Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação - PPCIC - CEFET/RJ

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 85

2019

1.   2019-Atual. Modelagem e Tecnologia Ambiental para Problemas Diretos e Inversos em Desastres Naturais, Transporte de Poluentes e Hidrodinâmica Costeira
Descrição: Esse projeto tem por objetivo central desenvolver ferramentas para modelagem e tecnologia ambiental visando solucionar problemas diretos e inversos aplicados na mitigação de desastres naturais e na simulação do transporte de poluentes, bem como no estudo de casos envolvendo hidrodinâmica costeira. As atividades de pesquisa previstas no escopo desta proposta se dividem em três núcleos principais de atuação: (i) Estudos Hidrológicos e Previsão dos Efeitos de Desastres Ambientais Naturais; (ii) Estudos Hidrológicos e Previsão do Transporte de Poluentes; e (iii) Estudos da Hidrodinâmica Costeira e Previsão de Deriva Oceânica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Integrante / Ademilton Luis de Souza - Integrante / Antônio José da Silva Neto - Coordenador / Pedro Paulo Gomes Watts - Integrante / Jader Lugon Jr. - Integrante / Wagner Rambaldi Telles - Integrante / DIEGO C. KNUPP - Integrante / João Flávio V. Vasconcellos - Integrante / Leôncio D. T. Câmara - Integrante / Luiz A. S. Abreu - Integrante / Luiz Bevilacqua - Integrante / Simone Vasconcellos Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Nunes Brandão.
2.   2019-Atual. Métodos resilientes à não-estacionariedade no contexto de Ciência de Dados
Descrição: O fenômeno do Big Data vem sendo produzido pelas ciências, empresas e governos. Ele se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. A necessidade de extração de conhecimento no contexto de Ciência de Dados cresce significativamente, recaindo na exploração de métodos de Mineração de Dados para predição, classificação e descoberta de padrões. Diversos dos fenômenos estudados correspondem a ambientes não-estacionários, frequentemente associados ao tempo e espaço. Tal propriedade torna a Mineração de Dados bem mais complexa. Este projeto de pesquisa visa aumentar a eficiência e eficácia das abordagens nestes ambientes, focando-se tanto na gerência quanto na análise de dados. Para tanto, pretende-se atuar em três frentes de trabalho: (i) gerência de dados, (ii) métodos para descoberta de padrões, (iii) métodos de predição. A pesquisa combina o estudo aplicado de séries espaço-temporais com as pesquisas básicas em gerência e análise de dados visando entender a fundo em que circunstâncias tais abordagens podem ser refinadas para apoiar a não-estacionariedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2018

1.   2018-Atual. Algoritmos, Modelos Combinatórios e Aplicações (FAPERJ/JCNE)
Descrição: Algoritmos são o conceito mais fundamental da Ciência da Computação. Seu estudo remete a teorias básicas como a Complexidade Computacional e a Computabilidade. Por outro lado, o projeto de algoritmos, acompanhado de todos os seus paradigmas - algoritmos sequenciais, paralelos, distribuídos, randomizados, aproximativos, quânticos, dentre outros - permite a aplicação do computador na resolução de problemas nos mais diversos campos do conhecimento. No presente projeto, buscamos investigar o conceito de algoritmo em todas as suas dimensões, investigando desde a adequação de modelos e paradigmas a diversos campos do conhecimento, até o desenvolvimento de algoritmos aplicados a cenários práticos. Como ferramenta essencial ao desenvolvimento de algoritmos, a modelagem combinatória será investigada de diversas formas no presente projeto. Por um lado, a investigação de problemas combinatórios permite alcançar um entendimento amplo e profundo a respeito das possibilidades e das limitações de algoritmos. Por outro lado, a matemática combinatória é essencial ao desenvolvimento de estruturas de dados que suportam a execução de algoritmos eficientes. O projeto será coordenado por Raphael Machado, bolsista PQ-2 do CNPq, com experiência na coordenação de projetos Faperj (INST, APQ1, TECNOVA), Finep (TI-Maior) e CNPq (Universal, RHAE), e atuante nas mais diversas áreas da computação teórica e aplicada, tais como complexidade computacional, criptografia e protocolos de segurança, segurança de aplicações, biologia computacional, geometria computacional, teoria dos grafos, dentre outras. O projeto tem apoio da Faperj, por meio da chamada JCNE (Jovem Cientista do Nosso Estado) 2017, no valor de R$75.600, Processo E-26/203.232/2017.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (7) . Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2018-Atual. Gerência e Análise de Séries Espaço-Temporais: Métodos Aplicações
Descrição: Processo: E-26/203.239/2017, Programa: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), Valor financiado: R$75.600,00. O tratamento do dilúvio de dados que vêm sendo produzido pelas ciências, corporações e por bilhões de usuários de serviços de Internet globais se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. A necessidade de gerência, análise e extração de conhecimento a partir desses dados cresce significativamente. Um subconjunto de aplicações relevantes nesse processo engloba o estudo de séries temporais e espaço-temporais. A Mineração de Dados em séries espaço-temporais comumente recai na exploração de métodos de representação, transformação, predição, classificação e padrões frequentes. Para cada método, existem inúmeros algoritmos. A solução de um determinado problema pode envolver a combinação de diferentes métodos e algoritmos. Este projeto de pesquisa visa contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das abordagens na gerência e análise de dados de séries espaço-temporais em diferentes aplicações. Para tanto, pretende-se atuar em três frentes: (i) Gerência de dados, (ii) Métodos de pré-processamento e análise de dados, (iii) Aplicações em problemas de predição, classificação e padrões frequentes. A pesquisa combina o estudo aplicado de séries temporais e espaço-temporais em problemas de Mineração de Dados com as pesquisas básicas em gerência e análise de dados visando entender a fundo em quais circunstâncias tais abordagens podem ser refinadas para apoiar às séries espaço-temporais. A partir dessa compreensão, será possível investir com propriedade na resolução de problemas reais propostos para cenários de predição, classificação e padrões frequentes em séries espaço-temporais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2018-Atual. Sistema de Monitoramento Remoto e Prevenção de Deslizamentos Baseado em Redes de Sensores Subterrâneos Sem Fio
Descrição: Neste projeto, é proposto o desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento Remoto para áreas com risco de deslizamentos utilizando uma Rede de Sensores Subterrâneos Sem Fio. Nesse tipo de rede, os nós sensores tipicamente são dispostos debaixo do solo e coletam dados de umidade. Os nós se comunicam utilizando algum padrão de rede sem fio, tais como IEEE 802.11 ou IEEE 802.15.4, e os dados são enviados a uma estação base, nó sorvedouro, que pode ser usada como gateway para a Internet. Assim sendo, as informações coletadas pelos nós sensores podem estar disponíveis em uma central de operações da Prefeitura ou em qualquer local que se tenha conexão à Internet, assim como no paradigma da Internet das Coisas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Felipe da Rocha Henriques - Coordenador / Jurair Rosa de Paula Junior - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Laura Silva de Assis.

2017

1.   2017-Atual. Abordagens Computacionais para a Simulação de Tráfego Urbano.
Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de modelos e métodos computacionalmente eficientes para simulação de tráfego urbano. Os modelos nessa área podem servir para o desenvolvimento planejado das melhores malhas urbanas que atendam de forma satisfatória o trânsito naquela região observando a quantidade de habitantes, ou sugerir rotas alternativas em malhas já consolidadas a partir de dados que permitam prever antecipadamente a situação do tráfego. Dada a complexidade do problema abordado serão estudadas duas abordagens distintas: na primeira serão utilizados modelos de otimização combinatória (o conhecido Problema de Planejamento de Redes com Equilíbrio de Tráfego (PPR-ETU) para o planejamento de malhas viárias; e, na segunda modelos microscópicos denominados autômatos celulares (AC) que permitem prever o comportamento do trânsito em malhas conhecidas a piori. O PPR-ETU é definido sobre um grafo G(V,A), onde V é um conjunto de nós, que representam locais, e A = A1 U A2 é um conjunto de arcos não capacitados que representam um caminho entre dois locais. Pode-se considerar o PPR-ETU como sendo um problema que visa construir ou redimensionar uma rede com custo mínimo, visando também uma melhoria na distribuição do fluxo enviado por ela. Para o PPR-ETU objetiva-se apresentar novos métodos exatos, heurísticos e híbridos, além de realizar testes computacionais para validar a eficiência de cada método proposto. Já os AC são modelos probabilístico que permitirão avaliar o comportamento do trânsito em situações de acidente, permitindo que gestores planejem antecipadamente rotas alternativas e sugiram aos condutores na tentativa de reduzir congestionamentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Coordenador / Sanderson Lincoln de Oliveira Gonzaga - Integrante / Juliany Sales Brandão - Integrante / Ueverton dos Santos Souza - Integrante / Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Ana Luísa Carvalho Furtado - Integrante / Pedro Henrique Gonzalez Silva - Integrante / Wellington Wallace Miguel Melo - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Outra.
Membro: Diego Nunes Brandão.
2.   2017-Atual. Algoritmos, Combinatória e Aplicações (CNPq/Universal)
Descrição: Trata-se de projeto para apoiar as atividades de pesquisa de Raphael Carlos Santos Machado, pesquisador do Inmetro doutorado pelo PESC/COPPE/UFRJ em janeiro de 2010 e que vem atuando ativamente em temas fundamentais de pesquisa em Computa c~ao, assim como em linhas de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnol ógico, inova ção e suas aplica ções na Ind ústria e na Sociedade. O projeto tem por objetivo central a consolida ção da Computa ção como uma ciência báasica, mas que possui aplica ção nas mais diversas areas, impactando de maneira ampla todos os setores da Ind ústria e da Sociedade. O projeto é apoiado pelo CNPq, chamada Universal 2016, recebendo total de R$ 26.961,30. (Outorga Processo: 421007/2016-8 Chamada: Universal 01/2016 - Faixa A - até R$ 30.000,00.). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2017-Atual. Computação Orientada a Dados: Novos Modelos para a Eficiência Computacional e suas Aplicações a Problemas Práticos
Descrição: O presente projeto visa dar suporte às pesquisas desenvolvidas por seis jovens pesquisadores de elevada produtividade atuando nas áreas de Análise e Projeto de Algoritmos, Otimização Combinatória, Bancos de Dados e Engenharia de Software. O objetivo do projeto é, por meio do apoio a estes jovens pesquisadores e do incentivo à colaboração e pesquisas conjuntas, viabilizar o desenvolvimento de abordagens para a solução dos novos problemas computacionais, os quais caracterizam-se pela necessidade de processamento inteligente e eficiente de grandes volumes de dados e que, portanto, demandam a aplicação de novas ferramentas oriundas de disciplinas tais como estatística, probabilidade, métodos numéricos e aprendizado de máquina em complemento às ferramentas clássicas da Computação. A equipe do projeto é adequada para assumir o desafio proposto. A equipe principal é composta por seis pesquisadores de elevada produtividade - todos eles bolsistas CNPq/PQ-2, sendo quatro Jovens Cientistas do Nosso Estado pela FAPERJ - e que terão apoio de outros cinco pesquisadores sêniores também de elevada produtividade e reconhecimento científico - são quatro bolsistas CNPq/PQ-1A e uma bolsista CNPq/PQ-1D. Os pesquisadores do presente projeto de pesquisa possuem vínculos com instituições de perfis diversos, incluindo um centro de pesquisas federal (Inmetro), uma escola técnica federal (CEFET/RJ), uma universidade estadual (UERJ), um instituto universitário de computação em consolidação (IC/UFF) e um instituto universitário tradicional na área de computação (COPPE/UFRJ). Os recursos do presente projeto serão aplicados na implantação de laboratórios onde atuarão os pesquisadores principais do presente projeto. Precisamente, está previsto o apoio ao Laboratório de Computação Aplicada no CEFET/RJ, ao Laboratório de Gerenciamento de Versão e Configuração de Software na UFF, ao Laboratório de Computação, Metrologia e Qualidade no Inmetro, além da aquisição de equipamentos (computadores) e custeio de viagens (participação em eventos) para os pesquisadores principais. A presença de uma equipe de pesquisa multidisciplinar como a presente equipe viabiliza a execução de um espectro de linhas de pesquisa que vão desde as mais teóricas - tais como Projeto de Algoritmos e Análise de Complexidade Computacionais - passando pelo desenvolvimento de ferramentas genéricas - com base em otimização combinatória e métodos estatísticos - até a pesquisa aplicada a problemas computacionais concretos - e aí, podemos citar o gerenciamento de repositórios de software, a análise de dados em smart cities, a segurança orientada a dados, dentre outras. Como resultados do presente projeto, estão previstos, não apenas, avanços científicos nas disciplinas relacionadas ao projeto, mas também a formação de recursos humanos, a evolução nos conteúdos curriculares dos cursos de Computação, e o desenvolvimento de aplicativos de software para solucionar problemas práticos, além, é claro, a implantação de laboratórios no CEFET/RJ, na UFF e no Inmetro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
4.   2017-Atual. Desenvolvimento de um Serviço de Geração de Números Aleatórios para Aplicações em Criptografia e Segurança (FAPESP/MCTI/MC/CGI)
Descrição: O projeto tem por objetivo central o desenvolvimento de um serviço oficial de geração de números aleatórios para aplicações em criptografia e protocolos de segurança. O serviço estará calcado nos princípios gerais da metrologia, fazendo uso das ferramentas de rastreabilidade e comparações interlaboratoriais para garantir a ``qualidade'' da fonte de entropia do sistema. Adicionalmente, serão investigados os aspectos científicos associados à geração de números aleatórios, incluindo eventos físicos a serem utilizados como fonte de entropia, algoritmos de geração de números pseudo-aleatórios, e protocolos baseados em ``beacons''. O projeto é apoiado pela FAPESP, chamada FAPESP/MCTI/MC/CGI 2015, no valor de R$180mil, processo 2015/24480-7.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador / Rust - Integrante / Jayme Szwarcfiter - Integrante / Luiz Vicente Gomes Tarelho - Integrante / LEONARDO COSTA RIBEIRO - Integrante / Jeroen van der Graaf - Integrante / Routo Torada - Integrante / Mario Benevides - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
5.   2017-Atual. Modelagem do comportamento de séries espaço-temporais com aplicações ao transporte viário do Município do Rio de Janeiro
Descrição: Descrição: Utilizando como base os dados de localização dos ônibus do município do Rio de Janeiro, a cada minuto, desejamos responder perguntas pertinentes à dinâmica do trânsito carioca. Buscamos identificar padrões na complexa malha viária do município, a fim de entender como mudanças nas regras dos ônibus e inauguração da Linha 4 do Metrô afetaram o trânsito na cidade; como a velocidade média é afetada com eventos locais e variáveis externas, tais como chuva; dentre outras questões presentes no dia a dia da população. O projeto agrega um número de desafios, tais como o desenvolvimento de robôs para fazer a coleta e processamento dos dados crus e construção da base anaĺítica. Os aspectos metodológicos do projeto agregam a utilização de modelos estatísticos espaço-temporais e de técnicas de aprendizagem de máquinas. Ao fim do estudo, pretendemos entender melhor a dinâmica do trânsito e do transporte público carioca e possuir uma base onde pesquisadores possam trabalhar sem as dificuldades iniciais de acesso aos dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Eduardo Fonseca Mendes - Integrante / Renato Rocha Souza - Integrante / Moacyr Alvim - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
6.   2017-Atual. Projeto de Pesquisa Multidisciplinar em Sistemas Eletrônicos Industriais no Programa de Engenharia Elétrica do CEFET/RJ
Descrição: Projeto de Apoio Emergencial - BBP/PPG - FAIXA B, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Diego Barreto Haddad - Coordenador / Alessandro Rosa Lopes Zachi - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Barreto Haddad.
7.   2017-Atual. Redes Adaptativas e Processamento Inteligente
Descrição: Projeto Universal (CNPq). Desenvolvimento e Análise de Algoritmos de Processamento Adaptativo e Distribuído de Sinais. (Processo: 431215/2016-2). O grupo apresenta cooperação com pesquisadores internacionais, desenvolvendo pesquisas associadas a diversos programas de pós-graduação e institutos, dentre os quais: PPEEL (Programa de Engenharia Elétrica - CEFET/RJ), PPCIC (Programa de Ciência da Computação - CEFET/RJ), PPGIO (Programa de Instrumentação e Óptica Aplicadas - CEFET/RJ-UFF), IC (Instituto de Computação - UFF), LNCC e COPPE/UFRJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Diego Barreto Haddad - Coordenador / Luís Domingues Tomé Jardim Tarrataca - Integrante / Jurair Rosa de Paula Junior - Integrante / Douglas de Oliveira Cardoso - Integrante / Pedro Carlos da Silva Lara - Integrante / Rafael Saraiva Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Laura Silva de Assis.
8.   2017-Atual. SciDISC - Scientific data analysis using Data-Intensive Scalable Computing
Descrição: This project is an international collaborative project between Brazil and France, funded by the French side. --Inria (France) supports "Associate Teams" to strengthen scientific collaboration between Inria project teams and top-level research teams worldwide. -- Data-intensive science requires the integration of two fairly different paradigms: high-performance computing (HPC) and data-intensive scalable computing (DISC). Spurred by the growing need to analyze big scientific data, the convergence between HPC and DISC has been a recent topic of interest. This project will address the grand challenge of scientific data analysis using DISC (SciDISC), by developing architectures and methods to combine simulation and data analysis. The expected results of the project are: new data analysis methods for SciDISC systems; the integration of these methods as software libraries in popular DISC systems, such as Apache Spark; and extensive validation on real scientific applications, by working with our scientific partners such as INRA and IRD in France and Petrobras and the National Research Institute (INCT) on e-medicine (MACC) in Brazil. https://www.inria.fr/en/associate-team/scidisc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Integrante / Daniel Cardoso Moraes de Oliveira - Integrante / Marta Lima de Queiros Mattoso - Coordenador / Kary Ocana - Integrante / Fábio Porto - Integrante / Patrick Valduriez - Integrante / Esther Pacitti - Integrante / Alvaro L. G. A. Coutinho - Integrante / Florent Masseglia - Integrante / Dennis Shasha - Integrante / José Camata - Integrante / Ji Liu - Integrante. Financiador(es): Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique - Siège - Cooperação.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2016

