Detalhes de A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA: IMPACTOS SOBRE O...
PropriedadeValor
NomeA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA: IMPACTOS SOBRE O...
Descrição Robson Ferreira da Silva Prof. Dra Mônica de Cassia Vieira Waldhelm   A taxa de repetência e evasão escolar têm aumentado nos últimos anos, sendo a Matemática a disciplina escolar responsável pela maior incidência de reprovação, principalmente entre alunos do Ensino Médio de escolas públicas no Rio de Janeiro a maior comparada aos demais estados da região Sudeste. O fracasso do processo ensinoaprendizagem tem sido associado ao método de ensino empregado comumente, tal qual o tradicional. Assim, estudo teve como objetivo principal: apontar uma maneira mais adequada de inserção da proposta metodológica História da Matemática em um plano de ensino, referente ao ensino da Trigonometria, de forma a contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem e desempenho de estudantes do Ensino Médio. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a amostra foi composta de 120 alunos, estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Os dados coletados foram gerados por um questionário estruturado com quatro perguntas, sendo uma fechada e três abertas, além de um teste de avaliação do desempenho e atividades didáticas envolvendo conteúdos históricos. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente. Foi empregado ainda um teste comparativo para identificar a diferença de desempenho escolar antes e após o emprego do método da História da Matemática para o ensino da Trigonometria. Os resultados apontaram que após a apresentação de conteúdos históricos os alunos passaram a conceber a Trigonometria como uma matéria de utilidade para a resolução de problemas do cotidiano e não apenas no ambiente escolar. As atividades didáticas aproximaram os alunos da realidade tanto do povo de uma determinada época quanto do tempo presente, facilitando o entendimento sobre os conteúdos trigonométricos. Houve melhora significativa no desempenho escolar. Como conclusão, sugere-se que docentes de escolas públicas reflitam acerca do emprego deste método de ensino a fim de tornar a aprendizagem facilitada e agradável e não mais se restrinjam apenas ao ensino tradicional.   Palavras-chave: Atividades didáticas; História da Matemática; Ensino da Trigonometria.
Nome do Arquivo59_Robson Ferreira da Silva.pdf
Tamanho4.21 MB
Tipopdf (Mime Type: application/pdf)
Criadorrcarvalho
Criado em: 20/08/2012 11:30
ViewersTodos
Mantido por:Editor
Acessos4141 Acessos
Ultima atualização 20/08/2012 13:53
Página Inicial
CRC Checksum
MD5 Checksum