CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

 

EDITAIS 2016

icon Edital COLAT 01 2016 - Ensino de Línguas Adicionais - Maracanã

icon Edital COLAT 02 2016 - Relações Étnico-Raciais e Educação - Maracanã

 

EDITAIS 2015

 

CURSO EM TURISMO SUSTENTÁVEL

icon Edital Colat 06/2015 - Turismo Sustentável - Nova Friburgo

Prazo de inscrição para o Edital Colat 06/2015 prorrogado! Confira as alterações no cronograma:

icon Cronograma Edital Colat 06/2105 Alterado

icon Relação de Candidatos com Inscrição Homologada - Edital Colat 06/2015 - Nova Friburgo

icon Relação de Candidatos com Documentação Validada - Edital Colat 06/2015 - Nova Friburgo

icon Resultado Parcial da Prova Escrita - Edital Colat 06/2015 - Nova Friburgo

icon Resultado Final da Prova Escrita - Edital Colat 06/2015 - Nova Friburgo

icon Cronograma para a Etapa de Arguição Oral - Edital Colat 06/2015 - Nova Friburgo

icon Resultado Parcial da Arguição Oral e da Análise de Currículo - Edital Colat 06/2015 - Nova Friburgo

icon Resultado Final do Processo Seletivo - Edital Colat 06/2015 - Nova Friburgo


CURSO TEMAS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO E ENSINO

icon Edital Colat 03/2015 - Educação e Ensino - Valença

icon Candidatos com Inscrição Homologada - Valença

icon Edital Colat 03/2015 - Candidatos com Documentação Validada - Valença

icon Resultado Parcial da Prova Escrita Edital Colat 03/2015 - Valença

icon Resultado Final da Prova Escrita Edital Colat 03/2015 - Valença

icon Cronograma para as Etapas de Arguição Oral e Análise de Currículo - Valença

Estendido o prazo da Etapa de Recurso, até as 20:00 horas do dia 21/09/2015, em função da necessidade ​de ​republicação deste Resultado Parcial Retificado:

icon Resultado Parcial da Análise de Currículo e Arguição Oral Retificado - Edital Colat 03/2015 - Valença

icon Resultado Final Edital Colat 03/2015 - Valença

Convocação para a Matrícula de Reclassificados Valença:

icon Resultado Reclassificação Edital Colat 03/2015 - Valença

icon Encerramento do Edital Colat  03/2015 - Valença


 

CURSO MATEMÁTICA COMPUTACIONAL APLICADA

icon Edital Colat 04/2015 - Matemática Computacional - Petrópolis

icon Edital Colat 04/2015 - Candidatos com Inscrição Homologada - Petrópolis

icon Edital Colat 04/2015 - Candidatos com Documentação Validada - Petrópolis

icon Resultado Parcial Edital Colat 04/2015 - Petrópolis

icon Resultado Final Edital Colat Nº 04/2015 - Petrópolis


 

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA ÊNFASE EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

icon Edital Colat 01/2015 - Curso Engenharia Mecânica - Angra

icon Horário Semanal - Curso Engenharia Mecânica - Angra

icon Candidatos com inscrição homologada - Angra

icon Homologados para Arguição Oral - Angra

icon Resultado Parcial - Angra

icon Resultado Final Edital 01 de 2015 - Angra

icon Encerramento do Edital COLAT Nº 01 de 2015 - Angra


CURSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO

icon Edital Colat 05/15 - Modelagem Matemática na Educação - Nova Friburgo

icon ERRATA - Edital Colat 05/15 - Modelagem Matemática na Educação - Nova Friburgo

- ATENÇÃO - Prazo de inscrição para o Edital Colat 05/2015 prorrogado para o dia 23/11/2015!

icon Candidatos com Inscrição Homologada Edital Colat 05/2015 - Nova Friburgo

icon Candidatos com Documentação Validada Edital Colat 05/2015 - Nova Friburgo

icon Resultado Parcial da Prova Escrita - Edital Colat 05/2015 - Nova Friburgo

icon Resultado Final da Prova Escrita - Edital Colat 05/2015 - Nova Friburgo

icon Resultado Parcial da Arguição Oral e da Análise de Currículo - Edital Colat 05/2015 - Nova Friburgo

icon Resultado Final do Processo Seletivo - Edital Colat 05/2015 - Nova Friburgo

icon Encerramento do Edital Colat  05/2015 - Nova Friburgo

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icon Edital Colat 02/2015 - Modelagem Matemática na Educação - Nova Friburgo

icon Ementário - Modelagem Matemática na Educação - Nova Friburgo

icon Candidatos com Inscrição Homologada - Nova Friburgo

icon Encerramento do Edital COLAT Nº 02 de 2015 - Nova Friburgo


 

