ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Área que objetiva o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares sobre a tríade Ciência, Tecnologia e Educação.

LINHAS DE PESQUISA:

 

L1 - HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO ENSINO

Linha que visa investigar as relações entre epistemologia, ciência e tecnologia, considerando (1) a Natureza da Ciência a da Tecnologia, (2) a introdução de abordagens histórico-filosóficas no ensino de ciência e tecnologia na educação (3) a necessidade de introdução desses conteúdos na formação inicial e continuada de professores.

L2- CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO

Linha que visa investigar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, considerando (1) a Natureza da Ciência e Tecnologia, (2) a apropriação, a construção e avaliação social da ciência e tecnologia, (3) os impactos da ciência e tecnologia na sociedade, (4) as articulações entre educação, ciência e tecnologia no que tange a introdução de novas tecnologias desde as de caráter organizacional até as TICs, no universo do trabalho e suas conseqüências para a formação de professores e de trabalhadores da área técnica em geral.

L3- NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Linha que visa investigar as articulações entre educação e tecnologia a partir de diversas abordagens, desde o impacto das novas tecnologias sobre os processos educativos até a criação de redes de conhecimento. Não se enquadram aqui trabalhos sobre Educação à Distância (EAD) clássicas.

L4- FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

A linha tem o objetivo de investigar a formação inicial e continuada de professores no enfoque da educação em ciências, suas práticas, teorias e epistemologias em diferentes espaços e níveis educacionais. Seus temas de pesquisa procuram responder à pergunta: O que é formar professores de ciências no Brasil e como se dão esses processos formativos nos contextos de uma realidade complexa e em constante transformação?