Estrutura Curricular
O Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino do CEFET/RJ possui uma área de concentração em Filosofia e Ensino e três linhas de pesquisa, as quais buscam contemplar aquilo que concerne ao trabalho docente em filosofia. A primeira linha “Teoria e Prática do Ensino de Filosofia” tem como intenção enfatizar a reflexão sobre o que é ser e como ser, atualmente, professor de filosofia. A ela estão ligados três projetos: “Ensino de Filosofia no Brasil: Histórias, Teorias e Métodos”, “Arte, Filosofia e Ensino” e “Produção e Avaliação de Material Didático no Ensino de Filosofia”. A segunda linha de pesquisa “História da Filosofia para o Ensino de Filosofia” busca permitir reflexões sobre diversos temas compreendendo que o aprofundamento teórico permite uma melhor atuação docente. A essa linha de pesquisa estão ligados dois projetos de pesquisa: “Pensar e Fazer Política Hoje” e “Metafísica: Problemas e Limites”. A linha de pesquisa “Questões Políticas, Sociais e Culturais no Ensino de Filosofia” permite lidar com o diálogo da filosofia com outras áreas de saber, assim como permite lidar com tais áreas. A realidade do docente na escola é bastante complexa, por isso é interessante compreender e poder lidar com múltiplas perspectivas de abordagem para entender e agir no ambiente escolar. À terceira linha estão vinculados os projetos de pesquisa: “Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo” e “Discurso de Sala de Aula e a Formação do Professor-Pesquisador”.
Cada estudante deve cursar ao menos uma disciplina de cada linha de pesquisa, em um total de oito disciplinas ao longo do curso. Esta obrigatoriedade tem a expectativa que o aluno passe pelos três eixos que orientam o curso: a prática docente, o diálogo com o contexto de nossas práticas e a história da filosofia.
Estrutura Curricular
O Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino do CEFET/RJ possui uma área de concentração em Filosofia e Ensino e três linhas de pesquisa, as quais buscam contemplar aquilo que concerne ao trabalho docente em filosofia. A primeira linha “Teoria e Prática do Ensino de Filosofia” tem como intenção enfatizar a reflexão sobre o que é ser e como ser, atualmente, professor de filosofia. A ela estão ligados três projetos: “Ensino de Filosofia no Brasil: Histórias, Teorias e Métodos”, “Arte, Filosofia e Ensino” e “Produção e Avaliação de Material Didático no Ensino de Filosofia”. A segunda linha de pesquisa “História da Filosofia para o Ensino de Filosofia” busca permitir reflexões sobre diversos temas compreendendo que o aprofundamento teórico permite uma melhor atuação docente. A essa linha de pesquisa estão ligados dois projetos de pesquisa: “Pensar e Fazer Política Hoje” e “Metafísica: Problemas e Limites”. A linha de pesquisa “Questões Políticas, Sociais e Culturais no Ensino de Filosofia” permite lidar com o diálogo da filosofia com outras áreas de saber, assim como permite lidar com tais áreas. A realidade do docente na escola é bastante complexa, por isso é interessante compreender e poder lidar com múltiplas perspectivas de abordagem para entender e agir no ambiente escolar. À terceira linha estão vinculados os projetos de pesquisa: “Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo” e “Discurso de Sala de Aula e a Formação do Professor-Pesquisador”.
Cada estudante deve cursar ao menos uma disciplina de cada linha de pesquisa, em um total de oito disciplinas ao longo do curso. Esta obrigatoriedade tem a expectativa que o aluno passe pelos três eixos que orientam o curso: a prática docente, o diálogo com o contexto de nossas práticas e a história da filosofia.
A disposição das disciplinas, vinculadas a cada linha pode ser vista nos quadros abaixo:
DISCIPLINAS DE LINHA 1 – TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA
|
- Antropogia e Ensino de Filosofia
- Argumentação e Retórica
- Filosofia da Arte
- Filosofia da Arte e Ensino
- Formação e Autoformação humanas
- O Ensino de Filosofia na História da Filosofia
- Produção de materiais didáticos
- Recursos educacionais
|
DISCIPLINAS DE LINHA 2 – QUESTÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS ENVOLVIDAS NO ENSINO DE FILOSOFIA
|
- Discurso e Produção de Conhecimento: Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas
- Estudos do Discurso II: Análises em Contextos Diversos
- Introdução aos estudos do Discurso: Percursos e interseções
- Narrativas orais e entrevistas na Pesquisa Qualitativa
- Pensamento Político Contemporâneo Brasileiro
- Pensamento Social Brasileiro
- Produção Social do Conhecimento
|
DISCIPLINAS DE LINHA 3 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
|
- Estética
- Ética
- Filosofia Africana
- Filosofia da Mente
- Filosofia Política
- Ontologia
- Teoria do Conhecimento
- Tópicos Especiais de Filosofia Antiga
|
|