EDITAIS ANTERIORES


CURSO DE ENSINO DE FILOSOFIA COM ÊNFASE NA PRÁTICA DOCENTE - 2014

Reclassificados - 2014

Resultado final - 2014

Edital Ensino de Filosofia - 2014

 


CURSO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 2013

Resultado final - 2013

Edital - Ensino de Línguas Estrangeiras - 2013

 


Educação e Contemporaneidade (Campus Nova Friburgo)

O curso de Especialização em "Educação e Contemporaneidade" pretende possibilitar a qualificação e atualização do profissional da área da Educação, enquanto sujeito propositor e mediador de conhecimentos. Para isso, viabiliza a obtenção de novos conceitos e experiências para o aprimoramento do conhecimento acerca da relação entre as práticas educativas e a contemporaneidade, de forma a desenvolver a relação entre a reflexão teórica e a atividade docente.

São nossos principais objetivos: a) especializar recursos humanos na área da Educação; b) possibilitar a expressão e a fruição de conhecimentos produzidos nas diferentes ciências humanas; c) propor procedimentos que facilitem o diálogo interdisciplinar; d) aprofundar as reflexões sobre a contemporaneidade e sua relação com as prátivas de educação; e) desenvolver habilidades referentes aos processos de pesquisa.

O curso é totalmente gratuito e oferece 25 vagas.

Documentos

Edital_ Educação e Contemporaneidade

Ementas - Curso de Educação e Contemporaneidade



Trabalho, Tecnologia e Educação

A transição para o século XXI vem marcada por profundas mudanças nas relações sociais, políticas e econômicas. Inserido nesse processo, o tripé trabalho, tecnologia e educação é apontado, pelas mais diferentes correntes do pensamento, como instrumento de competitividade dos países em geral e componente essencial para os países emergentes alcançarem o desenvolvimento sustentável, propiciando a formação de aspectos sócio-econômicos vitais para o embate contra as mazelas sociais que marcam essas sociedades.

Neste contexto, o trabalho de profissionais da educação não pode ser desvinculado da realidade social e, por conseguinte, da relação ensino e pesquisa. A questão da formação do pessoal docente e de setores afins está posta no centro das políticas educativas e de ciência e tecnologia, quer em âmbito nacional - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Programas do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) -, quer em nível supranacional - orientações de organismos como a UNESCO, OCDE, FMI e Banco Mundial.

É com o olhar voltado para essas questões que se delineia o presente Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Trabalho, Tecnologia e Educação. Estruturado em 9 módulos, com duração total de 360 horas, o curso pretende contribuir na formação e no aperfeiçoamento de profissionais mais qualificados para atuar no campo da pesquisa, do magistério ou de ações correlatas em instâncias de relevância sócia como sindicatos e organismos da sociedade civil, no tratamento dessa relevante temática para o crescimento econômico e social do nosso país, que é o eixo trabalho, tecnologia e educação.

Documentos

Atenção: o exame de seleção acontecerá no dia 06/06/2011, às 18h, nas dependências do CEFET/RJ, sala E-511, no 5º andar do bloco E. Av. Maracanã 229 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ.

Aditamento ao Edital Nº 5_2011

EDITAL2011 Trabalho, Tecnologia e Educação

EMENTAS E CORPO DOCENTE

 


Educação Tecnológica (Universidade Aberta do Brasil)

O CEFET/RJ oferece o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Educação Tecnológica, na modalidade de Educação a Distância, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB.


