Dissertações e produtos - PPECM

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(AMARO JOSÉ DA SILVA FILHO - Alvaro Chrispino) Evidencia as influências de entes físicos durante práticas desportivas dos Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna, de 1896 a 2008, ápices dos desportos de alto rendimento, e constata as inter-relações das provas atléticas com os fenômenos físicos locais. Por meio do Atletismo, demonstra-se a importância da ―Física Aplicada ao Desporto‖ enquanto disciplina exclusiva em propósito. E investigam-se, na pressuposição do interesse acadêmico das Instituições de Ensino Superior pelos investimentos oriundos das Políticas Públicas vigentes para os desportos de alto rendimento e/ou educacionais, quais subsídios os Cursos ou Habilitações de Educação Física e Desportos, localizados no Estado do Rio de Janeiro, concedem aos respectivos currículos, de modo a favorecer ingressos/egressos à graduação ou pós-graduação na busca da melhoria dos índices de seus atletas, enquanto professores, técnicos e fomentadores de talentos nacionais.
(ANA MARIA SANTOS MENEZES - Andréia Guerra de Moraes) Um dos objetivos do Ensino de Ciências é a investigação por parte dos alunos sobre a natureza da Ciência, de modo que os inúmeros limites e possibilidades desse conhecimento possam ser apropriadamente explorados. Compreende-se que uma abordagem históricofilosófica para a Ciência contribui para esse objetivo. Neste sentido, o propósito deste trabalho é o de desenvolver uma análise que privilegia o caminho da Literatura e da História e Filosofia das Ciências para apresentar alguns conceitos da Teoria da Relatividade Geral, para os alunos do Ensino Médio. Para tanto, uma pesquisa qualitativa foi realizada, com a elaboração de textos para se trabalhar a relação Ciência/ Literatura, com um olhar específico para a física.
(EDSON DE SOUZA CARNEIRO FIALHO - Samuel Jurkiewicz) Neste trabalho, o autor se propôs verificar a eficácia do uso de um programa de computador – no caso, o GeoGebra – para ensinar Geometria Analítica. O autor aplicou 11 Roteiros de Aprendizagem num laboratório de Informática para duas turmas da terceira série do ensino médio de um colégio público; solicitou aos estudantes que salvassem arquivos com suas produções nos roteiros; e analisou os resultados. Esta dissertação contém a produção esperada para cada roteiro, algumas produções dos estudantes, e a análise dos tipos de erros mais comuns cometidos pelos estudantes, além dos possíveis fatores causadores dos erros.
(SABRINA FERNANDES ASSIS - Marco Antonio Barbosa Braga) Neste trabalho procurou-se mostrar uma proposta de educação científica diferenciada cujo objetivo foi verificar a viabilidade da aprendizagem através de uma metodologia em que grupos de alunos, denominados Células de Inovação, se organizaram buscando criar soluções para problemas concretos. A metodologia utilizada por esses grupos pôde ser dividida em cinco etapas: a) problematização: discussão de um problema concreto da escola, do bairro ou da cidade que envolva as relações ciência, tecnologia e sociedade; b) investigação: pesquisa dos conteúdos científicos e tecnológicos que possam resolver o problema; c) projeto: discussão das soluções encontradas e da viabilidade técnica e econômica de sua implementação; d) experimentação: teste das principais soluções encontradas para a escolha final daquela que será implantada e) solução: implementação concreta da solução do problema e apresentação dos resultados para a comunidade. O trabalho foi acompanhado por uma pesquisa etnográfica, associando à técnica de Grupo Focal, a fim de compreender como os alunos se comportaram em cada uma das etapas do projeto. Nessa pesquisa acompanhou-se as atividades de uma Célula cujo problema central foi a condição ambiental de salas de aula que apresentavam alto nível de ruído e altas temperaturas durante o período diurno. No que tange aos conteúdos, a pesquisa procurou verificar quais conhecimentos de Física foram apreendidos no processo e como eles se articularam com a rede de conhecimentos envolvidos (problemas CTS). Quanto à metodologia, foi observado como os alunos se organizaram nas Células, que fontes foram utilizadas na busca das soluções e como eles pesquisaram em tais fontes, entre outros pontos.
(ANDRÉ LUIZ RODRIGUES CHAVES - Alvaro Chrispino) A presente pesquisa trata da utilização, no Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro, da abordagem CTS por meio da técnica da controvérsia controlada. Inicia-se com uma revisão sobre a história das abordagens CTS com o objetivo de compreender os sentidos que lhes vêm sendo atribuídos, em seguida, buscamos entender o “estado da arte” vigente atualmente em nosso país e as suas implicações para um ensino de ciências voltado para a construção de uma aprendizagem significativa. Segue-se um breve estudo sobre o desenvolvimento do conceito de interdisciplinaridade e suas distintas aplicações aos campos da pesquisa científica e educacional. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso por permitir estudar de forma sistematizada um grupo de alunos de quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola privada do Rio de Janeiro, envolvendo 120 alunos e professores de 7 disciplinas diferentes. O estudo constitui-se na construção e aplicação de um manual para a discussão em torno do tema “internacionalização da Amazônia”, seguindo os pressupostos de uma abordagem CTS, por meio da técnica da controvérsia controlada. Um manual anexo contém detalhadamente todas as orientações e materiais necessários para a realização da controvérsia. Além do manual, é apresentada a descrição e a análise do trabalho realizado, bem como, as implicações do uso da controvérsia controlada para a abordagem CTS no Ensino Médio como uma metodologia pedagógica efetiva de realização do processo de incorporação da cultura científica e consequente formação do cidadão.
