Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > EXPIN > Expin48 - Experiência de Inovação em Projetos
Início do conteúdo da página

Expin48 - Experiência de Inovação em Projetos

Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 02h47 | Acessos: 692

     

 

 

EXPERIÊNCIA DE INOVAÇÃO EM PROJETOS

O Expin48 é uma iniciativa inovadora realizada pelo Cefet/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, que envolve a atuação de equipes compostas por estudantes do ensino profissional técnico de nível médio e do ensino superior (graduação e de pós-graduação) formadas para desenvolver de modo colaborativo soluções tecnológicas em um período de 48 horas. São elementos-chave das atividades: Inovação, Criatividade, Trabalho Colaborativo, Conhecimento Multidisciplinar e Busca de Soluções para Problemas da Sociedade.

Com a utilização de elementos da pedagogia ativa – aprendizagem baseada em projetos/problemas – as equipes de estudantes são desafiadas a solucionar problemas a partir de temáticas de grande impacto na sociedade contemporânea, pensando seu desenvolvimento sustentado. O ambiente em que o evento se desenvolve, estimula o uso de conhecimentos e habilidades específicas, em quatro ações/etapas consecutivas: Interagir, Projetar, Construir, Apresentar. Ao final, uma comissão julgadora, composta por representantes do mundo acadêmico e produtivo, avalia a melhor solução, a partir de critérios previamente definidos pela organização do evento.

O Expin48 é baseado no Invent for the Planet (IFTP), organizado pela Texas A&M University dos EUA. Um dos principais diferenciais do Expin48 para um Hackathon tradicional é que os temas apresentados no Expin48 como desafios para as equipes desenvolverem soluções inovadoras, são temas de natureza geral. Durante o evento, os estudantes organizados em equipes multidisciplinares devem usar toda a sua criatividade, inovação, conhecimento adquirido e capacidade de comunicação para obter soluções inovadoras, viáveis e impactantes para os problemas escolhidos.

 

 

ELEMENTOS BÁSICOS 

  • Inovação
  • Criatividade
  • Trabalho Colaborativo
  • Conhecimento Multidisciplinar
  • Solução de Problemas da Sociedade

 

 

DINÂMICA DO EVENTO

O Expin48 é desenvolvido durante um período de 48 horas. Conforme ilustrado na figura abaixo, o evento é composto por 4 etapas: interagir; projetar; construir; e apresentar.

 

   

O Expin48 conta com a atuação das seguintes equipes durante o período do evento:

EQUIPES DE ESTUDANTES: equipes multidisciplinares compostas por 6 estudantes dos 3 níveis de ensino (médio, graduação e pós-graduação). Uma semana antes do início do evento os estudantes participantes assistem a uma palestra sobre conceitos de inovação e técnicas associadas ao desenvolvimento de projetos. Ao final da palestra são divulgados os temas do evento relacionados com diversos problemas atuais da Sociedade. Durante o evento, cada equipe deverá desenvolver em 48 horas uma solução inovadora para um dos temas divulgados.

EQUIPE DE MENTORES: Durante todo o evento, as equipes de estudantes são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar de mentores, composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento. Os temas são bastante gerais e o tempo para o desenvolvimento da solução é muito curto. Os mentores atuam aconselhando, guiando e auxiliando os membros das equipes a chegarem às suas próprias soluções, utilizando o seu conhecimento específico na área e a sua experiência no desenvolvimento de projetos.

EQUIPE TÉCNICA DE APOIO: As equipes de estudantes contam com uma equipe técnica formada por técnicos dos laboratórios vinculados aos 3 níveis de ensino. Os técnicos auxiliam na construção de peças necessárias para a fabricação dos protótipos a serem construídos. 

 

  

TEMAS 

Durante o Expin48, são disponibilizados temas atuais, de grande abrangência e de interesse da sociedade para que as equipes multidisciplinares de estudantes possam aplicar os seus conhecimentos na construção de soluções inovadoras com elevado impacto para a sociedade. As equipes devem escolher um tema para apresentar uma solução e um protótipo.