1.   2016-Atual. Aplicações em Aprendizagem Profunda (Deep Learning)
Descrição: Aprendizagem profunda é uma nova área de Inteligência Artificial que investiga técnicas para simular o comportamento do cérebro humano em tarefas como reconhecimento visual, reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural. Nesse sentido, a aprendizagem profunda tenta produzir representações hierárquicas de alto nível dos dados de entrada, por meio de camadas de processamento sequencial. Nosso foco nesse projeto é desenvolver e aplicar algoritmos de aprendizagem profunda em áreas como jogos computacionais, processamento de imagens (e.g., detecção de objetos, agrupamento), processamento de séries temporais (e.g., detecção de eventos) e processamento de linguagem natural (e.g., detecção de plágio, classificação)... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Eduardo Bezerra da Silva - Coordenador.
Membro: Eduardo Bezerra da Silva.
2.   2016-Atual. Autoria e Exibição de Documentos Multimídia Interativos
Descrição: Documentos multimídia estão presentes em nosso dia a dia, desde páginas web, programas de TV digital, aplicações de smatphones e etc. Um documento multimídia descreve itens de mídia e relacionamentos entre eles, seja no tempo, espaço ou ambos. Recentes evoluções na apresentação de um documento multimídia, permitem sua adaptação ao contexto do espectador, divisão em múltiplos dispositivos, edição dinâmica, exibição num contexto de realidade aumentada e novas formas de interação pelo espectador, através de gestos e fala. Este projeto tem dois objetivos principais: (i) propor um ferramental de apoio a autoria de documentos multimídia, facilitando sua criação e disseminação por parte do autor; (ii) propor novas formas de interface entre o espectador e um documento multimídia. No sentido documento-espectador, o objetivo é propor novas formas de exibição de um documento, como em um ambiente imersivo. No sentido espectador-documento, o objetivo é explorar novas formas de interação com um documento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Coordenador / AMORIM, GLAUCO FIOROTT - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Joel André Ferreira dos Santos.
3.   2016-2016. Avaliação da Oferta de Serviços de Saúde Suplementar no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Nesse projeto de pesquisa, investigaremos como fatores estruturais da oferta e demanda de prestadores de serviços de saúde no estado do Rio de Janeiro influenciam nos custos e nos preços dos planos de saúde comercializados. Os esforços se concentrarão nos seguintes pontos: (i) identificação dos mercados relevantes da oferta de serviço de saúde pelas operadoras/seguradoras de planos de saúde; (ii) avaliação dos custos de saúde, considerando alguns perfis de beneficiários/segurado nos mercados identificados; e (iii) avaliação do processo de formação do preço (contraprestações pecuniárias ou prêmios de seguros). Para alcançar tais objetivos, teremos acesso a grande banco de dados, o que demandará processos comuns à Big Data na manipulação e modelagem estatística e atuarial destes dados. Existem diversos modelos para avaliar os itens propostos. Modelos lineares serão usados para inferir a relação entre oferta/demanda de serviços com variáveis e fatores de interesse, como, por exemplo, características do beneficiário (idade, sexo, etc.), características da região (econômicas e de desenvolvimento social), operadora, características do plano, etc. Outra classe de modelos que serão aplicados são aqueles pertencentes ao campo da estatística espacial, onde serão consideradas variáveis referentes à distância do beneficiário ao local da prestação do serviço e à oferta próximo de seu local e nas vizinhanças. Além dos objetivos apontados, podemos afirmar que os resultados do trabalho poderão ser de valor em uma otimização no uso de recursos públicos ou de serviço público, como, por exemplo, uso de transporte ou mobilidade. O fluxo de pessoas à procura de serviços de saúde entre regiões do estado incorre em custos, tanto individuais quanto coletivos, e uma racionalização nesta área gera evidentes benefícios. Aqui destacamos a eminente aplicação de pesquisa acadêmica no auxílio à resolução de problemas de interesse público. Outro objetivo e meta do trabalho será o uso dos equipamentos adquiridos com o auxílio e o uso da base de dados na orientação de alunos tanto de pós-graduação, em cursos da Faculdade de Administração e Finanças, quanto no Instituto de Matemática e Estatística, ambos da UERJ. Artigos, monografias e dissertações serão desenvolvidas nos campos de Probabilidade e Estatística Aplicada, Atuária, Sistemas de Informação e, eventualmente, em Economia, caracterizando a multidisciplinariedade do projeto.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge de Abreu Soares - Integrante / Eduardo Fraga Lima de Melo - Coordenador / William Moreira Lima Neto - Integrante / César da Rocha Neves - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Jorge de Abreu Soares.
4.   2016-Atual. Ciência de Dados em Séries Espaço-Temporais: Gerência de Dados Applications
Descrição: Processo: 302993/2015-0, Programa: PQ 2015, Valor financiado: R$39.600,00. Ciência de Dados é uma disciplina de extração de conhecimento a partir dos dados. Um subconjunto de aplicações relevantes de Ciência de Dados engloba o estudo de séries temporais e espaço-temporais. As séries temporais correspondem a uma sequencia de observações, enquanto as séries espaço-temporais apresentam uma posição associada a essa sequência. Essas observações podem ser univariadas, multivariadas e ter domínios diferentes, trazendo um caráter heterogêneo aos dados. As aplicações em séries espaço-temporais comumente recaem na exploração de métodos de representação, indexação, predição, classificação e padrões frequentes. Para cada método, existem inúmeros algoritmos associados. A solução de um determinado problema pode envolver a combinação de diferentes métodos e algoritmos. Nesse contexto, a gerência dos dados passa a ser um ponto chave no processo de extração de conhecimento. Desta forma, este trabalho de pesquisa visa contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das abordagens na gerência de dados de séries espaço-temporais em diferentes aplicações. Para tanto, pretende-se atuar em três frentes: (i) Armazenamento e Paralelismo de Dados, (ii) Métodos de Preprocessamento, (iii) Aplicações em Problemas de Predição, Classificação e Padrões Frequentes. A pesquisa combina o estudo aplicado de séries temporais e espaço-temporais em problemas de predição, classificação e padrões frequentes com as pesquisas básicas em gerência de dados (armazenamento, paralelismo e métodos de preprocessamento) visando entender a fundo em quais circunstâncias a gerência de dados em séries espaço-temporais precisa ser refinada. A partir dessa análise, será possível investir com propriedade na resolução de problemas reais propostos para cenários de predição, classificação e padrões frequentes em séries espaço-temporais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
5.   2016-Atual. Desenvolvimento de Ferramenta Robótica para Atuação no Ensino Básico
Descrição: Edital APQ 1 2016. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
6.   2016-Atual. Desenvolvimento e Análise de Algoritmos de Processamento Adaptativo e Distribuído de Sinais
Descrição: Processo: 431215/2016-2 Programa: Universal 2016 A teoria das redes adaptativas contempla problemas relacionados à agregação, ao aprendizado, à otimização, à localização de nós, à modelagem de sistemas físicos, à clusterização, ao processamento e à difusão de informações ao longo de grafos, os quais permitem a descrição de conexões entre diversos agentes que, possivelmente heterogêneos, encontram-se geograficamente distribuídos. A compreensão da emergência de sofisticados padrões de comportamento, aprendizagem, processamento e inferência a partir de interações limitadas entre agentes pertencentes a uma rede é um empreendimento desafiador. Importa notar que tais modelos abarcam ampla variedade de configurações, como enxames de abelhas, processadores com múltiplos núcleos, redes celulares, redes sociais, redes de sensores e dispositivos interconectados à internet das coisas. Este projeto pretende efetuar diversas contribuições em redes difusas, como a redução do gasto energético por meio de técnicas de amostragem compressiva e atualização seletiva no contexto de filtragem adaptativa descentralizada. Associado ao Projeto de Pesquisa "Métodos em Redes Adaptativas".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Diego Barreto Haddad - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Barreto Haddad.
7.   2016-Atual. Identificação de Motifs em Séries Espaço-Temporais: Aplicações Métodos
Descrição: Processo: E-26/210.525/2016 Programa: APQ1 2015/02 Valor financiado: R$10.000,00 A extração de conhecimento a partir dos dados é uma atividade extremamente importante e demandada por diversas organizações existentes no eixo empresarial, governamental e científico. A Ciência de Dados é uma área interdisciplinar que aborda a resolução de tal atividade considerando grandes volumes de dados em suas variações de formatos (estruturados e não-estruturados). Um subconjunto de problemas importantes abordados em Ciência de Dados engloba o estudo de séries temporais e espaço-temporais. As séries temporais correspondem a uma sequência de observações, enquanto as séries espaço-temporais apresentam uma posição associada a essa sequência. Essas observações podem ser univariadas, multivariadas e terem diferentes domínios e periodicidade, trazendo um caráter heterogêneo aos dados. As pesquisas em séries temporais comumente recaem na exploração de métodos de representação, indexação e identificação de \emph{motifs} sobre os dados. Um \emph{motif} é definido como uma subsequência, previamente desconhecida, que frequentemente se repete, sem sobreposição, ao longo de uma série temporal. Já no contexto das séries espaço-temporais, apesar de não ser difícil elencar um conjunto de aplicações que demanda esse tipo de análise, o estudo de \emph{motifs} encontra-se pouco explorado. Sendo assim, este projeto explora essa lacuna, combinando pesquisa básica e aplicada no contexto de identificação de \emph{motifs} em séries espaço-temporais. A pesquisa, portanto, é dividida no estudo de novos métodos identificação de \emph{motifs} em séries espaço-temporais e a aplicação em diferentes problemas existentes nas áreas de aviação, mobilidade urbana, astronomia e sísmica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Fábio Porto - Integrante / Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante / Kele Belloze - Integrante / Esther Pacitti - Integrante / Florent Masseglia - Integrante / Jorge de Abreu Soares - Integrante / Laura Silva de Assis - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
8.   2016-Atual. Inteligência Computacional para a Solução de Aplicações Multidisciplinares por meio de Ambientes Computacionais de Alto-desempenho
Descrição: O presente projeto visa contribuir, principalmente, para a continuidade e a expansão da linha de pesquisa de Processamento e Transmissão de Sinais, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL) do CEFET/RJ. Nesta linha, foco especial é dedicado às atividades desenvolvidas no laboratório de Processamento de Sinais e Instrumentação (LAPSI) do referido programa, em especial através de ações de manutenção e modernização deste laboratório. Como parte integrante da proposta, serão apresentados, suscintamente, 2 subprojetos principais, que são os responsáveis pela maior parte da demanda de uso do laboratório atualmente. Tais subprojetos envolvem, na sua maioria, alunos de doutorado (em co-orientação com a UFRJ), mestrado e iniciação científica, e possuem temas de pesquisa atuais e relevantes para a sociedade, bem como originam contribuições importantes para a comunidade científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) . Integrantes: Diego Barreto Haddad - Integrante / Luciana Faletti Almeida - Coordenador / João Baptista de Oliveira e Souza Filho - Integrante / Maria Aparecida Gonçalves Martinez - Integrante / Juan Guillermo Lazo Lazo - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Barreto Haddad.
9.   2016-Atual. Mineração de Dados não Convencionais
