Grupo de Pesquisa: Práticas discursivas na produção de identidades sociais: Fatores humanos, organizações, trabalho, tecnologia e sociedade - CEFET/RJ

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 45

2017

1.   2017-Atual. Ação, estigma e resistência: estudo discursivo das feminilidades periféricas no Brasil
Descrição: O projeto tem como foco processos interacionais de rotulações estigmatizantes (Goffman, 1963) e as reivindicações identitárias alternativas e de resistência (Moita Lopes, 2001) de feminilidades periféricas. Encaminham-se propostas de análise qualitativa, interpretativa e de base discursiva de diferentes contextos em que circulam mulheres socialmente vulneráveis: prisional, jurídico, de saúde e midiáticos, observando os recursos linguístico-discursivos que marcam as ações nesses contextos. Em uma empreitada interinstitucional, propõe-se um diálogo produtivo entre diferentes tradições de pesquisa discursiva ? a análise de narrativa informada pelos estudos da fala-em-interação, a análise de discurso crítica e análise de discurso enunciativa ?, buscando avançar sobre as possibilidades e limitações dessa articulação tendo em vista as reflexões sobre a contemporaneidade advindas da linguística aplicada contemporânea. Pretende-se, com a análise de cada um desses contextos, desenvolver subsídios para promoção da saúde e direitos da mulher, além de letramento crítico para questões de gênero e étnico-raciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Cristina Giorgi - Integrante / Talita Oliveira - Integrante / Liana Biar - Coordenador / Liliana Cabral Bastos - Integrante / Lucia de Freitas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Maria Cristina Giorgi.
2.   2017-Atual. Geografia poética, musicalidades e migração negra no Brasil
Descrição: O projeto busca entender a construção identitária, práticas discursivas e culturais e produção de lugares de memória a partir da música. Dentre os objetivos busca-se entender a produção sonora e musical no espaço de bairros de periferia de grandes e médias cidades brasileiras utilizandos saberes interdisciplinares e abordagem pautada nas perspectivas de gênero, classe e relações étnico-raciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador / Karina de Fátima Gonçalves de Souza - Integrante / Simone Braz - Integrante / Edna Alencar de Castro - Integrante / Andreza Jorge - Integrante / Rachel Nascimento da Rocha - Integrante.
Membro: Elisângela de Jesus Santos.
3.   2017-Atual. Identidades culturais do Brasil em sites de guias turísticos internacionais: um olhar sobre Petrópolis
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar sites de guias turísticos internacionais em língua inglesa, tais como Lonely Planet, Rough Guides e Fodor?s, e verificar de que modo se constroem identidades culturais sobre o Brasil e, mais especificamente, a cidade de Petrópolis. Tomando como base o pressuposto de que ?uma cultura nacional é um discurso - um modo de construir sentidos que influencia e organiza tanto nossas ações quanto a concepção que temos de nós mesmos? (HALL, 2004, p. 50), pretendemos investigar, por exemplo, que imagens sobre o Brasil, e Petrópolis, em particular, aparecem nos contextos em questão e se as mesmas rompem ou reforçam determinados estereótipos. Portanto, partiremos de um arcabouço teórico que inclui uma perspectiva dialógica de linguagem (BAKHTIN, 1997) e a construção de identidades culturais (HALL, 2004; WOODWARD, 2008), imagens e estereótipos em diálogo com o Turismo (BIGNAMI, 2002).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luciana de Mesquita Silva - Coordenador / Bruno Rangel Queiroz - Integrante.
Membro: Luciana de Mesquita Silva.
4.   2017-Atual. Mulheres Negras: produção de saberes e trajetórias acadêmicas
Descrição: O projeto objetiva acompanhar a trajetória das mulheres negras envolvidas na construção de pesquisas acadêmicas articuladas à produção identitária universitária perpassando gênero, classe, cor/po (identidade étnico-racial) para perceber o impacto de suas vivências, percepções e memórias nos saberes produzidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador / Vilma Neres Bispo - Integrante / Tulani Pereira da Silva - Integrante / Aline Serzedello Neves Vilaça - Integrante / Karina de Fátima Gonçalves de Souza - Integrante / Simone Braz - Integrante / Edna Alencar de Castro - Integrante / Andreza Jorge - Integrante / Rachel Nascimento da Rocha - Integrante.
Membro: Elisângela de Jesus Santos.
5.   2017-Atual. Relações étnico-raciais e ensino básico em Maricá/RJ
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar em que medida as escolas do município de Maricá/RJ têm aplicado a lei federal 11.645/08, que trata da educação para as relações étnico-raciais no ensino básico e, assim, tende a promover a desconstrução do racismo. A metodologia a ser utilizada parte do referencial teórico pautado em Bakhtin, filósofo da linguagem e precursor da análise do discurso, e em Daher, que concebe a entrevista como um evento dialógico. Desta forma, será necessário entrevistar professores da rede municipal que atuem com as disciplinas de Língua Portuguesa/ Literatura, Artes e História, especificamente, com a finalidade de verificar se eles conhecem e aplicam a lei mencionada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabela Bastos de Carvalho - Coordenador / Juan Calazans Barbosa - Integrante / Lucas Pinto Loureiro de Siqueira - Integrante / Paula Beatriz Ferreira Soares - Integrante / Isabela Floriano Lima - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.
Membro: Isabela Bastos de Carvalho.
6.   2017-Atual. Vozes das literaturas afro-americana e afro-brasileira: contextos contemporâneos de tradução
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a tradução de textos da literatura afro-americana no Brasil e da literatura afro-brasileira no exterior após a virada do século XXI. Dessa forma, considerando-se as relações entre literatura, linguagem e questões étnico-raciais, partimos do pressuposto de que as traduções constroem imagens do autor e de sua obra (LEFEVERE, 1992) por meio da seleção dos textos a serem traduzidos, das estratégias tradutórias empregadas e da recepção das traduções em contextos socioculturais específicos. Nesse sentido, pretendemos verificar as diversas formas de representação dos escritores afro-americanos e afro-brasileiros e de suas respectivas produções literárias em sistemas contemporâneos de tradução.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana de Mesquita Silva - Coordenador.
Membro: Luciana de Mesquita Silva.

