación Ibero-americano: ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE SOBRE LA NATURALEZA DE LA CIENCIA Y TECNOLOGÍA (EANCYT): UNA INVESTIGACIÓN EXPERIMENTAL Y LONGITUDINAL
Descrição: Esta investigación afronta el problema educativo de enseñar con calidad la naturaleza de la ciencia y la tecnología (NdCyT), es decir, las cuestiones acerca de como la ciencia y la tecnología (CyT) validan su conocimiento y como funcionan en el mundo actual. NdCyT engloba aspectos de epistemología y sociología de CyT y las relaciones entre la ciencia, la tecnología y la sociedad (CTS), unos contenidos complejos e innovadores, y poco populares en la educación científica. La perspectiva de este estudio es educativa: la comprensión de NdCyT es considerada por los especialistas un componente central de la alfabetización científica para todos y como tal se incorpora en los contenidos de los currículos escolares; además, la investigación sobre NdCyT constituye una línea innovadora en la investigación didáctica, en la enseñanza y en el aprendizaje de CyT. Sin embargo, la literatura especializada informa que estudiantes y profesores no logran comprender bien la NdCyT, de modo que algunas investigaciones recientes con profesores y estudiantes anglosajones se han dirigido a aclarar la efectividad de diversas metodologías para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de la NdCyT, cuyos resultados revelan que la efectividad educativa tiene dos condiciones clave: el carácter explícito de la enseñanza y la realización de actividades reflexivas sobre NdCyT. El objetivo central de esta investigación es mejorar la comprensión sobre NdCyT de estudiantes y profesores de todos los niveles educativos por medio de los instrumentos de intervención didáctica y evaluación diseñados y aplicados desde diversos contextos. La investigación construye los instrumentos, verifica su efectividad, identifica los instrumentos más eficaces en cada nivel educativo y valida los instrumentos de evaluación asociados a cada instrumento de intervención didáctica mediante un diseño experimental pre-test /post-test con un grupo de control. Este proyecto integra un equipo internacional iberoamericano. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andreia Guerra de Moraes - Integrante / Marco Braga - Integrante / Alvaro Chrispino - Integrante / Angel Vazquez - Integrante / Maria Antonia Massanero - Coordenador.
Membro: Andreia Guerra de Moraes.
Descrição: Proyecto de Investigación EDU2010-16553 financiado por una ayuda del Plan Nacional de I+D+i del Ministerio de Ciencia e Innovación (España) Descrição: Esta investigación afronta el problema educativo de enseñar con calidad la naturaleza de la ciencia y la tecnología (NdCyT), es decir, las cuestiones acerca de como la ciencia y la tecnología (CyT) validan su conocimiento y como funcionan en el mundo actual. NdCyT engloba aspectos de epistemología y sociología de CyT y las relaciones entre la ciencia, la tecnología y la sociedad (CTS), unos contenidos complejos e innovadores, y poco populares en la educación científica. La perspectiva de este estudio es educativa: la comprensión de NdCyT es considerada por los especialistas un componente central de la alfabetización científica para todos y como tal se incorpora en los contenidos de los currículos escolares; además, la investigación sobre NdCyT constituye una línea innovadora en la investigación didáctica, en la enseñanza y en el aprendizaje de CyT. Sin embargo, la literatura especializada informa que estudiantes y profesores no logran comprender bien la NdCyT, de modo que algunas investigaciones recientes con profesores y estudiantes anglosajones se han dirigido a aclarar la efectividad de diversas metodologías para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de la NdCyT, cuyos resultados revelan que la efectividad educativa tiene dos condiciones clave: el carácter explícito de la enseñanza y la realización de actividades reflexivas sobre NdCyT. El objetivo central de esta investigación es mejorar la comprensión sobre NdCyT de estudiantes y profesores de todos los niveles educativos por medio de los instrumentos de intervención didáctica y evaluación diseñados y aplicados desde diversos contextos. La investigación construye los instrumentos, verifica su efectividad, identifica los instrumentos más eficaces en cada nivel educativo y valida los instrumentos de evaluación asociados a cada instrumento de intervención didáctica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Marco Antonio Barbosa Braga - Integrante / Ángel Vazquez-Alonso - Integrante / María Antonia Manassero - Integrante / Andréia Guerra de Moraes - Integrante / Caio Jordão Ferreira - Integrante / Rodrigo Trevisano - Integrante.
Membro: Alvaro Chrispino.

