Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Defesas > Defesa de dissertação - Úrsula Pérsia Paulo dos Santos (PPDSP)
Início do conteúdo da página

Defesa de dissertação - Úrsula Pérsia Paulo dos Santos (PPDSP)

Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 13h48 | Acessos: 38

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS PRODUTIVOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos e Desenvolvimento Regional tem a satisfação de convidá-lo para assistir à

 

D E F E S A   D E DISSERTAÇÃO

 

COM O TÍTULO:

 

 

“EM BUSCA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM SOB O OLHAR DOS DISCENTES”

Por

 

Úrsula Pérsia Paulo dos Santos

 

Resumo

 

Trata-se de uma pesquisa com abordagem quanti-qualitativa do tipo de levantamento de natureza aplicada, e objetivo descritivo-exploratório com delineamento transversal. Objetivase proporcionar maior familiaridade com relação a avaliação dos materiais didáticos referente a prática de enfermagem utilizados no itinerário formativo do técnico de enfermagem sob os aspectos relacionados a linguagem, formatação, conteúdo escrito e visual. Considerar que os discentes detêm o conhecimento sobre o mundo e a realidade na qual estão inseridos significa abrir possibilidades para proposição, elaboração e sistematização de práticas de aprendizagens durante educação profissional que busquem a real identificação com as necessidades dos mesmos e levem a construir conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para uma atuação profissional de excelência e intervir na realidade social. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e novembro de 2020 em 2 etapas. A primeira etapa, consistiu na aplicação de um questionário virtual autoadministrado elaborado através do formulário eletrônico Google Forms. E a segunda, consistiu em uma entrevista semiestruturada. Os dados brutos do questionário foram submetidos a uma análise quantitativa adequado ao tipo de variável mensurada. As respostas das perguntas abertas obtidas na entrevista foram submetidas a inferência e interpretação conforme o método de análise de proposto Bardin (2016). Com base nos resultados, as dificuldades de aprendizagem apresentadas foram tanto com os conteúdos conceituais quanto procedimentais com destaque aos relacionado as coberturas e soluções para tratamento de feridas e a realização do curativo. Ter um material didático construído especificamente para o ensino técnico foi sinalizado como favorável, principalmente se tiver imagens realistas e coloridas, ter exercício e leituras para sedimentação do conteúdo, ser dividido por tópicos (e subtópicos) e construído uma linguagem adequada ao nível médio. Este estudo aponta para o fato de que a construção de materiais não pode ser um trabalho solitário. A participação de outros especialistas sobre o tema e construção de parcerias com profissionais que atuem com diagramação, ilustração, edição, revisão e impressão ou produção de produtos digitais se fazem uma prioridade. Ouvir as demandas e submeter os manuscritos para validação dos alunos é outro procedimento que contribuirá para identificação de pontos norteadores para sua construção ou remodelação. Palavras-chave: Enfermagem; Educação profissionalizante; Materiais de ensino;

 

 

Banca Examinadora composta pelos Doutores:

Julio César Santos da Silva (CEFET/RJ) (Orientador)
Cristiane Rosa Magalhães (CEFET/RJ) (Co-orientadora)
Herlander Costa Alegre da Gama Afonso (CEFET/RJ)
Cecília Maria Izidoro Pinto (UFRJ)

 

Local, data e horário:

  • Plataforma Teams (Acesse aqui a Live da Defesa)
  • 26 de novembro de 2021
  • 15h
Fim do conteúdo da página