Detalhes de A ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA COMO CAMINHO PARA SE INTRODUZIR O ESTUDO DE COSMOLOGIA NO ENSINO
PropriedadeValor
NomeA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA COMO CAMINHO PARA SE INTRODUZIR O ESTUDO DE COSMOLOGIA NO ENSINO
Descrição(WAGNER TADEU JARDIM - Andréia Guerra de Moraes) Muitas pesquisas em Ensino de Física apontam para a necessidade da aplicação de propostas efetivas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino básico. Para investigar se a História e Filosofia das Ciências (HFC) pode ser um caminho viável para a inserção de tópicos de FMC no ensino sem que muitos pré-requisitos sejam necessários, estruturamos um curso de Cosmologia que foi aplicado em uma turma de alunos nos períodos finais de licenciatura em Física da UERJ. O curso objetivou discutir questões acerca da Cosmologia que abrangem da mitologia grega a atualidade, versando sobre alguns recortes históricos que contêm as informações que julgamos mais relevantes para seu desenvolvimento. Durante as fases iniciais de elaboração do curso, as observações realizadas indicaram que a ausência de propostas semelhantes no ensino básico tem como um dos fatores, a insegurança dos professores que não se deparam, em sua formação, com discussões que lhes capacitassem para tal abordagem. O curso foi gravado em áudio e vídeo que serviram como fontes de dados juntamente com os questionários pré e pós-avaliativos para uma avaliação de viés qualitativo acerca da viabilidade da proposta junto aos alunos da licenciatura. O enfoque histórico-filosófico, recursos de vídeos e imagens em conjunto com as atividades construídas se mostraram muito eficazes para se discutir com os alunos questões referentes à Natureza das Ciências e Cosmologia. Como resultado do curso, foi construído um produto educacional que pudesse dar suporte a professores que desejassem construir um curso de Cosmologia. O produto, em anexo dessa dissertação, consta de cinco textos nos quais estão contidas referências de bibliografia e atividades para auxiliar os futuros professores em trabalhos posteriores. Além disso, o produto contém os slides usados durante o curso que sustentou a criação do produto educacional dessa dissertação.
Nome do Arquivo64_Wagner Tadeu Jardim.pdf
Tamanho7.47 MB
Tipopdf (Mime Type: application/pdf)
Criadorbraulio
Criado em: 22/08/2013 16:00
ViewersTodos
Mantido por:Todos os usuários registrados
Acessos4152 Acessos
Ultima atualização 07/01/2014 13:54
Página Inicial
CRC Checksum
MD5 Checksum