ESTRUTURA CURRICULAR E REGIME ACADÊMICO

O PPECM é composto de um elenco de disciplinas obrigatórias e eletivas. A distribuição dessas disciplinas no currículo do curso é apresentada nos quadros a seguir:

Núcleo Comum (OBRIGATÓRIAS)

INT-3501

História da Ciência

3 créditos

INT-3502

Informática no Ensino de Física e Matemática

3 créditos


Políticas Públicas em Educação

3 créditos

MET-3503

Teorias de Aprendizagem

3 créditos

Eletivas da área de concentração em Ensino de Física

PEX-3501

Desenvolvimento de Experimentos I

3 créditos


Desenvolvimento de Experimentos II

3 créditos


Desenvolvimento de Experimentos III (Física Moderna)

3 créditos

FIS-3507

Epistemologia da Física

3 créditos

FIS-3504

Filosofia da Ciência

3 créditos

FIS-3501

Física Moderna

3 créditos


Informática no Ensino de Física

3 créditos

MET-3501



 

Metodologia do Ensino da Física



 

Física: análise matemática x análise fenomenológica

3 créditos

 


 

3 créditos

Eletivas da área de concentração em Ensino de Matemática

MAT-3504

Cálculo e Análise com MAPLE

3 créditos

MAT-3505

Geometria com MAPLE

3 créditos


Informática no Ensino de Matemática

3 créditos

MAT-3502

Matemática aplicada à Biologia

3 créditos

MET-3502

Metodologia do Ensino da Matemática

3 créditos

MAT-3501

Probabilidade e Estatística

3 créditos

MAT-3503

Álgebra e Operações de Simetria com MAPLE

3 créditos

Eletivas Gerais

GER-3502

Planejamento e Desenvolvimento de Currículos para o Ensino de Ciências e Matemática

3 créditos

INT-3504

Modelos Matemáticos em Ciências

3 créditos

GER-3501

Introdução aos Estudos de CTS

3 créditos

 

A duração mínima para realização do curso é de 18 (dezoito) meses, e a máxima de 30 (trinta) meses. O curso está dividido em 4 (quatro) etapas fundamentais, a saber: a obtenção de créditos, a defesa do projeto de pesquisa, o desenvolvimento da pesquisa e a defesa da dissertação.

Obtenção de Créditos

É exigido do futuro mestre a integralização de, no mínimo, 27 (vinte e sete) créditos, sendo 12 (doze) pertencentes ao Núcleo de disciplinas Obrigatórias e 15 (quinze) do conjunto de disciplinas Eletivas. O aluno poderá aproveitar disciplinas já cursadas em Programas do CEFET/RJ e de outras Instituições que sejam reconhecidos e recomendados pela CAPES, mediante a aprovação do Coordenador do Programa e do Professor Orientador. O aproveitamento de disciplinas cursadas em outros Programas está limitado a um número máximo de créditos igual a 1/3 do número total de créditos previstos pelo PPECM.

Desenvolvimento da Pesquisa/produto educacional

A toda dissertação do PPECM está vinculada um produto educacional. O desenvolvimento e aplicação do produto educacional está vinculada a uma pesquisa, cujo problema trazido pelo aluno do mestrado e  oriundo da realidade escolar em que se insere. Sempre sob a supervisão de um Orientador do PPECM as atividades de pesquisa estão vinculadas aos Projetos e Grupos de Pesquisa da Instituição e inseridas nas Linhas de Pesquisa e nas Áreas de Concentração do programa. A integração com Grupos de Pesquisa de outras instituições é admitida, sendo possível a co-orientação externa por um professor-doutor com comprovada produção científica na área da pesquisa.

Defesa de Dissertação

Dentro dos prazos previstos para a conclusão do MECM e após completar o número mínimo de créditos exigidos, o aluno deverá apresentar e defender sua dissertação de mestrado para habilitar-se ao grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. A Defesa da Dissertação é um ato público, conduzido por uma Banca Examinadora, designada e presidida pelo Professor Orientador. A Banca Examinadora deverá ser constituída por, no mínimo, 03 (três) doutores, sendo um deles o Professor Orientador, havendo a exigência de participação de, pelo menos, 01 (um) membro externo ao Programa, preferencialmente de outra Instituição. No caso de existência e participação de Professor Co-orientador na Banca Examinadora, esta deverá ser ampliada para, no mínimo, 04 (quatro) doutores, mantendo-se a exigência de membro externo ao Programa.