2016

1.   2016-Atual. ?Acabou a Qualidade da Escola?: construção de estigma em narrativas sobre cotas de ingresso no CEFET/RJ.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Allane de Souza Pedrotti Matos - Coordenador / Liana Biar - Integrante. Financiador(es): Capes - Bolsa.
Membro: Allane de Souza Pedrotti Matos.
2.   2016-Atual. O impacto da lei 10639/03 no processo de formação identitária: estudo de caso do Colégio Pedro II - Campus Tijuca I
Descrição: Após a análise da aplicação da lei 10639/03 nos documentos institucionais da área de Português do Colégio Pedro II na dissertação de mestrado, esta pesquisa busca verificar se as ações pedagógicas em prol da educação das relações étnico-raciais causam impacto no processo de formação identitária e pertencimento étnico-racial. O trabalho será realizado com alunas e alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental, no Campus Tijuca I do Colégio Pedro II.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natasha Fernandes Mendes Brasil - Coordenador. Número de produções C, T A: 4
Membro: Natasha Fernandes Mendes Brasil.
3.   2016-Atual. Prevenção e Vigilância de Agravos à saúde mental de trabalhadora(es) rurais
Descrição: Esse projeto visa analisar as condições de saúde mental de trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos, considerando as circunstâncias sociais, técnicas, organizacionais e ambientais que envolvem a ocorrência, prevenção e a vigilância de agravos à saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras rurais, a partir de uma abordagem participativa, crítica e emancipadora.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luís Henrique da Costa Leão - Coordenador / Wanderlei Antonio Pignati - Integrante / Luiz Carlos Brant Carneiro - Integrante / Rita Adriana Gomes de Souza - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Luís Henrique da Costa Leão.
4.   2016-Atual. Práticas de linguagem e o trabalho do professor do ensino básico
Descrição: Nossa pesquisa tem como objetivo discutir práticas sociais por meio das quais se configuram discursivamente um sujeito professor e seu trabalho, em especial o sujeito professor do ensino básico. Entendemos que as referidas práticas propiciam a legitimaçao profissional desse sujeito e da docência como parte de determinada comunidade. Como aporte teórico nos filiamos a uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1984, 1987, 2000), a Bakhtin (1979) bem como recorremos a estudiosos da Educação ( (FRIGOTTO, 1985; 2010; KUENZER, 1988, 2010; CUNHA; GOES, 1996, CUNHA, 2000).da História da Educação (CHERVEL, 1993, 1990; BELHOSTE, 2002) e a contribuições advindas das ciências do trabalho ? considerando especificamente uma concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002), que a compreende a partir de uma rede de discursos proferidos e de suas condições de enunciabilidade (FOUCAULT,[1969]2007). Como objetivos gerais, apresentamos: (a) colaborar com reflexões sobre o campo profissional do professor do Ensino Básico, ressaltando sua importância na construção do conhecimento sobre seu trabalho; (b) contribuir para a aproximação entre pesquisas realizadas em instituições de nível superior e o trabalho do professor do ensino básico; (c) dar prosseguimento a estudos que se inscrevem no campo das práticas de linguagem como coconstrutora de enunciações de diversas concepções / imagens sobre o trabalho que vêm sendo desenvolvidos junto ao GT Anpoll Enunciação, linguagem e trabalho e aos grupos de pesquisa PRÁTICAS de Linguagem, trabalho e formação docente (UFF), PraLinS (UERJ). Com relação aos objetivos ressaltamos: (a) contribuir com investigações voltadas para práticas de linguagem e dispositivos relacionados à docência na educação básica; (b) analisar dispositivos de diferentes ordens que configuram discursivamente modos de constituição profissional, atribuíveis ao sujeito docente, em corpora constituídos por documentos do âmbito do trabalho docente; (c) identificar relações entre enunciação, práticas de linguagem institucionalizadas e contexto histórico em que se inscrevem essas práticas em corpora diversos; (d) dar visibilidade a redes discursivas que constituem essas práticas; e) identificar dispositivos que sustentam coerções enunciativas e práticas institucionaisf (f) reconhecer competências, saberes e conteúdos privilegiados nesses documentos. Os corpora reúnem, documentos relacionados ao trabalho docente em geral e os procedimentos metodológicos abarcam pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas e/ou grupos de discussão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Maria Cristina Giorgi - Coordenador / João Paulo de Abreu e Silva Mendes - Integrante / Larissa Cristina Rego Duarte - Integrante / Sandra Cristina Brandão - Integrante.
Membro: Maria Cristina Giorgi.
5.   2016-Atual. Religiões, Culturas, Sociedade e Educação na Amazônia Paraense
Descrição: A pesquisa enfoca aspectos antropológicos da religião, cultura e educação de povos na Amazônia Paraense. A investigação procura participar, analisar e reconstruir conceitualmente as dimensões, as dinâmicas, os significados, os papeis e os elementos a partir dos quais crenças, místicas e religiões acontecem no processo de formação de grupos que se constituem e se declaram etnicamente delimitados ao ambiente amazônico - às luz das teorias antropológicas interpretativas (C. Geertz, H. Maués e outros), da semiótica (Paes Loureiro) das relações entre cultura e natureza (I. Ingold) e das ontologias culturais (P. Descola). Este estudo acontece no interior do Ceira (Centro de Estudos Interdisciplinar de Religiões na Amazônia - CEIRA/PPGCR/CCSE/UEPA) que se obstina a produzir uma bibliografia a partir dos resultados desaguados da proposta como também organizar uma reserva técnica de expressões religiosas na Amazônia. As pesquisas também atentam às questões da inclusão e do reconhecimentos de direitos nas sociedades democráticas de direito, segundos as teorias de Axel Honneth e Jürgen Habermas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior - Coordenador / Lauremt Jerômé - Integrante / FERREIRA, Rosiane Barbosa - Integrante / MAGAIVER LUIZ PINHEIRO RODRIGUES - Integrante.
Membro: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior.

