Descrição | (André Luiz Ramos Ferreira - Marco Antônio Barbosa Braga)
Nesta dissertação argumentamos a favor de uma Sala de Aula Ampliada, isto é, de uma sala de aula presencial com o uso intensivo das novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Para testar este conceito propomos um novo formato de apresentação dos conteúdos do curso de Física para o Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro (CEJA). Neste novo formato os conteúdos são apresentados através de uma narrativa baseada na História da Física. Eles são disponibilizados através da internet e oferecidos como alternativa aos fascículos impressos atualmente adotados na instituição. Para esta dissertação preparamos um dos fascículos do curso e testamos numa amostra selecionada entre os alunos de Física do Ensino Médio. Para esse teste foi utilizada a atividade didática extracurricular chamada “Oficina de Aprendizagem”. Durante a Oficina realizada para esta dissertação foi feita a apresentação dos conteúdos do fascículo e depois foi oferecida a cada aluno a oportunidade de se preparar para a avaliação estudando pelo Fascículo online em sua residência ou no Laboratório de informática da Escola. Em seguida o aluno recebeu informações sobre a utilização do Fascículo online e uma senha de acesso ao site. O fascículo que preparamos tem agregado a ele um Sistema de Acompanhamento que registra no seu Banco de Dados os tempos de acesso do aluno em cada página do site. Esperamos que esses dados ofereçam informações sobre o comportamento dos alunos durante o seu aprendizado. As informações obtidas das anotações de campo, dos questionários e os dados coletados pelo Sistema de Acompanhamento online formam a base de dados da pesquisa. O foco de interesse está em testar a aceitação do fascículo que construímos e na busca de padrões de comportamento dos alunos durante a sua utilização. Temos a esperança de validar o conceito de “Sala de Aula Ampliada”. Buscamos também a identificação das dificuldades dos alunos e das razões para a possível resistência deles em aceitar as novas tecnologias de ensino.
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