Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nova presidente da CAPES publica carta de intenções
Início do conteúdo da página

Nova presidente da CAPES publica carta de intenções

Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 21h01 | Acessos: 79

A CAPES é um órgão de Estado e uma das mais antigas e respeitadas agências de regulação e de fomento da pós-graduação em todo o mundo. Trata-se, portanto, de uma grande honra para mim a nomeação para a presidência da autarquia, após convite do ministro da Educação, professor Milton Ribeiro.

Como compromisso público com a comunidade acadêmica e científica, baseado em uma trajetória como docente e gestora de educação superior, apresento os 10 pontos nucleares de minha gestão na CAPES:    

  1. Prorrogação por 40 dias do prazo de preenchimento do Coleta CAPES, em atendimento a uma demanda dos programas de pós-graduação.   
  2. Manutenção da avaliação quadrienal como instrumento de qualificação dos programas e de compromisso institucional da CAPES com o sistema nacional de pós-graduação e seus princípios fundantes.     
  3. Realização da avaliação quadrienal no curso dos mandatos das atuais coordenações de Área.      
  4. Estabilização e irretroatividade das normas e dos procedimentos para a avaliação quadrienal, evitando-se inovações e alterações que comprometam a previsibilidade do processo, ressalvando-se apenas a implementação de medidas já consolidadas.    
  5. Criação de uma força-tarefa para simplificar e desburocratizar os procedimentos de prestação de contas de benefícios, bolsas e outras formas de fomento, cuja demora e insegurança têm sido prejudiciais a bolsistas e pesquisadores.    
  6. Conservação das atuais estruturas internas da CAPES, previstas no Decreto n° 8.977, de 30 de janeiro de 2017, com a recomposição dos colegiados.     
  7. Ampliação da participação das coordenações de Área no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior-CTC-ES, de modo a racionalizar os procedimentos de avaliação no período atual.  
  8. Articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e sua autarquia vinculada, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. para uma atuação  harmônica, embora independente, em prol da pesquisa, Ciência e desenvolvimento nacional.     
  9. Fortalecimento das atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica e superior.   
  10. União da comunidade de pós-graduação e envolvimento do quadro de servidores da CAPES para a retomada do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para o próximo quinquênio, definindo-se novas diretrizes, estratégias e metas para expansão e aperfeiçoamento das metas da politica de pós-graduação e pesquisa no Brasil.

Na Presidência da CAPES, desenvolverei meus melhores esforços para honrar a confiança em mim depositada pelo Governo Federal e pela comunidade de pós-graduação, com base no diálogo, na transparência e na legalidade.

Brasilia, 16-IV-2021.     

Cordialmente 

Cláudia Mansani Queda de Toledo  

Presidente da CAPES          

Para baixar o documento em PDF, clique aqui.

Fonte:  https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/nova-presidente-da-capes-publica-carta-de-intencoes

 

 

 

Fim do conteúdo da página