2015

1.   2015-Atual. Práticas disciplinares na emergência do ensino industrial no Brasil: uma análise da Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz
Descrição: A presente pesquisa, na área de História da Psicologia do Trabalho, tem por objetivo analisar, a partir do referencial teórico de Foucault, as práticas disciplinares da ?Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz?, instituição brasileira de ensino profissional com características peculiares por ser a única, no período entre 1918 e 1937, voltada à formação de professores para as escolas de aprendizes e artífices. O trabalho de investigação está centrado nas fontes primárias do acervo do CEFET/RJ, cuja Seção de Documentação possui cerca de dois milhões e quinhentos mil documentos de alunos e novecentos mil documentos histórico-administrativos. O exame de tais fontes privilegiará o ?Livro de Registros?, que contém 268 registros disciplinares, indicados cronologicamente, de acordo com a data da incidência. Ademais, a análise documental visará o texto e o seu contexto histórico, pois a intenção será a de destacar a relação dialógica entre as punições disciplinares e as práticas discursivas do período, alusivas tanto às políticas públicas, quanto ao desenvolvimento industrial. Nesse sentido, buscar-se-á articular e explorar as relações entre os diferentes saberes e práticas, sendo adotada a perspectiva de que a emergência do ensino industrial na Escola Wenceslau Braz não deve ser interpretada como um evento inaugural. Mas, ao contrário, como uma multiplicidade de processos que foram ganhando o esboço de um procedimento funcional, principalmente em resposta às complexas demandas de conjunturas político-sociais que se estabeleceram no Brasil do período compreendido entre fins da República Velha, Revolução de 30, e início do Estado Novo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
2.   2015-Atual. Racismo, livros didáticos e relações étnico-raciais na educação e na sociedade
Descrição: Participação na pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET/RJ, a fim de propor alternativas inovadoras e emancipatórias no âmbito da educação para a igualdade racial. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo elaborar produtos educacionais para o enfrentamento do racismo por meio de ações sócio-educativas, a partir da análise acadêmica criteriosa de currículos e livros didáticos do Ensino Médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabela Bastos de Carvalho - Integrante / Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador. Número de produções C, T A: 7
Membro: Isabela Bastos de Carvalho.
3.   2015-2016. Religião, Cultura e Solidariedade Repubicana
Descrição: Objetivo: Este projeto enfoca a construção de conceitos elementares (fundamentais) para discussão teóricas que tratam da convivência democrática entre religiosos que podem até mesmo interpretar a cosmovisão religiosa do outro como antípoda dolorosa e sanguinária às suas convicções de fé. Hipótese: a inteligência (razão política) é um processo contínuo de aprendizado para o aprimoramento das habilidades de convivência humana. Este aprendizado possibilita a revisão dos sistemas de interpretação públicas das convicções tradicionais em direção daquelas novas (deontológicas normativos) que superem os atritos conflituosos emergentes, fáticos (ontológicos normativos). Metodologia: O artigo apresentado é consequência de estudos analíticos para a reconstrução de conceitos fundamentais de pensadores teóricos que tratam da ação político-religiosa em espaços sociais que são multiconfessionais e que se pretendem democráticos. Referencial Teórico: O eixo central desta reflexão é a teoria social e da democracia comunicativa de Jürgen Habermas e teorias que aqui aparecem como complementares como a teoria de Estado e de Liberalismo de John Rawls, a teoria da cooperação de Richard Sennett, e teorias sobre religião e sociedade de Max Horkheimer e Gershom Scholem. Perspectivas Futuras: Este trabalho é um preparativo para os seus passos seguintes que procurará enfocar aspectos factuais de conflitos político-religiosos que desafiam o panorama constitucional democrático brasileiro e de outros países profundamente multiculturais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior - Integrante / Michael Löwy - Coordenador.
Membro: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior.