Descrição: A maioria dos algoritmos de mineração de dados atualmente existentes são apropriados apenas para a análise de dados convencionais. Um exemplo de dados convencionais são as redes homogêneas (grafos), nas quais todos os vértices são de um mesmo tipo, assim como todas as arestas são de um mesmo tipo. Por outro lado, redes heterogêneas correspondem a grafos nos quais pode haver vértices de mais de um tipo, ou arestas de mais de um tipo. Além disso, é possível que cada vértice ou aresta esteja associado a propriedades (atributos). Um exemplo particular de rede heterogênea é aquela em que há três tipos de vértices, autores, artigos e conferências; autores estão ligados a artigos, e artigos estão ligados a conferências nas quais são publicados. Redes sociais e dados urbanos também normalmente se apresentam na forma de redes heterogêneas. Nesse projeto, nosso objetivo é desenvolver algoritmos para realizar predição e classificação em dados não convencionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Bezerra da Silva - Coordenador / Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante.
Membro: Eduardo Bezerra da Silva.
10.   2016-Atual. Monitoramento de Sistemas Aplicado à Redes de Sensores sem Fio
Descrição: O monitoramento de sistemas de forma automatizada e/ou remota possui grande importância em diversas áreas, como: na saúde, indústria, no petróleo, agropecuária, etc. Recentes avanços em áreas como a microeletrônica, a eletrônica digital e em comunicações sem fio possibilitaram o desenvolvimento de sensores de baixo custo, baixo consumo energético e de pequeno porte. Este documento apresenta a proposta de projeto a ser realizado com possíveis recursos que serão disponibilizados através do programa Auxílio Instalação. A proposta do projeto aborda duas aplicação de Monitoramento: automação industrial, com o monitoramento de níveis de líquidos em tanques; e Redes de Sensores para o Corpo Humano (Body Sensor Networks-BSNs), com o monitoramento de dados biométricos de pacientes. O objetivo desse projeto de pesquisa é estudar e avaliar técnicas de monitoramento eficientes para o desenvolvimento de dois sistemas de monitoramento através de uma rede de sensores sem fio (RSSF): um sistema de medida e monitoramento do nível de tanques industriais com soluções líquidas; e um sistema de monitoramento de sinais de eletrocardiograma (ECG), de modo a avaliar as atividades cardíacas de pacientes. No caso do monitoramento de tanques, deseja-se desenvolver um protótipo para o sistema de monitoramento. Para o desenvolvimento desses sistemas de monitoramento serão estudados RSSF, sensores, microcontroladores, a fim de selecionar o melhor conjunto de tecnologias para a execução do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Laura Silva de Assis.
11.   2016-Atual. Métodos numéricos computacionalmente eficientes para resolução de equações diferenciais parciais.
Descrição: A simulação computacional tem papel fundamental na compreensão de fenômenos físicos de problemas reais oriundos das mais diversas áreas. O desenvolvimento de abordagens computacionalmente eficientes permite que diferentes cenários sejam avaliados. Neste contexto, podemos dividir tais abordagens em três grupos: métodos adaptativos, métodos paralelos e métodos híbridos (adaptativos e paralelos). O presente projeto consiste no desenvolvimento de abordagens adaptativas e paralelas para o problema de transporte de contaminantes. No contexto da abordagem adaptativa serão estudadas estruturas de dados que melhor representem a malha computacional, sendo avaliado tanto custo de memória quanto qualidade da solução numérica obtida. As estruturas a serem estudadas serão a quadtree e o grafo de folhas autônomas, ambas as estruturas são utilizadas para representação de domínios bidimensionais. Enquanto o grafo de folhas autônomas fornece uma busca mais simples por elementos vizinhos, a quadtree aparentemente consome menos memória, devido a não utilizar nós de transição, assim torna-se interessante comparar tais estruturas no contexto de resolução de problemas diferenciais. No segundo tópico, um método denominado HOPMOC que utiliza conceitos de decomposição de operadores, associando o método das características modificado e o método Hopscotch será estudado no contexto de transporte de poluentes. Esse método apresenta uma limitação no que tange a necessidade de utilizar uma interpolação para obtenção de valores no pé da linha característica. A utilização de métodos controladores de fluxo numérico, denominados métodos TVD podem apresentar uma melhora significativa na solução numérica obtida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Nunes Brandão.
12.   2016-Atual. Processamento Inteligente de Sinais em Ambientes Multidisciplinares
Descrição: O presente projeto lida com aplicações de processamento inteligente de sinais para áreas multidisciplinares, com possíveis ramificações mais específicas nas indústrias de serviços de telecomunicações, entretenimento, óleo gás, além das áreas de saúde, educação e defesa. Dentro desse contexto amplo, os principais temas que norteiam a pesquisa em questão envolvem: (i) automatização e melhoria do reconhecimento de padrões recorrentes, em diversas aplicações, e que são mormente utilizados para dar suporte a decisões tidas como críticas, tais como a identificação de ameaças realizada por submarinos por meio de sistemas de sonar passivo, ou o suporte ao acompanhamento, diagnóstico e posterior tratamento de pacientes suspeitos de tuberculose; (ii) desenvolvimento de mecanismos que auxiliem o atendimento a pessoas com deficiências físicas, entre eles, visando a mitigar barreiras na educação de deficientes auditivos, como é o caso de sistemas que interpretam a linguagem de sinais em tempo real, ou ainda, provendo a única forma de comunicação a indivíduos portadores de esclerose lateral amiotrófica através de sistemas de rastreamento ocular; (iii) desenvolvimento de novos algoritmos para o processamento de sinais adquiridos por diversos agentes, possivelmente heterogêneos, que se encontram geograficamente distribuídos, visando a aplicações práticas em dispositivos conectados à internet das coisas, em redes de sensores, em redes celulares e em enxames de abelhas; (iv) desenvolvimento de algoritmos acurados e computacionalmente eficientes para o processamento estatístico de sinais que permitem a identificação de sistemas nas mais variadas aplicações, tais como cancelamento de eco acústico, fundamental em sistemas de comunicações modernos, ou comunicação acústica subaquática, essencial para monitorar fenômenos que ocorrem no fundo do mar (e.g. deslocamento de placas tectônicas que podem acarretar em catástrofes e monitoramento de poços de petróleo em águas profundas); (v) melhoria da qualidade dos sinais (especialmente acústicos) captados de forma redundante por diversos sensores por meio da localização das fontes geradoras desses sinais, ou ainda, calibração automática das posições dos sensores, sempre tendo em vista a própria natureza redundante dos sinais em questão durante a recuperação e eventual separação em sinais de interesse e possíveis interferências; e (vi) implementação das soluções propostas de forma computacionalmente eficiente em ambientes paralelos e em tempo real. Em relação às técnicas empregadas na solução de tais problemas, citam-se técnicas avançadas de inteligência computacional e aprendizagem de máquinas, incluindo redes profundas (do inglês, deep networks), além de técnicas avançadas de processamento digital de sinais, tais como filtragem adaptativa, modelos estocásticos, representações tempo-frequência, processamento em grafos, amostragem compressiva (do inglês, compressive sensing), separação de matrizes não-negativas em matrizes não-negativas, dentre outras, passando ainda por técnicas específicas para implementação computacional em tempo real das soluções propostas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Integrante / Gabriel Matos Araujo - Integrante / Raphael de Oliveira Guerra - Integrante / HADDAD, D.B. - Integrante / Wallace Alves Martins - Coordenador / João Baptista de Oliveira e Souza Filho - Integrante / Markus Vinícius dos Santos Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Nunes Brandão.
13.   2016-Atual. Projeto REI: Comunicação em Redes Elétricas Inteligentes
Descrição: Processo: E-26/010.001638/2016. Programa: Apoio a Grupos Emergentes 2016. Valor Financiado: R$175.972,00 Uma rede elétrica inteligente (smart grid) traz propostas inovadoras que mudam a forma como a energia é provida desde a geração até os consumidores finais. Dentre as novas propostas para smart grids, destacam-se a geração de energia de forma distribuída, o amplo uso de fontes renováveis, o uso de carros elétricos, um intenso monitoramento da rede elétrica e o uso de medidores inteligentes. Um importante desafio no desenvolvimento de smart grids é a criação de uma infraestrutura de comunicação que permita a troca de informações entre todos os componentes da rede elétrica. Este projeto tem por objetivo principal projetar e desenvolver soluções para comunicação em redes elétricas inteligentes, considerando a geração distribuída e a troca de dados bidirecional entre a concessionária e os clientes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Integrante / Diego Gimenez Passos - Integrante / Ricardo Campanha Carrano - Integrante / Natália Castro Fernandes - Integrante / Igor Monteiro Moraes - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Joel André Ferreira dos Santos.
14.   2016-Atual. SiADE2 - Sistemas de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento de Doenças do Envelhecimento
Descrição: O envelhecimento populacional é um processo global observado primeiramente nos países desenvolvidos e que, durante as últimas décadas, tem ocorrido também nos países em desenvolvimento. O aumento das doenças neurodegenerativas, como as demências, está relacionado com tal envelhecimento. A Doença de Alzheimer é considerada uma forma de demência mais séria. O avanço na proporção de número de casos de pacientes com Doença de Alzheimer é motivo de preocupação para os governos e instituições públicas, o que torna evidente a relevância de pesquisas que ajudem no diagnóstico desta doença em um estágio pré-clínico, onde as principais funções cognitivas do paciente ainda estão preservadas, melhorando a eficiência do tratamento e estendendo a qualidade de vida do paciente. O Projeto SIADE - Pesquisas em Sistemas de Apoio à Decisão e ao Diagnóstico de Doenças Associadas ao Envelhecimento (http://siade.midiacom.uff.br), apoiado pela FAPERJ de 2013 a maio de 2016, iniciou pesquisas em sistemas de apoio a decisão para demência, doença de Alzheimer e transtorno cognitivo leve. O presente projeto SIADE2 é uma proposta de continuação dessas pesquisas, visando refinar o sistema proposto e estendê-lo para outras doenças. Outro foco deste projeto é em pesquisas sobre autoria de sistemas mulsemídia, com o objetivo de aplicá-los a exercícios cognitivos a idosos, visando a prevenção e o tratamento de doenças neurodegenerativas. Os principais resultados esperados são um sistema de apoio ao diagnóstico para doenças neurodegenerativas, um novo modelo conceitual mulsemídia que contemple múltiplos efeitos sensoriais, novos exercícios cognitivos para idosos, orientação de alunos de pós-graduação e graduação na UFF, CEFET/RJ e IPRJ/UERJ, e publicação de artigos em periódicos e conferências científicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Integrante / Débora Christina Muchaluat Saade - Coordenador / Flávio Luiz Seixas - Integrante / Aura Conci - Integrante / Lincon F. Silva - Integrante / Anderson Amendoeira Namen - Integrante / Sílvia Mara da Costa Campos Victer - Integrante.
Membro: Joel André Ferreira dos Santos.
15.   2016-Atual. Validação Dinâmica de Documentos Multimídia Interativos
Descrição: Processo: E-26/010.002327/2016. Programa: APQ1 2016. Valor Financiado: R$11.000,00 Programa: APQ1 2016. Documentos multimídia são comumente definidos como uma descrição de um conjunto de itens de mídia e relações entre eles no tempo, espaço ou ambos. Ao ser executado, um documento produz um arranjo de itens de mídia no tempo e espaço chamado de uma apresentação multimídia. Avanços na apresentação de um documento multimídia permitem, dentre outras facilidades, sua adaptação ao contexto do espectador, sua divisão em múltiplos dispositivos e sua edição dinâmica. Desde sua criação até sua execução, portanto, um documento passa por diferentes etapas. Tais etapas representam o ciclo de vida de um documento multimídia. A especificação contida em um documento pode mudar de etapa a etapa, pois um documento é especificado, instanciado, adaptado e pode ter seu conteúdo e estrutura editada dinamicamente. É importante, portanto, garantir a consistência de um documento multimídia ao longo do seu ciclo de vida. Isto significa que o documento sempre seguirá um conjunto de diretrizes expressas em tempo de autoria. Este projeto tem como objetivo o estudo e proposta de uma ferramenta para a validação de um documento multimídia ao longo de sua execução, mantendo assim sua consistência ao longo de sucessivas edições dinâmicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Joel André Ferreira dos Santos.

