Dissertações e produtos - PPECM

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(TARLIZ LIAO - Elizabeth Belfort da S. Moren) Recentes pesquisas em Educação Matemática (TALL e VINNER,1998) indicam que o aprendizado em matemática está associado à multiplicidade de modelos em determinado conteúdo. Esta tem o potencial de ampliar a imagem conceitual e ajuda a formar uma definição conceitual, os quais se traduzem em aprendizado efetivo, como vem sendo discutido pela comunidade matemática. Esta pesquisa buscou interagir dois modelos de frações junto a um grupo de alunos para a confirmação experimental da questão da multiplicidade de modelos versus aprendizado. No tópico escolhido, frações, nas avaliações em larga escala, se constata baixa proficiência. Este conteúdo é imprescindível e pré-requisito para outros de séries posteriores. Esta pesquisa buscou também apontar as possíveis causas que levam aos erros cometidos por alunos do Ensino Fundamental nas questões que envolvem os racionais fracionários. Entre essas, destacam-se: o recorte epistemológico sobre a falta de conceituação no ensino de frações, a escassez de modelos trabalhados no ensino e a dificuldade na abstração, que pode ser justificada nos estudos de Jean Piaget.
(ANDRÉ LUIZ RODRIGUES CHAVES - Alvaro Chrispino) A presente pesquisa trata da utilização, no Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro, da abordagem CTS por meio da técnica da controvérsia controlada. Inicia-se com uma revisão sobre a história das abordagens CTS com o objetivo de compreender os sentidos que lhes vêm sendo atribuídos, em seguida, buscamos entender o “estado da arte” vigente atualmente em nosso país e as suas implicações para um ensino de ciências voltado para a construção de uma aprendizagem significativa. Segue-se um breve estudo sobre o desenvolvimento do conceito de interdisciplinaridade e suas distintas aplicações aos campos da pesquisa científica e educacional. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso por permitir estudar de forma sistematizada um grupo de alunos de quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola privada do Rio de Janeiro, envolvendo 120 alunos e professores de 7 disciplinas diferentes. O estudo constitui-se na construção e aplicação de um manual para a discussão em torno do tema “internacionalização da Amazônia”, seguindo os pressupostos de uma abordagem CTS, por meio da técnica da controvérsia controlada. Um manual anexo contém detalhadamente todas as orientações e materiais necessários para a realização da controvérsia. Além do manual, é apresentada a descrição e a análise do trabalho realizado, bem como, as implicações do uso da controvérsia controlada para a abordagem CTS no Ensino Médio como uma metodologia pedagógica efetiva de realização do processo de incorporação da cultura científica e consequente formação do cidadão.
(HUGO HENRIQUE DE ABREU PINTO - Sérgio Eduardo Silva DuEste trabalho tem como objetivo contribuir para uma maior aproximação entre os currículos tradicionalmente aplicados na disciplina de física de nível médio e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em especial em relação à contextualização e à organização de conteúdos em temas estruturadores. Isso é feito através de uma proposta de ensino de mecânica, utilizando como tema estruturador a “astronomia e astronáutica”. Ao longo do trabalho, são apresentados alguns resultados da aplicação da proposta em uma turma de um colégio estadual. Como produto educacional, desenvolvemos uma hipermídia, com os conteúdos trabalhados em aula, que pode servir como material didático a alunos e suporte a professores. A hipermídia se encontra disponível em www.hugo.pro.br/astronomia.htm. A proposta considera a realidade do ensino noturno da rede estadual do Rio de Janeiro, mas ela pode ser aplicada em outros contextos, com as devidas adaptações. Com isso, esperamos que este trabalho contribua para uma releitura curricular por parte de outros professores de física em diferentes contextos escolares.arte)
(PAULO ROBERTO DO NASCIMENTO - Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso) Este trabalho pretende contribuir para uma educação matemática de qualidade para a pessoa surda, a partir da constatação de que os professores de Matemática não têm sido formados para atuar na educação de surdos. Nesse contexto, recorre-se aos pressupostos da LDB ou Lei 9.394/96, que situa as bases e as diretrizes da educação nacional, tendo em vista que ao discorrer sobre Educação Especial, ou seja, sobre os alunos com necessidades educativas especiais, estabelece que esta modalidade de educação escolar deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, sem que, no entanto, sinalize como deve ser a formação desse professor. Verificou-se que a produção acadêmica, com enfoque na inclusão escolar, ainda é muito baixa em relação aos temas gerais. Há uma defasagem entre o número de trabalhos voltados para a formação do professor de forma geral e a formação do professor de Matemática no contexto da educação do surdo. Por isso optou-se por focar este trabalho na formação do professor de Matemática, desenvolvendo-se um curso de capacitação para professores do ensino regular de forma que possam atuar na educação de surdos, utilizando o bilingüismo nas aulas de Matemática e pressupondo que o sujeito surdo tem como primeira língua a língua de sinais.
(Julio Affonso Carrapito Neto - Sérgio Eduardo Silva Duarte) Neste trabalho são apresentados roteiros para atividades em geometria plana desenvolvida com o apoio de um programa de geometria dinâmica livre e gratuito, denominado Geogebra. São discutidas a metodologia para o desenvolvimento dessas atividades, os resultados da aplicação com alunos da rede pública de ensino e a análise desses resultados. No final são feitas considerações sobre a experiência de realizar este presente trabalho. O objetivo portanto é o de ampliar e contribuir para a discussão da utilização da informática na educação e como ela pode se tornar uma ferramenta para o processo de ensino -aprendizagem de Matemática.