2014

1.   2014-Atual. Discurso, mídia e trabalho: performances indentitárias na modernidade recente
Descrição: Atualmente, torna-se cada vez mais relevante problematizar o papel da mídia na construção discursiva de performances identitárias étnico-raciais, de gênero e sexualidade, de classe social e de profissão, considerando as desigualdades que constituem as relações de poder que aí se instauram. Nesse contexto, buscamos compreender, por intermédio de uma Linguística Aplicada transgressiva e indisciplinar (Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006), problemas do mundo social contemporâneo, assumindo o papel, fundamentalmente, social de pesquisadores engajados na tarefa de criar inteligibilidades sobre os modos de viver a vida social (Fabrício; Lopes, 2002). Desse modo, esta pesquisa faz parte de um conjunto de reflexões e práticas de investigação que atuam na ampliação do perfil do linguista (aplicado) como cientista social, cujas análises buscam não só o conhecimento da linguagem e seu contexto sócio-histórico, mas também a intervenção no mesmo, buscando atender a novas demandas sociais e produzir ganhos éticos, epistêmicos e políticos para a vida em sociedade (Moita Lopes, 2009). A opção teórica orienta-se por um viés discursivo (Bakhtin, 2000; Maingueneau, 1997) que entende a linguagem, tomada como discurso, como (co)construtora de sentidos, de nossas sociabilidades e de nossas identidades sociais. Neste quadro, o interesse desta pesquisa recai especificamente sobre as performances identitárias diversas atualizadas nos discursos e práticas dos sujeitos envolvidos com os discursos da mídia e/ou em atividade de trabalho. A metodologia fundamentalmente qualitativa se orienta pela geração de dados discursivos etnográficos, interacionais e midiáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Fabio Sampaio de Almeida - Coordenador / Maria Vitoria Silva Paiva - Integrante / Joyce Gonçalves da Silva - Integrante / Luana de Souza Martins Génot - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Fabio Sampaio de Almeida.
2.   2014-Atual. Estudo da migração haitiana para Mato Grosso: etno-história, perfil socioeconômico, condições de saúde e acesso ao SUS
Descrição: O presente projeto de pesquisa refere-se a migração haitiana para o Brasil, mais especificamente para o estado de Mato Grosso, tendo como objetivo avaliar o fluxo migratório, perfil demográfico e socioeconômico, acesso aos serviços de saúde e hábitos de vida dos imigrantes haitianos que chegaram ao estado a partir de 2012. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com a integração de abordagens quantitativa e qualitativa. Para a produção de dados quantitativos será desenvolvido um estudo transversal e descritivo, utilizando-se de dados primários e secundários. Para a produção dos dados qualitativos serão conduzidas entrevistas abertas utilizando-se a história oral do migrante. E por fim, serão conduzidas entrevistas em profundidade para se conhecer os Itinerários Terapêuticos (ITs), que descrevem a experiência de adoecimento e os percursos de busca por cuidados para a saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luís Henrique da Costa Leão - Integrante / Silvia Angela Gugelmin - Integrante / Ana Paula Muraro - Coordenador / Fabiano Tonaco Borges - Integrante / Maria Angela Conceição Martins - Integrante / Everton Rossi - Integrante / Danise Civil - Integrante / Marcelo Coelho Silva - Integrante / Ronaira Fraga Souza - Integrante / Antonio Ribeiro do Nascimento Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Membro: Luís Henrique da Costa Leão.
3.   2014-2016. Etnografia como Tradução: apontamentos sobre o universo do Jongo na Serrinha e no Quilombo São José
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador. Número de produções C, T A: 6
Membro: Elisângela de Jesus Santos.
4.   2014-Atual. Gênero Sexualidade em curso: por um ensino de línguas menos excludente
Descrição: Em virtude das novas demandas sociais, este projeto de pesquisa busca a produção colaborativa de conhecimentos críticos na formação de professorxs de Língua Portuguesa (LP) e Língua Estrangeira (LE), com o intuito de fomentar relevantes discussões sobre questões de gênero e sexualidade, cooperando, assim, para uma perspectiva de ensino de línguas menos excludente. Nesse aspecto, apresentamos os seguintes objetivos: (1) encorajar práticas crítico-reflexivas de professorxs e educandxs em aulas de LP e LE; (2) discutir os conceitos de gênero e sexualidade no mundo contemporâneo; (3) relacionar as categorias identitárias gênero e sexualidade ao contexto pedagógico, tendo como foco o ensino de línguas à luz de teorias e pedagogias queer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabela Bastos de Carvalho - Coordenador / Carlos Fabiano de Souza - Integrante.
Membro: Isabela Bastos de Carvalho.
5.   2014-Atual. Práticas Culturais e Relações Étnico-Raciais
Descrição: O Projeto Práticas Culturais e Relações Étnico-Raciais contempla estudos e pesquisas no campo das relações étnico-raciais em articulação com os estudos culturais e práticas artísticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador / Geander Barbosa das Merces - Integrante / Vilma Neres Bispo - Integrante / Alessandro da Silva Conceição - Integrante / Tulani Pereira da Silva - Integrante / Aline Serzedello Neves Vilaça - Integrante / Eneida de Oliveira Carnaval - Integrante / Karina de Fátima Gonçalves de Souza - Integrante / Simone Braz - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 8
Membro: Elisângela de Jesus Santos.
6.   2014-2015. Questões de poética e ideologia nos diferentes tipos de reescrita
Descrição: A partir do pressuposto de que as reescritas criam imagens de obras e autores na cultura receptora ao manipular aspectos textuais ou culturais no processo de sua produção, estudam-se as coerções de ordem poetológica e ideológica, bem como as ações de patronagem, que se aplicaram (ou podem se aplicar) às traduções, adaptações, antologias, historiografias e outros tipos de reescrita em determinadas épocas e contextos socioculturais. A formação de tradutores sob a ótica do conceito de reescrita também é objeto de investigação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luciana de Mesquita Silva - Integrante / Marcia do Amaral Peixoto Martins - Coordenador / Anna Olga Prudente de Oliveira - Integrante / Marcela Lanius - Integrante / Sara Jaquelina Iriarte - Integrante / Daniel Argolo Estill - Integrante / Janine Pimentel - Integrante.
Membro: Luciana de Mesquita Silva.
7.   2014-Atual. Racismo, livros didáticos e relações étnico-raciais na educação e na sociedade
Descrição: A pesquisa tem sido desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET/RJ, a fim de propor alternativas inovadoras e emancipatórias no âmbito da educação para a igualdade racial. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo elaborar produtos educacionais para o enfrentamento do racismo por meio de ações sócio-educativas, a partir da análise acadêmica criteriosa de currículos e livros didáticos do Ensino Médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Isabela Bastos de Carvalho - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
8.   2014-2016. Repensando o Sudeste: para uma etnografia de comunidades jongueiras no Espírito Santo, Brasil
Descrição: Projeto de Pesquisa de Pós Doutorado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador. Número de produções C, T A: 7
Membro: Elisângela de Jesus Santos.