2015

1.   2015-2017. Algoritmos, Combinatória e Aplicações (FAPERJ/JCNE)
Descrição: Algoritmos são o conceito mais fundamental da Ciência da Computação. Seu estudo remete a teorias básicas como a Complexidade Computacional e a Computabilidade. Por outro lado, o projeto de algoritmos, acompanhado de todos os seus paradigmas - algoritmos sequenciais, paralelos, distribuídos, randomizados, aproximativos, quânticos, dentre outros - permite a aplicação do computador na resolução de problemas nos mais diversos campos do conhecimento. No presente projeto, buscamos investigar o conceito de algoritmo em todas as suas dimensões, investigando desde a adequação de modelos e paradigmas a diversos campos do conhecimento, até o desenvolvimento de algoritmos aplicados a cenários práticos. Como ferramenta essencial ao desenvolvimento de algoritmos, a matemática combinatória será investigada de diversas formas no presente projeto. Por um lado, a investigação de problemas combinatórios permite alcançar um entendimento amplo e profundo a respeito das possibilidades e das limitações de algoritmos. Por outro lado, a matemática combinatória é essencial ao desenvolvimento de estruturas de dados que suportam a execução de algoritmos eficientes. O projeto foi apoiado pela Faperj, chamada JCNE (Jovem Cientista do Nosso Estado) 2014, no valor de R$75.600,00.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2015-Atual. FXCode: compressão de dados para arquivos digitais
Descrição: O projeto visa ao projeto de algoritmos computacionais e aplicações para compressão de dados para arquivos multimídia, por meio da extensão de uma técnica patenteada pela empresa Finxi. Atualmente, essa técnica comprime de forma eficiente arquivos em formato PDF, e deve ser estendida para comprimir outros tipos de arquivo. Em particular, o objetivo é projetar algoritmos de compactação adequados para outros formatos de arquivo, tais como vídeo, imagens, arquivos multimídia. Além disso, esses algoritmos devem ser embutidos em aplicativos móveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Eduardo Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Campos Mauro - Integrante / Laércio Brito Gonçalves - Integrante / Eduardo Régis Gomes do Nascimento - Integrante.
Membro: Eduardo Bezerra da Silva.
3.   2015-2017. Gerenciamento Otimizado de Redes em Malha sem Fio e de Clusters de Servidores para o Desenvolvimento de Aplicações Ubíquas e Pervasivas
Descrição: A utilização de redes em malha sem fio (wireless mesh networks) para prover acesso à internet em locais públicos ou privados mostra-se uma solução eficiente quando há necessidade de cobertura de uma área geograficamente grande. A definição da melhor rota para os dados trafegados pela rede é um problema complexo, que possui diversas abordagens para sua solução. Em geral, o problema de encontrar a melhor rota é modelado por meio de técnicas de otimização, nas quais um ou mais objetivos devem ser otimizados sujeito a um conjunto de restrições. Este projeto tem por objetivo pesquisar e avaliar soluções eficientes no processo de otimizacão do tráfego de dados da rede e do gerenciamento energético do cluster. Pretende-se contribuir com o avanço do estado da arte, que ainda apresentam gargalos relevantes a serem tratados. Deseja-se também ao final do projeto ter uma infraestrutura funcional de rede em malha sem fio, e uma aplicação destinada a dispositivos móveis capaz de reconhecer contexto e localização do usuário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Coordenador / DALBERT MATOS MASCARENHAS - Integrante / ANDRÉ FELIPE DE ALMEIDA MONTEIRO - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Laura Silva de Assis.
4.   2015-Atual. Integração de dados e técnicas de bioinformática para priorização de alvos para fármacos
Descrição: A priorização de alvos é um dos passos principais no processo de descoberta de novos fármacos. Um bom alvo precisa ser eficaz, atender às necessidades clínicas e comerciais e ser "drogável". Existem diversas bases de dados públicas que nos ajudam a levantar estas informações, pois armazenam grandes quantidades de dados muito úteis para serem explorados e analisados, como dados genômicos, proteômicos, bioquímicos e farmacológicos. Muitos estudos experimentais podem ser realizados baseando-se na exploração dos dados contidos nestas bases ou combinando dados de múltiplas fontes. Integração de dados aliada a técnicas de bioinformática são algumas abordagens utilizadas na priorização de alvos. Este projeto tem como objetivo explorar e analisar estas bases de modo a selecionar alvos para fármacos no combate a doenças específicas, as quais são classificadas como negligenciadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Kele Teixeira Belloze - Coordenador.
Membro: Kele Teixeira Belloze.
5.   2015-Atual. Mineração de Dados: Pesquisa e Aplicações em Mobilidade Urbana
Descrição: A questão da mobilidade urbana tem tomado um vulto cada vez maior em nosso país, por conta do crescimento da população e da aglomeração de indivíduos nas grandes metrópoles. De fato, são cada vez mais relevantes soluções computacionais que auxiliem os cidadãos no sentido de otimizar sua movimentação pela malha viária da sua cidade, tendência que vai ao encontro do conceito de Cidades Humanas e Inteligentes. Essa tendência tem tornado cada vez mais comum a captação e armazenamento de dados relacionados aos diversos meios de transporte público. Nesse contexto, a Mineração de Dados é uma disciplina da Ciência da Computação que investiga a extração de conhecimento a partir dos dados e que pode contribuir com técnicas computacionais aplicáveis a problemas de mobilidade nas cidades. Este projeto visa à construção de uma ferramenta computacional inteligente e publicamente disponível para ser usadas por usuários da malha viária de uma cidade. Os dados coletados por essa ferramenta serão provenientes de repositórios com dados urbanos abertos e dos seus próprios usuários, que de forma colaborativa geram informações sobre suas viagens de ônibus para análise posterior. A módulo de análise inteligente dos dados coletados será implementado por meio de técnicas de Mineração de Dados. Em particular, esses dados serão processados por meio de um workflow composto de algoritmos de redes neurais profundas e de redes bayesianas. Como resultado, essa ferramenta poderá fornecer aos cidadãos informações agregadas e atualizadas acerca da dinâmica da malha viária de seu município, localização geoespacial de um coletivo de uma dada linha de ônibus e estimativas da lotação de um dado coletivo e das condições de trânsito em uma dada região da cidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eduardo Bezerra da Silva - Coordenador / Laércio Brito Gonçalves - Integrante.
Membro: Eduardo Bezerra da Silva.
6.   2015-2017. Modelagem Computacional Aplicada em Problemas Ambientais: Aspectos Teóricos e de Simulação.
Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de modelos computacionalmente eficientes para simulação de problemas da área ambiental, especificamente serão estudados modelos que descrevem o comportamento de um poluente em um corpo hídrico. A redução do custo computacional dos métodos clássicos será obtida pela utilização de duas técnicas: refinamento adaptativo de malhas e técnicas de processamento paralelo. O primeiro grupo de técnicas envolve a representação de modelos baseados em árvores para representação do domínio computacional. Nestas o custo para a obtenção de informações relativas a vizinhança é elevado quando comparado a representação uniforme do domínio. Com o intuito de reduzir esse custo objetiva-se o desenvolvimento de técnicas baseadas em representação por grafos. No quesito paralelismo o objetivo será a utilização do método Hopmoc com controlador de fluxo numérico. Por fim, técnicas de reconhecimento de padrões serão empregadas visando determinar os melhores parâmetros a serem utilizados para calibrar os métodos desenvolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Coordenador / Sanderson Lincoln de Oliveira Gonzaga - Integrante / HADDAD, D.B. - Integrante / Ueverton dos Santos Souza - Integrante / Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Ana Luísa Carvalho Furtado - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Diego Nunes Brandão.
7.   2015-Atual. Modelagem Computacional da Pseudomonas aeruginosa CCBH 4851
Descrição: As infecções relacionadas ao serviço de saúde constituem grave problema de saúde pública. Podem ser associadas com a morbidade e mortalidade e são responsáveis pelo aumento no tempo de hospitalização do doente. A P. aeruginosa é um patógeno versátil associado com um amplo espectro de infecções em seres humanos. O controle da infecção é difícil, pois a P. aeruginosa é inerentemente resistente a muitos antibióticos. Além disso, o tratamento está sendo comprometido, cada vez mais, devido ao surgimento e disseminação dessa resistência. Assim, temos poucos agentes como opções terapêuticas. Neste contexto, é importante identificar estratégias que possam impedir a disseminação desta bactéria em pacientes hospitalizados. Está claro que estudos adicionais são necessários para descobrir novos mecanismos de virulência bacteriana e alvos terapêuticos contra este patógeno altamente resistente a antibióticos e com ocorrência de cepas resistentes a todas as opções de tratamento. O objetivo principal deste projeto é criar um modelo computacional de célula inteira da Pseudomonas aeruginosa CCBH4851, que é uma cepa encontrada em hospitais públicos brasileiros cujos dados são fornecidos pelo LAPIH/IOC/IOCRUZ, a fim de que possamos prever os fenômenos complexos de células inteiras em termos de moléculas individuais e suas interações. Alguns objetivos específicos são: 1. Descrever o ciclo de vida de uma única célula a partir do nível de moléculas individuais e as suas interações; 2. Prever com precisão uma ampla gama de comportamentos celulares observáveis, inclusive aqueles relacionados com multiresistência e suscetibilidade a novos fármacos; Site do projeto: http://pseudomonas.procc.fiocruz.br.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Kele Teixeira Belloze - Coordenador / Floriano P Silva-Jr - Integrante / Fabricio Alves Barbosa da Silva - Integrante / Ernesto Prado Lopes - Integrante / Maria Clicia Stelling de Castro - Integrante / Ana Paula D'Alincourt Carvalho Assef - Integrante / Nicolas Carels - Integrante / Daniel Antunes Maciel Villela - Integrante / Márcio Argollo Ferreira de Menezes - Integrante / Rodolpho Mattos Albano - Integrante / Marcelo Trindade dos Santos - Integrante.
Membro: Kele Teixeira Belloze.
8.   2015-Atual. Processamento paralelo baseado em dados
Descrição: Edital de Grupo de Pesquisa do CEFET/RJ 2016 e 2017: Valores financiados: R$6.992,00 e R$142.337,40. No que se refere ao processo de ciência dos dados, existe uma necessidade urgente de usar o processamento de alto desempenho (HPC) para obter uma análise de dados em grande escala. Há importantes desafios ao estabelecer essas análises, comumente modeladas como fluxos de trabalho. Nesses fluxos de trabalho, atividades e dados são direcionados para a execução em algum ambiente HPC (por exemplo, clusters, grades, nuvens). Devido à diversidade das plataformas existentes para ambientes HPC, um dos grandes desafios é estabelecer uma representação desses fluxos de trabalho agnósticos para o meio ambiente em que serão executados e, pelo menos, otimizar sua execução no ambiente alvo. Existem inúmeros desafios no gerenciamento e análise de grandes volumes de dados. As diferentes aplicações, ao se apresentarem como pesquisas aplicadas, muitas vezes oferecem a oportunidade de elaborar novos quadros teóricos na pesquisa básica de paralelismo baseado em dados. Em particular, as características espaciais e temporais da série spatiotemporal trazem vários aspectos importantes e, ao mesmo tempo, específicos que requerem algoritmos diferenciados para gerenciar esses dados. No contexto das séries espaço-temporais, explore as mais recentes soluções tecnológicas para potencializar ou permitir as diferentes formas de organização e armazenamento de dados, incluindo abordagens baseadas em sistemas de armazenamento distribuídos (HDFS), bancos de dados objeto-relacionais, NoSQL e NewSQL, e paralelismo baseado em dados usando abordagens baseadas em Map-Reduce, Spark ou álgebra para fluxos de trabalho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Kele Belloze - Integrante / Jorge de Abreu Soares - Integrante / Rafaelli Coutinho - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
9.   2015-Atual. Projeto De Robô Voltado Para Atividades de Educação
Descrição: Tem como objetivo desenvolver modelos educacionais que possam ser implementados através de instrumentos de automação: robôs. Em conjunto com desenvolvimento de software, esse projeto também vai trabalhar com projeto lógico de hardware que implemente modelo de robôs com viés educacional, como por exemplo, robôs que ajudem crianças com dificuldades cognitivas em matemática, português etc. Nessa primeira fase os instrumento de hardware serão baseados em arduíno.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador / Carlos Bravo Serrado - Integrante.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
10.   2015-Atual. Solução de equações diferenciais parciais por decomposição de domínios estocástica.
Descrição: O objetivo é desenvolver versões paralelas, testar e avaliar desempenho e speedup, de algoritmos empregados para criar estocasticamente a decomposição geométrica de domínios discretizados, e subsequentemente resolver numericamente o problema diferencial nos subdomínios. Os algoritmos propostos são, em princípio, paralelizáveis de modo eficiente. Portanto, um benefício esperado é a confirmação e quantificação do paralelismo dos algoritmos propostos. Ademais, medidas quantitativas são necessárias para confirmar aspectos relativos à convergência dos processos iterativos e da solução global do problema. Portanto, avaliação experimental mediante testes sistemáticos será efetuada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Nunes Brandão - Integrante / Mauricio Kischinhevsky - Coordenador.
Membro: Diego Nunes Brandão.

