LINHAS DE PESQUISA

 

Novas Tecnologias aplicadas ao Ensino de Matemática

  • Linha voltada para o desenvolvimento e avaliação tanto de softwares como de ferramentas de baixo custo no ensino da matemática.

Novas tecnologia Aplicadas ao Ensino de Física

  • Linha voltada para o desenvolvimento e avaliação da implantação de novas tecnologias laboratoriais, compreendendo tanto aquelas que utilizam de softwares e ferramentas de comunicação-informação, como as de baixo custo de montagem utilizando materiais de sucata.

PROJETOS DE PESQUISA

Projetos 1 - Aplicação do uso do conceito de usabilidade de uma interface gráfica à construção de uma interface ótima para um programa educativo.

Pesquisa e desenvolve o uso do conceito de usabilidade junto com as idéias oriundas das modernas teorias de aprendizagem para construir uma interface gráfica ótima para um programa educativo.

Projetos 2 - Anima Física e Matemática

  • pesquisa, desenvolve e avalia projetos que relacionem o uso de materiais de baixo custo associados a simulações para o estudo de diferentes fenômenos físicos.


Projeto 3 - História e Filosofia da Ciência aplicadas ao Ensino

  • Pretende-se  investigar o impacto de novos conteúdos no currículo escolar com ênfase na natureza da ciência. Nessa linha a construção do conhecimento é percebida como um processo dinâmico e amplo onde interagem diversos saberes. Desenvolve-se a produção de materiais didáticos para alunos e professores..

Projeto 4- O uso de Imagens no Ensino de Ciências

  • Linha de pesquisa que investiga a leitura e o uso de imagens no Ensino de Ciências, na perspectiva de construir e avaliar objetos educacionais que explorem a relação entre imagem e texto verbal.

Projeto 5-  Abordagem CTS na Educação:

Entende-se como CTS uma abordagem interdisciplinar dedicada a análise dec suas relações. Busca-se a reflexão e crítica sobre os impactos da C&T sobre a sociedade e sobre a participação da sociedade nas decisões de C&T, através do desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos destinados á Educação Básica.

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Projeto 6 -Crenças e atitudes de professores e alunos sobre CTS:

Pesquisar crenças e atitudes de professores e alunos sobre CTS e natureza da ciência. O grupo integra o PIEARCTS (Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Socie-dad), uma rede de pesquisa cooperativa iberoamericana formada por Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai, por meio do apoio de recursos recebidos do CNPq, Edital MCT/CNPq, Proc n.º 475607/2007-4 e Edital MCT/CNPq proc. 475027/2010

Projeto 7 -Ensino de Ciências para portadores de necessidades especiais

O projeto se caracteriza pela abordagem qualitativa no desenvolvimento e avaliação teórico e experiemental de materiais adequados a alunos da educação básica portadores de necessidade especiais. O projeto produziu um material de Equacionamento Tátil em Braille que está incluído em possível materiais passíveis de patenteamento. Esse processo visaria apenas proteger o material de exploração comercial, já que vem sendo disponibilizado às escolas.

Projeto 8 - Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, Tecnologia e Sociedade

O Projeto PIEARCTS (Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad), uma rede de pesquisa iberoamericana (Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai) que busca estudar a concepção de estudantes e professores sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. a primeira fase do projeto foi encerrada em 2009, mas terá continuidade através de outras fontes de financiamento na Espanha e (possivelmente) também no Brasil. Os resultados colhidos nas investigações auxiliam a construçaõ de materiais didáticos destinados á educaçaõ básica que tenham o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade