Dissertações e produtos - PPECM

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(RICARDO DE OLIVEIRA FREITAS - Marco Antonio Barbosa Braga) A partir de intervenções em quatro escolas, procurou-se investigar quais seriam as dificuldades e obstáculos para a implantação de uma controvérsia sócio-científica em uma escola e quais seriam as diferenças de aprendizado entre escolas vespertinas e escolas noturnas. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela pesquisa-ação participante onde, a partir da reflexão sobre a atividade realizada em 2009, adotaram-se mudanças na pratica ocorrida em 2010. Essas práticas constituíram-se no desenvolvimento de uma controvérsia sócio-científica aplicada nas quatro escolas. Os instrumentos utilizados para a obtenção de dados foram registros escritos na forma de diário, exercícios realizados pelos alunos e gravações em áudio dos debates. Tais dados foram analisados sob a perspectiva do desenvolvimento ou não das competências esperadas para a atividade. Os resultados obtidos indicam, nas concepções dos professores e demais atores da escola, grandes dificuldades e obstáculos que precisam ser superados para que um currículo CTS se torne uma realidade nas escolas. Em relação aos alunos, os resultados mostram que a desmotivação dos mesmos e o maior obstáculo a ser enfrentado nas turmas noturnas, uma desmotivação que, quando não leva os alunos a evasão, os impede de participar de atividades verdadeiramente emancipadoras.
Hudson de Aguiar Silva Mônica of Cassia Vieira Waldhelm, D.Sc.   Abstract of dissertation submitted to Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, as partial fulfillment of the requirements for the degree of Master. This work intends to present a proposal for the teaching of Optics through an educational play grown up with the preoccupation of be adapting to the demands of the new format of the proof of the Enem (National Examination of the Secondary education), with focus in the construction of some competences and judged necessary skills for the Ministry of Education (MEC). We will analyse the results obtained with the play that was applied in three groups of the Secondary education of the public state net of the Rio de Janeiro, and in two groups of the private net. This work describes the whole play, his rules and resources, as well as he presents new means in his use, through an instruction manual available in the electronic address of the CEFET/RJ. Key words: Enem; Educational plays; Teaching of Physics.
(Ana Paula Damato Bemfeito - Deise Miranda Vianna) Apresentamos aqui uma proposta educacional que se constitui em um produto de aplicação para a sala de aula de física do ensino médio. A partir da polêmica que envolve as rádios não legalizadas, denominadas rádios pirata, escolhidas como tema organizador, propõese uma seqüência de etapas voltadas para o ensino de ondas de rádio com ênfase CTS. O grande objetivo é colaborar com a prática de educadores em ciência que desejam dar conta de um ensino que apresente um bom aprofundamento dos conceitos científicos em concomitância com uma visão crítica de ciência e que colabore com uma formação voltada para a ação cidadã. Para tanto, após um panorama dos estudos CTS e das concepções de ciência e sociológicas que sustentam esse campo de pesquisa, apresentamos os pilares metodológicos que fundamentam a proposta: as atividades investigativas e a utilização de controvérsias simuladas em sala de aula. Em seguida, explora-se a adequação do tema organizador para essa linha pedagógica, destacando as diversas dimensões presentes. Por fim, a seqüência de trabalho é apresentada seguida de uma série de orientações e sugestões ao professor. O produto propriamente dito encontra-se no Apêndice, em formato de material para o aluno. Anexamos, também, uma vasta documentação de apoio, alguns vídeos e sugestões de trabalho com filmes e sites.  