2014

1.   2014-2016. Construção de Jogos Educacionais Associados À Inteligência Robótica
Descrição: O objetivo é o desenvolvimento de jogos educacionais utilizando robôs. Esses jogos vão usar aspectos educacionais com respostas robóticas. Por exemplo, um jogo de perguntas baseadas em questões do ENEM, no qual cada resposta correta produz uma resposta do robô (andar para frente ou para a direita) e errada outra resposta (andar para trás ou para a esquerda), de modo que duas equipes possam, de modo lúdico, testar conhecimento e ao mesmo tempo aprender sobre a programação de robôs. A ideia é construir jogos e respostas cada vez mais sofisticados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador / Raphael de Melo de Oliveira - Integrante.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
2.   2014-2015. Ensino de programação através de robótica
Descrição: Esse projeto propõe-se que se utilize instrumentos da robótica para auxiliar no ensino e aprendizado de algoritmos complexos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador / Gabriel Frizzera - Integrante.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
3.   2014-Atual. Ferramentas de apoio a autoria Multimídia
Descrição: O projeto tem como objetivo criar um ferramental que dê suporte e possa facilitar o trabalho do desenvolvedor de aplicações multimídia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Integrante / Glauco Fiorott Amorim - Coordenador.
Membro: Joel André Ferreira dos Santos.
4.   2014-2016. Matemática discreta: problemas de partição em grafos (Capes/MathAmSud)
Descrição: Este projeto trata da investigação de dois tipos de problemas em gráficos: problemas de particionamento e problemas de reconhecimento. Em relação aos problemas de particionamento, vamos nos concentrar nos problemas clássicos de partição e em vários tipos de coloração em gráficos, que por sua vez podem ser vistos como problemas particulares de partição (veja a discussão na Seção B1). As questões que gostaríamos de responder com relação a esses problemas são principalmente questões complexas, ou seja, gostaríamos de determinar a complexidade desses problemas em várias classes especiais de gráficos. Além disso, investigaremos a estrutura de várias classes de gráficos que podem ser definidas usando algumas partições particulares do conjunto de vértices. Em relação aos problemas de reconhecimento, vamos nos concentrar em uma generalização do problema de reconhecimento padrão conhecido como o problema do sanduíche. Mais uma vez, vamos investigar questões de complexidade e tentar obter uma classificação sobre o problema do sanduíche em gráficos perfeitos. Financiador(es): Centre National de la Recherche Scientifique - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva - Auxílio financeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Celina Miraglia Herrera de Figueiredo - Integrante / simone dantas - Coordenador / Marina Groshaus - Integrante / André Guedes - Integrante / Bernard Ries - Integrante / diana sasaki - Integrante / Hélio Bomfim de Macêdo Filho - Integrante / Frédéric Maffray - Integrante / Francisco Juan Soulignac - Integrante / Juan Pablo Puppo - Integrante / Laetitia Lemoine - Integrante / Deiwison Souza Machado - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
5.   2014-Atual. Mineração de Dados
Descrição: Os constantes avanços na área da Tecnologia da Informação têm viabilizado o armazenamento de grandes e múltiplas bases de dados de natureza administrativa, científica, comercial, educacional, governamental e social. Por outro lado, a análise de repositórios de dados é inviável sem o auxílio de ferramentas computacionais apropriadas. É cada vez maior a competitividade entre as empresas, sendo a informação e o conhecimento elementos fundamentais para se obter diferenciais mercadológicos frente à concorrência. O Grupo de Pesquisa em Mineração de Dados investiga a extração de conhecimento a partir de grandes volumes de dados. O propósito é desenvolver e aplicar técnicas que permitam obter conhecimentos novos e úteis a partir de grandes volumes de dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante / Eduardo Bezerra da Silva - Coordenador / Fábio Paschoal Jr. - Integrante.
Membro: Gustavo Paiva Guedes e Silva.
6.   2014-Atual. Modelagem Computacional e Redes de Sensores para problemas ambientais e de engenharia.
Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é desenvolver um sistema de monitoramento utilizando redes de sensores. Os dados obtidos por esse sistema serão utilizados no processo de calibração de modelos matemáticos que descrevem problemas ambientais e de engenharia. As Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) constituem uma tecnologia emergente, em que pequenos dispositivos denominados sensores possuem como principal funcionalidade o monitoramento de áreas de difícil acesso ou inóspitas, como oceanos, desertos, florestas, nichos aquáticos, complexos industriais, entre outros. O uso de RSSF para monitoramento vem sendo fortemente desenvolvido nas últimas décadas. Essa abordagem é bem interessante quando comparada com as tradicionais. No caso do monitoramento da qualidade da água de rios, por exemplo, o processo de coleta de dados é quase manual. O sistema desenvolvido fornecerá alguns dados necessários para a simulação dos modelos computacionais e a formulação e simulação de problemas inversos na área ambiental e de engenharia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Coordenador / Antônio José da Silva Neto - Integrante / Jader Lugon - Integrante / Henrique Serdeira - Integrante / Francisco Henrique de Freitas Viana - Integrante / Bruno Fernandes Guedes - Integrante / Raphael de Oliveira Guerra - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 7
Membro: Diego Nunes Brandão.
7.   2014-Atual. MUSIC - Gerência de dados científicos em uma nuvem multi-site
Descrição: Grandes projetos científicos em astronomia, biologia, medicina e engenharia produzem grandes volumes de dados, fruto de observação ou coleta instrumentada, ou ainda calculados por simulações numéricas de fenômenos. Na astronomia, por exemplo, projetos como o Large Synoptic Survey Telescope (LSST) estima produzir um mapa 3D do Universo com nível de detalhe e profundidade sem precedentes, o que se traduz em centenas de petabytes de dados em disco. Além do grande volume, dados científicos são imprecisos, devido aos aspectos de calibração dos instrumentos de captura, ou mesmo das incertezas introduzidas nos modelos dos fenômenos observados. Finalmente, grandes projetos científicos são desenvolvidos por grupos de pesquisadores em colaboração, produzindo dados e programas em grande quantidade, distribuídos e heterogêneos. Cientistas adotam workflows científicos como abstrações para as etapas computacionais envolvidas no experimento e a troca de dados entre estes. Além disso, sistemas de gerência de workflows científicos oferecem transparência em relação à complexidade do ambiente computacional, explorando técnicas eficientes de execução, como a execução paralela, e a coleta de dados de proveniência, com suporte à reprodução de experimentos e correções dinâmicas da execução. Finalmente, grandes sistema computacionais integrados, como o SINAPAD coordenado pelo LNCC, são vistos como uma nuvem computacional multi-site que visa a oferecer escalabilidade e acesso a recursos (máquinas, dados e programas) distribuídos, de forma transparente. Desta forma, este projeto pretende desenvolver uma arquitetura em nuvem multi-site para a gerência e análise de grandes volumes de dados científicos. A arquitetura multi-site em nuvem poderá ser utilizada como plataforma compartilhada para experimentos computacionais em diferentes disciplinas da ciência que se valerão de armazenamento, acesso, integração e processamento paralelo de seus dados distribuídos pela arquitetura de forma transparente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Integrante / Daniel Cardoso Moraes de Oliveira - Integrante / Fábio Porto - Coordenador / Marta Lima de Queiros Mattoso - Integrante / Kary Ocana - Integrante / Patrick Valduriez - Integrante / Esther Pacitti - Integrante / Florent Masseglia - Integrante. Financiador(es): Centre de Recherche Inria Sophia Antipolis - Méditerranée - Cooperação / FAPERJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
8.   2014-2015. Treinamento para Olimpíadas de Algoritmos: Aprendizado de Programação Através de Participação em Competições Nacionais
Descrição: Trabalhar com competições nacionais de algoritmos e programação para servir como meio de ensino e aprendizado em informática Processo E-26/190.036/2014 R$ 9000,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador / Adílio Rosa - Integrante / João Victor - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
9.   2014-Atual. Técnicas de pré-processamento para mineração de dados
Descrição: No contexto de mineração de dados, identificar se é necessário realizar transformações de dados na etapa de pré-processamento pode ser um passo fundamental para se atingir uma boa acurácia. Esta preocupação se torna maior, principalmente, no caso de utilização de métodos de classificação/predição. Isto é decorrente ao fato de que a maioria dos métodos tradicionais de mineração de dados fazem suposições que podem não ser válidas. O primeiro pressuposto é que os dados são estacionários, ou seja, suas propriedades estatísticas, tais como média e desvio padrão, não mudam ao longo do tempo. O segundo pressuposto é que elas têm homocedasticidade, i.e., a volatilidade destas dados não varia. Na prática, estes pressupostos não são válidos. A consequência disto é que a capacidade de classificação/ predição fica comprometida nesta situação. Assim, este projeto visa abordar o problema e estudar dados não-estacionários e heterocedásticos... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Bezerra da Silva - Integrante / Jorge de Abreu Soares - Integrante / Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante.
Membro: Eduardo Bezerra da Silva.

2013

1.   2013-Atual. Abordagens qualitativa e quantitativa em problemas de gestão de operações
Descrição: Este projeto de pesquisa visa o estudo de problemas de Gestão de Operações, tais como: problemas de sequenciamento e modelagem via redes na indústria do petróleo, gestão de processos com incerteza em organizações governamentais, modelagem e avaliação de cadeias de suprimento via redes sociais e gerenciamento de riscos dentre outros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / José André Brito - Integrante / Wagner Pimentel - Integrante / Augusto Reis - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2013-2014. Desenvolvimento de um Sistema para Controle de Ranário
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador / Felipe Aragão - Integrante.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
3.   2013-2016. Matrizes em Teoria Espectral dos Grafos: teoria e aplicações - Projeto Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ
Descrição: A conexão e determinação de propriedades topológicas e estruturais de grafos a partir dosautovalores de uma matriz associada a esse mesmo grafo é a principal linha de atua ção da Teoria Espectral em Grafos, que está na fronteira entre a Álgebra, Álgebra Linear e Teoria dos Grafos. Dentre as matrizes que representam um grafo, podem ser destacadas as matrizes de incidência, adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Antes de 2007, poucos artigos haviam sido publicados com resultados relevantes em relação à matriz laplaciana sem sinal, denotada por Q, e o trabalho de Yan em 2002 foi um dos pioneiros no tema. Os Teoremas de Perron-Frobenius e Rayleigh-Ritz tornam o maior e o menor autovalores e seus respectivos autovetores mais atrativos do ponto de vista teórico e das relações dos mesmos com parâmetros combinatórios, com medidas de vulnerabilidade e confi abilidade de redes, o que justi fica o fato da grande maioria dos artigos abordarem, nessa ordem de importância, o maior e o menor autovalores de matrizes que representam grafos e, em particular, da matriz laplaciana sem sinal. Mais recentemente, a partir de 2010, o segundo maior autovalor da matriz laplaciana sem sinal também tem sido objeto de pesquisa, que por sua vez é motivada, principalmente, pela sua rela ção com o segundo maior autovalor da matriz de adjacência do grafo linha e com métricas de agrupamento. Nesse cenário, esse projeto consiste em dar continuidade às pesquisas em duas grandes áreas de atuação: (i) determinação de novos limites superiores e inferiores que relacionem os invariantes de um grafo com os autovalores e autovetores da matriz laplaciana sem sinal; (ii) estudar as aplicações dos autovalores dessa matriz em problemas de agrupamento, como por exemplo o Stellar Cluster Membership de grande interesse na área de Astronomia e Computação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 4
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
4.   2013-2016. Problemas Combinatórios em Sistemas de Distribuição de Energia
Descrição: O estudo de problemas de otimização combinatória relacionados aos sistemas de distribuição de energia elétrica representa o cerne desta proposta de projeto. Seu escopo focaliza o estudo de quatro problemas de otimização em redes: (1) o problema de alocação de chaves em redes de distribuição, definindo os tipos, locais e quantidade de chaves para minimizar a duração de interrupções; (2) o problema de alocação de recursos de manutenção para otimizar a confiabilidade das redes; (3) o problema de distritamento de lotes de faturamento para otimizar critérios de homogeneidade, compacidade e conformidade; (4) o problema de roteamento de leituristas para definição de um conjunto de rotas de mínima distância em uma área sob concessão. A obtenção de melhores soluções para esses problemas reais de planejamento e operação de sistemas de distribuição de energia podem trazer benefícios econômicos significativos. O grupo de pesquisa que apoiará o desenvolvimento do projeto é formado por professores e pesquisadores com experiência em problemas de otimização do setor energético e o desenvolvimento do projeto irá fortalecer os vínculos de cooperação científica entre o Instituto de Computação (IC) e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Fábio Luiz Usberti - Coordenador / Christiano Lyra Filho - Integrante / Celso Cavellucci - Integrante / José Federico Vizcaino González - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Laura Silva de Assis.
5.   2013-2016. SADI - Simulador de Ataques Distribuídos de Indisponibilidade (CNPq/RHAE)
Descrição: O objetivo do presente projeto é desenvolver uma ferramenta de simulação de Ataques Distribuídos de Negação de Serviço ? denotamos a ferramenta pelo codinome SADI (Simulador de Ataques Distribuídos de Indisponibilidade). Ataques distribuídos de negação de serviços são baseados na atuação coordenada de um grande número de agentes maliciosos, os quais buscam sobrecarregar o sistema-alvo e os seus sistemas de detecção e resposta a ataques. O SADI dará origem a um Serviço de Simulação que será oferecido segundo dois modelos básicos. No modelo ?simulação remota?, o uso de virtualização permitirá a rápida instanciação de máquinas remotas de ataque distribuídas geograficamente, e, com isso, reproduzir os mais diversos perfis de ataque com um elevado grau de similaridade. O modelo ?simulação local? será executado através do posicionamento de equipamentos de simulação nas ?bordas? das redes e sistemas sob simulação. Tais equipamentos buscarão reproduzir localmente o efeito de um ataque distribuído. O projeto apresentou resultados excepcionais, dando origem a um enorme conhecimento teórico, mas também, a uma ferramenta prestigiada no mercado de segurança da informação - sendo a base para um serviço de teste de sobrecarga - e reconhecida pelo governo (Ministério da Defesa) como um "Produto Estratégico de Defesa". O projeto contou com o apoio do CNPq, chamada RHAE, no valor total de R$ 123.200,00 em bolsas. (Processo 45408220134.). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
6.   2013-2014. Técnicas de Transformação de Dados para Previsões de Séries Temporais por Meio de Redes Neurais
Descrição: Processo: E-26/111.386/2013 Programa: APQ1 2013/01 Valor financiado: R$13.000,00 No contexto de previsões de séries temporais por meio de mineração de dados, identificar se é necessário realizar transformações de dados na etapa de pré-processamento pode ser um passo fundamental para se atingir uma boa acurácia. Esta preocupação se torna maior, principalmente, no caso de utilização de redes neurais. Isto é decorrente ao fato de que a maioria dos métodos tradicionais de mineração de dados por meio de redes neurais fazem suposições que podem não ser válidas. O primeiro pressuposto é que as séries temporais são estacionárias, ou seja, suas propriedades estatísticas, tais como média e desvio padrão, não mudam ao longo do tempo. O segundo pressuposto é que elas têm homocedasticidade, i.e., a volatilidade destas séries temporais não varia. Na maioria das séries temporais macroeconômicas, por exemplo, estes pressupostos não são válidos. A consequência disto é que a capacidade de previsão de uma rede neural fica comprometida nesta situação. Assim, este projeto visa abordar o problema e estudar as séries temporais não-estacionárias com heterocedasticidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Eduardo Bezerra - Integrante / Jorge de Abreu Soares - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: Processo: E-26/111.386/2013 Programa: APQ1 2013/01 Valor financiado: R$13.000,00 No contexto de previsões de séries temporais por meio de mineração de dados, identificar se é necessário realizar transformações de dados na etapa de pré-processamento pode ser um passo fundamental para se atingir uma boa acurácia. Esta preocupação se torna maior, principalmente, no caso de utilização de redes neurais. Isto é decorrente ao fato de que a maioria dos métodos tradicionais de mineração de dados por meio de redes neurais fazem suposições que podem não ser válidas. O primeiro pressuposto é que as séries temporais são estacionárias, ou seja, suas propriedades estatísticas, tais como média e desvio padrão, não mudam ao longo do tempo. O segundo pressuposto é que elas têm homocedasticidade, i.e., a volatilidade destas séries temporais não varia. Na maioria das séries temporais macroeconômicas, por exemplo, estes pressupostos não são válidos. A consequência disto é que a capacidade de previsão de uma rede neural fica comprometida nesta situação. Assim, este projeto visa abordar o problema e estudar as séries temporais não-estacionárias com heterocedasticidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Bezerra da Silva - Integrante / Jorge de Abreu Soares - Integrante / Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador.
Membro: Eduardo Bezerra da Silva.

