Dissertações e produtos - PPCTE

DocumentosData de inclusão

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]
FERNANDA COSTA DA CRUZ DE PONTES / Orientador: Alvaro Chrispino Desde sua gênese na década de 1960 até a atualidade o campo de estudos ciência, tecnologia e sociedade (CTS) vem se desenvolvendo e contribuindo em várias vertentes de importância. Uma dessas vertentes é a educação, na qual o ensino CTS ganha espaço em pu CTS; dilemas morais; sistema de ordens; ensino.
THIAGO TAVARES DA COSTA     /    Orientador: José Claudio de Oliveira Reis                               Resumo: Neste trabalho é construído o estudo do discurso presente em determinadas obras que fazem uso da linguagem científica apropriada em outras áreas de conhecimento. O termo em questão é a palavra “quântico”, visto a grande demanda comercial que tais obras possuem. Para avaliar a coerência do uso, e a imagem de ciência trazida por essas obras, será utilizada a construção histórica e filosófica da Mecânica Quântica, a fim de apresentar ao leitor que a presença de um discurso científico apropriado pode sofrer contraposições frente a uma compreensão filosófica do mesmo, processo conhecido como “demarcação”. Os livros avaliados serão: “O Tao da Física”, de Fritjof Capra, e “O Ser Quântico”, de Danah Zohar. Os dois livros possuem um grande número de edições, deixando claro que são livros de grande procura popular.  
MAYER LUCÍA SÁNCHEZ BENÍTEZ   /   Orientador: Marco Antonio Barbosa Braga                             Resumo: A presente dissertação tem como objetivo a abordagem das dinâmicas sociais dos professores de ciências que usam a História e Filosofia das Ciências dentro do ensino, no contexto contemporâneo dos países da América Latina. A fim de contribuir à compreensão de suas conexões sociais profissionais, sua articulação com o sistema de pesquisa e o reconhecimento de padrões do seu comportamento dentro da área. Por este motivo e de acordo com a natureza do estudo, a pesquisa encontra-se inserida dentro da abordagem mista que ao mesmo tempo responde ao interesse de entender o desenvolvimento da História e Filosofia da Ciência no ensino e a implementação da cienciometria e o estudo de redes para a análise de redes sociais, utilizando o programa informático Pajek. Permitindo através dos registros digitais, realizar a análise de aproximadamente o 10% de 1531 publicações filtradas por palavras-chave dentro de um período de tempo entre 1983-2014. Onde os resultados fizeram possível uma análise detalhada sobre a dinâmica social e uma aproximação a quem são os mais citados entre seus pares; observando uma possível formação predominante de grupos isolados de relacionamento entre os atores analisados. Deixando em aberto o convite a pesquisas futuras, pensar em propostas que potencializem o trabalho coletivo, facilitem a formação de novas conexões sociais e o fluxo do conhecimento entre os professores. Na busca do fortalecimento do perfil latino-americano dentro da área da História e Filosofia da Ciência no ensino.
DARATILDE BATISTA SANTANA / Orientador: Alvaro Chrispino Considerada uma área recente com um enfoque plural, interdisciplinar, CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) fundamenta-se em conceitos que destacam as relações sociais que envolvem essa tríade. Diante disso, a reflexão em torno da Sociologia da Ciência (S Ensino CTS, Sociologia da Ciência, Redes Sociais.
MARY ANNE MARQUES DA SILVA / Orientador: Andréia Guerra de Moraes A presente pesquisa buscou analisar como um recorte histórico que recai sobre o final do século XIX e início do século XX, baseado na controvérsia mendeliano-biometricista e explorado a partir de aspectos da História Cultural da Ciência, pode contribuir e História Cultural da Ciência; História da Ciência; Controvérsia Mendeliano-biometricista.
MARILYN ANDERSON ALVES BONFIM   /   Orientador: Alvaro Chrispino                                     Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar à luz dos pressupostos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e estabelecendo relações entre os objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica e a ideia de transmissão de poder social ligada à Divulgação Científica a visão dos alunos do Ensino Fundamental sobre Ciência e Tecnologia e a contribuição da Semana Nacional de Cência e Tecnologia para a elaboração desta visão. A pesquisa é de cunho qualitativo e classificada como estudo de caso, a estratégia metodológica combinou o mapeamento das fontes de comunicação sobre os temas com os alunos e a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores de ciências. A descrição e análise dos dados mostram, de forma geral, que a visão de Ciência dos alunos está fortemente relacionada aos conteúdos programáticos da disciplina de ciências, enquanto que a visão de Tecnologia está fortemente relacionada aos artefatos tecnológicos, também foi possível identificar que os alunos percebem que há relação entre Ciência e Tecnologia, geralmente apresentada como uma relação de dependência.A pesquisa também mostrou que a principal fonte de comunicação sobre Ciência para os alunos é a disciplina de ciências/professores de ciências, apontando a Escola como a principal comunidade discursiva, seguida da Internet, Televisão e Família/Casa. Diferentemente do tema Ciência, o tema Tecnologia teve como principal fonte de comunicação a Família, seguida da Escola e Televisão. A ideia de naturalização, especialmente em relação à Tecnologia, aparece com ênfase e repetidamente na fala dos alunos. A análise dos dados dos professores mostrou que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta contribuições para a visão de Ciência e Tecnologia e desperta interesse nos alunos pelas áreas envolvidas.
