Detalhes de A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO UM CAMINHO PARA PROBLEMATIZAR O TEMA ENERGIA NUCLEAR NO ENS
PropriedadeValor
NomeA HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO UM CAMINHO PARA PROBLEMATIZAR O TEMA ENERGIA NUCLEAR NO ENS
Descrição(Alex Dopazo Mello - Andréia Guerra de Moraes) A presente dissertação apresenta os resultados de um estudo gerado a partir de uma intervenção pedagógica que teve por propósito trabalhar o tema Energia Nuclear em aulas de Física de nível médio (EM). A escolha do tema foi motivada pela reforma curricular elaborada pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), denominada Currículo Mínimo de Física, que passou a incluir como conteúdos obrigatórios temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC). Sendo assim, optou-se para o desenvolvimento dessa intervenção pedagógica por uma abordagem que utilizasse um viés histórico-filosófico, partindo das discussões estabelecidas no final do século XIX em torno aos estudos do Raio X, passando pelos estudos da radioatividade efetuados pelo casal Curie, para finalmente discutir a Energia Nuclear como ela é conhecida e utilizada nos dias de hoje. A produção da proposta pedagógica buscou privilegiar a contextualização do trabalho científico levando aos alunos à relação que há entre os diferentes contextos: político, social, artístico e científico, de forma a promover um processo bilateral e dialógico, fazendo com que os alunos participassem ativamente de todo o processo. Durante a construção das aulas foi priorizado o uso de imagens, de modo que os alunos pudessem estar em contato com uma linguagem diferente do texto escrito, possibilitando a problematização de elementos de Natureza da Ciência (NdC). A aplicação da intervenção pedagógica foi realizada em três turmas do 2º ano do EM de uma escola da rede pública Estadual de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados para avaliação da viabilidade da proposta, que utilizou como abordagem a História e a Filosofia da Ciência (HFC), nas turmas de EM foram: os resumos produzidos pelos alunos ao final de cada aula, os arquivos de áudio das discussões em sala de aula e a produção de um diário de aulas. Ao final do curso, os alunos foram avaliados a partir dos resumos elaborados ao longo da intervenção e pela construção de uma linha do tempo utilizando algumas das imagens trabalhadas durante as aulas. Após a aplicação da intervenção pedagógica, verificou-se que o uso de imagens com uma abordagem histórico-filosófica pode ser um caminho com múltiplas possibilidades para a problematização de elementos de NdC nas aulas de Física. Como produto educacional resultante do trabalho foi produzido um roteiro, contendo imagens históricas e não históricas, além de orientações para os docentes trabalharem o tema Energia Nuclear no Ensino Médio numa abordagem histórico-filosófica.
Nome do Arquivo85_Alex Dopazo Mello.pdf
Tamanho5.88 MB
Tipopdf (Mime Type: application/pdf)
CriadorBengio
Criado em: 19/08/2015 11:03
ViewersTodos
Mantido por:Editor
Acessos2271 Acessos
Ultima atualização 19/08/2015 11:05
Página Inicial
CRC Checksum
MD5 Checksum