2010

1.   2010-2012. Análise dos resultados do Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS)
Descrição: CNPq Edital Universal 2010, Processo: 475027/2010-8. O presente projeto apresenta, inicialmente, o cenário brasileiro atual do ensino médio e do ensino da ciência e da tecnologia a fim de situar a necessidade de se pesquisar sobre as crenças e as atitudes que professores e alunos possuem sobre ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade (CTS). Após isso, apresenta o ?Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade? (PIEARCTS), projeto de pesquisa coo-perativa internacional envolvendo 6 países, que utilizou os questionários COCTS em alunos e professores do Rio de Janeiro e São Paulo, especialmente, e que foi desenvolvido no Brasil com apoio do CNPq (Edital Universal de 2007). Concluída a fase da pesquisa diagnóstica, apresenta a proposta de financiamento do CNPq para a análise dos resultados conforme solicita a coordena-ção internacional, sem esquecer da possibilidade de interação entre os núcleos brasileiros da pes-quisa e da divulgação dos resultados para a comunidade de ensino de ciências e tecnologia, como contribuição para a melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino em ciência e tecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Heleonora Belmino - Integrante / Cristian Costa da Silva - Integrante / Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva - Integrante / Patrick Antonioli - Integrante / Daniele Blanco Cavalcanti - Integrante / Danielle Paiva Ferreira - Integrante / Caio Jordão Ferreira - Integrante / Rodrigo Trevisano - Integrante / Hebert R. Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 31
Membro: Alvaro Chrispino.
2.   2010-Atual. CTS e Educação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (6) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Marco Antonio Barbosa Braga - Integrante / Andréia Guerra de Moraes - Integrante / Santos, Tais Conceição dos - Integrante / marcelo borges rocha - Integrante.
Membro: Alvaro Chrispino.
3.   2010-2012. Espectro de Matrizes associadas a Grafos e sua aplicação em Problemas de Otimização Combinatória
Descrição: Projeto Universal CNPq 474754/2010-3. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Silva Oliveira - Coordenador / Nair Maria Maia de Abreu - Integrante / Leonardo Silva de Lima - Integrante / Justel, Claudia Marcela - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Carla Silva Oliveira.
4.   2010-2012. Grid Initiatives for e-Science virtual communities in Europe and Latin America - IST-2011-261487
Descrição: GISELA aims at ensuring the long-term sustainability of the Latin American component of its e-Infrastructure. This translates into the following sub-objectives: * Establish a powerful e-Infrastructure facility built on the EELA-2 e-Infrastructure legacy * Work out and implement a sustainability model for the e-Infrastructure In parallel, the Project supports Virtual Research Communities, addressing both: Current EELA-2 small User Communities; Larger VRCs through Specialised Support Centres (SSCs).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Moreira de Araujo Carvalho - Coordenador / bernard marechal - Integrante.
Membro: Diego Moreira de Araujo Carvalho.

