EDITAL SWG-CsF do CNPq – Características Básicas

 

 

§  CEFET/RJ conta com 8 bolsas do CNPq alocadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CEFET/RJ.

§  Podem concorrer estudantes de cursos de graduação do CEFET/RJ que participam ou já participaram com aproveitamento de projetos de iniciação científica, com ou sem bolsa, e que preencham os seguintes pré-requisitos:

ü  estar regularmente matriculado (inscritos em disciplinas) em um curso de graduação do CEFET/RJ no 2º semestre letivo de 2011, vinculado às áreas e temas prioritários indicados (http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br);

ü  Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios do CEFET/RJ;

ü  ter CRA igual ou superior a 7,0 (sete);

ü  não ter sofrido qualquer sanção disciplinar.

ü  ter conhecimento suficiente do idioma para o desenvolvimento das atividades na instituição de destino;

ü  ter anuência de um professor do CEFET/RJ responsável pelo processo de contato com a instituição de destino;

ü  ter carta de aceitação da instituição de destino com indicação nominal do bolsista a ser recebido;

ü  ser brasileiro ou estrangeiro com situação regular no Brasil;

ü  ter no mínimo 40% e no máximo 80% de seu curso concluído até o 1º semestre de 2011 (inclusive).

§  O aluno escolhe a instituição de destino (ver a relação na página http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/ no caminho “O Programa”/”Instituições de Destino”).  Poderá ser proposta a inclusão de outras instituições de excelência. Para tal, deverá ser encaminhada uma justificativa, com indicação das áreas de excelência e indicadores que dêem suporte à demanda. Essas solicitações serão examinadas pelo Comitê Gestor do programa CsF.

§  As bolsas terão uma duração de 6 (seis) meses a 12 (meses), quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório.

§  Os candidatos selecionados pelo CEFET/RJ devem ser indicados ao CNPq até 06/02/2012.  As indicações serão analisadas pelo CNPq quanto ao enquadramento do candidato aos objetivos e condições do Programa CsF.

§  Os candidatos selecionados e cuja indicação for aprovada pelo CNPq terão direito a:

ü  mensalidade, conforme Tabela de Bolsas Individuais no Exterior (http://www.cnpq.br/normas/), observando o país de destino;

ü  auxílio-instalação equivalente a uma mensalidade e proporcional à duração da bolsa;

ü  passagem aérea de ida e volta, em classe econômica; e

ü  seguro-saúde, proporcional à duração da bolsa, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita;

ü  não há benefício a dependentes.

§  O CEFET/RJ e o CNPq não pagarão as taxas escolares. Caberá ao CEFET/RJ negociar a isenção de taxas escolares diretamente com a instituição de destino.

§  Os candidatos selecionados e cuja indicação for aprovada pelo CNPq iniciarão as atividades na instituição de destino no primeiro semestre de 2012.

§  O bolsista é responsável pela obtenção do passaporte, bem como do visto junto aos consulados no Brasil, quando necessário. Os custos para emissão do visto e do passaporte serão de inteira responsabilidade do bolsista.

§  Documentos necessários para o Processo Seletivo interno: no momento da inscrição, os candidatos devem apresentar ao CEFET/RJ os seguintes documentos

ü  Ficha de Inscrição preenchida e assinada (CsF - Formulário de Inscrição);

ü  Currículo Lattes atualizado (com comprovação da produção do candidato): http://www.cnpq.br/;

ü  Carta de Recomendação do professor orientador de IC (CsF - Carta de Recomendação);

ü  Plano de Atividades contendo a relação das disciplinas a serem cursadas na instituição de destino e das atividades de estágio a ser realizado, se for o caso;

ü  Comprovante de Teste de proficiência, como TOEFL e IELTS (dentro do período de validade no momento da inscrição), no idioma exigido pela instituição de destino em substituição da Prova de Proficiência (escrita e oral) no idioma exigido pela instituição de destino (aprovação condicionada a análise pela Comissão de Seleção).

§  O British Council realizará sessões exclusivas do exame IELTS nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo para alunos candidatos do programa Ciência sem Fronteiras. A prova escrita será no dia 8 de outubro, das 13h às 16h. A prova oral acontecerá na semana anterior ou posterior ao exame. Maiores informações: http://www.britishcouncil.org/br/brasil-exames-nossos-exames-ielts-ielts-e-ciencia-sem-fronteiras.

§  O aluno somente poderá se inscrever em um dos editais do CsF oferecidos pelo CEFET/RJ: DIPPG-DIREN-DCCIT 01/2011 (CNPq) ou DIPPG-DIREN-DCCIT 02/2011 (CAPES).