2013

1.   2013-Atual. Racismos, identidades e discursos: construção de sentido e produção de subjetividade
Descrição: Este projeto tem por objetivo refletir acerca de repertórios/discursos que abordem as questões étnico-raciais, a partir do campo dos Estudos da Linguagem, buscando ampliar as discussões em torno das problemáticas específicas da população negra e, consequentemente, contribuir para a desconstrução de ideias preconcebidas no que tange ao estereótipo racial. Para tal, buscamos a articulação entre práticas de linguagem em diferentes suportes, entendendo, como Bakhtin (1929/1979), que o outro em novos contextos dialógicos é quem possibilita a ressignificação do eu. Desse modo, esperamos poder contribuir com reflexões sobre os modos de produção de subjetividade, bem como indicar possíveis ajustes nos encaminhamentos em Análise do discurso para análises que conjuguem construção de sentido e problematizações das técnicas de controle social e formas de expressão de resistência (FOUCAULT, 1979, 1996, 2004). Nossa opção pelas práticas de linguagem considera uma abordagem discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2001, 2005, 2007), que possibilita observar a relação entre textos e entorno como processos de gêneses simultâneas. No que se refere especificamente ao racismo, uma evidente construção social, psicológica, afetiva, cognitiva, e que, por isso, pode ser desaprendido, dialogamos com Munanga (2006), Hall (2006), Guimarães (2009) e Fanon (2008, 2013).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Maria Cristina Giorgi - Coordenador / Fabio Sampaio de Almeida - Integrante / Maria Vitória Silva Paiva - Integrante / rosalia de moraes romão da silva - Integrante / BEatriz farias mendes - Integrante / Adelcides Fructuoso - Integrante / Mirian Alves Ferreira - Integrante / Ronaldo Baptista Pimentel - Integrante / Aleksandra Stambowisky de Carvalho - Integrante / Priscila Teodósio Rosa - Integrante / Sandra Cristina Brandão - Integrante / Alexandre de Carvalho Castro - Integrante / Valentina Magalhães Rodrigues - Integrante / Maria Luiza Coelho - Integrante / Angela Guimarães Soares - Integrante / Gabriela de Paula ALmeida - Integrante / WALLACE CARVALHO DE ANDRADE - Integrante.
Membro: Maria Cristina Giorgi.
2.   2013-2015. Sofrimento e trabalho: Que saídas possíveis?
Descrição: Este projeto teve o objetivo de analisar as diferentes perspectivas de enfrentamento do sofrimento relacionado ao trabalho e discutir estratégias de atenção psicossocial em saúde do trabalhador para a Renast. Procurou contribuir para a elaboração de alternativas que visem subsidiar a formação de espaços de escuta ao sofrimento relacionado ao trabalho e outras estratégias de atenção psicossocial para a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador ? Renast. Debateu as variadas modalidades de enfrentamento na relação sofrimento-trabalho, diferentes de uma abordagem medicalizante, em busca de alternativas de atuação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Luís Henrique da Costa Leão - Coordenador / Leonardo Gonçalves Alvarenga - Integrante.
Membro: Luís Henrique da Costa Leão.
3.   2013-Atual. Técnicas, saberes e práticas na construção dos modos de ser e fazer no Rio de Janeiro de 1850 até 1950
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar os diferentes modos de desenvolvimento e aplicação dos saberes psicológicos no Rio de Janeiro entre 1850 e 1950, descrevendo e analisando as técnicas que estiveram na base das práticas psicológicas e engendraram tecnologias psi. Técnicas, saberes e práticas esses que eram voltados ora para a medição e avaliação de ensino e aprendizagem, ora para a classificação clínica de indivíduos, ora para o aprimoramento profissional do trabalhador na indústria. Trata-se, conseqüentemente, tanto de levantar métodos de diagnóstico, avaliação e terapêuticas, quanto de investigar processos históricos da constituição da educação. Para isto, busca-se articular e explorar as relações entre os diferentes saberes e práticas compartilhados, analisando o modo pelo qual o pensamento psicológico progressivamente se definiu na relação com os demais campos científicos e técnicos brasileiros e se inseriu no contexto de modernização industrial e urbana do país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Francisco Teixeira Portugal - Integrante / Cristiana Facchinetti - Integrante. Financiador(es): CNPQ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.

2012

1.   2012-2013. Representações Sociais sobre o Trabalho Escravo no Norte Fluminense
Descrição: O projeto buscou compreender a construção social do problema do trabalho escravo no norte fluminense, suas representações e significados, e as estratégias de mobilização pública e social que têm sido implementadas, visando à criação de novas ações de enfrentamento dessa problemática social. O projeto contribuiu para a compreensão do problema do trabalho escravo na região, considerando os sentidos atribuídos a esta situação pelos agentes sociais envolvidos na sua erradicação e também trabalhadores do setor canavieiro e também ações de enfrentamento que têm sido implementadas na região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Luís Henrique da Costa Leão - Coordenador / Patrícia Henrique de Souza Durans - Integrante / Ádrivan Machado Henrique - Integrante / Leandro Gomes de Almeida - Integrante / Matheus Neto Peixoto - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Luís Henrique da Costa Leão.

