Detalhes de A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
PropriedadeValor
NomeA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Descrição(PAULO ROBERTO CASTOR MACIEL - Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso) A educação pública brasileira é alvo de críticas e de promessas eleitorais no que tange à sua baixa qualidade e possibilidade de investimento. Com a intenção de quantificar o desempenho dos alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro, foram estabelecidos instrumentos de avaliação de Larga Escala, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ). Os resultados obtidos foram preocupantes, pois demonstraram que mais de 60 % dos alunos não atingiram o grau de proficiência adequado ao seu nível escolar para as habilidades em Matemática. Observou-se uma grande importância dada ao conceito de função na matriz de referência das avaliações de larga escala. Dessa forma, esse trabalho propõe-se a promover uma aprendizagem significativa desse conceito. Para isso, foi utilizada a História da Matemática como estratégia de ensino e o vídeo como recurso didático. O procedimento metodológico adotado consistiu em pesquisa bibliográfica sobre a história do conceito de função, sobre os aspectos relevantes ao ensino do conceito de função e dos aspectos históricos relevantes para o ensino de funções. Após essas etapas, elaborou-se um roteiro de vídeo direcionado ao Ensino Médio, com uma linguagem apropriada e de fácil entendimento. A pesquisa iconográfica foi simultânea ao processo de criação do vídeo. A construção e edição do vídeo foram às últimas etapas do processo. Cabe ressaltar que, nas etapas relacionadas à construção desse vídeo, houve a participação de alunos de ensino médio, sob supervisão. O vídeo apresenta-se em formato de documentário e aborda a História do conceito de função. Percebeu-se, no período de construção do roteiro, a necessidade de se elaborar um caderno de atividades para corroborar os conhecimentos tidos como relevantes sobre a temática por meio de exercícios direcionados. A intervenção foi realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Como etapa prévia aos recursos didáticos, foi realizado um teste com questões objetivas a fim de verificar o conhecimento acumulado. Após a exibição do vídeo e resolução do caderno de atividades, teve-se a aplicação de uma segunda avaliação objetiva de modo a comparar os resultados. A análise dos dados ratificou o desempenho discente nos exames oficiais e não houve diferença entre as pontuações dos testes. No entanto, pela correção dos cadernos de atividades foi possível analisar o raciocínio dos alunos e perceber em que ponto deste há a defasagem que os impedem de prosseguir na resolução ou quais os conceitos que necessitam ser retomados ou retificados.
Nome do Arquivo58_Paulo Roberto Castor Maciel.pdf
Tamanho1.95 MB
Tipopdf (Mime Type: application/pdf)
Criadorppecm
Criado em: 22/08/2013 16:00
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Ultima atualização 10/01/2014 13:10
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