2009

1.   2009-2012. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NAS CONCEPÇÕES SOBRE ?NATUREZA DA CIÊNCIA? DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Descrição: Pesquisa sobre o impacto que materiais paradidáticos de História e Filosofia da Ciência tem sobre a visão dos alunos em relação à Natureza da Ciência (NDC). Após uma seleção de escolas que pretendem utilizar tais materiais, pretende-se realizar uma investigação das visões sobre NDC antes e depois de sua utilização. Pretende-se utilizar como ferramenta de investigação questionários fechados e entrevistas com alunos. Um complemento da entrevista será feito com os professores procurando mapear o motivo da escolha desses materiais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marco Antonio Barbosa Braga - Coordenador / Andréia Guerra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Marco Antonio Barbosa Braga.
2.   2009-2011. Desenvolvimento e Estabelecimento de Núcleo de Competência em Simulação de Processos no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como tema central a simulação de processos. O projeto teve início dentro do contexto de um Termo de Cooperação estabelecido entre a Petrobras e a UNIRIO ? Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e foi desenvolvido em parceria entre os grupos de pesquisa NP2Tec/UNIRIO e GEOS/CEFET-RJ. O projeto busca definir os principais conceitos de simulação de processos e sistemas, assim como apresentar métodos, técnicas e ferramentas para aprimorar a gestão de processos, através do uso de simulação de processos. A simulação de processos permite ao gestor testar alternativas em um modelo teórico antes de realizar sua aplicação na prática, poupando à organização dos custos do insucesso no emprego de políticas e práticas não aderentes às necessidades e oportunidades da organização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Lino Marujo - Integrante / Rafael Paim - Integrante / Fernanda Baião - Integrante / Flavia Santoro - Integrante / Claudia Cappelli - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Leonardo Silva de Lima.
3.   2009-2012. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio ? um caminho para se construir uma proposta curricular interdisciplinar
Descrição: O objetivo desse projeto é fazer uma pesquisa junto a rpofessores de química, biologia e física para destacar quais conceitos de Física Moderna e Contemporânea esses professores se utilizam para discutir conteúdos de suas disciplinas específicas. A partir desse levantamento pretende-se discutir como a inserção de tópicos de FMC no Ensino Médio pode ser um facilitador para o ensino, no sentido de possibilitar a construção de projetos educacionais interdisciplinares que destaquem a ciência como uma produção cultural historicamente determinada?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Andreia Guerra de Moraes - Coordenador / Marco Braga - Integrante / Marcília Elis Barcellos - Integrante / Angelita Vieira Morais - Integrante / Thiago da Silva Peron - Integrante / Lolita Lutz - Integrante / Alex Topazo - Integrante / fabiano Fernandes de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
Membro: Andreia Guerra de Moraes.
4.   2009-Atual. Título do Projeto: Autovalores associados a Grafos e suas aplicações em Problemas de Otimização Combinatória.
Descrição: Os principais assuntos abordados estão ligados às propriedades de matrizes associadas a grafos, como matrizes de adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Os parâmetros espectrais, conectividade algébrica, spread da matriz laplaciana sem sinal e irregularidade em grafos são os principais parâmetros investigados. Além disso, pretendo também avançar o estudo de medidas de Confiabilidade de Redes que envolvem problemas de Otimização Combinatória relacionados à contagem de conjuntos de corte de arestas de uma rede. Para isto, contamos com o auxílio do sitema AutoGraphix que foi desenvolvido por Pierre Hansen e outros pesquisadores. Este sistema calcula vários parâmetros de grafos e auxilia os pesquisadores no sentido de confirmarem ou de negarem conjecturas geradas por suas pesquisas, utilizando a Meta-Heurística VNS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carla Silva Oliveira - Coordenador / Nair Maria Maia de Abreu - Integrante / Leonardo Silva de Lima - Integrante / Claudia Marcela Justel - Integrante / Steve Kirkland - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Carla Silva Oliveira.

2008

1.   2008-2011. Brazilian German Collaborative Research Initiative in Manufacturing Techology - BRAGECRIM
Descrição: Levantar os aspectos de que influenciam a variedade de produtos na cadeia automotiva brasileira e alemã, estabelecendo uma comparação entre ambas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Augusto da Cunha Reis - Integrante / Professor Luiz Felipe R.R. Scavarda do Carmo - Coordenador / Hannes Winkler - Integrante / Prof.: Matthias Holweg - Integrante / Sílvio Hamacher - Integrante / Dr. Bernd Hallingrath - Integrante / Prof.: Madiagne Diallo - Integrante / Prof.: Dr. Axel Kuhn - Integrante / Prof.: Dr. Sílvio Pires - Integrante / Henrich Schleich - Integrante / Jens Schaffer - Integrante.
Membro: Augusto da Cunha Reis.
2.   2008-2010. E-science grid facility shared by Europe and Latin America - IST-2008-223797
Descrição: Four main objectives define the content of the EELA-2 Mission: 1. Build a powerful, functional and well supported Grid Facility by: Expanding the current e-Infrastructure to consist of 41 Resource Centres (13 in Europe and 28 in Latin America) mobilising about 3000 computing cores and more than 700 Terabytes of storage space, at start of the project and to further grow by 20 % in computing and 15 % in storage over the duration of the project; Providing the full set of Infrastructure and Application-oriented Grid Services needed by all types of applications in their scientific environment; Building the support of the e-Infrastructure to provide high reliability services to partnerships spanning the Atlantic Ocean by: Providing a complete set of Global Services from central EELA-2 Operation and Networking Support Centres (EOC/ENSC); Targeting the creation of Regional Operation Centres (ROC) in Latin America, covering one or more countries; Pursuing the aggressive EELA Training and Dissemination programme; Creating a comprehensive knowledge repository on Grid operation federated with the EGEE ones. Contributing to the implementation, operation and support of new Certification Authorities required in Latin America and to their coordination within the framework of TAGPMA. 2. Address a large community of users by: Selecting a wide portfolio of Applications: Against well defined criteria (including suitability for Grid deployment, easiness to be grid-enabled, grid added value, outreach/potential impact, computing resource contribution); Of various types e.g. from classical offline data processing up to control and data acquisition of scientific instruments, in several fields such as Life Sciences, High Energy Physics, Earth Sciences, etc.. With the expected outcome of: Getting Grid technology widely adopted in various scientific branches and promoting e-Sciences towards several publics (Scientific, Social, Industry).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Moreira de Araujo Carvalho - Coordenador / bernard marechal - Integrante.
Membro: Diego Moreira de Araujo Carvalho.
3.   2008-Atual. Produção de Materiais Paradidáticos de História e Filosofia da Ciência
Descrição: Produção de materiais paradidáticos de História e Filosofia da Ciência e verificação de sua aplicabilidade em sala de aula. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreia Guerra de Moraes - Coordenador / Marco Braga - Integrante / Angelita Vieira Morais - Integrante / Wagner Thadeu Jardim - Integrante / Luciana Fiúza de Castro - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
Membro: Andreia Guerra de Moraes.