2011

1.   2011-Atual. Literatura machadiana e identidades etnicorraciais
Descrição: Este projeto tem como pressuposto a constatação de que as práticas discursivas engendradas pela literatura têm recebido uma atenção especial em diversas pesquisas realizadas no campo da Psicologia Social. De fato, a literatura é uma instância social de importância indiscutível frente às análises psicossociais, posto que oferece uma série de representações a fim de que dados modos de ser e fazer sejam produzidos socialmente. O que recorrentemente se verifica é que há modos de subjetivação que se constituem a partir de um processo que tem por base uma série de dispositivos dispersos no tecido social. Nesse sentido, o conceito cunhado por Mikhail Bakhtin ? ?dialogismo? ? confere especial relevo a essa questão por oferecer condições teóricas para a percepção das práticas discursivas se constituindo em sistemas ininterruptos de comunicação, numa dinâmica dialógica. Aspecto que de certa forma se relaciona à literatura, pois a leitura do texto não pode ser dissociada da leitura do mundo, já que os sentidos de dado discurso circulam na consciência de um leitor a partir de formações discursivas muitas vezes vinculadas a outras esferas da vida social. Assim sendo, investigar as articulações entre o discurso literário e a produção de subjetividades é um procedimento que assume grande relevância. Realmente, há ocasiões em que o sujeito identifica-se com os discursos produzidos pela literatura e (re)produz-se como um sujeito daquele modo, daquela forma. Daí, então, o objetivo deste projeto de pesquisa, que procura analisar as concepções de ?identidade? implícitas em Machado de Assis. Tal objetivo de investigação permite um olhar específico para um dado momento histórico, em fins do século XIX, onde a literatura machadiana evidenciava a subjetividade então presente na caracterização das identidades histórico-sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Rosimary Paula Ferreira Vargas - Integrante / André Luís de Oliveira de Sant?Anna - Integrante / Isabela Bastos de Carvalho - Integrante / Elbert de Oliveira Agostinho - Integrante / Maria Cristina Giorgi - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 5
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
2.   2011-Atual. Religião e Democracia. Os fundamentos normativos de uma Esfera Pública Autônoma e Pós-Secular como base do Estado Democrático, e a disciplinaridade jurídica e democrática das perspectivas religiosas (comunitárias ou individuais)
Descrição: Este projeto propõe estudar a tensão entre a soberania jurídica do Estado deliberativamente Democrático (dado em contextos multiculturais) e a luta pelo reconhecimento público das preferências religiosas coletivas ou individuais, sob a luz dos novos enfoques da teoria política de Jürgen Habermas marcados pelas categorias do multicuturalismo, do pós-secularismo social e do Estado de Direito inclusivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior - Integrante / Luiz Bernardo Leite Araújo - Coordenador.
Membro: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior.
3.   2011-Atual. Saúde, Trabalho e Direito
Descrição: Conhecer a forma como a relação Saúde, Trabalho e Direito vem se constituindo historicamente, adotando como marca inicial a obra de Bernardo Ramazzini, e de que maneira esta relação vem se explicitando em nosso país. Pesquisa diversos subtemas como acidente de trabalho e doença profissional; cidadania e saúde, e saúde do trabalhador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luís Henrique da Costa Leão - Integrante / Vasconcellos, Luiz Carlos Fadel de - Coordenador.
Membro: Luís Henrique da Costa Leão.

2010

1.   2010-2012. Teologia como Ciência da Interpretação nos Estudos das Expressões do Sagrado na Amazônia
Descrição: À luz de Jean-Pierre Vernant , pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS ? França), a Teologia é expressão mítica, é a narrativa sagrada. Por outro lado, com o advento do labor teórico advindo entre os gregos, a Teologia assumiu várias tarefas históricas: i. Especulação sobre o sublime: segundo Platão e Aristóteles, a teologia era o exercício teórico que investigava as causas da realidade física por meio de uma dialética que levava o investigante a um mundo que transcendia os referenciais realistas; ii. Arquitetura Teórica do Monoteísmo Cristão: desde Agostinho (De Vera Religione), a Teologia passou a assumir o papel de situar o fundamento elementar de todo saber teórico no Deus judaico-cristão, com o objetivo de pôr a fé católica no epicentro epistemológico e político do mundo latino; iii. Reverenciando as teses de W. Pannenberg , Bruno Forte e C. Geffré , considerando os paradigmas historicistas e pluralistas que marcaram o mundo social e intelectual desde o século XIX, a Teologia abandonou suas pretensões ontoteológicas clássicas com a finalidade de assumir o papel de interprete das expressões sagradas, da religião. Levando às últimas conseqüências a investigação do papel da Teologia na área das Ciências da Religião, pode-se afirmar que a Teologia exerce um importante papel nesta área de saber quando apropria-se de sua vocação mais originária: compreender e explicar, no jogo da linguagem teórica, as expressões ágrafas e escritas do sagrado. Contudo, a dimensão interpretativa da religião não acontece sem o problema da alteridade do objeto investigado. Assim, o projeto de pesquisa aqui levantado problematiza a reconstrução do papel da Teologia nas Ciências da Religião, não como um problema somente epistemológico, mas, sobretudo, na confrontação com o objeto sagrado específico: as expressões sagradas na Amazônia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior - Coordenador / Giovanni Battista Tuveri - Integrante.
Membro: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior.

2009

1.   2009-2013. A Liturgia do Povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, SP.
Descrição: Projeto de Pesquisa de Doutorado em Sociologia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Integrante / Dagoberto José Fonseca - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Elisângela de Jesus Santos.
2.   2009-2011. Práticas de linguagem e trabalho: reflexões para uma formação profissional tecnológica crítica
Descrição: Este projeto de pesquisa, motivado por nossa prática como docente de Espanhol/LE no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Uned Petrópolis, busca desenvolver uma articulação entre saberes das áreas dos estudos da linguagem e das ciências do trabalho. A interseção dos campos da formação acadêmica e da prática profissional exige do professor saberes que antecipem as atividades profissionais daqueles em formação. Que conhecimentos e práticas relacionados à língua espanhola serão necessários às atividades profissionais de Tecnólogos em Gestão de Turismo? Na busca pela resposta a essa questão, colocam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Levantar atividades profissionais de turismo para as quais a língua espanhola faz-se necessária; (ii) Descrever e analisar práticas de linguagem em língua espanhola em tais atividades; (iii) Organizar um acervo que sirva de base para elaboração de materiais didáticos para o ensino de Espanhol/LE em cursos de turismo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fabio Sampaio de Almeida - Coordenador.
Membro: Fabio Sampaio de Almeida.
3.   2009-2013. Ritmos e Histórias das Diáspora: mitos, cantigas, danças e jogos
Descrição: Agrupar pesquisas e desenvolver estudos que tratem dos temas relativos às manifestações culturais populares enquanto expressões estéticas e identitárias. Esta necessidade faz-se premente não apenas no âmbito acadêmico (com o desenvolvimento de estudos e debates sobre a temática das culturas populares) como também na esfera do cotidiano e da política do país, sendo necessária a aplicação de conhecimentos decorrentes de pesquisas e estudos que resultem em efetiva intervenção política.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador / Sérgio Luís de Souza - Integrante / Ana Lúcia da Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Elisângela de Jesus Santos.
4.   2009-Atual. Vigilância de saúde do trabalhador em setores do agronegócio
Descrição: O projeto busca por meio de varadas atividades de pesquisa-intervenção promover conhecimento sobre a saúde do trabalhador nos variados setores do agronegócio brasileiro como a produção de cana-de-açúcar, soja, carne, entre outros, na perspectiva de construir estratégias intersetoriais de vigilância em saúde do trabalhador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luís Henrique da Costa Leão - Integrante / Carlos Minayo Gomez - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Luís Henrique da Costa Leão.