2012

1.   2012-Atual. Análise de subjetividade e gramática das construções
Descrição: Os internautas gastam em media 25\% do tempo que passam navegando na internet em ferramentas de expressão de opinião como blogs, fóruns e sites de relacionamento. Essas informações inseridas nessas ferramentas são, muitas vezes, opiniões e experiências sobre produtos e serviços e podem ser de suma importância para outros usuários e empresas. Muitos usuários antes de comprarem produtos ou solicitarem algum serviço, buscam informações relevantes na internet. Embora essa informação esteja presente nessas mídias, a análise manual de tais informações seria uma tarefa, em muitos casos, inviável. Estima-se que cerca de $75.000$ blogs e $1,2$ milhões de novas postagens são criadas por dia. Com base no crescimento acelerado de tais informações surgiu a área de Análise de Sentimentos ou Mineração de dados, uma área de pesquisa relacionada ao Processamento de Linguagem Natural. A Análise de Sentimentos é uma área bastante recente da computação e, de uma forma resumida, pode ser descrita como o estudo de opiniões, emoções e sentimentos apresentados em textos opinativos. Os textos opinativos são aqueles que expressam opiniões, são classificados como textos subjetivos contrastando com os textos objetivos, que caracterizam fatos. Como a Análise de Sentimentos é realizada em cima dos textos subjetivos, ou seja, dos textos opinativos, faz-se necessária a correta classificação de um texto como objetivo ou subjetivo. É nesse âmbito que o presente projeto tem o objetivo de contribuir com trabalhos realizados nessa área. A técnica utilizada na Identificação da Opinião poderá impactar os resultados da classificação do sentimento. Esse projeto tem o objetivo de estudar a análise de subjetividade para o Português do Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Gustavo Paiva Guedes e Silva - Coordenador / Lilian Vieira Ferrari - Integrante.
Membro: Gustavo Paiva Guedes e Silva.
2.   2012-Atual. Avaliação de artefatos computacionais
Descrição: Edital de Grupo de Pesquisa do CEFET/RJ 2012, 2013 e 2014: Valores financiados: R$2.949,63, R$129.404,74 e R$4.753,95. O desenvolvimento dos trabalhos de conclusão do curso (TCC) cobre várias tarefas: pesquisa bibliográfica, definição, escopo, modelagem, design e implementação da solução. Um produto importante de uma TCC geralmente envolve a elaboração de algum artefato computacional per se. Os alunos envolvidos em sua TCC têm que superar vários desafios. Geralmente é sua primeira grande experiência em termos de desenvolvimento de software. Observa-se que esses alunos enfrentam dificuldades técnicas, falta de experiência prática e também dificuldades administrativas para realizar trabalhos grupais. Apesar desses desafios, muitas ideias e produtos interessantes são desenvolvidos em toda a TCC. No entanto, em várias ocasiões, avaliações adequadas das soluções propostas e uma análise mais aprofundada dos resultados obtidos não são apresentadas nessa TCC. Uma das principais desvantagens é a falta de experiência dos alunos na realização de experimentos. Este projeto visa estudar abordagens ou estruturas simplificadas para apoiá-los na avaliação desses artefatos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / João Roberto de Toledo Quadros - Integrante / Leonardo Lignani - Integrante / Joel dos Santos - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2012-2013. Desenvolvimento de Ambiente para atuar em competições de Sistemas de Informação
Descrição: Pretende-se, nesse projeto, criar um ambiente de preparo e treinamento para que cerca de 20 alunos do curso técnico de Informática do CEFET-RJ possam atuar em competições da área de informática e sistemas de informação, tais como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e Imagine CUP da Micrososft, com o propósito de alcançar posições de destaque nas mesmas Processo E-26/190.062/2012 R$ 11.500,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador / Adílio Rosa - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
4.   2012-2015. Estrutura dos Grafos e Aplicações (CNPq/Universal)
Descrição: O projeto tem por objetivo principal o desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada através das seguintes atividades: {identificação de problemas combinatórios}, particularmente em grafos, formulados a partir de problemas práticos aplicados; {aplicação de ferramentas combinatórias}, particularmente grafos, a problemas práticos aplicados. Para facilitar o entendimento da proposta do projeto, propomos a seguinte classificação das linhas de pesquisa do projeto, as quais serão apropriadamente descritas ao longo do documento: pesquisa básica em {Teoria dos Grafos}; {Geometria Computacional} aplicada; {Biologia Computacional} e algoritmos para genômica comparativa; ferramentas combinatórias aplicadas à {Segurança da Informação}; atribuição de canais em redes de {Rádios Cognitivos}. O projeto tem como metas: obtenção de resultados relevantes nas áreas de pesquisa associadas à Teoria dos Grafos, com ênfase na relação entre estas áreas teóricas e aplicações a problemas reais; o desenvolvimento de recursos humanos de alto nível, através da participação de alunos de universidades e centros de pesquisa --- tanto de alunos de programas de pós-graduação quanto de alunos de graduação; a divulgação dos temas de pesquisa associados ao projeto, através da organização de encontros e eventos científicos que promovam a pesquisa em Teoria dos Grafos e suas aplicações. Recebeu apoio do CNPq, chamada Universal 14/2012, no valor de R$ 29.520,32. (Outorga Processo 485389/2012-6.). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador / Celina Miraglia Herrera de Figueiredo - Integrante / Rust - Integrante / Vinicius Gusmão - Integrante / simone dantas - Integrante / BOCCARDO, DAVIDSON - Integrante / BRAGA, MARILIA - Integrante / rosiane freitas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
5.   2012-2013. Estrutura dos Grafos e Aplicações (FAPERJ/APQ1)
Descrição: Trata-se de projeto para apoiar as atividades de pesquisa de Raphael Carlos Santos Machado, pesquisador do Inmetro doutorado pelo PESC/COPPE/UFRJ em janeiro de 2010 e que vem atuando ativamente em temas de teoria da computação e em linhas de pesquisa aplicada. O projeto tem por objetivo principal o desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada através das seguintes atividades: - identificação de problemas combinatórios, particularmente em grafos, formulados a partir de problemas práticos aplicados; - aplicação de ferramentas combinatórias, particularmente grafos, a problemas práticos aplicados. Para facilitar o entendimento da proposta do projeto, propomos a seguinte classificação das linhas de pesquisa do projeto: - pesquisa básica em Teoria dos Grafos; - Geometria Computacional aplicada; - Biologia Computacional e algoritmos para genômica comparativa; - ferramentas combinatórias aplicadas à Segurança da Informação; - atribuição de canais em redes de Rádios Cognitivos; O projeto tem como metas: - obtenção de resultados relevantes nas áreas de pesquisa associadas à Teoria dos Grafos, com ênfase na relação entre estas áreas teóricas e aplicações a problemas reais; - o desenvolvimento de recursos humanos de alto nível, através da participação de alunos de universidades e centros de pesquisa --- tanto de alunos de programas de pós-graduação quanto de alunos de graduação; - a divulgação dos temas de pesquisa associados ao projeto, através da organização de encontros e eventos científicos que promovam a pesquisa em Teoria dos Grafos e suas aplicações. O projeto recebeu apoio da FAPERJ, chamada APQ1, num valor total de R$ 28.520,32. (Processo 261118512012.). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
6.   2012-Atual. Gerência, Integração e Aplicações em Big Data
Descrição: Organizações buscam intensivamente a geração de vantagem competitiva para posicionamento de destaque no ramo onde atuam. Revela-se como condição inegociável que elas continuamente conheçam a si mesmas - o seu modus operandi interno - bem como sua posição no mercado frente aos seus clientes e fornecedores. Suas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing, Finanças e Contabilidade, Logística e Controle de Estoque e Gestão de Pessoas utilizam como matéria-prima de suas atividades ou dados estruturados pelos sistemas de informações empresariais, tais como sistemas integrados de gestão (ERP, CRM ou SCM), ou sistemas legados, soluções baseadas em ambiente Web e/ou móvel, ou mesmo documentos e recursos baseados em texto, como e-mails ou postagens de clientes em mídias sociais. Consequência natural desse contexto, além da urgência pelo correto armazenamento desses dados, é a necessidade de que eles sejam devidamente tratados, transformando o chamado "oceano de dados" em informação e conhecimento, em um processo de "destilação de dados". Todavia, a produção de informação e conhecimento não leva em conta exclusivamente fontes provenientes de tais sistemas de informação organizacionais. Chama especial atenção a integração de diversas fontes de dados, especialmente as externas às organizações, que por um lado guardam uma inegável riqueza semântica, a qual se contrapõe ao cuidado necessário com o resultado do processo - a qualidade dos dados integrados. Atenção especial deve ser dada a essa etapa, sob o risco de geração de resultados sem aplicabilidade direta aos seus clientes. Nesse cenário, questões importantes demandam respostas convincentes, tais como as relativas à forma de organização dos dados - incluindo abordagens baseadas em sistemas de armazenamento distribuídos, sistemas gerenciadores de bancos de dados relacional-objeto, NoSQL e newSQL - ou mesmo relativas ao seu processamento em ambientes de alto desempenho. Com o objetivo de auxiliar esse processo de forma determinante, valemo-nos das soluções ofertadas pelas áreas de Ciência de Dados e de Inteligência e Análise de Negócios para o tratamento de grandes bases e bancos de dados. A área de Ciência de Dados traz consigo interessantes conceitos que podem ser úteis nesse contexto. Como exemplo podemos citar: i) técnicas de modelagem conceitual com workflows e ontologias, aplicadas sobre dados heterogêneos em forma e volume como os de big data; ii) processamento em ambientes de alto desempenho para a obtenção de análise em larga escala e iii) implementações em sítios de execução usando abordagens baseadas em Map-Reduce, Spark ou Álgebra de Workflows, independentemente instanciados por plataformas tais como clusters, grades, nuvens, entre outros. Tais conceitos potencializam sobremaneira os resultados que as organizações podem obter - e consequente beneficiarem-se. Aliam-se a tal cabedal de possibilidades as consolidadas técnicas de aprendizado de máquina, como mineração de dados e textos, redes neuronais artificiais ou algoritmos evolucionários. Interessantes categorias de problemas específicos podem se valer desse acervo teórico-prático por demandar algoritmos diferenciados para gestão destes dados, como os envolvendo séries espaço-temporais; a mineração de textos e ontologias para a realização de trabalhos de anotações de texto; ou a mineração de processos de negócio. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Jorge de Abreu Soares - Coordenador / Ronaldo Ribeiro Goldschmidt - Integrante / Eduardo Soares Ogasawara - Integrante / Rodrigo Tavares de Souza - Integrante / Kele Teixeira Belloze - Integrante / Leonardo da Silva Moreira - Integrante / Letícia Silva de Moura - Integrante / ROMULO SILVA PEREIRA CARNEIRO DE OLIVEIRA - Integrante / Thiago da Silva Pereira - Integrante / Leandro Maia Gonçalves - Integrante / CRISTIAN DANNER BATISTA PACHECO - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 20
Membro: Jorge de Abreu Soares.
7.   2012-2012. Modelagem de um curso de Ensino a Distância de Informática voltado para o Curso Técnico de Turismo de Instituição Federal de Ensino
Descrição: O objetivo do projeto é criar um curso a distância para treinamento de aplicativos e sistemas que podem ser utilizados no ensino de cursos técnicos de turismo, através do uso das técnicas e metodologias de projetos de Tecnologia de Informação (TI). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador / Breno Quinana G. S. Medeiros - Integrante / Maira Luca Leal - Integrante / Thiago Braga Rezende Lins da Silva - Integrante.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
8.   2012-2015. Otimização de Redes de Energia
Descrição: O objetivo do projeto é dar continuidade e realizar desdobramentos das atividades de pesquisas, formação e difusão de conhecimentos realizadas no Laboratório de Otimização de Redes de Energia da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, na Universidade Estadual de Campinas. Suas principais linhas de atuação ao longo do período de vigência do projeto serão o desenvolvimento de metodologia para redução de perdas técnicas e melhoria da confiabilidade de redes de energia elétrica, com maior ênfase em redes de distribuição, problemas de roteamento associados a sistemas de distribuição e métodos de previsões para apoio ao planejamento da geração. Envolverá a análise de aspectos físicos e operacionais das redes, a elaboração de representações matemáticas adequadas e o projeto de estratégias de otimização, baseadas em programação matemática, otimização em grafos e combinatória, programação dinâmica, heurísticas bio-inspiradas e heurísticas construtivas. As ações de pesquisa para a redução de perdas técnicas abordarão estratégias ótimas de reconfigurações e gestão de reativos, em redes de distribuição, e roteamento ótimo dos fluxos de energia, em sistemas de transmissão, considerando as possibilidades das características novas criadas com a evolução dos fluxos de informações e de possibilidades de atuação na rede, hoje denominadas ?smart grids?. As ações para melhoria da confiabilidade abordarão a definição de estratégias ótimas para manutenção das redes, para reduzir a incidência de falhas; envolverão também a definição das melhores localização de chaves telecomandadas, para reduzir o efeito das falhas. Os problemas de roteamentos estudarão principalmente a otimização de rotas para serviços nas redes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Fábio Luiz Usberti - Integrante / Christiano Lyra Filho - Coordenador / Celso Cavellucci - Integrante / José Federico Vizcaino González - Integrante / Luciana Casacio - Integrante / Hugo Valadares Siqueira - Integrante / Andre Henrique Benetton Vergilio - Integrante / Eduardo Tadeu Bacalhau - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Laura Silva de Assis.
9.   2012-2013. Paralelização de Workflows Científicos para Apoiar Aplicações de e-Science
Descrição: Processo: E-26/112.442/2012 Programa: Auxilio Instalação 2012/01 Valor financiado: R$4.650,00 Os workflows científicos emergiram como uma abstração para estruturar experimentos científicos baseados em simulações computacionais. Em muitas situações, estes workflows são intensivos, seja computacionalmente seja quanto em relação à manipulação de dados, exigindo a execução em ambientes de processamento de alto desempenho. Comumente a paralelização da execução destes workflows científicos requer programação trabalhosa, de modo ad hoc e em baixo nível de abstração, o que torna difícil a exploração das oportunidades de otimização. Recentemente, o pesquisador propôs em sua tese de doutorado o uso de abordagem algébrica para workflows científicos como uma forma de ascender o nível de abstração para especificar workflows científicos visando à diminuição da complexidade de paralelização destes workflows. Entretanto, embora tenha alcançado resultados promissores, o estudo foi feito utilizando-se um modelo de execução específico para clusters homogêneos em ambientes de disco compartilhado, o que nem sempre é uma realidade para áreas científicas reais como bioinformática e astronomia. Assim, torna-se necessário realizar novos estudos e explorar os desafios inerentes a ambientes diferenciados, o que inclui cenários como discos não compartilhados e dados geograficamente dispersos, heterogeneidade e dinamismo computacional (entrada e saída de recursos computacionais a qualquer momento). Este projeto inclui pesquisa teórica e experimental visando a avaliar o uso de abordagens que viabilizem a paralelização de workflows científicos. O projeto prevê estudos destas abordagens no apoio a aplicações reais em e-Science como, por exemplo, bioinformática, mineração de dados e astronomia nos próximos dois anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
10.   2012-2015. Problemas em Teoria Espectral de Grafos e aplicações em Redes Complexas - Projeto Universal - CNPq
Descrição: A conexão e determinação de propriedades topológicas e estruturais de grafos a partir dos autovalores de uma matriz associada a esse mesmo grafo é a principal linha de atuação da Teoria Espectral em Grafos, que está na fronteira entre a Álgebra, Álgebra Linear e Teoria dos Grafos. Dentre as matrizes que representam um grafo, podem ser destacadas as matrizes de incidência, adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Antes de 2007, poucos artigos haviam sido publicados com resultados relevantes em relação à matriz laplaciana sem sinal, denotada por Q, e o trabalho de Yan em 2002, [Ya02], foi um dos pioneiros no tema. Os Teoremas de Perron-Frobenius e Rayleigh--Ritz tornam o maior e o menor autovalores e seus respectivos autovetores mais atrativos do ponto de vista teórico e das relações dos mesmos com parâmetros combinatórios, o que justifica o fato da grande maioria dos artigos abordarem, nessa ordem de importância, o maior e o menor autovalores da matriz laplaciana sem sinal. Mais recentemente, a partir de 2010, o segundo maior autovalor tem sido objeto de pesquisa, que por sua vez é motivada principalmente pela sua relação com o segundo maior autovalor da matriz de adjacência do grafo linha. Além disso, de acordo com Mohar [Mo91], os autovalores da matriz laplaciana de um grafo G são mais intuitivos e mais importantes do que os autovalores da matriz de adjacência. Nesse cenário, esse projeto de pesquisa consiste em dar continuidade às pesquisas já iniciadas em Teoria Espectral de Grafos com os autovalores das matrizes laplaciana e laplaciana sem sinal e suas aplicações em problemas de otimização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Carla Oliveira - Integrante / Cláudia Justel - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 4
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2011