2007

1.   2007-Atual. Estudos de Prospecção Tecnológica
Descrição: Em um ambiente extremamente dinâmico, onde o desenvolvimento científico e tecnológico se verifica de forma exponencial, as tomadas de decisão dos gestores de tecnologia e de formuladores de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T I) se tornam bastante complexas. Os altos custos de Pesquisa e Desenvolvimento (PD) e a incerteza quanto à tecnologia que se transformará no projeto dominante (dominant design), dentre as várias tecnologias emergentes, faz com que organizações e govenos tenham que adotar mecanismos de monitoramento de informações e prospecção tecnológica a fim de mitigar os riscos de investimentos equivocados que possam comprometer sua competitividade e posicionamento no mercado bem como o desenvolvimento tecnológico do país. Os estudos de monitoramento e prospecção tecnológica podem ser desenvolvidos a partir da utilização de diversos métodos, de natureza qualitativa ou quantitativa, envolvendo análises bibliométricas, elaboração de cenários, inteligência competitiva, modelagem de sistemas dinâmicos, opinião de especialistas, análise de tendências, roadmap etc., podendo fazer uso ou não, de softwares específicos. O objetivo do projeto é a realização de estudos de monitoramento e prospecção tecnológica a fim de fornecer informações estratégicas para subsidiar tomadas de decisão por parte de gestores de tecnologia e formuladores de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação ? C, T I.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
2.   2007-Atual. Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual
Descrição: A temática da Inovação vem sendo bastante discutida nos ambientes acadêmico, governamental e empresarial, tratando-se de um conceito transversal que perpassa todos os campos do conhecimento. Trata-se de questão estratégica para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de regiões e países. A gestão da inovação tecnológica abrange as etapas de geração, proteção, negociação, comercialização e difusão de uma tecnologia, produto ou serviço no mercado. É um processo complexo e multidimensional que envolve uma rede de atores e que demanda o estabelecimento de políticas públicas de C,T I bem como a construção de capacitação através da aprendizagem tecnlógica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Coordenador / RUTH EPSZTEJN - Integrante / Ilda Maria Paiva de Almeida Spritzer - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
3.   2007-Atual. Industrialização, Aptidão e Avaliação: O ensino industrial e a emergência da psicologia aplicada ao trabalho no Brasil
Descrição: Este projeto decorre de uma série de pesquisas realizadas no interior do Grupo de Pesquisa ?Subjetividade e História? (Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq) vinculadas ao estudo de processos de emergência, constituição e institucionalização da Psicologia no Brasil. De fato, durante o levantamento de dados para a elaboração de verbetes do ?Dicionário de Instituições da Psicologia no Brasil? (apoiado pelo PROCAD/CAPES), verificou-se que dentro do campo da Psicologia do Trabalho, a então Escola Técnica Nacional, situada no Rio de Janeiro, possuía uma relevância histórica que ainda não fora suficientemente investigada. Tendo em vista todo esse quadro, esta pesquisa tem o objetivo de investigar aspectos históricos relativos ao campo da Psicologia do Trabalho quando da organização da Escola Técnica Nacional, particularmente as contingências do surgimento da aplicação do teste de nível mental, na década de 40, voltado a identificar os alunos com aptidões específicas para a aprendizagem de ofícios técnicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador. Financiador(es): CNPQ - Auxílio financeiro / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 6
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
4.   2007-2012. Modelos de Grafos Aleatórios
Descrição: Muitos sistemas do mundo real têm sua estrutura formada por redes complexas, como é o caso das redes celulares, das redes ecológicas e até mesmo da World-Wide-Web, por exemplo. Para compreender os princípios de organização de tais redes, visto que um estudo realizado diretamente a partir delas possuiria um alto grau de complexidade, costuma-se geralmente modelar essas redes através de estruturas constituídas por um conjunto de nodos ou vértices, os quais representariam os ?atores? do sistema, e um conjunto de arestas que unem esses nodos, as quais representariam as relações mantidas por esses ?atores?. A principal característica desse tipo de estrutura, no entanto, é a aleatoriedade das arestas, que