(JEFFERSON SANTORO - Mônica de Cassia Vieira WaldComo professor do Curso Normal (formação de professores em nível médio) sempre me inquietou que alguns alunos, apesar de todo o acompanhamento da disciplina de Práticas Pedagógicas, me procurassem para pedir ideias sobre como preparar uma aula diferente (do tradicional) isso fez com que ao longo do tempo fosse introduzindo em minhas aulas algumas atividades diferenciadas, modificando inclusive a minha própria prática em sala de aula. Baseado no relato dos alunos, em nossa vivência de 26 anos de magistério, procurou-se apresentar neste trabalho boa parte dessas atividades diferenciadas (lúdicas) e defender a ideia de que, na falta de uma disciplina específica que aborde o conhecimento das possíveis atividades lúdicas, que trabalhem de forma concreta a matemática, os professores de matemática do Curso Normal revistam sua prática em sala de aula de atividades diferenciadas, com riqueza de recursos e métodos, para que numa homologia de processos, possam os alunos normalistas desenvolverem uma prática mais inovadora, bem diferente daquela que nos foi apresentada em nossa formação (graduação).helm)
(Maria Inês Martins de Toledo - Rafael Barbastefano) Nos meios educacionais, tem sido tomado como consenso geral que as formas geométricas podem servir como modelos elementares para muitos tipos de fenômenos do cotidiano. Partindo-se desse princípio foram criadas atividades para o ensino da Geometria Espacial e, fundamentado na metodologia Estudo de Caso, o objetivo deste trabalho é uma reflexão sobre a aplicação de equipamentos concretos e softwares na aprendizagem de Sólidos de Revolução. Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais, as atividades utilizadas na avaliação, em ambos os casos, têm como pressuposto, adequar o ensino de Sólidos de Revolução aos níveis do desenvolvimento do pensamento de van Hiele, assim como à teoria construtivista direcionada ao ensino e aprendizagem da geometria. Com o uso da informática procurou-se de maneira dinâmica enfatizar o desenvolvimento da visualização, como ferramenta fundamental para uma leitura mais acurada do mundo à nossa volta, e análise das características de regularidade das formas geométricas, de modo a direcionar o aluno a identificar, diferenciar, reconhecer, comparar, as formas relacionadas aos Sólidos de Revolução. Assim, explorando os princípios da realidade virtual, visando uma interatividade com os alunos, disponibilizaram-se através do site pessoal, as páginas com as atividades vinculadas aos sólidos de revolução, utilizando-se da programação em VRML. Na Conclusão, as experiências realizadas em escolas públicas mostram que há chances de que com esta associação, melhores resultados serão obtidos no futuro.
(KARLA MARTINS BEZERRA - Marco Antonio Barbosa Braga) Este trabalho tem como objetivo discutir a maneira como a Física tem sido ensinada ao longo dos anos. Tendo em vista o ensino bastante matematizado dessa disciplina, com ênfase no aprender conteudista, em que pouca - ou nenhuma - reflexão é incetivada, o método científico, procurou-se ressaltar a importância da História e da Filosofia da Ciência no Ensino Médio, além das dificuldades para se realizar tal intento. Para isso, serviu-nos como arcabouço teórico diversos estudos de autores da área e de alguns epistemólogos. Uma vez que a legislação educacional em vigor apresenta novas propostas para o Ensino Médio, analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio fez-se necessário, pois estes podem vir a se constituir como base para a implementação de uma abordagem histórico-filosófica nas salas de aula. Na tentativa de abandonar a forma compartimentalizada em que o ensino se encontra, propomos a interdisciplinaridade por esta apresentar a possibilidade de diálogos entre os saberes. Procuramos, ainda, para fins deste trabalho, criar um diálogo entre Física e Filosofia por intermédio da elaboração e aplicação do texto paradidático “Os Princípios de Conservação”. Tendo nosso estudo se realizado de forma prática em salas de aula do Ensino Médio, antes da aplicação do texto realizamos uma pesquisa com fins de investigar, dentre outras coisas, se os alunos enxergavam algum tipo de relação entre as duas disciplinas propostas. Assim, depois da leitura realizada por parte dos alunos, aplicamos um pós-teste com a intenção de verificar se a leitura do texto fez com que os alunos percebessem essa relação. Por fim, apresentamos nossas conclusões sobre o processo realizado.