Daniele Blanco Cavalcanti   /  Orientador: Jorge Luiz Silva de Lemos   Este estudo de caso consistiu na aplicação de uma Unidade Didática, norteada pela Educação Ambiental para a Sustentabilidade e pelo enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, utilizando a dengue como contexto. Participaram desta pesquisa, 3 turmas do 2o ano do Ensino Médio, no turno da manhã, com alunos entre 16 e 18 anos de idade, em uma escola pública na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. A mesma foi desenvolvida no 1o semestre de 2011. Aplicamos 5 atividades ao longo de 6 meses, que resultaram em documentos produzidos pelos educandos, e estes foram tratados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo Temática . A categorização dos dados, inicialmente buscou estabelecer a organização dos dados em bruto, para determiná-la tomamos por base a generalidade dos textos produzidos, que passaram por um recenseamento, segundo a frequência da presença de certos itens. Procuramos levantar as percepções socioambientais, melhorar a visão das interações CTSA, e aproximar o conteúdo propedêutico da realidade dos educandos. A visão redentora da ciência predominou. Em relação a dengue, notamos que muitos possuem fragilidades conceituais, porém já refletem sobre atitudes preventivas. Em relação à sustentabilidade, observamos que os mesmos ampliaram as percepções referentes à problemática ambiental, iniciando um processo de questionamento, acrescentando maior criticidade em relação ao tema no decorrer da Unidade Didática. Palavras-chave: CTSA; Sustentabilidade ; Dengue.  
BARBARA DOUKAY CAMPANINI / Orientador: Marcelo Borges Rocha A formação científica encontra-se inserida em um consenso entre as relações sociais da ciência e tecnologia onde o indivíduo alfabetizado cientificamente seja capaz de refletir criticamente sobre o contexto ao qual está inserido. Dessa forma, a Divulgação Ensino de Ciências; Divulgação Científica; Histórias em Quadrinhos.
REGINA HELENA GRECO TORRES   /   Orientador: Marcelo Borges Rocha                                   Resumo: A sociedade vem sofrendo muitas mudanças que vão deixando frutos decorrentes destas alterações. Um dos frutos observados atualmente é o aumento e acúmulo de resíduos no ambiente que gera preocupação. A sociedade precisa de cidadãos  comprometidos com o meio ambiente. Uma Educação Ambiental que tem como finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o melhor entendimento da realidade e uma atuação mais lúcida e responsável de atores sociais individuais e coletivos no ambiente se torna imprescindível. As instituições de ensino superior assumem uma função fundamental na formação de profissionais competentes e comprometidos com a sociedade e o meio ambiente. Além do ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades traz uma nova perspectiva na busca de soluções para problemas sociais. Neste contexto, o trabalho tem como objetivo analisar como os estudantes dos cursos de graduação do CEFET/RJ (Campus Maracanã) percebem as questões relacionadas ao meio ambiente, mais especificamente na gestão de resíduos sólidos e o papel da Educação Ambiental em suas práticas. Para tanto foi realizado  um estudo qualitativo destas percepções com a aplicação de questionários aos alunos concluintes dos 10 cursos superiores da instituição. Após a aplicação do questionário foi feita uma análise do conteúdo, categorizando as respostas e posteriormente foi realizado um tratamento estatístico destes dados. No questionário, foi investigado o perfil social dos alunos e sua compreensão quanto aos termos relacionados a resíduos sólidos, a concepção quanto à responsabilidade na geração, destino e tratamento destes resíduos, a importância dada ao processo de reciclagem e suas atitudes relacionadas a este processo e a necessidade da Educação Ambiental no ensino superior. Pela análise pode se verificar que apesar da maior parte dos alunos apresentar  preocupação com a questão ambiental, são poucos os que demonstram isto por meio de ações ou conhecimento de termos relacionados ao assunto. A Educação Ambiental também é vista como fundamental  mas  nem sempre nos cursos superiores. Conclui-se que um trabalho mais efetivo pode ser realizado na área de resíduos sólidos e que mais projetos ou ações mais diretas em Educação Ambiental devem  ser desenvolvidas.  Espera-se que estes dados possam servir de base para futuras ações em termos uma melhor gestão de resíduos e  maior desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino superior.
(PEDRO HENRIQUE RIBEIRO DE SOUZA - Marcelo Borges Rocha) Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma artigos de Divulgação Científica, abordam a Sistemática Filogenética em seus textos. Vista como a popularização da ciência para um público não especialista, a Divulgação Científica é desenvolvida pelos cientistas para disseminar seus trabalhos. No presente, inúmeras são as atividades de Divulgação Científica, em meios como jornais, revistas, televisão e internet. Em tempos de valorização do Ensino de Ciências que possibilite a Alfabetização Científica e Tecnológica dos alunos, a Divulgação Científica é utilizada em atividades pedagógicas para contextualizar os conteúdos trabalhados, relacionando-os com o cotidiano do aluno. A Sistemática Filogenética consiste em um método rigoroso para a construção de filogenias e a classificação dos seres vivos a partir de suas relações de parentesco. Apesar de ser considerado um paradigma na classificação biológica, a Sistemática Filogenética é rara no Ensino de Biologia. Neste trabalho, foram selecionados 15 artigos da versão on line da Revista Scientific American Brasil, encontrados por palavras-chave relacionadas à temática analisada. Utilizou-se a Análise de Conteúdo para investigar de que forma os artigos abordam a Sistemática Filogenética. Como resultados, a maioria dos artigos trata a temática superficialmente, sem citar diretamente os conceitos, porém trazendo explicações claras e com poucos erros conceituais. As analogias e metáforas foram identificadas como recursos para elucidar determinados conceitos científicos. As imagens encontradas foram analisadas na sua relação com o texto, mostrando de forma didática elementos da Sistemática Filogenética. Os artigos trazem visões da natureza do trabalho científico enquanto humano, dinâmico e falível. Por fim, é feita uma discussão acerca das potencialidades didáticas dos artigos, mostrando que a participação do professor é importante para trabalhar estes textos em sala de aula de forma adequada.
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL