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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA E ENSINO

 

- Provas de conhecimento específico em Filosofia e de Língua Estrangeira

Sala E-518 às 8h (chegar com antecedência)

 

- Edital 2017.1 para ingresso no PPFEN.

icon Edital PPFEN 2017.1 - Classificação Final

icon Edital PPFEN 2017.1 - Recurso Conhecimentos Específicos

icon Edital PPFEN 2017.1 - Candidatos Aptos à Defesa Proposta de Pesquisa

icon Edital PPFEN 2017.1 - Resultado Conhecimentos Específicos

icon Edital PPFEN 2017.1 - Resultado Língua Estrangeira

icon Edital PPFEN 2017.1 - Análise Projeto Pesquisa

icon Edital 2017.1 - Banca de Seleção LE

icon Edital 2017.1 - Homologação de inscrição Atualizada

icon Edital 2017.1 - Banca de Seleção

icon Edital 2017.1 - Homologação de inscrição

icon Edital 2017.1-1

 

 

- Edital 2016.1 para ingresso no PPFEN.

Seleção 2016 – Dia e horário da Arguição Oral PPFEN

Sexta-Feira 18 de dezembro de 2015, quinto andar, auditório V

Insc./Horário

04-14h

11-14h20min

12- 14h40min.

14-15h

15-15h 20min

16-15h 40min

20-16h

Pede-se que o candidato chegue com 15 min de antecedência.


icon Edital PPFEN 2016.1

icon Edital PPFEN 2016.1 - Banca Língua Estrangeira

icon Edital PPFEN 2016.1 - Homologação

icon Edital PPFEN 2016.1 - Resultados Etapa 1

icon Edital PPFEN 2016.1 - Resultados Etapa 2

icon Edital PPFEN 2016.1 - Resultado Arguição

icon Edital PPFEN 2016.1 - Resultado Línguas Estrangeiras

icon Edital PPFEN 2016.1 - Classificação Final



- Retificação do Edital 2015.3 para ingresso no PPFEN.

icon Edital PPFEN 2015-3 - Retificado

icon Edital PPFEN 2015-3 - Retificado 2

icon Edital PPFEN 2015.3 - Resultado da Avaliação de projetos

icon Edital PPFEN 2015.3 - Resultado 2 Etapa

icon Edital PPFEN 2015.3 - Agenda de Arguições

icon Edital PPFEN 2015.3 - Resultado Arguição de Projeto

icon Edital PPFEN 2015.3 - Classificação Final

- Edital 2015.3 para ingresso no PPFEN.

icon Edital PPFEN 2015-3

 

Apresentação do PPFEN

Indicadores do PPFEN utilizando a ferramenta scriptLattes

Por longo período, a Filosofia esteve ausente de quase a totalidade do ensino básico brasileiro. No entanto, com a promulgação da lei 9.394/96 e, sobretudo, com a lei 11.684/08 (que a institui como disciplina obrigatória no currículo de ensino médio), acompanhamos uma gradual inserção desta disciplina nos currículos escolares. Contudo, tal inserção não se faz de maneira pacífica ou homogênea, nem, por vezes, condizente com aquilo que se realiza na academia ou adequada à realidade da sala de aula. Não são poucos nem pequenos os desafios que os professores de Filosofia que lecionam para o ensino básico precisam enfrentar, seja em sala de aula, seja fora dela: currículos escolares centrados no conteúdo e não na prática (compreendendo que ensinar a Filosofia seja ensinar a prática da atividade teórica); avaliações burocráticas tomadas como objetivo final da educação; cultura escolar que não respeita a inserção da Filosofia porque não entende minimamente o que nela se faz; estudantes que requerem ser estimulados por muitos meios para manterem a atenção e que não estão interessados na reflexão nem no aprendizado, mas interessados no resultado final, a pontuação das avaliações, etc. Não há dúvida de que é preciso criar condições para que tais profissionais possam se preparar, o melhor possível, para enfrentar tal desafio heroico, cujo resultado pode ser realmente significante para ao Brasil como um todo.