não são fixas, mas sim determinadas a partir de um experimento aleatório qualquer. Esses modelos codificam em sua estrutura propriedades existentes nas redes complexas e são denominados grafos aleatórios. Uma das propriedades mais interessantes das redes reais que é bem caracterizada pelo modelo de grafos aleatórios, é o conceito de mundo pequeno. Os grafos uniformemente aleatórios definidos pelos matemáticos húngaros Paul Erdös e Alfred Rényi (1959) foram os primeiros modelos de grafos aleatórios. Para maiores detalhes sobre grafos uniformemente aleatórios e grafos aleatórios em geral. Estes modelos não se mostraram muito eficientes para representar as redes da vida real. Em virtude disso, outros modelos de grafos aleatórios têm sido desenvolvidos, entre eles podemos citar o modelo Power Law. Inúmeras aplicações envolvendo este último modelo, como em redes de telecomunicações, redes WWW, finanças e outros. Neste projeto o objetivo é estudar omercado financeiro brasileiro e representar as interrelações das ações na bolsa de valores através de um grafo e mostrar que este grafo segue o modelo power law.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador.
Membro: Leonardo Silva de Lima.
5.   2007-2010. Percepção sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (CTS). Ação brasileira no Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS). CNPq, proc. 475607/2007-4
Descrição: O Projeto PIEARCTS (Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad), uma rede de pesquisa iberoamericana (Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai) que busca estudar a concepção de estudantes e professores sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. A coordenação internacional é do Ángel Vázquez Alonso, Espanha. Participam diretamente deste projeto o CEFET-RJ-Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, a UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba e a UNICSUL-Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Coordenador / Marco Antonio Barbosa Braga - Integrante / Maria Delourdes Maciel - Integrante / Maria Guiomar Carneiro Tomazello - Integrante / Heleonora Belmino - Integrante / Cristian Costa da Silva - Integrante / Patrick Antonioli - Integrante / Daniele Blanco Cavalcanti - Integrante / Danielle Paiva Ferreira - Integrante / Caio Jordão Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 4
Membro: Alvaro Chrispino.
6.   2007-Atual. Tecnologia off-shore e subjetividade do trabalhador
Descrição: Esta pesquisa, concebida na interface entre a Psicologia do Trabalho e a Tecnologia, pretende dar continuidade a alguns estudos sobre condições de trabalho em plataformas offshore realizados anteriormente. Isso porque, particularmente na bacia de Campos, tem ocorrido uma grande ampliação do trabalho off-shore (relativo ao regime de confinamento em unidades marítimas), em função da tecnologia desenvolvida para exploração em águas profundas. Em 1971, por exemplo, a capacidade de operação em lâminas d'água era de apenas 30 metros. No entanto, com a capacidade operativa decorrente de novas tecnologias, em 2004, essa marca ultrapassou 2.700 metros. Tal circunstância, que confere um diferencial tecnológico reconhecido internacionalmente, acarreta, todavia, nítidos impactos na subjetividade do trabalhador. Pesquisas realizadas nesse período mostram que a prospecção de petróleo em águas profundas eventualmente implica uma expressiva perda da qualidade de vida. O que se verifica é que as condições de trabalho embarcado produzem efeitos ligados à falta de satisfação e realização humana, afetando dessa forma a saúde física e mental do trabalhador. Nesse sentido, a pesquisa, que conta com bolsistas de iniciação científica, segue uma metodologia qualitativa, cujo instrumento utilizado consiste basicamente em um questionário aberto, composto de questões que têm por objetivo perscrutar o ambiente off-shore em suas implicações quanto à psicodinâmica do trabalho realizado. Uma vez que o presente estudo pretende ampliar o entendimento acerca da maneira como a organização psicossocial do trabalho embarcado afeta o trabalhador que desenvolve sua prática laboral nas plataformas, o problema central a ser investigado gira em torno de quais seriam, então, as relações entre a maneira como o trabalho é organizado numa plataforma de prospecção de petróleo e a saúde mental do trabalhador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Dayana Karla de Paula Nunes - Integrante / Samantha Mendonça de Souza - Integrante / Luís Henrique da Costa Leão - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 5
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.

