Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Departamento de Pesquisa (DEPEQ)
Início do conteúdo da página

Departamento de Pesquisa (DEPEQ)

Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 15h23 | Acessos: 350

Apresentação

O Departamento de Pesquisa (DEPEQ), de caráter sistêmico, tem como finalidades incentivar, sistematizar, cadastrar, gerir e avaliar a atividade de pesquisa realizada na Instituição em todos os níveis de ensino. As ações do departamento se concretizam através da Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos (COPET).

De acordo com o Regulamento de Pesquisa da Instituição, toda atividade com esta natureza deve ser proposta pelo Departamento Acadêmico ou Coordenação de origem do pesquisador responsável ao DEPEQ. A célula básica das atividades de pesquisa é o projeto de pesquisa, que sempre tem um coordenador responsável, e deve ser formulado para atender aos requisitos estabelecidos no regulamento e rotinas. A pesquisa, desenvolvida nos diversos Laboratórios de Pesquisa da Instituição, é realizada pelos grupos de pesquisa bem como por pesquisadores isolados.

Atualmente o CEFET/RJ possui 40 Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq e um Banco de Projetos Institucionais que abrange projetos vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e projetos resultantes das demais atividades de pesquisa da Instituição. Os resultados das pesquisas são disseminados através da produção acadêmica publicada em diversos veículos, entre os quais, periódicos internacionais de alto impacto.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) está subordinado ao DEPEQ e tem como função gerir a política institucional de estímulo à inovação e outras formas de transferência tecnológica, bem como da governança do sistema de inovação do CEFET/RJ. O NIT deve fomentar, apoiar, promover e acompanhar as ações que tenham como finalidade a inovação tecnológica nos diversos campos de atuação do CEFET/RJ.

Os alunos da Instituição, dos níveis de Graduação e do Médio/Técnico, têm o seu primeiro contato formal com as atividades de pesquisa, respectivamente, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBIT), com bolsas financiadas pelo CNPq e pelo próprio CEFET/RJ.

O PIBIC teve início em 2000, custeado apenas com recursos orçamentários da Instituição. Em 2003, o Programa passou a contar com o apoio do CNPq para concessão de bolsas. Em 2006 iniciou-se o PIBIT com bolsas, até o momento, financiadas exclusivamente pela Instituição. O ingresso nos programas do PIBIC e do PIBIC-EM se dá mediante edital sendo que a seleção, acompanhamento e avaliação dos programas são feitos por um Comitê Interno e Externo, conforme regras estabelecidas pelo órgão de fomento. Os resultados dos projetos de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica são apresentados pelos alunos nos Seminários de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET/RJ, evento anual promovido pela Instituição.

A partir de janeiro de 2013 o programa PIBIT foi substituído pelo Programa PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) vinculado ao CNPq com 20 bolsas custeadas pelo CNPq e 08 pelo CEFET/RJ totalizando 28 bolsas no PIBIC-EM.

O programa PIBIC para a graduação conta atualmente com um total de 106 bolsas sendo 33 custeadas pelo CNPq e 73 pelo CEFET/RJ.

Na última avaliação da Iniciação Científica pelo CNPq , realizada em 2005, o CEFET/RJ ocupa a 5a posição entre 247 Instituições, indicando tratar-se de um programa de excelência.

A figura a seguir apresenta a evolução do número de bolsas dos dois programas e a fonte dos recursos.

 

COPET  

Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos (COPET)

 

NIT  

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

 

Editais 

Editais de Apoio à Pesquisa

 

 

Fim do conteúdo da página