DIPPG
CEFET/RJ - Av. Maracanã 229,
Bloco E, 5º andar, Maracanã,
20271-110, Rio de Janeiro, RJ
Brasil

+55 21 2566-3179
+55 21 2569-4495 (Fax: r.201)

dippg@cefet-rj.br

Estrutura Curricular

 

O Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino do CEFET/RJ possui uma área de concentração em Filosofia e Ensino e três linhas de pesquisa, as quais buscam contemplar aquilo que concerne ao trabalho docente em filosofia. A primeira linha “Teoria e Prática do Ensino de Filosofia” tem como intenção enfatizar a reflexão sobre o que é ser e como ser, atualmente, professor de filosofia. A ela estão ligados três projetos: “Ensino de Filosofia no Brasil: Histórias, Teorias e Métodos”, “Arte, Filosofia e Ensino” e “Produção e Avaliação de Material Didático no Ensino de Filosofia”. A segunda linha de pesquisa “História da Filosofia para o Ensino de Filosofia” busca permitir reflexões sobre diversos temas compreendendo que o aprofundamento teórico permite uma melhor atuação docente. A essa linha de pesquisa estão ligados dois projetos de pesquisa: “Pensar e Fazer Política Hoje” e “Metafísica: Problemas e Limites”. A linha de pesquisa “Questões Políticas, Sociais e Culturais no Ensino de Filosofia” permite lidar com o diálogo da filosofia com outras áreas de saber, assim como permite lidar com tais áreas. A realidade do docente na escola é bastante complexa, por isso é interessante compreender e poder lidar com múltiplas perspectivas de abordagem para entender e agir no ambiente escolar. À terceira linha estão vinculados os projetos de pesquisa: “Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo” e “Discurso de Sala de Aula e a Formação do Professor-Pesquisador”.

Cada estudante deve cursar ao menos uma disciplina de cada linha de pesquisa, em um total de oito disciplinas ao longo do curso. Esta obrigatoriedade tem a expectativa que o aluno passe pelos três eixos que orientam o curso: a prática docente, o diálogo com o contexto de nossas práticas e a história da filosofia.

 

Estrutura Curricular

 

O Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino do CEFET/RJ possui uma área de concentração em Filosofia e Ensino e três linhas de pesquisa, as quais buscam contemplar aquilo que concerne ao trabalho docente em filosofia. A primeira linha “Teoria e Prática do Ensino de Filosofia” tem como intenção enfatizar a reflexão sobre o que é ser e como ser, atualmente, professor de filosofia. A ela estão ligados três projetos: “Ensino de Filosofia no Brasil: Histórias, Teorias e Métodos”, “Arte, Filosofia e Ensino” e “Produção e Avaliação de Material Didático no Ensino de Filosofia”. A segunda linha de pesquisa “História da Filosofia para o Ensino de Filosofia” busca permitir reflexões sobre diversos temas compreendendo que o aprofundamento teórico permite uma melhor atuação docente. A essa linha de pesquisa estão ligados dois projetos de pesquisa: “Pensar e Fazer Política Hoje” e “Metafísica: Problemas e Limites”. A linha de pesquisa “Questões Políticas, Sociais e Culturais no Ensino de Filosofia” permite lidar com o diálogo da filosofia com outras áreas de saber, assim como permite lidar com tais áreas. A realidade do docente na escola é bastante complexa, por isso é interessante compreender e poder lidar com múltiplas perspectivas de abordagem para entender e agir no ambiente escolar. À terceira linha estão vinculados os projetos de pesquisa: “Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo” e “Discurso de Sala de Aula e a Formação do Professor-Pesquisador”.

Cada estudante deve cursar ao menos uma disciplina de cada linha de pesquisa, em um total de oito disciplinas ao longo do curso. Esta obrigatoriedade tem a expectativa que o aluno passe pelos três eixos que orientam o curso: a prática docente, o diálogo com o contexto de nossas práticas e a história da filosofia.

A disposição das disciplinas, vinculadas a cada linha pode ser vista nos quadros abaixo:

 


DISCIPLINAS DE LINHA 1 – TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA

- Antropogia e Ensino de Filosofia

- Argumentação e Retórica

- Filosofia da Arte

- Filosofia da Arte e Ensino

- Formação e Autoformação humanas

- O Ensino de Filosofia na História da Filosofia

- Produção de materiais didáticos

- Recursos educacionais

 

 

DISCIPLINAS DE LINHA 2 – QUESTÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS ENVOLVIDAS NO ENSINO DE FILOSOFIA

- Discurso e Produção de Conhecimento: Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas

- Estudos do Discurso II: Análises em Contextos Diversos

- Introdução aos estudos do Discurso: Percursos e interseções

- Narrativas orais e entrevistas na Pesquisa Qualitativa

- Pensamento Político Contemporâneo Brasileiro

- Pensamento Social Brasileiro

- Produção Social do Conhecimento

 

 

DISCIPLINAS DE LINHA 3 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

- Estética

- Ética

- Filosofia Africana

- Filosofia da Mente

- Filosofia Política

- Ontologia

- Teoria do Conhecimento

- Tópicos Especiais de Filosofia Antiga