Relações Etnicorraciais e Educação: Uma Proposta de (RE) Construção do Imaginário Social

Implantado em 2009, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Etnicorraciais e Educação: uma Proposta de (Re)Construção do Imaginário Social nasceu em decorrência de reflexões de educadores do CEFET/RJ, a respeito da aplicação da Lei 10.639/03 - que institui a inclusão obrigatória, no currículo oficial da Rede de Ensino, da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" - e dos dispositivos expressos no Parecer do CNE/CP 10/03/2004, bem como na Resolução 01/03 - que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Pautando-se na orientação posta no Artigo 26-A, Parágrados Primeiro e Segundo, da referida Lei, para que o conteúdo programático dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio contemple o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, com fins de resgatar a participação do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, especialmente nas áreas da Educação Artística, dos Estudos da Linguagem, de Geografia, de Literatura e História Brasileiras, o CEFET/RJ concebeu este curso, que se apresenta, desde então, como um fórum permanente e solidário de discussão multidisciplinar para a valorização do papel positivo de nossa ascendência de origem africana e o desenvolvimento de propostas pedagógicas que promovam a igualdade pelo respeito à diversidade etnicorracial e cultural brasileira e permitam a construção de uma sociedade justa e democrática.

Público alvo

Docentes, psicólogos, orientadores educacionais, administradores e demais profissionais habilitados para atuarem na Educação Básica, bem como profissionais de áreas afins, portadores de diploma de curso superior completo compatível com a área de atuação e reconhecido órgão competente.

Coordenação

Profa. Dra.Fatima Maria de Oliveira-

Documentos

Edital Pós Etnicorraciais Complementar 2011

Edital 2011 - Relações Etnicorraciais

Edital 2011 - Relações Etnicorraciais - Modelo de Curriculum Vitae

Edital 2011 - Relações Etnicorraciais - Diretrizes Curriculares Nacionais

Edital 2011 - Relações Etnicorraciais - Plano Nacional

 


Letramento(s) e Práticas Educacionais

O curso de Especialização em Letramento(s) e Práticas Educacionais atende à centralidade ainda pouco explorada do conceito de Letramento na proposta pedagógica dos PCNLP (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Portuguesa) e em áreas acadêmicas de vanguarda tais como a Pedagogia Crítica e os Estudos do Discurso. O curso busca promover capacitação profissional para educadores de diferentes áreas de conhecimento, visando à formação crítica de profissionais e cidadãos atuantes e conscientes da complexidade das interações sociais que marcam a vida contemporânea e, particularmente, dos significados que a leitura e a escrita assumem nesse contexto. A abordagem é multidisciplinar e o corpo docente é constituído de professores doutores e mestres em Letras e outras áreas de conhecimento. O curso é totalmente gratuito.

A realização do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Letramento(s) e Práticas Educacionais se justifica por diversos motivos, dos quais podemos destacar: a) carência de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu acessíveis a profissionais da área da Educação e de Letras com baixo poder aquisitivo; b) ausência de cursos de Especialização gratuitos especificamente voltados para o tema do(s) Letramento(s) no Estado do Rio de Janeiro; c) necessidade de repensar as práticas educativas nos níveis Fundamental e Médio, tendo em vista a necessidade de se formar alunos discursivamente competentes para atuar em um mundo cada vez mais heterogêneo e multimodal.

Objetivo geral

Promover capacitação profissional gratuita para educadores de diferentes áreas de conhecimento, visando à formação crítica de profissionais e cidadãoes atuantes e conscientes da complexidade das interações sociais que marcam a vida contemporânea e, particularmente, dos significados que a leitura e a escrita assumem nesse contexto.

Objetivos específicos

a) Reconhecer a língua como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística para fins específicos de interação social, e o seu domínio como condição de possibilidade de plena participação social; b) caracterizar a escola como espaço institucional capaz de (re)construir, em suas práticas pedagógicas, as múltiplas situações de interação que habitam a vida social, bem como sua função e responsabilidade de garantir a todos os saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania; c) repensar criticamente o papel do profesor e de sua prática na perspectiva teórico-metodológica que compõe os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que tange ao tratamento da leitura e da escrita; d) atualizar o conceito de Letramento(s) ampliando seu escopo em função das novas demandas e recursos tecnológicos cada vez mais presentes nas práticas interativas do mundo contemporâneo; e) promover a formação continuada e especializar professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica para atuarem no sistema educacional brasileiro em acordo com o que dispõem os PCNLP; e) elaborar propostas pedagógicas de intervenção, através da construção de projetos aplicáveis e replicáveis na rede de ensino em suas mais diversas instâncias.

Público alvo

Profissionais portadores de diploma de Curso Superior completo (Bacharelado ou Licenciatura) em Letras, Pedagogia e demais licenciaturas.