(WELLINGTON TATAGIBA DE CARVALHO - Sérgio Eduardo Silva Duarte) Neste trabalho é apresentada uma ferramenta didática baseada em técnicas dos jogos de Role-Playing Game(RPG) denominada Aventura-Solo. Foi escolhida a matéria de Análise Combinatória do currículo de Matemática para ser fixada nos conhecimentos dos alunos. Foram inseridos também no desenvolvimento do jogo personagens famosos da história da Matemática, a fim de apresentar para os alunos um pouco da vida e da obra de alguns cientistas célebres históricos. Este trabalho mostra a metodologia que foi utilizada, os resultados obtidos com a aplicação dessa Aventura-Solo com alunos da rede pública de ensino e a análise desses resultados. Por fim, são feitas considerações sobre aperfeiçoamentos e resultados da experiência de aplicar tal trabalho com os alunos.
(VIVIANE GOMES LAGDEM - Rafael Garcia Barbastefano) As curvas cônicas vêm sendo estudadas por vários matemáticos desde a antiguidade e, mesmo tendo importante papel na evolução tecnológica, seu ensino no Brasil, quando ocorre, é suprimido na maioria das vezes a apenas uma abordagem: a geometria analítica. Este trabalho tem por objetivo oferecer uma alternativa diferenciada de trabalhar esse tema, ampliando assim as formas de tratar o assunto. Por isso construímos um produto para o estudo de cônicas que inclui: um informativo de utilização, roteiros de aplicação e o programa computacional. Utilizamos a linguagem de programação Visual Basic for Aplications (VBA) – Microsoft ® Excel para criar o programa, construindo diversas funções (biblioteca de funções) e formulários que darão suporte às atividades propostas e que terão uso associado às planilhas, também do Excel. Além disso, o programa também inclui aspectos históricos e utilidades das curvas cônicas. O ensino será guiado pela promoção da investigação, pelos alunos, das propriedades das cônicas.
(RAQUEL COSTA DA SILVA NASCIMENTO - Alvaro Chrispino) Este trabalho é um Estudo de Caso baseado em uma análise comparativa entre duas turmas do 8º ano, nas quais buscamos verificar a influência de três fatores que são considerados relevantes para o sucesso escolar com relação ao aprendizado da matemática. Esses fatores são: a participação dos pais, a prática de exercícios de casa e o clima da sala de aula. Observamos os impactos entre a aplicação desses três fatores comparando-os a uma aula tradicional e, além disso, propusemos um roteiro de atividades aplicadas que podem tornar a aprendizagem mais eficiente.
(JULIEN LOPES PEREIRA - Andréia Guerra de Moraes) Esta dissertação pretende contribuir para o ensino de Óptica no nível médio, propondo e avaliando um projeto pedagógico construído a partir de uma abordagem histórico-filosófica. A introdução de tópicos relativos à Física Moderna e Contemporânea também constitui um dos objetivos do trabalho. Para cumprir tal tarefa, foi montado um curso e produzido um material didático exclusivo, que prioriza a controvérsia acerca da natureza da luz. O material e o curso discutem o desenvolvimento da Óptica e da controvérsia citada desde o surgimento da ciência na Antiga Grécia até a interpretação dada por Einstein ao efeito fotoelétrico. Dessa forma, o projeto discute o trabalho e a biografia de alguns dos cientistas envolvidos no processo histórico estudado, como Albert Einstein e Max Planck. Para fugir de uma abordagem factual e biográfica, discutiu-se a relação da Física com outras áreas do saber como, por exemplo, as Artes Plásticas. O curso foi ministrado em três turmas de 3ª série do Ensino médio, sendo duas de escola pública federal e uma da rede particular. A avaliação do projeto pedagógico foi realizada a partir de anotações diárias do professor regente das turmas, de filmagens das atividades realizadas pelos alunos ao longo do curso, de depoimentos dos alunos e das respostas obtidas em um jogo de perguntas e repostas rápidas criado especificamente para o curso, que chamamos de “FisQuiz”. A avaliação do projeto aponta para a pertinência da abordagem histórico-filosófica como caminho para ultrapassar a excessiva abordagem da Óptica Geométrica da maioria dos cursos de Óptica de nível médio e, principalmente, para a inserção de tópicos relativos à FMC.
(RICARDO DE OLIVEIRA FREITAS - Marco Antonio Barbosa Braga) A partir de intervenções em quatro escolas, procurou-se investigar quais seriam as dificuldades e obstáculos para a implantação de uma controvérsia sócio-científica em uma escola e quais seriam as diferenças de aprendizado entre escolas vespertinas e escolas noturnas. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela pesquisa-ação participante onde, a partir da reflexão sobre a atividade realizada em 2009, adotaram-se mudanças na pratica ocorrida em 2010. Essas práticas constituíram-se no desenvolvimento de uma controvérsia sócio-científica aplicada nas quatro escolas. Os instrumentos utilizados para a obtenção de dados foram registros escritos na forma de diário, exercícios realizados pelos alunos e gravações em áudio dos debates. Tais dados foram analisados sob a perspectiva do desenvolvimento ou não das competências esperadas para a atividade. Os resultados obtidos indicam, nas concepções dos professores e demais atores da escola, grandes dificuldades e obstáculos que precisam ser superados para que um currículo CTS se torne uma realidade nas escolas. Em relação aos alunos, os resultados mostram que a desmotivação dos mesmos e o maior obstáculo a ser enfrentado nas turmas noturnas, uma desmotivação que, quando não leva os alunos a evasão, os impede de participar de atividades verdadeiramente emancipadoras.
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