2006

1.   2006-2008. E-infrastructure shared between Europe and Latin America - IST-2006-026409
Descrição: Several international projects and collaborations have emerged in the last years due to the increasing demand for grid distributed resources around the world. One important aspect of these initiatives deals with the "gridification" of computing intensive scientific applications otherwise difficult to run efficiently. The EELA Project (E-Infrastructure shared between Europe and Latin America) is a collaboration between Latin American and European institutions that has developed a potent e-infrastructure for e-Science applications. This paper describes the consolidated EELA e-infrastructure and the progress achieved so far. The EELA project is funded by the European Commission under the contract number IST-2006-026409. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Moreira de Araujo Carvalho - Integrante / Felipe Maia Galvão França - Integrante / Ines Dutra - Integrante / pedro henrique rausch bello - Integrante / bernard marechal - Coordenador / Alexandre Duarte - Integrante / Claudio Cherubino - Integrante / Vanessa Hamar - Integrante / Luis Núñez - Integrante / Harold Castro - Integrante / Ciuffo, Leandro - Integrante / Hoeger, Herbert - Integrante / Barbera, Roberto - Integrante / G. Andronico - Integrante / E. Giorgio - Integrante / D. Scardaci - Integrante / Andronico, Giuseppe - Integrante / Ardizzone, Valeria - Integrante / Bruno, Riccardo - Integrante / GARCIA BARBASTEFANO, RAFAEL - Integrante.
Membro: Diego Moreira de Araujo Carvalho.
2.   2006-2008. Intelligent Logistics for Innovative Product Technologies - ILIPT
Descrição: O projeto foi recentemente aprovado pelo Edital Universal MCT/CNPq 02/2006 e busca continuar o projeto do Edital Universal MCT/CNPq 2004 intitulado "Intelligent Logistics for Innovative Product Technologies (ILIPT) no Brasil", sendo, portanto a Fase II do projeto ILIPT no Brasil. O objetivo dessa proposta é simular alternativas de produção sob encomenda (BTO) para os processos de produção e logísticos (suprimentos e distribuição) válidos para a realidade da cadeia de suprimentos da indústria automobilística presente no Brasil e compará-las com as obtidas para a indústria européia. De forma a atingir esse objetivo, três tarefas serão conduzidas ao logo dos próximos dois anos (2006-2008). A Tarefa I busca compilar os dados dos primeiros dois anos de projeto no Brasil (Fase I). Nesta tarefa serão analisados os requisitos dos mercados emergentes, especialmente do mercado brasileiro, para realizar um procedimento BTO na indústria automotiva. A Tarefa II busca adaptar, aplicar e validar para a realidade brasileira o modelo de custo desenvolvido pelos pesquisadores europeus do ILIPT para investigar e mapear a conexão entre complexidade de produto e os custos da empresa e da cadeia. A última etapa desta tarefa será a comparação dos resultados obtidos no Brasil com os obtidos na Europa. A Tarefa III adaptará para a realidade da indústria brasileira o sistema de simulação que está sendo desenvolvido pela equipe européia do ILIPT. O sistema será usado para simular o conceito de BTO na indústria automotiva. O desenvolvimento de cenários para avaliar e testar esse sistema de simulação, tanto de forma qualitativa, como de forma quantitativa está previsto nesta tarefa. A última etapa desta tarefa será a comparação dos resultados obtidos no Brasil com os obtidos na Europa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Augusto da Cunha Reis - Integrante / Professor Luiz Felipe R.R. Scavarda do Carmo - Coordenador / Hannes Winkler - Integrante / Prof.: Matthias Holweg - Integrante / Prof.:Andreas Reichhart - Integrante / Sílvio Hamacher - Integrante. Financiador(es): Auxílio financeiro / União Europeia - Cooperação - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Augusto da Cunha Reis.
3.   2006-Atual. Programação Matemática e Metaheurística
Descrição: Neste projeto de pesquisa o principal objetivo é o desenvolvimento de modelos matemáticos que representem problemas da indústria. O desenvolvimento de algoritmos exatos e aplicação de metaheurísticas são ainda essenciais para a resolução dos modelos. Como exemplo, podemos citar o problema de transporte dutoviário que consiste basicamente na determinação de quatro componentes: quais produtos serão bombeados, em que quantidade, como serão distribuídos dentre os diversos destinos e qual a seqüência de bombeamento a ser seguida. Para tal, é preciso que se respeitem: as restrições de limites de estoques, tanto nas refinarias como nas bases de distribuição do produto, as limitações de vazões, as restrições de interface e as restrições de atendimento da demanda, dentre outras, visando minimizar os custos operacionais. Apesar de algumas formulações inteiras terem sido propostas, esse tema ainda não possui uma extensa literatura. Nossa linha de atuação gira em torno de desenvolvimento de modelos matemáticos variantes em relação ao problema original assim como o aplicação da metaheurística variable neighbourhood search e outras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador. Número de orientações: 1
Membro: Leonardo Silva de Lima.

