AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

O Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais convida os estudantes e a comunidade externa ao CEFET-RJ para a aula inaugural "O Movimento Negro Educador: Saberes Construídos na Luta por Emancipação" proferida pela professora Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG), que ocorrerá no dia 21/05, às 14h, no Auditório V do Campus Maracanã.

Os alunos ingressantes no programa da última seleção são convocados para uma reunião no Auditório V, às 13h, para dar as boas vindas e explicação das regras da instituição.

 

 

NOTA DE PESAR: MARIELLE VIVE! MARIELLE PRESENTE, AGORA E SEMPRE!


O Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do CEFET/RJ manifesta profundo pesar pelo brutal e covarde assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes.

O PPRER reforça publicamente seu compromisso com a produção de conhecimento socialmente relevante e politicamente engajado na construção de uma sociedade antirracista. Em cada estudante matriculado, em cada artigo publicado, em cada palestra ou curso ministrado, em cada dissertação defendida, Marielle estará presente. Não permitiremos que as vozes difamatórias de uma sociedade racista, genocida, sexista, LGBTfóbica, excludente em inúmeros aspectos se sobreponham ao grito daqueles que acreditam em um outro mundo possível.

Que a sala de aula seja nosso espaço de transgressão e de tessitura de uma educação como prática da liberdade, como propõe Bell Hooks, alinhada a Paulo Freire. Que Franz Fanon, Nilma Lino Gomes, Stuart Hall, Kabengele Munanga, Angela Davis, Conceição Evaristo, Achille Mbembe, Lima Barreto, Abdias Nascimento, Barbara Santos, Iolanda de Oliveira e tantos(as) outros(as) continuem iluminando nossos passos na produção de conhecimento em relações étnico-raciais e na luta por uma sociedade em que ninguém tenha sua vida arrancada por causa de sua cor da pele, origem étnica, classe social ou posicionamento ideológico. Nas palavras de Kimberlé Crenshaw, “é chegada a hora de passarmos do luto e da tristeza para a ação e a transformação”.

Basta de corpos negros assassinados!

Marielle presente! Anderson presente!


APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) foi criado em 2011, com objetivo de atender à busca de aprofundamento teórico sobre a temática étnico-racial.  O CEFET/RJ, ao criar o Mestrado em Relações Étnico-Raciais, demarcou uma ação pioneira, tanto pela temática, quanto pela forte integração entre os níveis médio/técnico (Educação Básica), Graduação e Pós-Graduação.

Ao longo de seis anos de existência o PPRER tornou-se um espaço de formação qualificada de profissionais das mais diversas áreas de formação -  Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Educação Artística, Educação Física, Filosofia, Pedagogia, Saúde, Direito -  aptos a atuarem no campo das relações étnico-raciais em seus diversos desdobramentos, seja no campo da educação, do direito, da Arte, da diplomacia, das associações de moradores, da Saúde, dentre tantos outros.