 

   

EDIÇÕES DO EVENTO

Expin48 - 2019

Expin48 - 2020

 

 

FOTOS DE EDIÇÕES ANTERIORES DO EVENTO

   

   

    

   

    

    

     

   

   

   

   

Fotos do Expin48 2019

 

 

NOTÍCIAS SOBRE O Expin48

13/07/2019 - Expin48 - Evento de Lançamento

 26/10/2019 - Equipes Vencedoras do Expin48 - Experiência de Inovação em Projetos

 05/11/2019 - Primeiro evento de inovação que reúne estudantes do médio, graduação e pós-graduação do Cefet/RJ

 

  

 

INVENT FOR THE PLANET

O Expin48 é baseado no Invent for the Planet (IFTP), organizado pela Texas A&M University dos EUA. No IFTP, estudantes de graduação e pós-graduação do mundo inteiro trabalham em conjunto durante 48 horas, de forma colaborativa, utilizando ferramentas online para apresentar soluções para os problemas mais desafiadores do planeta. Durante o evento, os estudantes organizados em equipes multidisciplinares devem usar toda a sua criatividade, inovação, conhecimento adquirido e capacidade de comunicação para obter soluções inovadoras, viáveis e impactantes para os problemas escolhidos.

Na edição do evento (IFTP 2019), a equipe brasileira Tupã, formada por cinco estudantes do Cefet/RJ (três estudantes de iniciação científica e dois de mestrado) e um estudante da UFRJ (estudante de iniciação científica) venceu a competição final que contou com a participação de mais de 100 equipes do mundo todo. No IFTP 2019 foram apresentados 16 temas, entre eles: melhoria da qualidade de vida, acesso à água potável, prevenção da solidão, assistência inteligente para idosos, equipamentos médicos para áreas rurais e internet das coisas. Cada equipe escolheu um único tema e produziu uma solução inovadora para um problema específico relacionado com o tema selecionado. A equipe vencedora do IFTP 2019 desenvolveu um sistema “vestível” com ultrassom para auxílio no deslocamento de pessoas com deficiência visual, dentro do tema “melhoria da qualidade de vida”. 

Na edição de 2020 do evento (IFTP 2020), a equipe brasileira CORAIS consagrou-se campeã da edição de 2020, trazendo o bicampeonato para o Grupo Rio, formado por alunos do CEFET/RJ e UFRJ. A equipe brasileira é formada por 2 estudantes de doutorado da UFRJ e 2 alunos de graduação do CEFET/RJ. A edição contou com a participação de mais de 750 estudantes de 20 países, dos 5 continentes. A equipe CORAIS desenvolveu um sistema composto por um filtro que captura as pequenas partículas de plásticos presentes na água liberadas pelas máquinas de lavar de roupa. Cerca de metade dos microplásticos produzidos em uma residência são provenientes de máquinas de lavar. Essas partículas são poluentes e representam risco para a microfauna presente nos oceanos.

 

Páginas do CEFET/RJ e UFRJ

IFTP 2019: http://dippg.cefet-rj.br/iftp

IFTP 2020: https://sites.google.com/view/iftp2020-brasil/home

 

Página da Texas A&M University

 

Vídeos do Invent for the Planet 2019

IFTP 2019 - CEFET/RJ and UFRJ Teams

IFTP 2019 - Final Competition

IFTP 2019 - Final Presentation Live Stream   (Equipe Tupã: 01:34:20)

IFTP 2020 - Final Presentation Live Stream   (Equipe CORAIS: 43:47)

  

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Beatriz Martins Teixeira

Bernardo José Lima Gomes

Cristina Gomes de Souza

Dayse Haime Pastore

Gisele Maria Ribeiro Vieira

Heitor Soares Mendes

José Cláudio Guimarães Teixeira

Magda Lauri Gomes Leite

Marcelo de Alencar Santana Irineu

Marco Antonio Barbosa Braga

Maria Alice Caggiano de Lima

Marta Lucia Azevedo Ferreira

Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco

Ricardo Alexandre Amar de Aguiar

Sidney Teylor de Oliveira

Valéria Pereira

 

 

INFORMAÇÕES

Facebook: https://www.facebook.com/expin48/

Instagram: https://www.instagram.com/expin_48/

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  

                                  

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fim do conteúdo da página