2004

1.   2004-2006. A influência do estresse do trabalhador na organização de seu trabalho: um estudo com trabalhadores de plataforma da Petrobrás
Descrição: Este projeto teve como objetivo estudar o stress decorrente do trabalho realizado por trabalhadores em plataformas marítimas. No que diz respeito à investigação desenvolvida, o projeto foi dividido em duas etapas distintas. No primeiro momento consistiu em uma atividade de iniciação científica com alunos de graduação do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, em Campos dos Goytacazes. Posteriormente, evoluiu em direção à orientação de alunos vinculados à especialização em Psicologia, em nível pós-graduação lato sensu, da mesma Universidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Viviane Nunes Pinto - Integrante / Aline Guarany Ignácio - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 6
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
2.   2004-Atual. Tecnologia Educacional Aplicada
Descrição: Desenvolvimento e análise de soluções computacionais aplicadas ao ensino de matemática e engenharia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Rafael Garcia Barbastefano - Coordenador. Número de produções C, T A: 22 / Número de orientações: 4
Membro: Rafael Garcia Barbastefano.

2003

1.   2003-2010. Novas tecnologias aplicadas ao ensino de ciências e matemática
Descrição: O programa de mestrado profissionalizante em ensino de ciências e matemática busca apresentar aos professores em atividade nos ensinos médio, fundamental e das licenciaturas em Física e Matemática os novos recursos tecnológicos decorrentes do avanço da informática e da comunicação e propor formas inovadoras de pensamento apoiadas na utilização destes recursos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alvaro Chrispino - Integrante / Paulo de Faria Borges - Coordenador / André Luiz Rodrigues Chaves - Integrante / Raquel Costa da Silva Nascimento - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Alvaro Chrispino.