(VALERIA GONÇALVES DE CARVALHO - Mônica de Cassia Vieira Waldhelm) O presente estudo visa refletir sobre as dificuldades de implementação de uma prática interdisciplinar nos anos iniciais da Educação Básica e propor a Resolução de Situações-problema Interdisciplinares como estratégia para ser aplicada neste segmento a fim de estimular o professor a se manter em constante movimento pela busca de conhecimento e conduzir um trabalho que possa promover uma aprendizagem integral e significativa. A pesquisa se deu em turmas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na disciplina ―Matemática: Conteúdos e Métodos II‖. Além das turmas do 1º e 2º semestre de 2010, também foram entrevistados 17 professores, através de questionários, da rede pública municipal e privada de São Gonçalo e Niterói, atuantes no 1º segmento do Ensino Fundamental. A pesquisa possibilitou perceber as práticas e refletir sobre como atuar na formação de professores para vislumbrar uma forma de olhar o conhecimento de modo interdisciplinar e contextualizado. As atividades propostas aos alunos do curso de Pedagogia permitiram a autora trabalhar a resolução e elaboração de situações-problema interdisciplinares, envolvendo conteúdos dos diferentes campos de conhecimento e da Matemática. Como produto final foi elaborado um caderno de situações-problema interdisciplinares que foi construído coletivamente no decorrer da pesquisa.
(André Luiz Casali da Silva Guedes - Rafael Garcia Barbastefano) A trigonometria é uma das áreas mais fascinantes da Matemática, compreender satisfatoriamente seus fundamentos é requisito indispensável para o desenvolvimento de uma série de assuntos afins e internos à própria Matemática como também de conteúdos pertinentes a outas ciências. Este trabalho tem por objetivo oferecer uma alternativa diferenciada de se abordar alguns tópicos elementares de trigonometria através da aplicação de roteiros didáticos no laboratório de informática utilizando planilhas eletrônicas do programa Microsoft Excel como instrumento complementar ao processo de ensino e aprendizagem tradicional praticado em sala de aula. Tais roteiros didáticos foram concebidos com o intuito de oferecer ao aluno uma leitura dinamizada dos conceitos estudados em trigonometria através de gráficos animados interativos que consolidem a compreensão dos mesmos, bem como propor ao professor sugestões de como melhor integrar esta proposta à sua prática didática.
(ANA MARIA SANTOS MENEZES - Andréia Guerra de Moraes) Um dos objetivos do Ensino de Ciências é a investigação por parte dos alunos sobre a natureza da Ciência, de modo que os inúmeros limites e possibilidades desse conhecimento possam ser apropriadamente explorados. Compreende-se que uma abordagem históricofilosófica para a Ciência contribui para esse objetivo. Neste sentido, o propósito deste trabalho é o de desenvolver uma análise que privilegia o caminho da Literatura e da História e Filosofia das Ciências para apresentar alguns conceitos da Teoria da Relatividade Geral, para os alunos do Ensino Médio. Para tanto, uma pesquisa qualitativa foi realizada, com a elaboração de textos para se trabalhar a relação Ciência/ Literatura, com um olhar específico para a física.
(ROBERTO SOARES DA CRUZ - Andréia Guerra de Moraes) O presente trabalho apresenta subsídios para se discutir a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, a partir da discussão de uma proposta pedagógica para a inclusão da teoria da Relatividade Restrita para o 9º ano do ensino fundamental. O trabalho concretizou-se com a construção e aplicação de textos sobre a evolução do conceito de movimento, onde a História da Ciência foi o eixo condutor. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, e a teoria da aprendizagem significativa critica, apresentada por Marco Antonio Moreira, serviram de fundamentação teórica, e nos auxiliaram tanto na elaboração dos textos quanto na aplicação do produto. Além da curiosidade e interesse despertados, a escolha da abordagem histórica, como condutora das discussões sobre FMC, proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir sobre a ciência como parte do desenvolvimento humano.
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