Este curso pretende oferecer uma alternativa aos docentes de Filosofia e, de maneira geral, aos trabalhadores do setor educacional, que possuem ensino superior, de repensar o seu compromisso pedagógico ao refletir sobre as práticas adequadas, bem como seus pressupostos teóricos, para a realização efetiva do Ensino de Filosofia. Além disso, o curso dará ênfase a questões diretamente relacionadas ao processo de ensino–aprendizagem, procurando contribuir para ampliação e melhoria do atendimento dos profissionais destas instituições, na perspectiva de proporcioná-los renovação no pensar e no fazer pedagógico.


O conceito de Filosofia no Ensino

A Filosofia, ainda que seja uma disciplina teórica, demanda do estudante uma atividade prática sem a qual não logra qualquer sucesso. Não basta que um estudante de Filosofia saiba reproduzir as principais características dos sistemas dos expoentes da Filosofia ocidental. Antes e preferivelmente, o estudante deve ser capaz de refletir sobre as questões clássicas da Filosofia e relacioná-las com o seu cotidiano segundo as mais diferentes perspectivas.

A Filosofia possui grande importância, seja para a compreensão dos fundamentos das ciências, seja para a formação do indivíduo como cidadão autônomo capaz de refletir sobre a contemporaneidade como um todo; entretanto, o cenário atual permite-nos afirmar que o ensino efetivo desta disciplina, por seu recente retorno ao ensino médio e por suas especificidades, depende de e requisita espaço para a reflexão e subsequente produção de estratégias e materiais didáticos. Isto propiciará, em curto e médio prazos, resultados significativos derivados do aprimoramento acadêmico e da autonomia de tais profissionais.

 


Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia em Ensino (PPFEN).


1) Da área de concentração "História da Filosofia para o ensino de Filosofia" fazem parte as linhas de pesquisa.

a) "Metafísica: problemas e limites":

Professores

Rafael Mello Barbosa

Eduardo Augusto Giglio Gatto

Felipe Goncalves Pinto

Edgar de Brito Lyra Netto

João Andre Fernandes da Silva

 

b) "Os desafios de pensar e fazer política hoje"   (disciplinas: "Filosofia Política" e Ética)

Professores

Tais Silva Pereira

Filipe Ceppas de Carvalho e Faria


 

 

 

2) Da área de concentração "Questões políticas, sociais e culturais envolvidas no Ensino de Filosofia" fazem parte as linhas de pesquisa fazem parte as linhas de pesquisa.


c) "Pensamento político brasileiro contemporâneo"


Professores

Nara Maria Carlos de Santana

Mariana Araujo Lamego

Antonio Mauricio Castanheira das Neves

Talita de Oliveira

Marcela Borges

 

d) “Discurso de sala de aula e a formação do professor-pesquisador”

Professores

Maria Cristina Giorgi

Fabio Sampaio de Almeida

Talita de Oliveira

3) Da área de concentração "Teoria e Prática do Ensino de Filosofia" fazem parte as linhas de pesquisa:

 

e) "Ensino de Filosofia no Brasil História, teorias e métodos"


Professores

Felipe Goncalves Pinto

Filipe Ceppas de Carvalho e Faria

Renato Nogueira dos Santos Junior

Edgar de Brito Lyra Netto

Marcela Borges

 

f) "Arte, Filosofia e Ensino"

Professores

Eduardo Augusto Giglio Gatto

Fabio Sampaio de Almeida

Maria Cristina Giorgi

Luis Cesar Fernandes de Oliveira

 

g) "Produção e Avaliação de Material didático em Ensino de Filosofia"

Professores

Antonio Mauricio Castanheira das Neves

RAFAEL MELLO BARBOSA

TAIS SILVA PEREIRA

João Andre Fernandes da Silva

Luis Cesar Fernandes de Oliveira