2008

1.   2008-2009. Música no Circo Brasileiro
Descrição: Projeto de produção de pesquisa em arte circense. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Integrante / COSTA, Joelma de Jesus. - Coordenador / Rocha, Márcio. - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Auxílio financeiro.
Membro: Elisângela de Jesus Santos.
2.   2008-Atual. Redes de Culturas e Identidades
Descrição: Articulação Ensino-Pesquisa e Extensão mediada pelo Catavento grupo de estudos e pesquisas para as culturas populares. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador / COSTA, Joelma de Jesus. - Integrante / Carlos Eduardo Paiva - Integrante / Geander Barbosa das Merces - Integrante / Luiz Fernando Costa de Andrade - Integrante / Isabela Martins de Morais e Silva - Integrante / Neila de Andrade - Integrante / Mariana Campos - Integrante / Ettore Dias Medina - Integrante / Ayni Araújo Estevão - Integrante / Taís Matheus - Integrante / José Carlos Gobbo - Integrante.
Membro: Elisângela de Jesus Santos.

2007

1.   2007-2008. Baile do Carmo: Identidade e Memória da População Negra de Araraquara; participação como pesquisadora.
Descrição: Projeto de pesquisa da história e da memória do evento realizado anualmente no município de Araraquara e que agrega a comunidade negra de Araraquara e região. O trabalho resultará em livro e dvd acerca do Baile como momento de encontro e de sociabilidade da comunidade negra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Integrante / Dagoberto José Fonseca - Coordenador / Leandro José dos Santos - Integrante / Sérgio Cláudio dos Santos - Integrante / Washington Lúcio Andrade - Integrante / Priscila Elisabete da Silva - Integrante / GT NUPE - Integrante / Érika Tonelli de Araújo - Integrante / Lívia Maria Terra - Integrante / Fernanda Mello - Integrante. Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Elisângela de Jesus Santos.
2.   2007-Atual. Industrialização, Aptidão e Avaliação: O ensino industrial e a emergência da psicologia aplicada ao trabalho no Brasil
Descrição: Este projeto decorre de uma série de pesquisas realizadas no interior do Grupo de Pesquisa ?Subjetividade e História? (Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq) vinculadas ao estudo de processos de emergência, constituição e institucionalização da Psicologia no Brasil. De fato, durante o levantamento de dados para a elaboração de verbetes do ?Dicionário de Instituições da Psicologia no Brasil? (apoiado pelo PROCAD/CAPES), verificou-se que dentro do campo da Psicologia do Trabalho, a então Escola Técnica Nacional, situada no Rio de Janeiro, possuía uma relevância histórica que ainda não fora suficientemente investigada. Tendo em vista todo esse quadro, esta pesquisa tem o objetivo de investigar aspectos históricos relativos ao campo da Psicologia do Trabalho quando da organização da Escola Técnica Nacional, particularmente as contingências do surgimento da aplicação do teste de nível mental, na década de 40, voltado a identificar os alunos com aptidões específicas para a aprendizagem de ofícios técnicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Bolsa / CNPQ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 6
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
3.   2007-Atual. Tecnologia off-shore e subjetividade do trabalhador
Descrição: Esta pesquisa analisa as condições de trabalho do embarcado e seus efeitos ligados à falta de satisfação e realização humana, afetando dessa forma a saúde física e mental do trabalhador. Uma vez que o presente estudo pretende ampliar o entendimento acerca da maneira como a organização psicossocial do trabalho embarcado afeta o trabalhador que desenvolve sua prática laboral nas plataformas o problema central a ser investigado gira em torno de quais seriam, então, as relações entre a maneira como o trabalho é organizado numa plataforma de prospecção de petróleo e a saúde mental do trabalhador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Luís Henrique da Costa Leão - Integrante / Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador.
Membro: Luís Henrique da Costa Leão.
Descrição: Esta pesquisa, concebida na interface entre a Psicologia do Trabalho e a Tecnologia, pretende dar continuidade a alguns estudos sobre condições de trabalho em plataformas offshore realizados anteriormente. Isso porque, particularmente na bacia de Campos, tem ocorrido uma grande ampliação do trabalho off-shore (relativo ao regime de confinamento em unidades marítimas), em função da tecnologia desenvolvida para exploração em águas profundas. Em 1971, por exemplo, a capacidade de operação em lâminas d'água era de apenas 30 metros. No entanto, com a capacidade operativa decorrente de novas tecnologias, em 2004, essa marca ultrapassou 2.700 metros. Tal circunstância, que confere um diferencial tecnológico reconhecido internacionalmente, acarreta, todavia, nítidos impactos na subjetividade do trabalhador. Pesquisas realizadas nesse período mostram que a prospecção de petróleo em águas profundas eventualmente implica uma expressiva perda da qualidade de vida. O que se verifica é que as condições de trabalho embarcado produzem efeitos ligados à falta de satisfação e realização humana, afetando dessa forma a saúde física e mental do trabalhador. Nesse sentido, a pesquisa, que conta com bolsistas de iniciação científica, segue uma metodologia qualitativa, cujo instrumento utilizado consiste basicamente em um questionário aberto, composto de questões que têm por objetivo perscrutar o ambiente off-shore em suas implicações quanto à psicodinâmica do trabalho realizado. Uma vez que o presente estudo pretende ampliar o entendimento acerca da maneira como a organização psicossocial do trabalho embarcado afeta o trabalhador que desenvolve sua prática laboral nas plataformas, o problema central a ser investigado gira em torno de quais seriam, então, as relações entre a maneira como o trabalho é organizado numa plataforma de prospecção de petróleo e a saúde mental do trabalhador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Dayana Karla de Paula Nunes - Integrante / Samantha Mendonça de Souza - Integrante / Luís Henrique da Costa Leão - Integrante / Rayana Ferreira Vinagre - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 5
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.