1.   2011-2013. BioKnowlogy: Integração e Análise de Recursos Semânticos para o Estudo de Genes de Resistência a Antibióticos em Efluentes Hospitalares
Descrição: Descrição: Este projeto, tem como foco Biológico, identificar genes de resistência a antibióticos em efluentes hospitalares da cidade do Rio de Janeiro. Para identificar os genes de resistência a antibióticos, o projeto pretende utilizar uma abordagem metagenômica, através do pirosequenciamento, que é considerada inovadora no Estado do Rio de Janeiro. Neste tipo de abordagem, gera-se uma grande massa de dados, que pela demanda natural da área, deve ser disponibilizado na Web Semântica. A publicação semântica dos dados presentes nos diversos bancos de dados sobre diferentes organismos já é uma tendência. No entanto, a associação destes recursos não é uma tarefa fácil. Assim sendo, através do presente projeto pretende-se investigar e propor abordagens no sentido de facilitar a associação entre os recursos descritos semanticamente e apoiar a decisão com base nestes recursos, tendo como cenário para o estudo dessas abordagens, o estudo dos genes de resistência a antibióticos em efluentes hospitalares do SUS, no Estado do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Kele Teixeira Belloze - Integrante / Maria Claudia Reis Cavalcanti - Coordenador / Ana Maria Moura - Integrante / Fábio Porto - Integrante / Fábio Faria da Mota - Integrante / Oswaldo Gonçalves Cruz - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Kele Teixeira Belloze.
2.   2011-Atual. Genômica Computacional (Inmetro)
Descrição: O presente projeto de pesquisa busca a aplicação de computadores e informática para a compreensão e modelagem das estruturas e processos da vida. Isso implica o uso de métodos computacionais (por exemplo, algoritmos) para a representação e simulação de sistemas biológicos, bem como para a interpretação de dados experimentais, muitas vezes em grande escala. Especificamente, buscamos o uso de computadores para investigar problemas de genômica, conforme explicamos a seguir. Genomas estão sujeitos a constantes mutações no curso da evolução. Estas mutações podem ser de pequena escala, como os poliformismos de base única (SNPs ou single nucleotide polymorphisms), ou de larga escala, isto é, afetam fragmentos contendo um ou mais genes. As mutações de larga escala podem ser inversões, inserções ou deleções de fragmentos, block-interchanges (quando dois fragmentos em um mesmo cromossomo trocam de posição), transposições (caso particular de block-interchanges, quando os dois fragmentos são vizinhos), fusões e fissões de cromossomos, e translocações, quando dois cromossomos trocam extremidades. Inversões, por exemplo, são frequentemente observadas, especialmente na evolução de procariotos, como bactérias. Em eucariotos, inversões são também muito relevantes - atualmente se atribui a elas um papel fundamental nas teorias que explicam o surgimento e a evolução dos cromossomos sexuais em mamíferos e em outros organismos. Os demais eventos de rearranjos também são observados na prática. Como um exemplo, citamos o cromossomo 2 do ser humano, que corresponde à fusão de dois cromossomos do chimpanzé. O foco principal do estudo são os problemas computacionais - algorítmicos e combinatórios - oriundos de mutações de larga escala ou rearranjos de genomas. Um dos problemas mais estudados nesta área é o de comparar dois genomas para determinar o número mínimo de mutações ou rearranjos necessários para transformar um genoma no outro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador / Rust - Integrante / BRAULIO SOARES ARCHANJO - Integrante / FABIANO BARBIERI GONZAGA - Integrante / GISELLE NOGUEIRA FONTES - Integrante / LEONARDO COSTA RIBEIRO - Integrante / RENATA CARVALHO SILVA - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2011-2015. Matemática Discreta e aplicações (FAPERJ/PRONEM)
Descrição: Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa do Rio de Janeiro. O presente projeto tem como foco principal a formação de recursos humanos e a produção de trabalhos relacionados ao estudo de problemas na área de Teoria de Grafos, tanto no seu aspecto teórico quanto do ponto de vista das aplicações em temas de inovação tais como a bioinformática, telefonia celular e neurociência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / simone dantas - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
4.   2011-2016. MEMORE Um Ambiente para Coleta e Mineração de Dados sobre a Utilização de Computadores na Educação
Descrição: Os constantes avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm proporcionado diferentes recursos computacionais com aplicação prática e robusta em diversos segmentos da Sociedade. Em particular, a utilização do computador como ferramenta educacional é um tema de grande relevância e que tem sido objeto de pesquisa multidisciplinar envolvendo prioritariamente as áreas da Educação e da Computação. Neste contexto, o governo federal brasileiro lançou o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) que vem distribuindo laptops, para uso educacional nas escolas, como estímulo à inclusão digital de discentes, docentes e gestores. Embora várias escolas tenham sido contempladas pelo programa, o PROUCA carece de instrumentos que permitam às instâncias gestoras e de governo conhecer, acompanhar e avaliar ações pedagógicas vinculadas à utilização dos laptops em sala de aula e em atividades extraclasse. Diante deste cenário, o presente projeto tem como objetivo desenvolver um ambiente computacional, denominado MEMORE Mecanismo de Monitoramento Remoto, para captação e análise de dados acerca da utilização de computadores nas escolas, em busca de padrões e informações sobre comportamentos e práticas pedagógicas que possam apoiar tanto o estudo da complexidade e amplitude do PROUCA quanto a definição de estratégias e políticas educacionais nacionais, regionais e locais baseadas no uso das TICs. Para tanto, o MEMORE deverá ser modelado com base em técnicas de Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Engenharia de Software. Sua arquitetura permitirá a replicação e a implantação do ambiente nas diversas escolas vinculadas ao PROUCA, proporcionado assim uma integração incremental e gradual de informações oriundas de diferentes contextos geográficos. Cabe ressaltar ainda que, ao permitir captar e analisar informações sobre o uso de recursos computacionais por alunos e professores, o referido ambiente possui potencial para ser aplicado de forma integrada a outras proposta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge de Abreu Soares - Integrante / Isabel Fernandes de Souza - Integrante / Claudia Ferlin - Integrante / Ronaldo Ribeiro Goldschmidt - Coordenador / Maria Claudia Reis Cavalcanti - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 21
Membro: Jorge de Abreu Soares.
5.   2011-2013. Modelos de Redes Sociais com aplicações em bibliometria no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: A Teoria dos Grafos é uma área clássica e sedimentada da Pesquisa Operacional e da Ciência da Computação. Aplicações da Álgebra Linear à Teoria dos Grafos levaram ao surgimento da Teoria Espectral dos Grafos na década de 50. É deste período também o começo do estudo das relações sociais através da análise de grafos. Nos últimos anos, modelagem e a análise de redes sociais tem despertado o interesse de pesquisadores no mundo inteiro. Tal fato decorre tanto da aplicabilidade desse tipo de análise, quanto do aparecimento de grandes redes colaborativas de compartilhamento de informações O projeto "Modelos de Redes Sociais com aplicações em bibliometria no Estado do Rio de Janeiro" objetiva investigar a aplicação de técnicas de Teoria Espectral dos Grafos em Análise de Redes Sociais. O Projeto reúne uma equipe multidisciplinar com habilidades em Teoria dos Grafos, Computação de Alto Desempenho e Ciência da Informação de modo a permitir um melhor entendimento de redes sociais de documentos e, por conseguinte, um melhor entendimento de como ocorre o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação. A proposta envolve articulação entre duas instituições públicas federais ? o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ? CEFET/RJ e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas ? ENCE/IBGE ? ambas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e que já mantêm uma relação de parceria através do desenvolvimento de projetos apoiados por órgãos de fomento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Carla Oliveira - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante / Diego Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
6.   2011-2013. Plataforma teórica e experimental de Sistemas Rádio Cognitivos (Finep/FUNTTEL)
Descrição: Objetivos do projeto: ? Investigação das redes oportunísticas, que permitem o compartilhamento de banda de frequência entre diversos usuários, envolvendo emprego de novos esquemas de acesso rádio, baseados em técnicas cognitivas ou de percepção do ambiente radioelétrico. ? Desenvolver esquemas de Alocação e Acesso Dinâmico do Espectro. ? Desenvolver esquemas e algoritmos de segurança para as comunicações em rádios cognitivos. ? Desenvolver plataforma de testes usando rádios cognitivos e ferramenta de gerência de espectro. ? Propor novos esquemas de gerenciamento dinâmico do espectro aos órgãos regulatórios. ? Contribuir para padronização da tecnologia, acompanhando os esforços em âmbito mundial. ? Promover o conceito de "Rádio Cognitivo" como meio preferencial para viabilizar otimização do uso do espectro O projeto recebeu apoio da Finep, por meio da chamada FUNTTEL 02/2009, no valor de aproximadamente R$4,6mi.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Rodolfo Saboia de Souza - Coordenador. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
7.   2011-2016. Problemas combinatórios em rearranjos de genomas (CNPq/PROMETRO)
Descrição: O foco principal do projeto são análises combinatórias de problemas oriundos de mutações de larga escala ou rearranjos de genomas. Um dos problemas mais estudados nesta área é o de comparar dois genomas para determinar o número mínimo de mutações ou rearranjos necessários para transformar um genoma no outro. Este problema é denominado distância de rearranjos. Devido à complexidade do problema, sua análise combinatória é feita através de diversos modelos diferentes, com diferentes graus de restrição. O projeto foi apoiado com recursos CNPq/Inmetro, por meio da chamada Prometro, da ordem de R$420mil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Celina Miraglia Herrera de Figueiredo - Integrante / Braga, Marília D V - Coordenador / simone dantas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
8.   2011-2012. Segurança Cibernética em Smart Grids (PD ANEEL)
Descrição: Smart Grids consistem na evolução das atuais redes de distribuição de energia elétrica através da incorporação de recursos de processamento e transmissão de dados. Um dos pontos mais críticos associados a essa evolução são os inúmeros complexos problemas de segurança da informação a ela associados. O candidato tem atuado fortemente no sentido de permitir uma evolução da rede mantendo requisitos de segurança da informação. Em particular, o candidato tem obtido resultados relevantes em problemas de ``verificação de integridade de software'' e ``proteção de software''. O projeto em questão teve como objetivos: Aprimorar o processo de validação dos softwares embarcados nos sistemas de medição de energia elétrica. Busca-se estudar vulnerabilidades, ferramentas de testes e metodologias de avaliação de medidores inteligentes. Investigar e compreender o processo de mapeamento do código fonte em um código objeto a ser executado no medidor. Resultados esperados: relatório sobre as principais técnicas para verificação da relação fonte/objeto e resultados avaliativos. Verificação de integridade dos softwares embarcados nos medidores. Desenvolver técnicas para avaliação e detecção de alteração nos códigos em uso nos medidores. Criação/Avaliação de cadeias de confiança para Smart Grids. Busca-se desenvolver metodologia de segurança baseada em assinaturas digitais capaz de evitar a manipulação e alteração de dados de um medidor sem rastros. Projeto de um ``chip'' para controle metrológico Busca-se elaborar especificação funcional e análise de viabilidade da implementação de controlador metrológico (chip dedicado) para a nova geração de medidores inteligentes. Investigação das técnicas de proteção de software para a infra-estrutura avançada de medição. Identificar as técnicas mais apropriadas para evitar que o código embutido no medidor seja revelado/alterado. O projeto foi apoiado pela Eletrobrás Rondônica (CERON) por meio de recursos PD ANEEL, da ordem de R$800mil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Rust - Coordenador / BOCCARDO, DAVIDSON - Integrante / PRADO, CHARLES - Integrante. Financiador(es): Eletrobras Distribuição Rondônia - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2010

1.   2010-Atual. Complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e NP-completo (CNPq/Universal)
Descrição: Projeto para apoiar um grupo de 15 jovens pesquisadores. O projeto está caracterizado como pesquisa científica, em tema de interesse do fundo setorial de Biotecnologia, dado o objetivo principal de apoiar a boa formação de recursos humanos para a pesquisa no país na área de Teoria da Computação, com ênfase na complexidade computacional de problemas combinatórios formulados a partir de problemas em bioinformática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Celina Miraglia Herrera de Figueiredo - Coordenador / Vinicius Gusmão - Integrante / Guilherme - Integrante / luis kowada - Integrante / diana sasaki - Integrante / BRAGA, MARILIA - Integrante / Hélio Bomfim de Macêdo Filho - Integrante / rafael teixeira bernardo - Integrante / Vania Maria Felix Dias - Integrante / Claudia Villela Maciel - Integrante / Murilo Vicente Gonçalves da Silva - Integrante / Emilio Ashton Vital Brazil - Integrante / André da Cunha Ribeiro - Integrante / rodrigo hausen - Integrante / leticia bueno - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2010-2011. Estrutura de Grafos: Teoria e Aplicações (FAPERJ/INST)
Descrição: Trata-se de projeto coordenado por Raphael Machado, visando apoiar pesquisas em teoria em aplicação de grafos no Inmetro, instituição à qual está vinculado o pesquisador proponente. O projeto está caracterizado como pesquisa científica e será executado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudam dois colaboradores da equipe (alunos de mestrado). O projeto favorece a condução de pesquisas em grafos em uma equipe composta por quatro pesquisadores/colaboradores, do qual faz parte o proponente do projeto (Raphael Machado). Também compões o grupo de pesquisas em grafos do Inmetro mais três colaboradores do presente projeto: um jovem pesquisador em pós-doutoramento no Inmetro e dois alunos de mestrado em informática na UFRJ desenvolvendo suas dissertações em aplicações de grafos relacionadas aos campos de atuação do Inmetro. O projeto conta, ainda, com uma grande rede de colaboradores vinculados a outras instituições brasileiras e no exterior. O tema central do projeto, estrutura de grafos, abordado através de dois problemas básicos --- estrutura dos grafos unichord-free e dos grafos ISK4-free --- e dois problemas aplicados --- rastreabilidade de software via análise de grafos de fluxos de dados e alocação de canais em rádios cognitivos através da solução de problemas de coloração de grafos. Os quatro problemas são desafiadores e bem estudados na literatura, sendo citados em periódicos de primeira linha. O projeto foi apoiado pela FAPERJ, por meio do Auxílio Instalação, tendo recebido 9.980,67 em recursos financeiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador / D. R. Boccardo - Integrante / T. M. Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2010-2012. Metaheurísticas Aplicadas à Alocação de Chaves Telecomandadas em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica.
Descrição: Este projeto tem o objetivo de desenvolver uma metodologia para definir os melhores locais de instalação de chaves telecomandadas em sistemas de distribuição de energia elétrica. Com a Instalação de chaves na rede de distribuição, busca-se definir e reduzir seu índice de confiabilidade, buscando instalar os equipamentos em pontos estratégicos proporcionando a maior confiabilidade possível à rede com o menor custo resultante do montande de chaves instaladas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Fábio Luiz Usberti - Integrante / Christiano Lyra Filho - Coordenador / Celso Cavellucci - Integrante / Fernando José Von Zuben - Integrante / José Federico Vizcaino González - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - Bolsa.
Membro: Laura Silva de Assis.
4.   2010-Atual. Núcleo de excelência - Algoritmos Randomizados, Quânticos, e Aproximativos: Projeto, Análise e Implementação de Soluções Eficientes para problemas Combinatórios Fundamentais (CNPq/Faperj/PRONEX)
Descrição: Projeto tem seu principal foco em Projeto, Análise e Implementação de Algoritmos. As pesquisas propostas envolvem investigações rigorosas de problemas fundamentais e correspondentes soluções algorítmicas. Congrega 30 pesquisadores experientes e iniciantes, bem como seus alunos, de 10 instituições de renome do Estado do Rio de Janeiro: UFRJ, UFF, PUC-Rio, UFRRJ, LNCC, INMETRO, UERJ, UFF-PURO, CEFET e FAETEC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Celina Miraglia Herrera de Figueiredo - Coordenador / Vinicius Gusmão - Integrante / simone dantas - Integrante / Jayme Szwarcfiter - Integrante / fabio protti - Integrante / sulamita klein - Integrante / luis kowada - Integrante / Franklin de Lima Marquezino - Integrante / Luerbio Faria - Integrante / marcia cerioli - Integrante / claudson bornstein - Integrante / Luiz Satoru Ochi - Integrante / Carlos Alberto de Jesus Martinhon - Integrante / Renato Portugal - Integrante / Marcus Vinicius Soledade Poggi de Aragao - Integrante / Ruy Luiz Milidiu - Integrante / Eduardo Uchoa Barboza - Integrante / rafael teixeira bernardo - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2009

