Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio (PIBIC-EM)


O que é o Programa PIBIC-EM?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio por objetivo incentivar e despertar o interesse pela pesquisa nos alunos do nível médio e técnico, através do estimulo do pensamento científico. Estas ações possibilitam ainda uma maior interação entre os níveis de ensino da instituição (médio, graduação e pós-graduação), contribuindo para o fortalecimento de áreas ainda emergentes na pesquisa.

Como participar do Programa?

Para participar do programa PIBIC-EM o aluno deverá ser indicado por um professor orientador através dos Editais anuais. O aluno pode realizar as atividades independente de receber auxilio financeiro (bolsa). Após o julgamento, o professor deve informar que o projeto será realizado independente do aluno não ter sido contemplado.

O que o aluno deve fazer para iniciar no Programa?

O aluno deve procurar um professor que desenvolva atividades de pesquisa, através de Projetos de Pesquisa. O professor orientador deverá elaborar Projeto de Iniciação Científica com um plano de trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.

No período de inscrições o professor orientador encaminhar a COPET a solicitação para cadastramento do aluno e do seu respectivo projeto para concorrer a bolsa.

Como se realiza a distribuição de bolsas?

A distribuição das bolsas é feita com base na pontuação obtida, de acordo com os critérios vigentes estabelecidos pela comissão.

Coordenador do PIBIC-EM
Luís Felipe Guimarães de Souza

Comitê local:

  • Álvaro Chrispino
  • Andréia Guerra de Moraes
  • Eduardo Soares Ogasawara
  • Marco Antônio Barbosa Braga
  • Maria Cristina Giorgi

 

Comitê Externo:

  • Heraldo Silva da Costa Mattos (UFF)
  • Maria Thereza Miranda Rocco Giraldi (IME)