Área de concentração:

  • Tecnologia e Desenvolvimento de Materiais

 

Pesquisa e desenvolvimento de materiais, assim como processos de produção e suas aplicações, enfocando caracterizações das propriedades físicas, mecânicas e microestruturais, das matérias primas ao produto final acabado.

Linhas de Pesquisa:

  • Estrutura e propriedades dos materiais

 

Desenvolvimento de estudos relacionados à estrutura e às propriedades físicas, químicas e biológicas dos diversos tipos de materiais. Caracterização microestrutural e mecânica. Estudos da correlação entre parâmetros de processamento e características dos metais e ligas obtidas por diversos tipos de processos de fabricação. Estudo sobre novos materiais compósitos e aplicações de materiais já existentes. Estudos relacionados com a ação do ciclo térmico sobre as propriedades de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos.

  • Tecnologia de materiais

 

Desenvolvimento de estudos relacionados aos materiais e suas diversas aplicações. Influência das propriedades físicas e mecânicas dos materiais no desempenho de dispositivos e estruturas por eles compostos. Desenvolvimento de tecnologia para o uso de novos materiais, assim como exploração de novas aplicações para materiais já existentes. Essa linha de pesquisa visa ainda contribuir com o aperfeiçoamento de métodos de fabricação como: soldagem, colagem, deposição de filmes finos, etc...