Coordenação

Profa. Ms. Liana Biar

Profa. Ms. Talita de Oliveira

Documentos

Edital Complementar 2011_Letramento(s)

Edital 2011 - Letramento(s) e Práticas Educacionais

Edital 2011 - Letramento(s) e Práticas Educacionais - Modelo de CV

Edital 2011 - Letramento(s) e Práticas Educacionais - Ementas

 


Ensino de Línguas Estrangeiras (ênfase em Língua Inglesa e Espanhola)

O curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras é gratuito e visa possibilitar a qualificação e atualização do profissional da área de Letras como sujeito propositor e mediador de conhecimentos de Língua, Cultura e Literatura pensador de forma interdisciplinar. O curso pretende, ainda, viabilizar a obtenção de novos conceitos e experiências para o aprimoramento do conhecimento dessas disciplinas em si, bem como nos aspectos gerais e específicos envolvidos em suas aplicações, de forma a desenvolver a relação entre a reflexão teórica e a prática docente. Ao ofertar este curso de Pós-Graduação Lato Sensu, a Coordenação de Línguas Estrangeiras da Unidade Maracanã tem como objetivo principal divulgar e propagar as experiências teóricas e práticas advindas da vivência de seus docentes no ensino de idiomas em diferentes contextos e níveis de atuação.

A realização do curso se justifica por diversos motivos, dos quais podemos destacar: a) carência de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu acessíveis a profissionais da Educação e de Letras com baixo poder aquisitivo; b) ausência de cursos de Especialização gratuitos na área de Ensino de Línguas Estrangeiras, principalmente na capital do Estado do Rio de Janeiro, que proporcionem a formação continuada de docentes e graduados atuantes na área de Letras; c) necessidade de elevar o nível da Educação Infantil, Fundamental e Média no tocante ao ensino de idiomas.

Objetivos específicos

a) Especializar recursos humanos na área de Letras; b) desenvolver a relação entre a reflexão teórica e a prática docente; c) desenvolver trabalhos acadêmicos e elaborar projetos de pesquisa; d) disponibilizar conhecimento aprofundado nas áreas abrangidas pelo curso com o intuito de complementar a formação acadêmica dos participantes; e) difundir conhecimentos teóricos e práticos, visando à melhoria da prática educacional através do desenvolvimento pedagógico daqueles que atuam ou pretendem atuar na área; f) oferecer aos participantes a oportunidade de contato com pesquisas recentes na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; g) proporcionar o desenvolvimento da visão crítica dos participantes a respeito do ensino de Línguas Estrangeiras em diferentes contextos e níveis; h) fomentar o desenvolvimento de investigações científicas e a produção acadêmica buscando incentivar a participação dos discentes em programas de Pós-Graduação Strictu Sensu.

Público alvo

Profissionais portadores de diploma de Curso Superior completo (Bacharelado ou Licenciatura) em Letras, Linguística, Tradução ou Secretariado Executivo, preferencialmente, ou demais profissionais da área de Educação que tenham interesse em aprofundar seus estudos na área de ensino de línguas estrangeiras.

Coordenação

Prof. Dr. Antonio Ferreira

Documentos

Edital Complementar - Línguas Estrangeiras 2011

Edital 2011 - Ensino de Línguas Estrangeiras

Ensino de Línguas Estrangeiras - Modelo de CV

Ensino de Línguas Estrangeiras - Ementas

 


Novas Tecnologias Aplicadas ao Estudo de Biossistemas

Curso a ser realizado na UnED de Nova Friburgo - As inscrições serão feitas na secretaria do CEFET/RJ Uned Nova Friburgo, no período de 26/01/2009 a 12/02/2009, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

icon Estrutura Curricular Curso pós Lato NTAEB

Programa de aula

 


Cultura(s) na América Latina: por uma Educação do Olhar

Curso a ser realizado na UnED de Nova Friburgo - As inscrições serão feitas na secretaria do CEFET/RJ Uned Nova Friburgo, no período de 16/02/2009 a 06/03/2009, de segunda-feira a sexta-feira, de 13h às 19h.

Disciplina e Professores

MODELO DE CURRICULUM VITAE - CULTURA




Gestão Patrimonial e Ambiental em Turismo

Curso a ser realizado na UnED de Nova Friburgo - As inscrições serão feitas na secretaria do CEFET/RJ Uned Nova Friburgo, no período de 15/06/2009 a 26/06/2009, de segunda-feira a sexta-feira, de 15h às 19h.

MODELO DE CURRICULUM VITAE - Curso de GPAT

Disciplinas e Docente - Curso de GPAT