(EDSON DE SOUZA CARNEIRO FIALHO - Samuel Jurkiewicz) Neste trabalho, o autor se propôs verificar a eficácia do uso de um programa de computador – no caso, o GeoGebra – para ensinar Geometria Analítica. O autor aplicou 11 Roteiros de Aprendizagem num laboratório de Informática para duas turmas da terceira série do ensino médio de um colégio público; solicitou aos estudantes que salvassem arquivos com suas produções nos roteiros; e analisou os resultados. Esta dissertação contém a produção esperada para cada roteiro, algumas produções dos estudantes, e a análise dos tipos de erros mais comuns cometidos pelos estudantes, além dos possíveis fatores causadores dos erros.
(CLARICE PARREIRA SENRA - Marco Antonio Barbosa Braga) Investigamos como os alunos aprendem nas células de inovação (grupos de alunos), formadas por estudantes de nível médio, que utilizam os projetos de pesquisa sob uma perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), se essa atividade pode proporcionar nos alunos uma visão menos ingênua da Natureza da Ciência (NdC) e da Natureza da Tecnologia (NdT) e de que maneira este trabalho pode interferir nas decisões relacionadas à Ciência e à Tecnologia. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio do CEFET/RJ, durante encontros semanais realizados em horário extraclasse, sendo o objetivo central das células de inovação resolver um problema técnico-científico concreto. No grupo, foram discutidos alguns temas bastante controversos como: aquecimento global, lixo e energia limpa. A partir dessa discussão, os alunos deveriam propor uma ―solução‖ para a problemática em questão e, dessa forma, eles decidiram pela construção de um aquecedor solar ecológico. O trabalho, além de envolver projetos de pesquisa com um enfoque CTS, desencadeou uma atividade experimental investigativa. Então, a pesquisa iniciou-se com um questionário pré-teste composto tanto de questões relativas aos temas do projeto quanto de questões sobre a Natureza da Ciência e Natureza da Tecnologia, a fim de verificar a percepção dos alunos sobre os temas trabalhados. Os encontros foram mantidos e observados durante oito meses, sendo que, para análise dos mesmos, recorremos à pesquisa etnográfica, para a qual utilizamos filmagens e registro em diário de campo. Assim, no decorrer de todo o processo, analisamos os conhecimentos físicos adquiridos, como os alunos se organizam e que fontes utilizam na busca de conhecimento. Ao fim do projeto, aplicamos o questionário pós-teste, contendo as mesmas questões do pré-teste e, visando enriquecer os dados da pesquisa, ao final fizemos também uma reunião baseada no grupo focal. O projeto permitiu, ainda, o desenvolvimento de uma atividade experimental investigativa, que auxiliou os alunos na ―solução‖ possível para o problema em questão e mostrou-se como uma ferramenta para o aprendizado de conceitos físicos. Durante a atividade experimental, os alunos reconheceram importantes conceitos da NdT e apresentaram discursos bem fundamentados em relação ao seu papel nas decisões de cunho científico e tecnológico. Portanto, consideramos que a proposta de trabalho com as células de inovação é uma alternativa capaz de enriquecer o atual ensino de Física e de proporcionar discussões relevantes para o aprendizado dos alunos de nível médio, incentivando-os à pesquisa e à reflexão de seu papel na sociedade em relação às decisões que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico.
(WELLINGTON TATAGIBA DE CARVALHO - Sérgio Eduardo Silva Duarte) Neste trabalho é apresentada uma ferramenta didática baseada em técnicas dos jogos de Role-Playing Game(RPG) denominada Aventura-Solo. Foi escolhida a matéria de Análise Combinatória do currículo de Matemática para ser fixada nos conhecimentos dos alunos. Foram inseridos também no desenvolvimento do jogo personagens famosos da história da Matemática, a fim de apresentar para os alunos um pouco da vida e da obra de alguns cientistas célebres históricos. Este trabalho mostra a metodologia que foi utilizada, os resultados obtidos com a aplicação dessa Aventura-Solo com alunos da rede pública de ensino e a análise desses resultados. Por fim, são feitas considerações sobre aperfeiçoamentos e resultados da experiência de aplicar tal trabalho com os alunos.
(Évelyn Marcia de Andrade - Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima) A atual legislação educacional tem se desenvolvido fortemente dentro do propósito de incluir pessoas deficientes em um ambiente escolar junto com alunos não deficientes. Ainda que reforçadas cotidianamente, as políticas de inclusão esbarram em dificuldades, tais como salas super lotadas, professores despreparados, escolas não adaptadas, entre outros. Foi pensando em tais dificuldades que esta pesquisa foi desenvolvida. Esse trabalho visa criar alternativas no ensino de física para deficientes visuais. Por se tratar de um conteúdo curricular tradicionalmente embasado no sentido da visão, esta dissertação cria propostas de ensinoaprendizagem baseadas na didática multissensorial, apresentando conceitos e propostas de adaptação de materiais dos conteúdos encontrados nas apostilas desenvolvidas pelo Governo do Estado de São Paulo.
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