2006

1.   2006-2007. Condições de Trabalho e Saúde dos Policiais Civis do Interior do Estado do Rio de Janeiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luís Henrique da Costa Leão - Integrante / Maria Cecília de Souza Minayo - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Membro: Luís Henrique da Costa Leão.
2.   2006-2008. Nas Melodias da Toada: riso e performance no cururu paulista
Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado em Sociologia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador / Dagoberto José Fonseca - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 13
Membro: Elisângela de Jesus Santos.

2004

1.   2004-2006. A influência do estresse do trabalhador na organização de seu trabalho: um estudo com trabalhadores de plataforma da Petrobrás
Descrição: Este projeto teve como objetivo estudar o stress decorrente do trabalho realizado por trabalhadores em plataformas marítimas. No que diz respeito à investigação desenvolvida, o projeto foi dividido em duas etapas distintas. No primeiro momento consistiu em uma atividade de iniciação científica com alunos de graduação do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, em Campos dos Goytacazes. Posteriormente, evoluiu em direção à orientação de alunos vinculados à especialização em Psicologia, em nível pós-graduação lato sensu, da mesma Universidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . Integrantes: Alexandre de Carvalho Castro - Coordenador / Viviane Nunes Pinto - Integrante / Aline Guarany Ignácio - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 6
Membro: Alexandre de Carvalho Castro.
2.   2004-2010. A virada na compreensão da Religião a partir da Teoria Crítica de Max Horkheimer
Descrição: Este estudo debruçado principalmente sobre os escritos de Horkheimer buscou compreender como a crítica filosófica pode ser crítica a si mesma de tal maneira que seja capaz de expor sua negatividade e, assim, poder se balizar terapeuticamente a partir de uma investigação compreensiva de muitas expressões culturais não-modernas como as da religião. Por isso, Horkheimer abriu no interior da filosofia a possibilidade de considerar a religião para além dos conceitos auto-referentes da filosofia objetivista. O encaminhamento dos estudos sobre religião na literatura de Max Horkheimer abre-nos a possibilidade de uma investigação pouco explorada sobre a significação da religião no interior de um pensamento em trânsito entre o idealismo crítico-transcendental, a estética romântica, a hermenêutica da suspeita (Freud, Marx e Nietzsche), o pessimismo metafísico de Schopenhauer, o marxismo ocidental e a mística teológica judaico-cristã. Assim, a Teoria Crítica arroja-se de uma investigação mais compreensiva da religião, a fim de explorar de uma forma mais ampla, as possibilidades de se promover uma revolução emancipativa, porém mais consciente para com a primazia das singularidades. Este trabalho interpreta a o desenvolvimento da Teoria Crítica de Max Horkheimer e o papel que a compreensão faz da religião para a revelação das significações emancipativas que as filosofias prática e teórica perseguiam, contudo, não alçavam muito além daqueles restritos limites que a filosofia tradicional se impunha nessa tarefa. Esta superação acontece com a reconciliação da crítica de origem kantiana para com a necessidade de compreensão do processo de formação do mundo subjetivo e social, e também dos conteúdos significativamente expressos pela arte e, sobretudo, pela religião. A tese deste trabalho apresenta a idéia de que a virada compreensiva da religião operada por Max Horkheimer se deve, antes de tudo, ao triplo procedimento crítico, interpretativo e formativo. Assim, as críticas ao pensamento de Horkheimer perdem seu referencial mais elementar ao colocá-lo sob a posição de um intelectual histórico-metafísico ou mesmo de um pensador afim ao ceticismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior - Integrante / Etienne Alfred Higuet - Coordenador.
Membro: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior.

2003

1.   2003-2004. Recriações do espaço social: escola, juventude e sociabilidade no municipio de Araraquara
Descrição: Compreensão das diversas "culturas juvenis" provenientes de tipos específicos de relações de sociabilidade entre jovens no espaço da escola, como também na formação de uma comunidade escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Elisângela de Jesus Santos - Coordenador / Heitor Frúgoli Jr. - Integrante. Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão da Unesp - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
Membro: Elisângela de Jesus Santos.

2000

1.   2000-2003. Ética do Discurso
Descrição: Tido como um dos mais influentes filósofos contemporâneos, Jürgen Habermas distingue-se por um certo ecletismo teórico e por uma habilidosa capacidade de síntese. Tais características justificam-se, de acordo com o próprio formulador da teoria do agir comunicativo, pela complexidade de seu empreendimento teórico, marcado por um caráter exploratório de diferentes tradições de pesquisa que convergem para a formulação de uma teoria crítica da sociedade, cuja intenção básica é a de investigar os principais problemas relacionados com o desenvolvimento das sociedades modernas sem ocultar os fundamentos normativos que as norteiam. No entanto, não é de nosso interesse dar conta de todos os aspectos envolvidos na elaboração da teoria do agir comunicativo, e sim o de investigar alguns elementos centrais que permitam compreender a posição ocupada pela ética discursiva no pensamento de Habermas, bem como sua contribuição ao debate atual no campo da filosofia prática. Diante do incremento dos debates e das produções teóricas nesta área, resultado das grandes crises desencadeadas neste século ? tanto de natureza social quanto epistêmica ?, a Ética do Discurso caracteriza-se por sua fidelidade aos pressupostos modernos do Esclarecimento e também pelo reconhecimento das necessárias reformulações que lhe são devidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior - Integrante / Luiz Bernardo Leite Araújo - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Membro: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2018
Data de processamento: 26/04/2018 13:05:01