EDITAL SWG-CsF do CAPES – Características Básicas

   

 

§  O edital da CAPES prevê apenas a realização de estudos e estágio em universidades dos Estados Unidos da América (EUA), com bolsa da CAPES.

§  Podem concorrer estudantes de cursos de graduação do CEFET/RJ que preencham os seguintes pré-requisitos:

ü  estar regularmente matriculado (inscritos em disciplinas) em um curso de graduação do CEFET/RJ no 2º semestre letivo de 2011, vinculado às áreas e temas prioritários indicados (http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br);

ü  Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES;

ü  ter CRA igual ou superior a 7,0 (sete);

ü  não ter sofrido qualquer sanção disciplinar.

ü  apresentar nota 79, no mínimo, no TOEFL/IBT Test; ou nota 555, no mínimo, no TOEFL Paper Based; ou nota 6,0, no mínimo, no IELTS;

ü  ter nacionalidade brasileira

ü  ter no mínimo 40% e no máximo 80% de seu curso concluído até o 1º semestre de 2011 (inclusive) ;

§  Neste edital o aluno não escolhe a instituição. Caberá a CAPES escolher a universidade de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições americanas.

§  As bolsas terão uma duração de 6 (seis) meses a 12 (meses), sendo 9 (nove) ou 10 (dez) meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pela CAPES em conjunto com as universidades de destino.

§  Os candidatos selecionados e cuja indicação for aprovada pelo CAPES terão direito a:

ü  custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pela universidade americana;

ü  montante para despesas pessoais no valor de US$ 300,00 (trezentos dólares) mensais;

ü  Auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o translado Brasil/EUA/Brasil, de acordo com as normas vigentes na CAPES;

ü  Nos casos em que a instituição americana não ofereça alojamento e refeições incluídas nos custos do aluno, a CAPES arcará com os custos referentes às taxas escolares, e concederá bolsa integral ao aluno no valor de US$ 1,300.00 (hum mil e trezentos dólares mensais).

§  Os candidatos selecionados e cuja indicação for aprovada pela CAPES iniciarão as atividades na instituição de destino no primeiro semestre de 2012.

§  O bolsista é responsável pela obtenção do passaporte, bem como do visto na categoria J-1 junto aos consulados americanos no Brasil. Os custos para emissão do visto e do passaporte serão de inteira responsabilidade do bolsista.

§  Documentos necessários para o Processo Seletivo interno. No momento da inscrição, os candidatos devem apresentar à instituição de origem os seguintes documentos

ü  Ficha de Inscrição preenchida e assinada (CsF - Formulário de Inscrição);

ü  Currículo Lattes atualizado (com comprovação da produção do candidato): http://www.cnpq.br/;

ü  Carta de Recomendação do chefe de departamento ou do professor orientador de IC (CsF - Carta de Recomendação);

§  Os alunos selecionados deverão efetuar a sua inscrição on-line na página do programa da CAPES e do IIE, preenchendo os formulários de inscrição e enviando a documentação pertinente até 20/10/2011.

§  O candidato selecionado que ainda não possuir comprovante de proficiência na língua inglesa com a pontuação exigida, no momento da inscrição on-line, deverá anexar o comprovante de inscrição para a realização da prova no lugar do documento "teste de proficiência". O documento comprobatório do teste de proficiência no idioma inglês pode ser enviado à CAPES até 16/11/2011.

§  O British Council realizará sessões exclusivas do exame IELTS nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo para alunos candidatos do programa Ciência sem Fronteiras. A prova escrita será no dia 8 de outubro, das 13h às 16h. A prova oral acontecerá na semana anterior ou posterior ao exame. Maiores informações: http://www.britishcouncil.org/br/brasil-exames-nossos-exames-ielts-ielts-e-ciencia-sem-fronteiras.

§  O aluno somente poderá se inscrever em um dos editais do CsF oferecidos pelo CEFET/RJ: DIPPG-DIREN-DCCIT 01/2011 (CNPq) ou DIPPG-DIREN-DCCIT 02/2011 (CAPES).