2002

1.   2002-Atual. Logística Empresarial
Descrição: Estuda o planejamento do fluxo de produtos, recursos físicos e informações em diferentes estágios de uma cadeia de suprimentos. Engloba o desenvolvimento e a aplicação de métodos quantitativos, seja para apoio à tomada de decisão, bem como para análise dos fatores determinantes da eficiência de diferentes processos ou unidades de negócio. Engloba ainda o entendimento de como diferentes características do produto, da operação e da demanda impactam diferentes estratégias logísticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Peter Fernandes Wanke - Coordenador / Eduardo Saliby - Integrante / Kleber Fossati Figueiredo - Integrante / Alexandre Medeiros Rodrigues - Integrante / Vinicius Macedo Magalhães - Integrante / Henrique Ewbank - Integrante / Edgar Ferreira - Integrante / Mario Manarinno - Integrante / Claudia Affonso Silva Araujo - Integrante / Victor Guimarães Argollo da Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Peter Fernandes Wanke.
2.   2002-Atual. Teoria dos Grafos e Teoria Espectral dos Grafos
Descrição: Teoria dos Grafos é uma área clássica e sedimentada da Pesquisa Operacional e da Ciência da Computação. Álgebra Linear, parte da Álgebra, trabalha com Matrizes, que quando aplicada à Teoria dos Grafos utiliza as matrizes de adjacência, de incidência, laplaciana, laplaciana sem sinal, etc. e constitui a base para a Teoria Espectral dos Grafos. Esta última, embora tenha sido iniciada na Química Quântica, começou a se expandir nos meios matemáticos e computacionais com a tese de Dragos Cvetkovic´ em 1971. Atualmente se encontra em franco desenvolvimento. Para se ter uma idéia da expansão dessa área e de suas aplicações em Química, Otimização Combinatória, Ciência da Computação, problemas em Grafos Aleatórios visite a Spectral Graph Theory Home Page, SGTHP, em www.sgt.pep.ufrj.br. Um grupo de pesquisa neste tema reune-se quizenalmente com participação de pesquisadores da UFRJ, UFF, ENCE/IBGE e CEFET/RJ. Outra linha de interesse é o estudo de parâmetros capazes de medir a vulnerabilidade e/ou confiabilidade de redes modeladas por grafos. Entende-se por vulnerabilidade a fragilidade de uma rede mediante a um ataque que isole subconjunto de seus nós. Entende-se por confiabilidade de redes a probabilidade que uma rede tem de permanecer conexa mesmo após a remoção de um subconjunto de seus vértices e ou arestas. Como exemplo de parâmetros de vulnerabilidade podemos citar: conectividade algébrica, cardinais de conectividade de aresta e de vértice e conectividade de aresta. Um exemplo de parâmetro de vulnerabilidade é o all-terminal-reliability. Vale destacar que os parâmetros de vulnerabilidade são determinísticos enquanto os de confiabilidade são probabilísticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador. Número de produções C, T A: 12
Membro: Leonardo Silva de Lima.

2001

1.   2001-2006. Estratégia para Competitividade e Desenvolvimento Econômico
Descrição: Desenvolver métodos e novas tecnologias, que servirão de base de fornecimento para as Tecnologias Avançadas que precisam ser ancoradas em sistemas científicos - tecnológicos - industriais. Na Economia estas bases são os componentes, subsistemas, materiais e tecnologias de equipamentos disponíveis ao desenvolvimento de novos produtos e processos, bem como, a estrutura de relações entre as empresas que fornecem e usam estes elementos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Integrante / RUTH EPSZTEJN - Integrante / MARINA RODRIGUES BROCHADO - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.
2.   2001-2006. O Impacto da Propriedade Intelectual no Desenvolvimento de Setores Estratégicos
Descrição: Estudar os efeitos da nova política de propriedade industrial para o desenvolvimento de setores estratégicos da economia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Integrante / RUTH EPSZTEJN - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.

2000

1.   2000-2001. Inovação Tecnológica em Bioengenharia: estudo da aplicação de telhados vivos em cidades de clima tropical
Descrição: Projeto de Cooperação DAAD/CEFET-RJ, desenvolvido pelo CEFET/RJ em parceria com a UT de Colônia e a UT de Neubrandenburg (Alemanha), para estudo da viabilidade de aplicação de vegetação sobre a cobertura de edificações de modo a proporcionar melhorias nas condições de conforto ambiental das edificações contribuindo ainda para a redução dos problemas ambientais, especialmente os ligados à poluição e às enchentes e inundações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Gomes de Souza - Integrante / FRIEDRICH WILHELM GRIMME - Integrante / MICHAEL LAAR - Integrante / NISETE AUGUSTA DE AMIGO - Integrante / FERNANDO PIMENTEL GUSMAO - Coordenador / MANFRED KOHLER - Integrante / MARCOS SCHMIDT - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutscher Akademischer Austauschdienst - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Gomes de Souza.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2017
Data de processamento: 28/03/2017 23:17:21