1.   2009-2011. Desenvolvimento e Estabelecimento de Núcleo de Competência em Simulação de Processos no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como tema central a simulação de processos. O projeto teve início dentro do contexto de um Termo de Cooperação estabelecido entre a Petrobras e a UNIRIO ? Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e foi desenvolvido em parceria entre os grupos de pesquisa NP2Tec/UNIRIO e GEOS/CEFET-RJ. O projeto busca definir os principais conceitos de simulação de processos e sistemas, assim como apresentar métodos, técnicas e ferramentas para aprimorar a gestão de processos, através do uso de simulação de processos. A simulação de processos permite ao gestor testar alternativas em um modelo teórico antes de realizar sua aplicação na prática, poupando à organização dos custos do insucesso no emprego de políticas e práticas não aderentes às necessidades e oportunidades da organização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Lino Marujo - Integrante / Rafael Paim - Integrante / Fernanda Baião - Integrante / Flavia Santoro - Integrante / Claudia Cappelli - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2009-2010. Projeto integrado de aplicações de geofísica para as arquiteturas atuais de processamento de alto desempenho
Descrição: O objetivo principal deste projeto é aperfeiçoar a versão paralela da aplicação já existente no CENPES, que modela a propagação de ondas sísmicas. Neste sentido, a equipe envolvida atuará tanto na otimização dos procedimentos da aplicação alvo, particularmente no que diz respeito ao aproveitamento das diferentes tendências atuais em computação de alto desempenho, quanto na proposta e implementação de novos procedimentos que tornem a modelagem computacional mais precisa, robusta e eficiente... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Integrante / Regina Cristina P Toledo Leal - Integrante / Anselmo Montenegro - Integrante / Esteban Clua Gonzales - Integrante / Marcelo Zamith - Integrante / Maria Cristina Boeres - Coordenador / Vinnod Rebelo - Integrante / Lucia Drummond - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
Membro: Diego Nunes Brandão.

2007

1.   2007-2009. Appraisal: Uma Ferramenta de Imputação de Dados Ausentes
Descrição: Desenvolvimento de uma ferramenta de imputação de dados ausentes utilizando técnicas de workflow científico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge de Abreu Soares - Coordenador / Claudia Ferlin - Integrante / Ronaldo Ribeiro Goldschmidt - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Jorge de Abreu Soares.
2.   2007-2012. Modelos de Grafos Aleatórios
Descrição: Muitos sistemas do mundo real têm sua estrutura formada por redes complexas, como é o caso das redes celulares, das redes ecológicas e até mesmo da World-Wide-Web, por exemplo. Para compreender os princípios de organização de tais redes, visto que um estudo realizado diretamente a partir delas possuiria um alto grau de complexidade, costuma-se geralmente modelar essas redes através de estruturas constituídas por um conjunto de nodos ou vértices, os quais representariam os ?atores? do sistema, e um conjunto de arestas que unem esses nodos, as quais representariam as relações mantidas por esses ?atores?. A principal característica desse tipo de estrutura, no entanto, é a aleatoriedade das arestas, que não são fixas, mas sim determinadas a partir de um experimento aleatório qualquer. Esses modelos codificam em sua estrutura propriedades existentes nas redes complexas e são denominados grafos aleatórios. Uma das propriedades mais interessantes das redes reais que é bem caracterizada pelo modelo de grafos aleatórios, é o conceito de mundo pequeno. Os grafos uniformemente aleatórios definidos pelos matemáticos húngaros Paul Erdös e Alfred Rényi (1959) foram os primeiros modelos de grafos aleatórios. Para maiores detalhes sobre grafos uniformemente aleatórios e grafos aleatórios em geral. Estes modelos não se mostraram muito eficientes para representar as redes da vida real. Em virtude disso, outros modelos de grafos aleatórios têm sido desenvolvidos, entre eles podemos citar o modelo Power Law. Inúmeras aplicações envolvendo este último modelo, como em redes de telecomunicações, redes WWW, finanças e outros. Neste projeto o objetivo é estudar omercado financeiro brasileiro e representar as interrelações das ações na bolsa de valores através de um grafo e mostrar que este grafo segue o modelo power law.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2006

1.   2006-2007. Construções Gramaticais e Sistemas de Conversão Texto-Fala
Descrição: O projeto busca desenvolver uma metodologia de conversão texto-fala, enfocando especificamente casos de homógrafos heterófonos que requerem estratégias de decisão por parte do sistema computacional. A pesquisa lança mão de constructos derivados da Lingüística Cognitiva, e mais especificamente, do paradigma da Gramática de Construções (Langacker 1987, 1991), para a elaboração de estratégias de resolução de problemas de desambiguação de homógrafos em corpus jornalístico escrito (CETEN/Folha).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Paiva Guedes e Silva - Integrante / FERNANDO GIL VIANNA RESENDE JUNIOR - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Gustavo Paiva Guedes e Silva.
2.   2006-Atual. Programação Matemática e Metaheurística
Descrição: Neste projeto de pesquisa o principal objetivo é o desenvolvimento de modelos matemáticos que representem problemas da indústria. O desenvolvimento de algoritmos exatos e aplicação de metaheurísticas são ainda essenciais para a resolução dos modelos. Como exemplo, podemos citar o problema de transporte dutoviário que consiste basicamente na determinação de quatro componentes: quais produtos serão bombeados, em que quantidade, como serão distribuídos dentre os diversos destinos e qual a seqüência de bombeamento a ser seguida. Para tal, é preciso que se respeitem: as restrições de limites de estoques, tanto nas refinarias como nas bases de distribuição do produto, as limitações de vazões, as restrições de interface e as restrições de atendimento da demanda, dentre outras, visando minimizar os custos operacionais. Apesar de algumas formulações inteiras terem sido propostas, esse tema ainda não possui uma extensa literatura. Nossa linha de atuação gira em torno de desenvolvimento de modelos matemáticos variantes em relação ao problema original assim como o aplicação da metaheurística variable neighbourhood search e outras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador. Número de orientações: 1
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2004

1.   2004-2006. Mineração de Dados em Citopatologia
Descrição: Acompanhar a aplicação, a evolução e os desvios do conhecimento de profissionais em seus ambientes de trabalho constitui-se em um dos grandes desafios na área de ensino. Como, em geral, não há, no mercado de trabalho, uma avaliação formal periódica que leve o profissional à reciclagem direcionada, o desenvolvimento de recursos que viabilizem tais processos de avaliação apresenta-se como uma perspectiva bastante útil e promissora. Considerando a relevância da correta utilização do conhecimento em atividades da Área Médica, este contexto, em particular, mostra-se como um exemplo com grande potencial para aplicação de processos de ensino continuado. Assim sendo, este projeto tem como objetivos desenvolver e avaliar um sistema de apoio à decisão que possa ser utilizado em um processo de ensino continuado na área de Citopatologia. O conhecimento incorporado a este sistema deverá ser obtido a partir de processos de descoberta de conhecimento em bases de dados históricas reais. Validação e formalização de conhecimento tácito junto a especialistas em Citopatologia deverão ser realizadas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jorge de Abreu Soares - Integrante / Claudia Ferlin - Integrante / Ronaldo Ribeiro Goldschmidt - Coordenador / Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro - Integrante / Frederico Jabulka - Integrante / Leonardo Cunha - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário da Cidade - Bolsa.
Membro: Jorge de Abreu Soares.
2.   2004-2007. Um Ambiente Integrado para Mineração de Dados Assistida e Geração Automática de Sistemas Baseados em Conhecimento
Descrição: Os constantes avanços na área da Tecnologia da Informação têm viabilizado o armazenamento de grandes e múltiplas bases de dados. Como conseqüência, um crescente interesse pela análise e compreensão destes dados vem desencadeando inúmeras e mais sofisticadas aplicações na área de KDD Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. A fim de prover recursos computacionais adequados para atender a esta demanda, esforços em pesquisas na área de KDD vêm se tornando cada vez mais necessários. Não foi constatada pelos autores desse projeto a existência de ambientes de KDD disponibilizados para uso público que possuam ferramentas integradas voltadas não só à orientação e à realização do processo de KDD, mas também à geração automática de sistemas baseados no conhecimento abstraído a partir dos dados. Diante desse cenário, este projeto tem como objetivos pesquisar, formalizar, implementar e avaliar um ambiente de KDD que reúna as funcionalidades mencionadas. Para tanto, deverão ser utilizadas como base duas ferramentas cujo desenvolvimento vem sendo realizado em programas de iniciação científica (JavaBramining e JavaGenesys) e um ambiente inteligente de assistência à orientação do processo de KDD (máquina de IKDD), produto de uma tese de doutorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jorge de Abreu Soares - Integrante / Claudia Ferlin - Integrante / Ronaldo Ribeiro Goldschmidt - Coordenador / Emanuel Piseces Lopes Passos - Integrante / Rafael Castaneda Ribeiro - Integrante / Bruno Conde - Integrante / Jean Philippe François - Integrante / Diego Saraiva Monteiro - Integrante / Felipe Bahiana - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário da Cidade - Bolsa. Número de produções C, T A: 4
Membro: Jorge de Abreu Soares.

2002

1.   2002-2005. ClusterMiner
Descrição: Projeto aprovado no edital CT-Info, vigência 12/2002-06/2005. O objetivo do projeto é desenvolver o ambiente ClusterMiner que deverá permitir o desenvolvimento de novas aplicações em diversas áreas estratégicas resultando em novas tecnologias de bancos de dados e extração de conhecimento em grandes massas de dados em arquiteturas paralelas. Dentre as novas tecnologias de bancos de dados destacamos os servidores de aplicação de banco de dados sobre clusters de PCs. Nestes servidores, a autonomia das aplicações e das bases de dados deve ser mantida. Isto significa que as aplicações e os bancos de dados devem sofrer uma interferência (modificações) mínima na migração de um ambiente seqüencial para um cluster. Dentre as novas tecnologias de extração de conhecimento em grandes massas de dados destaca-se a Mineração de Texto (MT). Ao contrário da Mineração de Dados (MD) tradicional, o foco em Mineração de Texto MT está em dados não-estruturados ou semi-estruturados. Ao utilizar técnicas modificadas da MD tradicional na MT descobrem-se padrões em coleções de textos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (12) . Integrantes: Eduardo Bezerra da Silva - Integrante / Marta Lima de Queirós Mattoso - Coordenador / Fernanda Baião - Integrante / Nelson Ebecken - Integrante.
Membro: Eduardo Bezerra da Silva.
2.   2002-Atual. Teoria dos Grafos e Teoria Espectral dos Grafos
Descrição: Teoria dos Grafos é uma área clássica e sedimentada da Pesquisa Operacional e da Ciência da Computação. Álgebra Linear, parte da Álgebra, trabalha com Matrizes, que quando aplicada à Teoria dos Grafos utiliza as matrizes de adjacência, de incidência, laplaciana, laplaciana sem sinal, etc. e constitui a base para a Teoria Espectral dos Grafos. Esta última, embora tenha sido iniciada na Química Quântica, começou a se expandir nos meios matemáticos e computacionais com a tese de Dragos Cvetkovic´ em 1971. Atualmente se encontra em franco desenvolvimento. Para se ter uma idéia da expansão dessa área e de suas aplicações em Química, Otimização Combinatória, Ciência da Computação, problemas em Grafos Aleatórios visite a Spectral Graph Theory Home Page, SGTHP, em www.sgt.pep.ufrj.br. Um grupo de pesquisa neste tema reune-se quizenalmente com participação de pesquisadores da UFRJ, UFF, ENCE/IBGE e CEFET/RJ. Outra linha de interesse é o estudo de parâmetros capazes de medir a vulnerabilidade e/ou confiabilidade de redes modeladas por grafos. Entende-se por vulnerabilidade a fragilidade de uma rede mediante a um ataque que isole subconjunto de seus nós. Entende-se por confiabilidade de redes a probabilidade que uma rede tem de permanecer conexa mesmo após a remoção de um subconjunto de seus vértices e ou arestas. Como exemplo de parâmetros de vulnerabilidade podemos citar: conectividade algébrica, cardinais de conectividade de aresta e de vértice e conectividade de aresta. Um exemplo de parâmetro de vulnerabilidade é o all-terminal-reliability. Vale destacar que os parâmetros de vulnerabilidade são determinísticos enquanto os de confiabilidade são probabilísticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador. Número de produções C, T A: 12
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2019
Data de processamento: 05/02/2019 18:32:43